domingo, 31 de janeiro de 2016

GARANHUNS: Caminhoneiro ateia fogo na própria casa após discutir com esposa



O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20 horas deste sábado, 30 de janeiro de 2016, para apagar um incêndio em uma residência na Rua Marcelo Moura, nº 285 Cohab I - Garanhuns. Até ai tudo bem. As chamas foram contidas e ninguém se feriu. O problema foi que, segundo Ana Cláudia Pereira de Araújo, moradora do local, o incêndio foi proposital e provocado pelo próprio esposo, o caminhoneiro Flávio Anselmo da Silva Alves. Ainda segundo Ana, o casal se desentendeu quando participava de uma festa. O homem deixou o local e algum tempo depois ligou para a esposa para dizer que havia ateado fogo na casa. A mulher saiu desesperada e, infelizmente, comprovou a veracidade da informação. Móveis e outros objetos domésticos foram queimados pelo fogo causando prejuízos materiais. O incendiário fugiu e não foi localizado.

Homem é encontrado morto com marcas de bala na zona rural de Garanhuns


Um homem foi encontrado morto com perfurações de balas pelo corpo no inicio da madrugada deste domingo, último dia de janeiro em uma estrada vicinal de  acesso ao cemitério Parque das Rosas, zona rural de Garanhuns.  O corpo foi encontrado por populares e, ao lado dele estava uma Strada Fire Flex, de cor Branca, ano 2005/2006, placa MVZ 6585, abandonada.  A vítima aparenta ter entre 25 e 30 anos , trajava  calça jeans e casaco, o qual foi morto com vários disparos de arma de fogo. Próximo ao corpo haviam 08 cápsulas de munição Calibre 38. O carro também  estava com várias perfurações da bala no vidro do lado do motorista e, dentro dele, foi encontrado o documento do veículo  que encontra-se em nome de  Adriano Pinto Barbosa residente no Sitio Estivas, Zona Rural de Garanhuns. A Policia Civil compareceu ao local e após levantamento cadavérico, encaminhou o corpo ao IML de Caruaru.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Mototáxi é ferido durante assalto em Garanhuns


A PM prendeu um indivíduo na tarde desta sexta, após ele e mais 3 comparsas assaltarem  um casal que trafegava em uma moto na Rua dos Operários  n 371, Heliópolis. O grupo ainda desferiu  um golpe de faca nas costas do piloto da motocicleta, subtraindo carteira, bolsa, moto, cartões de crédito e a quantia de R$ 67,00 (sessenta e sete reais). De imediato, várias viaturas seguiram para o local. Após diligências, o  GATI conseguiu visualizar um dos elementos correndo. Ele foi  capturado, mas os outros fugiram. Dos materiais roubados, só foram recuperados a motocicleta, tipo Honda CG 150 titan, vermelha, 2010, chassi 9C2KC1610AR049706.
Uma das vítimas reconheceu o suspeito que foi identificado como: EVANIO ANSELMO DA SILVA, RG 9580390 SDS PE, nasc em 02/01/1996, filho de Célia de Lima da Silva, residente na rua Aragarça, bairro da Liberdade, em Garanhuns.  Ele foi autuado em flagrante  e enviado para à Cadeia Pública de Lajedo.

As vítimas do assalto são: a agricultora MARIA CLEIDE ARAÚJO DOS SANTOS, 43 anos  e o mototaxista EZEQUIAS BEZERRA DOS ANJOS,  47 anos, residentes no Condomínio  Manoel Camelo.

APAC explica chuvas e ventos fortes ocorridos nesta sexta na capital, Sertão e Agreste do Estado


Árvore cai em cima de casa em Garanhuns
As chuvas ocorridas na tarde desta sexta-feira (29/01/16) na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste foram provocadas pela atuação de um Sistema Meteorológico denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Devido ao rápido deslocamento desse tipo de sistema - que pode ocorrer em aproximadamente uma hora -, não é possível prever esta situação rara com antecedência satisfatória e nem sua intensidade. No Recife, a velocidade de ventos observada chegou a 80km/h, com força suficiente para arrancar uma árvore pela raiz.

