CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

Mande seu currículo

Mande seu currículo
SELEÇÃO EM GARANHUNS E REGIÃO. MANDE SEU CURRÍCULO

quinta-feira, 31 de março de 2016

Campanha de Vacinação Contra Raiva pretende vacinar mais de 100 mil animais em Garanhuns e no Agreste‏‎


Acontece no próximo sábado (02 de abril), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. A V GERES - Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, coordena a ação nos 21 municípios da sua abrangência. A vacina é gratuita, e as pessoas devem levar seus animais aos postos de suas cidades, sob a responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde.

Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, existe uma população estimada em quase 80 mil cães e 37 mil gatos nos municípios da regional, somando mais de 115 mil animais a serem vacinados, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Saúde. "É importante que a população entenda a importância de vacinar seus animais, levando aos postos no próximo sábado. Estaremos com a logística pronta para atender esta demanda, com profissionais e voluntários em todos os municípios." - Afirma a gestora.

EM GARANHUNS:
Serão 33 postos de vacinação distribuídos estrategicamente pela zona urbana da cidade, em todos os bairros. Após a realização da mobilização na zona urbana, a campanha chegará, também, aos distritos e área rural de Garanhuns. Os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 17h.

Mais de 100 voluntários, entre vacinadores, auxiliares de vacinadores, coordenadores, motoristas e médicos veterinários, irão compor a equipe que atuará na campanha.


Segue, abaixo, a relação dos pontos de vacinação em Garanhuns:
·        UBS MANOEL XEU
·        ESCOLA GABRIELA MISTRAL
·        ESCOLA SILVINO ALMEIDA
·        ASSOCIAÇÃO DA VÁRZEA
·        UBS MAGANO I
·        UBS MAGANO II
·        UBS BRASÍLIA
·        ESCOLA PROFESSOR LETACIO DE BRITO
·        CENTRO SOCIAL PADRE DEHON
·        INSTITUTO BÍBLICO DO NORTE
·        PSF JOÃO DA MATA
·        NASG
·        SANTA ROSA
·        COLUNATA
·        QUADRA DO LULAO
·        ESCOLA MONSENHOR COLLOU
·        UBS BELA VISTA
·        UBS VILA DO QUARTEL
·        CAIC
·        CENTRO COMUNITÁRIO STº AFONSO
·        MASSARANDUBA (IGREJA PASTOR MIGUEL)
·        UBS HELIÓPOLIS
·        UBS JARDIM PETRÓPOLIS
·        UBS LIBERDADE
·        RADIO SETE COLINAS
·        UBS ALUISIO PINTO
·        UBS ALUSIO PINTO
·        UBS VALE DO MUNDAÚ
·        TERMINAL DE ÔNIBUS COHAB II
·        ESCOLA SIMOA GOMES

Confira o quadro estimativo da população de cães e gatos nos municípios da regional:

Município
Cães
Gatos
Total
Águas Belas
6.920
3.462
10.382
Angelim
1.460
780
2.240
Bom Conselho
5.702
2.969
8.671
Brejão
1.600
860
2.460
Caetés
3.355
1.763
5.118
Calçados
1.650
340
1.990
Canhotinho
3.000
1.146
4.146
Capoeiras
4.710
2.121
6.831
Correntes
3.130
1.451
4.581
Garanhuns
16.326
5.951
22.277
Iatí
3.450
2.209
5.659
Itaíba
3.800
1.271
5.671
Jucatí
1.500
1.208
2.708
Jupi
1.810
1.008
2.818
Lajedo
5.570
1.762
7.332
Lagoa do Ouro
4.460
2.460
6.920
Palmerina
1.450
760
2.210
Paranatama
2.480
957
3.437
Saloá
1.940
720
2.660
São João
3.660
2.243
5.903
Terezinha
1.780
750
2.530
TOTAL
79.753
36.191
115.944

PRÓXIMO AO 71º BI MTZ: Garanhuns poderá ganhar novo hotel com geração de 60 empregos diretos e indiretos

esboço do projeto

O Governo Izaías Régis vem viabilizando a doação de área do Município para que Garanhuns possa contar com um novo Hotel. A Meta é gerar receita para a cidade e ampliar a oferta de empregos no Município.  A informação e da assessoria de imprensa do diretório municipal do PTB, partido de Régis

De acordo com a nota,  Izaías encaminhou Projeto de Lei a Câmara de Vereadores visando doar uma área de 1.396m² para que a empresa Danilo Bernardino Carvalho Damasceno Eireli-EPP possa construir o Hotel. A Matéria foi aprovada na Câmara por maioria de votos.

“Será um Hotel focado na hospedagem executiva, já que o Grupo empresarial possui dois hotéis nesse segmento, um em Águas Belas e outro em Arapiraca, os Hotéis Sertão”, revela o secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Geandré Nogueira, que complementou: “o empreendimento de Garanhuns será o mais qualificado do Grupo”.