Este sistema VCAN está associado a nuvens do tipo cumulusnimbus, de grande desenvolvimento vertical que podem atingir 12 km de altura, causando precipitações com intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas, rajadas de vento e, com menor frequência, a ocorrência de granizo, como ocorreu no Agreste Meridional.

Os volumes mais significativos de chuva ocorreram entre as 15h30 e 18h desta sexta-feira. Os municípios que apresentaram as maiores precipitações acumuladas foram: Olinda (62mm), Recife (52mm), Paulista (42mm) e Igarassu (38mm).

A APAC opera a Sala de Situação, uma rede automática de observação de chuvas com 126 estações distribuídas em todo o Estado.  Esta sala opera em regime de plantão durante todo o ano, em estreita articulação com a Defesa Civil e emitirá novos avisos sempre que as condições atmosféricas indicarem a possibilidade de ocorrência de eventos extremos.

O Governo de Pernambuco está em alerta, trabalhando conjuntamente com o Poder Público Municipal, a Celpe e todos os órgãos envolvidos para minimizar os transtornos causados.

APAC

Acidente na Curva da Laranjeira mata jovem em Garanhuns

Veículo envolvido no acidente
Crédito Foto: Arlete Santos

Local de incontáveis desastres, e de várias vidas ceifadas, a temida e perigosa Curva da Laranjeira fez mais uma vítima fatal na madrugada deste sábado. Dois adolescentes trafegavam em um Fox de placas NXL 3492, sentido Garanhuns/Brejão/, quando na referida curva o veículo perdeu o controle vindo a capotar. Nele, estavam Oziel Cavalcanti dos Santos, 17 anos e ERIC JUNIOR CAVALCANTE DE MELO, 17 anos. OZIEL sofreu ferimentos leves e foi socorrido. Já ERIC não teve a mesma sorte. Com o capotamento, seu corpo foi arremessado para fora do veículo e ele faleceu no local. A jovem vítima residia no Sítio Sambaíba, zona rural de Brejão. A Policia Rodoviária Federal, compareceu ao local, bem como a Policia Civil para realizar o exame cadavérico  encaminhar o corpo ao IML de Caruaru.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Rajadas de vento destelha casas e derruba árvores na tarde desta sexta-feira em Garanhuns.

Raiz da árvore ficou visível após queda na Avenida Djalma Dutra, em Garanhuns (Foto: Cloves Teodorico/ Secom Garanhuns)

Fortes ventos ocorridos na tarde desta sexta, 29 de janeiro, destelharam casas e derrubaram árvores em Garanhuns. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Garanhuns, quatro árvores caíram em diversos pontos da zona urbana, duas foram no Bairro Heliópolis, uma na Vila Lacerdópolis e outra no Bairro José Maria Dourado, mais conhecido como bairro da Brahma. "A árvore que caiu na Avenida Djalma Dutra, no Heliópolis, foi arrancada pela raiz e interditou toda a via. Já no José Maria Dourado, foi um eucalipto de oito metros de altura que caiu sobre uma casa. Um homem estava na residência com os filhos, mas ninguém se feriu", informou a assessoria da prefeitura.

No centro da cidade, a fachada da loja Insinuante foi danificada. Há registro de árvores caídas também na Avenida Rui Barbosa, nas imediações do Hotel Tavares Correia. No bairro da Liberdade, cerca de 20 casas foram destelhadas com os fortes ventos. "Na hora tive que subir no meu telhado e colocar pedras em cima para as telhas não voarem", relatou um morador do bairro. Internautas também relataram ter chovido granizo no bairro do Magano, e alguns postaram fotos do fenômeno raro, nas redes sociais.