O Hotel será construído numa área de 1.116 m², localizada às margens da BR 423, nas imediações do Quartel do Exército (71º BI Mtz). A empresa Danilo Bernardino Carvalho Damasceno Eireli-EPP contará com financiamento BNDES para a construção do Empreendimento e vem contando com a orientação e crédito do Banco do Nordeste. “Foi aberta uma nova empresa do Grupo em Garanhuns para que os impostos gerados fossem recolhidos no Município”, pontua o Secretário do Governo Petebista.

    Segundo o Prefeito Izaías Régis, com a instalação do Hotel serão gerados mais de 60 empregos diretos e indiretos no Município. Ainda de acordo com o Petebista, a previsão é que as obras sejam iniciadas no próximo mês de novembro de 2016.

Com informações da assessoria de imprensa

MORO, GLOBO E CUNHA FORAM ALVOS: manifestantes realizam ato em defesa de Lula e contra o impeachment da presidente Dilma em Garanhuns


Uma vultuosa mobilização em defesa do ex-presidente Lula e contra o impeachment da presidente Dilma foi realizada em Garanhuns no final da manhã desta quinta, dia 31 de março. O protesto teve como ponto de partida o Parque Euclides Dourado e contou com a participação de movimentos sociais, de entidades sindicais como CUT e FETAPE, e de populares simpáticos à presidente. Alunos e professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também se uniram ao ato que teve como carro chefe a expressão Não Vai Ter Golpe.  A Rede Globo, o juiz Sergio Moro e o deputado federal Eduardo Cunha foram os principais alvos dos manifestantes. "A Globo apoiou a ditadura e agora quer derrubar com um golpe um governo democraticamente eleito", disse um participante.  "Um juiz que não tem ética, não tem moralidade e é capaz de grampear ilegalmente uma presidente perde a isenção e credibilidade,"  vociferou uma jovem em meio à multidão.  Várias faixas e cartazes em defesa do ex-presidente Lula também fizeram parte da movimentação de hoje de manhã. Em um dos dizeres estava escrito: "Lula o povão te ama. Garanhuns e região pedem desculpas pelos 7% da elite reacionária daqui".  
"SOS Educação Pública" foi uma das dezenas de faixas levadas à mobilização


O ato em defesa da manutenção do mandato de Dilma percorreu diversas ruas de Garanhuns até chegar ao centro da cidade onde houve uma série de discursos e pouco depois a dispersão. Os organizadores falam em 2.500, o número de pessoas presentes. Um PM que participou da segurança do evento, e com o qual o blog manteve contato, estimou em 1.500 a quantidade pessoas na mobilização.  Além de Garanhuns, diversas cidades do país fazem protestos durante este 31 de março em apoio à Dilma e Lula. 
Manifestantes em Garanhuns fazem defesa de Lula através de cartazes e faixas
Segundo participantes ato contou com mais de 2 mil pessoas

Manifestantes carregaram faixa em apoio ao ex-presidente Lula

Reeducandos agridem agente socioeducativo nas dependências da Funase em Garanhuns


Um agente socioeducativo de 25 anos foi agredido fisicamente por internos nas dependências da Funase/Garanhuns. O fato ocorreu por volta das 18 horas desta quarta, 30 de março. Um dos agressores é o reeducando Cícero Genes da Silva, 19 anos, natural de União dos Palmares, Alagoas. O outro foi identificado como sendo Juliano Torres Brandão, 18 anos, residente em Caruaru. A PM foi ao local, mas um dos agressores (Lucimário) se evadiu. Os outros dois foram detidos e conduzidos até à delegacia. Após as providências de praxe a dupla foi levada de volta à Funase. O agente passa bem.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Paciente denuncia cobrança de cirurgia no Hospital Dom Moura, em Garanhuns


Da Rádio Jornal

Um paciente do Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns, no Agreste do Estado, procurou a Rádio Jornal para denunciar uma situação que sofreu. Wagner Barreto conta que passou quase 10 dias internado com uma fratura, até ser abordado por um homem desconhecido dentro da unidade de saúde. Segundo Wagner, o homem se aproximou dizendo que estava ali para agilizar o processo da cirurgia. Ele já sabia o nome do paciente e informou que Wagner deveria pagar metade do dinheiro antes do procedimento e a outra metade no dia. O paciente disse que não sabia da necessidade de qualquer pagamento. O diretor do Dom Moura, Luiz Melo, não negou ou confirmou o ocorrido, mas incentivou que pessoas que passassem pela mesma situação denunciassem os detalhes para a diretoria geral do hospital, para que previdências possam ser tomadas. Ouça entrevista com o denunciante AQUI

terça-feira, 29 de março de 2016

Justiça determina e PM cumpre mandado de reintegração de posse em Correntes


A Justiça Federal autorizou e a PM cumpriu mandado de reintegração de posse nesta segunda, 28/03, na cidade de Correntes. A força-tarefa também contou com a participação da PF, Bombeiros, representantes da Caixa Econômica e oficiais de justiça. A ação se deu por volta das 10 horas no conjunto de casas populares da Caixa Econômica Federal, localizado as margens da BR 424 em Correntes. O complexo é composto por 502 casas que foram construídas pelo Programa Emergencial de Habitação do Governo Federal. As casas foram ocupadas por famílias carentes do município, revoltadas com a morosidade por parte do governo em fazer a entrega das mesmas. 