Próximo ao Assai, um mototaxista gravou o momento em que uma forte rajada de vento atravessava a PE-177.  De acordo com dados da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) os ventos registrados na tarde de hoje chegaram a 20 Km por hora. Também houve registros de temporais em Arcoverde, Bom Conselho, Pedra, São Bento do Una e em outras cidade do Agreste e Sertão.



CONFIRA VÍDEO FEITO POR MOTOTAXISTA PRÓXIMO AO ASSAI





Fotos: Carlos Eugênio e Cloves Teodorico. Informações G1 e V&C

Prefeitura de Garanhuns desiste de alargar Avenida Rui Barbosa


A Prefeitura Municipal de Garanhuns desistiu de executar a obra de alargamento da charmosa Avenida Rui Barbosa, principal artéria urbana da cidade. O cancelamento foi divulgado nesta sexta-feira, 28 de janeiro, através de uma nota enviada pela AMSTT. A alegação do Governo Municipal para sepultar a polêmica empreitada, que rendeu muitas críticas por parte dos munícipes, foi de que as previsões orçamentárias para 2016 estão aquém do previsto e, por isso, o Executivo elegeu outras prioridades. A licitação já havia ocorrido e uma empresa já havia sido escolhida para executar o serviço.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DO GOVERNO MUNICIPAL DE GARANHUNS
"O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), vem informar que o projeto que tinha como intuito o alargamento da avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis, não terá continuidade. A decisão de alargar a avenida tinha como objetivo melhorar a fluidez do trânsito na referida via e, consequentemente, em suas ruas adjacentes; além da criação uma ciclofaixa aos finais de semana. Porém, devido às previsões orçamentárias para o ano de 2016 estarem aquém do previsto, o município elegeu outras ações como prioritárias. O Governo Municipal de Garanhuns reafirma a sua busca incessante por ações de melhoria da qualidade de vida de todos os garanhuenses."

Homem morre afogado em açude da zona rural de Garanhuns


Um homem de 35 anos morreu afogado no final da tarde desta quinta, 28 de janeiro em um açude localizado no Sítio Brejo Grande, zona rural de Garanhuns. A vítima é José Maria Nunes de Melo, residente na Rua Antônio Roldão Guimarães, Magano. Testemunhas disseram à polícia que José Maria tomava banho normalmente no reservatório com amigos e familiares. Por volta das 17 horas,  quando já estava prestes a ir embora resolveu dar um último mergulho e não voltou mais à tona. O corpo foi resgatado por populares e encaminhado ao IML. É o terceiro óbito por afogamento em 2016 em Garanhuns.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Prédio da antiga Coca Cola abrigará secretarias e departamentos da Prefeitura de Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, irá centralizar o atendimento ao público de oito secretarias da gestão em um novo local – o prédio da antiga Coca-Cola. A medida visa obter uma maior economia para o município, assim como melhorar a logística de acesso aos setores. O novo local está recebendo serviços de pintura, limpeza e de reforma – incluindo partes elétrica e hidráulica.

As secretarias e departamentos que entram na mudança são: Diretoria dos Transportes, Departamento de Patrimônio e Suprimento, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Serviços Públicos e Obras, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Sede da Guarda Municipal, Ouvidoria e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O novo endereço das secretarias fica localizado na Avenida Irga, S/N, possuindo 6 hectares. Nos próximos 15 dias, o Departamento de Transportes e o Departamento de Patrimônio e Suprimento estarão ocupando o novo espaço. E de acordo com José Gundes, diretor de Patrimônio e Suprimento, a expectativa é que nos próximos 60 dias todas as demais secretarias citadas se mudem.