 Os ocupantes deixaram os imóveis pacificamente não havendo nenhum registro de maiores problemas. Na ação foram utilizados oito caminhões baú para transportar os pertences dos invasores do conjunto, sendo concluído os trabalhos às 17h40min. 

Com informações do blog de Arlete Santos http://www.arletesantos.com.br/

UM DOS MARGINAIS USAVA TORNOZELEIRA ELETRÔNICA: Residência e mercadinho são assaltados nesta segunda em Garanhuns


Após um feriadão de extrema violência no que se refere a CLVI em Garanhuns onde quatro pessoas foram mortas em um intervalo de 72 horas, a cidade voltou a mergulhar na onda de assaltos à mão armada que é ameaça constante à segurança da população. As ocorrências desse tipo de crime são quase que diárias, e em sua maioria são praticados por menores infratores, protegidos pelo véu da lei, e por ex-presidiários que sequer esquentam o colchão da cela e já são postos em liberdade para voltar a transgredir. A PM, o último pilar de defesa da sociedade contra a marginalidade, trabalha de maneira limitada e quase sempre chega ao local quando o marginal já está longe após ter mutilado, matado, ou assaltado. Menos por culpa dela, PM, e mais por falta de uma melhor infraestrutura, de mais aparato operacional e sobretudo de mais efetivo. É essa conjunção de problemas que faz a violência em Garanhuns grassar a passos largos, e a conta recai nos ombros da população.

 Dentro dessa estatística, 02 assaltos à mão armada foram registrados nesta segunda-feira, 28 de março, em pontos distintos de Garanhuns. O primeiro ocorreu ao Mercado Primícias na Rua João Alfredo, na Brasília. Dois homens armados, que chegaram em uma moto vermelha com a lameira dianteira branca, assaltaram o estabelecimento comercial citado acima. Armados de revólver eles levaram 150 reais e fugiram. A PM foi ao local, mas os marginais já haviam fugido. 

 Também às 19 horas de ontem, houve um registro de um assalto a uma residência em Garanhuns, desta vez na Rua Laura Moreira Braga, Massaranduba. E vejam que este crime vem a corroborar com o que foi falado na introdução desta matéria. Um dos assaltantes, que com uma arma ameaçaram toda a família levando  480 reais e um celular, usava tornozeleira eletrônica, provavelmente mais um marginal  a quem a Justiça concedeu erroneamente o benefício do regime aberto.  Ainda de acordo com as vítimas, eram três os suspeitos. Ninguém foi preso.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Aesga e Faculdade de Direito de Garanhuns confirmam presença do Simpósio Pernambuco de Direito Eleitoral



O Simpósio Pernambuco de Direito Eleitoral – Eleições 2016 está recebendo apoio de entidades sociais de toda a região Agreste. Esta semana, o coordenador do evento, o advogado eleitoral Bruno Martins, esteve em Garanhuns, onde participou de uma reunião com o juíz eleitoral do município, Márcio Barreto.
 
O encontro foi para confirmar apoio ao Simpósio, tanto do juizado, quanto da Faculdade de Direito de Garanhuns, integrada a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), da qual Barreto também é coordenador.
 
Participaram do encontro a coordenadora do curso de direito, a advogada Adriana Carvalho, o procurador do município, André Vaz e a diretora financeira da secretaria de Educação de Garanhuns, Carla Cavalcante.
 
O Simpósio ocorrerá no Centro de Convenções do Senac Caruaru, no dia 12 de maio, das 8h às 18h30. No evento os participantes poderão saber sobre as novas regras para campanhas eleitorais. Ao final do encontro, os participantes receberão um certificado de participação.
 
Entre os palestrantes estão a especialista em direito eleitoral e Secretária Judiciária do TRE/PE, Cibele Figueiredo, que abordará o “Registro de candidatura e os impactos da minirreforma eleitoral” e o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Joelson Dias. Também participam do evento o juiz de direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Brasílio Guerra; o professor de direito processual civil e promotor de justiça de Pernambuco, Frederico Oliveira; senador Douglas Cintra (PTB/PE); o procurador geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco e professor de cursos preparatórios para concursos, Cristiano Pimentel; o advogado eleitoral e procurador jurídico municipal, Golbery Lopes; e o assessor da Presidência do TRE/PE e professor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PE, Henrique Melo.
 
Os interessados podem fazer as inscrições aqui. O investimento é de R$ 140 (profissional) e R$ 70 (estudante), se realizadas até o dia 08 de abril. As vagas são limitadas. O evento é organizado pelo Instituto Caruaru de Direito Eleitoral (ICADE).

Blog do Igor Maciel
 

Prefeito de Garanhuns inaugura praça no centro da cidade


O prefeito Izaías Régis volta a cumprir agenda externa nesta semana. Nessa terça-feira, dia 29, o gestor irá inaugurar a Praça Capitão Tomaz Maia, no Centro. A inauguração acontece a partir das 19h. A reforma contemplou novo piso, bancos e uma nova iluminação.

De acordo com a dona de casa Rosa da Silva, a praça está muito mais atrativa para a população. “A nossa praça ficou linda. Agora nós que moramos aqui podemos sentar nos bancos da praça e conversarmos, além de ser um ambiente de lazer para nossos filhos”, disse a dona de casa.

De acordo com o prefeito essas melhorias são de grande importância e muito esperadas pelos moradores. “Nós estamos levando uma melhor qualidade de vida para a população. As nossas praças estão sendo muito bem cuidadas, com isso nossa população conta com mais lugares que oferecem um ambiente digno para o lazer das pessoas”, disse Régis.

A entrega oficial da Escola salomão Rodrigues Vilela e da Unidade Básica de Saúde do distrito de Miracica, que estava marcada para o próxima quarta-feira (30), foi adiada e a nova data será divulgada em breve.

Segue a programação da agenda do Executivo:

Inauguração Praça Capitão Tomaz Maia
Data: 29/03/2016
Local: Rua Capitão Tomaz Maia - Centro
Hora: 19h

Secom PMG

FORAM APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO DA PREFEITURA: Começa curso de formação para guardas municipais em Garanhuns


Na manhã desta segunda-feira (28), no auditório Manoel Elpídio de Melo, localizado na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), foi realizada a aula inaugural referente ao curso de formação para os candidatos ao cargo de guarda municipal que se submeteram ao último Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns. A ocasião contou com a presença do secretário de Administração, Bruno Gomes; do presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Coronel Emmanuel Leite, e da presidente da Comissão do Concurso, Norma Valdéria Ferreira.

O momento teve como objetivo passar informações básicas quanto a realização do curso, assim como a efetuação da matrícula desse curso para cada candidato. Além de passar informações sobre suas diretrizes básicas. De acordo com a coordenadora pedagógica do curso, Vera Lúcia Albuquerque, as aulas, propriamente ditas, terão início amanhã (29) se estendendo até o dia 23 de junho, com aulas de segunda a sexta-feira, das 7h40min às 12h40min, ocorrendo aulas em alguns sábados durante o período do curso, sendo as teóricas nas dependências da Aesga e as aulas práticas em local a ser definido.

“Com os senhores tenho certeza que nossa evolução será ainda melhor e maior. O volume de serviços é grande, mas é muito satisfatório. Espero que cada um respeite seu trabalho, respeite sua farda. De toda forma, sejam bem vindos e estou sempre à disposição para tirar qualquer dúvida”, finalizou o presidente da AMSTT, coronel Emmanuel Leite, na ocasião.

Secom PMG

CIDADE REGISTROU 4 HOMICÍDIOS NAS ÚLTIMAS 72 HORAS: Homem de 27 anos é assassinado a tiros na Cohab 3, em Garanhuns


A cidade de Garanhuns teve um feriado e um início de semana bastante violentos. No feriado um duplo assassinato no distrito de São Pedro mobilizou as polícias Civil e Militar.  Já na madrugada desta segunda, 28 de março, dois homicídios foram registrados no município. Por volta da meia noite , um corpo foi encontrado carbonizado, próximo à Churrascaria da Paz. Já por volta das 01h40min desta segunda, 28 de março, um homem de 27 anos foi assassinado a tiros na Rua Professora Maria Jose Gomes da Silva, na Cohab 3. A vítima é Janildo Lourenço da Silva, 27 anos. Ele residia próximo a Caixa d'água, na Cohab 3 e era ex-presidiário. Ninguém sabe muita coisa sobre o crime. Vizinhos disseram à PM que ouviram os disparos de arma de fogo que vitimaram fatalmente a vítima, mas não conseguiram visualizar os autores ou autor do fato. A Polícia Civil ficará responsável pelas investigações. O corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Menor de 17 anos fere próprio irmão com facada em Garanhuns


Dois irmãos se envolveram em uma discussão por volta das 22h30min deste domingo, 28 de março,  em Garanhuns, e um acabou desferindo um golpe de faca-peixeira no outro. O caso ocorreu na Rua Osvaldo Braga, na Várzea. De acordo com a polícia, os dois se desentenderam e o irmão menor, de apenas 17 anos, desferiu um golpe de faca peixeira em  Gerlon Alves de Souza, de 20 anos. Ele foi atendido e medicado.  O motivo da discussão não foi repassado pela PM.