Assessoria de Imprensa

CONSOLIDADO: Blog de Arlete Santos surpreende e com pouco mais de um mês no ar chega aos cem mil acessos


O início de um blog de notícias é sempre difícil. Na imensidão da internet, o neófito vai tateando às cegas por um caminho tortuoso em busca do seu espaço. Nos primeiros dias, o desempenho é sofrível, e, por mais que o trabalho seja sério, bem feito e passe credibilidade, leva-se meses até que as visualizações comecem a deslanchar. Isso é o que geralmente acontece, mas para toda regra existe uma exceção.   Que o diga Arlete Santos. Com pouco mais de um mês de criado, seu blog já chegou a cem mil visualizações, um dos melhores desempenhos de que se tem notícia em Garanhuns e no Agreste Meridional, levando-se em consideração os 30 dias iniciais. Nada é por acaso. O trabalho vem sendo bem feito e tem como referência a velocidade das publicações e riqueza de detalhes nas informações levadas ao leitor.  Esse binômio, aliado a 22 anos de experiência que Arlete Santos levou do rádio para o ambiente virtual, faz com que seu blog se consolide e cresça cada vez mais. Pelo início excepcional e pela determinação e profissionalismo de quem o assina, o blog de Arlete Santos Notícias parece ter vindo pra ficar.


PARA CONFERIR CLIQUE http://www.arletesantos.com.br/


OBS: O Blog foi criado em 23 de dezembro de 2015 e até esta data, 28 de janeiro de 2016. marca 102 mil visualizações 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Bacalhau ameaça se jogar de escadarias do Palácio Celso Galvão em Garanhuns


O mais querido e devotado torcedor do Santa Cruz não vive seus melhores dias e, pela cena que protagonizou no início da tarde desta quarta-feira, 27 de janeiro, no interior Palácio Celso Galvão, o carismático Jairo Mariano da Silva, ou simplesmente Bacalhau, precisa de cuidados e de ajuda médica. Segundo informações chegadas ao blogue, ele estava na sede do Governo Municipal de Garanhuns quando ameaçou se jogar da escadaria do belo edifício construído em Art Déco, sendo contido por assessores do prefeito. Ainda segundo informações, Izaías Régis participava de uma reunião em seu gabinete no momento do ocorrido. Bacalhau foi encaminhado à Clínica do Sol onde ficou internado Parentes disseram que o fanático torcedor vem enfrentando problemas de saúde já que apresenta um quadro depressivo e também é diabético.
Palácio Celso Galvão

Mais de 50 cruzamentos do bairro Heliópolis receberão nova sinalização de trânsito


A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) iniciou, esta semana, a implantação e revitalização das sinalizações vertical e horizontal de todos os cruzamentos localizados no perímetro entre quatro movimentadas vias do bairro Heliópolis – avenida Ruber van der Linden, rua Ernesto Dourado, avenida Celso Galvão e avenida Frei Caneca. Mais de 50 cruzamentos receberão a pintura de ‘Pare’ no asfalto e terão placas trocadas.

De acordo com o presidente da autarquia, João Emmanuel Leite, a ação faz parte de uma série de atividades que visam a organização da infraestrutura básica de trânsito da cidade. “Esse trabalho de renovação da sinalização é contínuo, mas dessa vez estamos intensificando a área para que os condutores redobrem a atenção e respeitem a passagem dos pedestres”, reforça.

Para proporcionar maior segurança na travessia, na rua Ernesto Dourado, entre o prédio da Memorial Clinic e a Escola Rui Barbosa, uma faixa de pedestres será implantada. Nas primeiras semanas do mês de fevereiro, também haverá renovação da sinalização da avenida Júlio Brasileiro e adequação dos redutores de velocidade com o padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).



Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Garanhuns

Motorista do Samu é assassinado em Correntes


Por volta das 10h00 de hoje (27.01.16), o motorista do SAMU de Correntes, JOSÉ MICHEL RICARDO DA SILVA, ((NINO), 28 anos, que residia na Rua Ataliba Victor, Centro de Correntes, estava nas proximidades de um posto de combustíveis, na entrada da Cidade, quando foi assassinado à tiros de pistola calibre 380, por um homem não identificado, que estava à pé. Segundo testemunhas após efetuar os disparos o assassino fugiu por uma via de acesso à rua por trás do posto, onde um comparsa o aguardava em uma moto, auxiliando-o na fuga. A Policia Militar foi acionada, realizou rondas na àrea, mas não conseguiu localizar os meliantes. Policia civil, após os procedimentos legais encaminhou o corpo do IML de Caruaru.