Corpo é encontrado carbonizado na zona rural de Garanhuns


Um corpo ainda sem identificação foi encontrado carbonizado na madrugada desta segunda, 28 de março, ( por volta de uma da manhã) no sítio Cágado, próximo à Churrascaria da paz,  zona rural de Garanhuns. Populares encontraram a vítima ainda em chamas. Pneus foram usados para queimar o corpo. Ainda não há pistas dos autores do monstruoso ato e nem da identificação da vítima. A Polícia Civil investigará o caso.

Homem é preso em Garanhuns após descumprir medida protetiva e arrombar porta da ex-esposa


Um eletricista foi preso na madrugada de ontem, 27 de março  em Garanhuns após arrombar a porta da residência de sua ex-companheira descumprindo com isso uma medida protetiva requerida por ela e autorizada pela Justiça. O caso ocorreu na Rua Santa Quitéria, em Heliópolis. A vítima é uma doméstica de 26 anos. A PM foi acionada pela própria mulher e, em uma ação rápida, uma guarnição localizou e prendeu o suspeito, que antes ainda tentou se evadir pulando o telhado da casa vizinha. Ele foi localizado escondido em um terreno baldio.  O imputado foi autuado em flagrante delito e recolhido a Cadeia de Capoeiras/PE. Trata-se de Marcelo Bezerra de Lira, 36 anos, residente na Rua Santa Quitéria.

domingo, 27 de março de 2016

Saloá firma Termo de Compromisso Ambiental perante o MPPE para adotar políticas de resíduos sólidos


O prefeito de Saloá, Manoel Ricardo de Andrade Lima Alves, firmou Termo de Compromisso Ambiental (TCA) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a finalidade de dar início à aplicação e indução, contínuas e ininterruptas das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, por tempo indeterminado. A implantação se dará mediante a observância dos princípios, objetivos e instrumentos das referidas políticas. Dos 184 municípios pernambucanos, 121 já se comprometeram a adotar nova gestão dos resíduos sólidos.

De acordo com o TCA, o gestor municipal se comprometeu a desenvolver, aprovar, manter atualizado e operacionalizar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, bem como adotar solução consorciada ou compartilhada na gestão dos resíduos sólidos, e implementar a coleta seletiva e o estímulo e fomento objetivos à separação do lixo. O município também poderá organizar outras ações, como a implantação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, a criação da Comissão Interna Permanente de Gestão Ambiental e a adesão ao programa governamental Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

O prefeito Manoel Ricardo de Andrade Lima Alves terá que estimular e implementar o sistema de compostagem descentralizada pela população e diretamente pelo município; a identificação e notificação dos setores obrigados a elaborar os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a implementar os sistemas de logística reversa.

Para sensibilizar e inserir todos na mudança de comportamento quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos e descarte do lixo, a gestão municipal deve implementar, permanentes e eficientes ações educativas na área ambiental, promovendo a capacitação de servidores públicos quanto às ações práticas ligadas aos resíduos sólidos, para que as medidas que sejam adotadas, efetivamente, levem a compras e contratação de serviços sustentáveis, assim como à minimização do uso de embalagens, sacolas plásticas e descartáveis.

O município de Saloá deve ainda fortalecer e estimular a criação de organizações de catadores, além de remediar passivos socioambientais relacionados ao tema. O TCA traz anexos cronograma e orientações para a aplicação das políticas de resíduos sólidos, a serem seguidos pelos gestores atuais e futuros.

DIREITO DE RESPOSTA: Diretório municipal do PTB em Garanhuns sai em defesa de Izaías e rebate críticas do PSB ao prefeito

O diretório municipal do PTB em Garanhuns não esperou o dia seguinte para responder as críticas feitas pelo PSB local à gestão do prefeito Izaías Régis ( RELEMBRE). O partido enviou, ainda neste domingo, 27 de março, um artigo onde rebate os questionamentos levantados na carta aberta à população divulgada pelo presidente do PSB de Garanhuns, Nivaldo Azevedo.  A réplica do PTB ao ataque ao prefeito é assinada por Wanderley Gomes Lopes - Presidente do PTB/Garanhuns. CONFIRA ABAIXO O TEXTO EM SUA ÍNTEGRA


A VERDADE SOBRE O PSB DE GARANHUNS

 "Diante das posições defendidas pela Presidência do PSB de Garanhuns, cujo trabalho efetivo por Garanhuns é questionável ou praticamente inexistente, o Diretório Municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB/Garanhuns) sai em defesa da gestão do Prefeito Izaías Régis, enumerando o seguinte:  
1. O Governo Izaías Régis vem cumprindo com os compromissos firmados junto à população garanhuense e leva diariamente ações e serviços que mudam, para melhor, a vida dos cidadãos de Garanhuns, nas mais diversas áreas governamentais, como a saúde, a educação, a infraestrutura e o social, fato comprovado pelos altos índices de satisfação registrados pela população em diversas pesquisas, inclusive aquelas contratadas e não pagas pelos adversários do Prefeito Izaías Régis.

 2. O Governo do Estado, que só agora, num ano de eleições municipais, e através de uma Carta Aberta, começa a ser defendido pelos seus assessores em Garanhuns, colocou como compromisso de campanha a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, todavia até o momento sequer efetuou o pagamento do Terreno ao seu proprietário. Já em relação às obras da UPA 24 Horas seguem dentro do cronograma, todavia o seu funcionamento depende de uma pactuação entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, que demonstrando o desconhecimento do PSB/Garanhuns deverá ser concretizada, já que a Unidade não atenderá apenas pacientes de Garanhuns, e sim, de todos os municípios do Agreste Meridional. 

 3. Já em relação ao Garanhuns Jazz Festival, não é apenas o Governo Estadual que atravessa dificuldades, como registra esse Grupo Político do PSB Garanhuns. O Governo Izaías Régis não poderia custear o Evento e correr o risco de atrasar salários, bem como comprometer obras e serviços essenciais para a população, sobretudo diante da falta de apoio do Governo Estadual, que a época do cancelamento da edição 2016 do Jazz, sequer havia pago os valores referentes ao apoio institucional para a Edição 2015 do Evento. Quanto às investigações de denúncias de superfaturamento na contratação dos artistas que salvaram a programação do Festival de Inverno de 2015, o Governo de Garanhuns encaminhou todos os documentos solicitados pelo Ministério Público e se mostra tranquilo quanto ao desfecho dos trabalhos. 

 4. Apesar das dificuldades vivenciadas pela Saúde em nível nacional, fato comprovado nos noticiários locais, regionais e nacionais, o Governo Izaías Régis vem fazendo um grande esforço e busca atender, com qualidade, a população garanhuense, diferentemente do que acontece no Hospital Regional Dom Moura, cujos serviços desagradam à população e são motivo de frequentes denuncias nas rádios locais. O PTB/Garanhuns reafirma a posição do Secretário Adjunto de Saúde quanto ao número de procedimentos de saúde que são realizados diariamente nas mais diversas Unidades Municipais de Saúde. Trata-se de procedimentos realizados com compromisso e respeito aos cidadãos, pois de nada adianta mostrar os números de atendimentos no Dom Moura ou convocar novos concursados, se a grande maioria dos pacientes, sai insatisfeita com os serviços ofertados, não por culpa dos profissionais, que se empenham para fazer o melhor, mas pela falta de estrutura proporcionada pelo Governo Estadual, que só a partir de então começa a ser defendido por seus 

 5. A Presidência do PSB de Garanhuns critica o Governo Izaías Régis, mas esquece de que é de responsabilidade do Governo Estadual ABASTECER COM ÁGUA as residências dos cidadãos de Garanhuns. É importante registrar que os nossos reservatórios d´água estão cheios, mas as torneiras das casas dos Garanhuenses segue vazia por falta de investimentos do Governo Estadual, que vem sucateando a Compesa em Nível Municipal, sem que os integrantes do PSB local tomem qualquer atitude para solucionar esses problemas. 

 6. A Presidência do PSB de Garanhuns critica o Governo Izaías Régis, mas esquece de que é de responsabilidade do Governo Estadual garantir a SEGURANÇA da nossa população e não tirar policiais de Garanhuns para colocar em outras Cidades. A realidade que temos hoje é do desaparelhamento das nossas Polícias Civil e Militar, que tem excelentes oficiais, delegados, agentes e praças, profissionais que sofrem diariamente com a falta de efetivo e de condições de trabalho. 

 7. Por fim, a Presidência do PSB de Garanhuns critica o Governo Izaías Régis, mas deveria trabalhar para que o Governo Estadual efetuasse o pagamento da Farmácia Básica e do SAMU. Eles também deveriam reivindicar a destinação de Medicação para a Farmácia do Estado, bem como a contratação de Médicos para completar os plantões do Hospital Dom Moura. Enfim, buscar bater no Governo Izaías Régis sem sequer tentar solucionar os graves problemas do Governo Estadual que dificultam a vida nosso Povo é um desserviço a Garanhuns! Mas é compreensível, já que é de conhecimento público que o Grupo do PSB de Garanhuns não goza de prestigio junto ao Governo que ora começa a defender, ação que faz talvez numa tentativa de ampliar os espaços e conquistar novos cargos junto a Gestão Estadual. 

 Garanhuns-PE, 27 de março de 2016. Wanderley Gomes Lopes - Presidente do PTB/Garanhuns.