Com informações do bog de Arlete Santos http://www.arletesantos.com.br/

http://www.arletesantos.com.br/

FOLIA EM GARANHUNS: Bloco Piriguetes anima Lacerdópolis e Vila do Quartel neste final de semana

O Bloco das Piriguetes, que em 2016 completa 5 anos, desfilará com toda sua irreverência pelas Vila do Quartel e Lacerdópolis nestes dias 30 e 31 de janeiro abrindo assim as atividades carnavalescas em Garanhuns.  A grande novidade é que a folia este ano ganhou mais um dia, começando no sábado e se encerrando no domingo. A concentração ocorre na Vila Lacerdópolis a partir das 14 horas e depois segue em direção à Vila do Quartel. CONFIRA ABAIXO AS ATRAÇÕES


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Programação do Gravatá Jazz Festival é divulgada; confira shows

Do G1

Foi divulgada na manhã desta terça-feira (26) a programação do Gravatá Jazz Festival. Entre as principais atrações estão Jards Macalé, Victor Biglione, Wanda Sá, Roberto Menescal e Toni Tornado; Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas) e Rodrigo Santos e Gutto Goffi (Barão Vermelho), em um tributo ao repertório blues de Cazuza; além de Jefferson Gonçalves (Blues Etc.), Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Igor Prado, Vasco Faé e Derico (Programa do Jô).Entre os nomes internacionais, estão: o trompetista nova-iorquino Mark Rapp, a cantora de blues inglesa Bex Marshall, a cantora de blues e soul africana Koko Jean Davis e do organista austríaco Raphael Wressnig.

Artistas pernambucanos também estão na lista. Haverá apresentações da Uptown Band, da veterana Contrabanda; dos guitarristas Luciano Magno (que tem como convidado Roberto Menescal, um dos criadores da bossa nova, e Sabrina Parlatore) e Wallace Seixas (que recebe o trompetista Buiú, do grupo Cidade Negra); da banda Allycats, do grupo Mr. Trio e do Dom Angelo Jazz Combo, que dividirá o palco com Mark Rapp. Os nomes completos podem ser conferidos no site da assessoria de imprensa do evento. http://verbo.com.br/site/gravata-e-a-nova-casa-do-maior-festival-de-jazz-de-pe/

De Gravatá, foram convidados os artistas Maurício Meneses, Guitasan Duo, Trimúrti e Hito Pereira. De Garanhuns, participarão a Street Jazz Band, Valvulados e Herick Faustino. Os shows acontecerão de 6 a 9 de fevereiro, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e no Parque da Cidade. O acesso é gratuito.

Programação completa
- Sábado (6) -
Noite
Rodrigo Santos (Ex-integrante do Barão Vermelho) e Banda + Guto Goffi (convidado especial)
Wanda Sá
Wallace Seixas Trio e Buiu
Jards Macalé e Victor Biglione

- Domingo (7) -
Tarde
Guitasan Duo
Caro Watson
Noite
Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas) + Jefferson Gonçalves
Koko Jean Davis
Igor Prado Band e Raphael Wressnig
Tony Tornado e Lab 75

- Segunda-feira (8) -
Tarde
Maurício Menezes
Trimúrt
Noite
Luciano Magno convida Robero Menescal e Sabrina Parlatore
Contrabanda
Allycats
Mr. Trio
- Terça-feira (9) -
Tarde
Valvulados
Vasco Faé
Carol Ribeiro
Noite
Derico/ Flavio Guimarães/ Uptown Blues Band
Artur Menezes convida Vasco Faé
Dom Ângelo Jazz Combo e Mark Rapp
Bex Marshal
Mardi Gras