Jovem tira própria vida disparando arma contra cabeça em Garanhuns

Raoni: foto - divulgação/blog de Arlete Santos

Garanhuns registrou o segundo caso de suicídio em pouco mais de dois dias. De acordo com um estudo, a Cidade das Flores tem um dos mais altos índices de suicídio do Nordeste levando-se em conta o tamanho de sua população, que é de 136 mil habitantes. O primeiro caso havia ocorrido na tarde da quinta-feira, véspera de feriado, RELEMBRE. Já o segundo suicídio ocorreu  nas imediações do Polo Heliópolis na madrugada deste domingo, 27 de março.  Emanuel Raoni Bezerra Vilela, de 23 anos, chegou ao Polo em um veículo. Ele estava bebendo e, em um determinado momento, saiu do local onde estava, sacou um revólver calibre 38, e atirou contra a própria cabeça. Raoni foi socorrido para o Dom Moura, mas não resistiu e veio a óbito. O jovem residia na Rua do Ipiranga, na Boa Vista. Não foram divulgados os possíveis motivos que o levaram a cometer o ato extremo. O corpo foi recolhido ao IML.


Com informações de Arlete Santos

FEZ DURAS CRÍTICAS AO PREFEITO: Em carta aberta à população de Garanhuns, PSB local diz que Izaías fala demais e faz de menos pela saúde do município





O PSB de Garanhuns, através de seu presidente, Nivaldo Azevedo, divulgou uma carta aberta à população de Garanhuns na qual faz duras críticas à  Izaías Régis no que se refere à condução da saúde municipal por parte do prefeito. O desagravo se pauta por uma defesa do Governo Paulo Câmara, constantemente atacado por Régis em suas entrevistas.


CONFIRA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO ABAIXO.


CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE GARANHUNS,PELA VERDADE E POR UMA GESTÃO POPULAR NA SAÚDE




"O Prefeito Izaías Régis continua fazendo acusações ao Governo do Estado nas áreas de saúde, educação e turismo, em indisfarçável tentativa de ocultar os seus deslizes e deficiências no plano municipal.

Resolveu, agora, condenar o Governo Estadual por não ter construído ainda o novo Hospital Mestre Dominguinhos, quando é sabido que o Governador Paulo Câmara mal completou o primeiro ano de seu governo. Paulo vem enfrentando a crise econômica sem os traumas financeiros que outros estados mais ricos da federação estão atravessando. Como Izaías pode cobrar esta obra no início de um governo, se ele próprio deixará de realizar as grandes obras de infraestrutura que prometeu em sua campanha, a exemplo da reforma do centro da cidade e do Distrito Industrial?

Izaías cobra o novo hospital regional para que possa, mais uma vez, utilizar como se fosse municipal, fugindo de suas responsabilidades na Atenção Básica, pelo erro de ter fechado o Hospital Municipal e não colocar a UPA24h para funcionar.


Reclamou que não recebeu apoio do Governo Estadual para o Festival de Jazz, na tentativa ilusória de passar para o estado o ônus de sua equivocada e prejudicial decisão de acabar com o evento que atraía investimentos para Garanhuns durante o carnaval. O Estado investiu, em 2015, em torno de R$ 7 milhões no Festival de Inverno, e duas atrações bancadas pelo Governo Municipal, são objetos de investigação no Ministério Público por superfaturamento de cachés. Em 25 anos, o estado nunca, em momento algum, respondeu alguma acusação do tipo envolvendo o evento símbolo da cidade. Imaginem se a atual Gestão Municipal tomasse conta do FIG.

É louvável a sua ansiedade quanto ao hospital, mas o prefeito deveria estar mais preocupado com a população carente de atendimentos básicos de saúde que o município negligencia, mesmo dispondo de 38 Postos de Saúde “funcionando plenamente”, conforme anuncia o seu Secretário Adjunto de Saúde,Sr. Harley Davidson.

 De forma leviana e irresponsável, em entrevista à imprensa local, o  Secretário afirmou que esses 38 postos atendem 4.000 (QUATRO MIL)  pacientes por dia, o que representaria um atendimento de cerca de 80%  (OITENTA POR CENTO) da população de Garanhuns por mês. A ser verdadeira esta fantástica afirmação, não sobrariam pacientes para serem atendidos pelo Hospital Dom Moura, pela UPAE, pelo Hospital Infantil, pelos  hospitais particulares que atendem os planos de saúde e os pacientes do SUS, a exemplo do Perpétuo Socorro.


 DESAFIAMOS o Governo de Izaías para apresentar, documentadamente, por servidor responsável, e prove se for capaz, os registros (prontuários) de  atendimentos de 4.000 pacientes de baixa complexidade por dia, ou seja, 120.000 certificados, conforme anunciados durante o mês de janeiro de  2016, tomados por exemplo.


Enquanto isso, apenas o Hospital Dom Moura contabilizou nesse mesmo mês 6.108 atendimentos, e em fevereiro 8.410, emergenciais nas áreas geral, pediátrica, obstétrica e odontológica. Realizou 72 partos normais e 62 cirúrgicos, 65 procedimentos cirúrgicos, 75 traumatológicos e 544  internamentos.


Em contrapartida, o Governo Izaías Régis fechou o Hospital Municipal e já anunciou que a UPA24h, cuja construção ficará pronta em junho, não será  implantada por não dispor de recursos para mantê-la. Segundo Izaías, que  esteve em Brasília-DF em novembro passado para tratar desse assunto, a  Prefeitura não terá condições para arcar com os custos de funcionamento  da Unidade. O prefeito, que reclama do Governo do Estado, pediu ajuda a Paulo Câmara para colocar a UPA24h para funcionar, durante o Seminário Todos por Pernambuco, no ano passado.


 "O custo para a manutenção mensal da UPA24h é de mais de um milhão de reais. O repasse do Governo Federal não representa 20% desse valor o que torna improvável que o município consiga resolver arcar com os custos. Minha preocupação, enquanto Gestor, é que não consigamos manter a  Unidade de Saúde, já que o custo é muito alto para o Governo Municipal" conforme declarou em entrevista à Rádio Jornal.


Pergunta-se: Para que inventou, se não tinha condições de colocá-la em funcionamento? Para que anunciou com estardalhaço e permitiu que o Governo Federal gastasse em vão dois milhões de reais na construção sem proveito algum? O prédio destinado à UPA24h vai ficar abandonado como as duas escolas que desativou há mais de dois anos? Para que iludir a população com promessas vazias, que não vai realizar? Somem-se a esta, tantas outras.

Enquanto se recusa atender à população carente, Izaías Régis vê o Governo do Estado, que ele tanto critica, convocar 2.560 profissionais de saúde concursados para reforçar a assistência à população de todo o Estado!


Em Garanhuns, os concursados só começaram a ser convocados depois que a vice-prefeita, Rosa Quidute, precisou confrontar o próprio prefeito e grande parte dos secretários, que não queriam chamar os aprovados do concurso. Toda a sociedade acompanhou a luta da vice-prefeita, e somente depois, o prefeito, para dar satisfação, alegando ter um planejamento, deu continuidade às convocações. Em uma clara afronta à opinião pública, tentou desqualificar o trabalho de Rosa Quidute, em apenas 15 dias, fez mais pelos concursados que todo o mandato do prefeito.


O prefeito Izaías Régis alega não ter recursos para atender 400 pacientes/dia na UPA24h, mas tem dinheiro de sobra para gastar mais de um milhão de reais mensais em uma licitação para contratação de mão de obra terceirizada, incluindo 300 auxiliares de serviços gerais, sem qualquer qualificação que, na verdade, destinam-se a distribuir empregos aos protegidos em plena campanha eleitoral. Não seria melhor investir na saúde?

 A conta é fácil. A parcela que o Prefeito alega não “dispor de recursos para mantê-la” será na ordem de R$ 800.000,00 mensais. Isso para acudir ao atendimento de 400 pacientes diários de baixa e média complexidade, que daria um alívio enorme aos serviços de saúde básicos em Garanhuns. Ou seja, não é gasto, é investimento na saúde da população. Talvez Izaías não entenda esta situação, pois não costuma trabalhar as políticas públicas sociais, negligenciando saúde e educação, apenas olhando as cifras, os gastos e os lucros da administração. Os próprios professores estão denunciando o que chamam de caos na educação, com escolas sucateadas, falta de materiais e merenda, e até água potável para os alunos, que estão levando de casa.


Por tudo isto, em vez de criticar o Hospital Dom Moura, o prefeito Izaías deveria era agradecer que o Hospital Regional acaba funcionando como Hospital Municipal, cobrindo as deficiências de sua rede de saúde. O Hospital Estadual, que atende 21 municípios, não esconde estar saturado pelos atendimentos de Garanhuns, e isto acontece, em parte, por conta da administração do Prefeito Izaías Régis ter fechado seu hospital municipal, um centro de fisioterapia, não aparelhar devidamente os Postos de Saúde e privar a população de uma UPA24h, priorizando os investimentos em obras de calçamento. Torna-se cômodo para o prefeito não oferecer os serviços e ainda jogar a população contra o Hospital Dom Moura.


Vamos tratar a questão da saúde em Garanhuns com mais seriedade. Essa é  a aspiração da população, que precisa que o Governo Municipal faça sua parte.E para começar, seria bom a Secretaria de Saúde apresentar os documentos que comprovam este atendimento impressionante de 80% da população de Garanhuns, mensalmente, em seus Postos de Saúde. Pois a gestão tem falado demais, e feito de menos."



Garanhuns, 27 de Março de 2016

Nivaldo Azevedo

Presidente do PSB Garanhuns

PARA CONFERIR A RESPOSTA DO PARTIDO DE IZAÍAS RÉGIS ÀS ACUSAÇÕES DO PSB DE GARANHUNS CLIQUE AQUI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...