Hospital Dom Moura já realiza cirurgias eletivas por vídeo em Garanhuns‏‎


O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, é dos primeiros do interior do Nordeste a oferecer cirurgias por videolaparoscopia na Rede SUS. Desde outubro do ano passado, os pacientes dos 21 municípios que fazem parte da Regional de Saúde já contam com cirurgias eletivas. Segundo o diretor do hospital, Luiz Melo, atualmente estão sendo realizados procedimentos nas áreas de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e urologia. Procedimentos como colecistectomia, que é a cirurgia de cálculo na vesícula, que tem uma elevada demanda, vem sendo realizada de forma convencional e por videolaparoscopia, e em breve estarão sendo realizadas as ressecções transuretrais da próstata, que são as cirurgias por vídeo para próstata aumentada de volume. A previsão inicial é realizar em torno de 40 cirurgias mensais.

"O benefício é regional, principalmente nas áreas de alta e média complexidade, já que os municípios podem realizar os procedimentos da baixa complexidade. O Hospital Dom Moura oferece as cirurgias de urgência e emergência, e precisávamos adequar a estrutura para iniciar as cirurgias eletivas, desde a recepção ao pós-operatório, com adequação de leitos. Trata-se de um grande avanço para a saúde regional. Com o equipamento de vídeo, somos o primeiro hospital da Rede SUS na região com esta opção." - Afirma Luiz Melo.

O Hospital Dom Moura passou por grandes transformações nos últimos anos, tanto em sua estrutura quanto na oferta de profissionais. Foram reformadas as Emergências, UTI e Bloco Cirúrgico, além de outros investimentos realizados pela Secretaria Estadual de Saúde, e estes soma-se agora o equipamento videolaparoscópico.

FLUXO DO PACIENTE PARA CIRURGIA

Dr. Alysson Amaury, cirurgião geral e do aparelho digestivo, afirma que foi criado na rede SUS um fluxo para o paciente, onde o mesmo é encaminhado pelo médico do PSF à secretaria de saúde municipal, sendo direcionado ao ambulatório de cirurgia através da central de regulação da V GERES. Uma vez avaliado ambulatorialmente pelo especialista, são realizados exames complementares e agendada a cirurgia. O paciente é operado, acompanhado na enfermaria e posteriormente no ambulatório de regresso, recebendo alta e redirecionado a unidade de saúde básica de origem.

Segundo dr. Alysson, a cirurgia videolaparoscópica apresenta uma série de vantagens ao paciente: Menor tempo de internação, tempo de recuperação mais rápido com retorno precoce as atividades profissionais, menores riscos de complicações e esteticamente melhor, uma vez que não há necessidade de grandes cortes.

HOSPITAL-ESCOLA PARA A UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

O início das cirurgias eletivas é uma conquista também da Universidade de Pernambuco, através da reitoria, junto ao hospital e à Secretaria de Saúde do Estado, possibilitando aulas práticas para os estudantes de medicina nestes procedimentos, desde a recepção no ambulatório, ao acompanhamento das consultas, realização de exames, pré-operatório, cirurgia e pós-operatório, até o retorno ao ambulatório para avaliação médica dos especialistas.

A realização de cirurgias eletivas é mais um passo para o Dom Moura se tornar um Hospital Escola, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes principalmente da UPE Garanhuns. Alunos de três períodos já estão acompanhando cirurgias nas áreas de Urologia, Ortopedia (traumatologia), Aparelho Digestivo e Cirurgia Geral.

EQUIPES PROFISSIONAIS

Segundo a enfermeira-chefe do HRDM, Lara Vanessa, as cirurgias eletivas no bloco cirúrgico contam com profissionais em várias áreas. Médicos; Dr. Alysson Amaury - Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo, Dra. Cínthia Sarmento - Cirurgiã Geral e do Aparelho Digestivo, Dr. Marcos André - Urologista, Dr. Guilherme Agra - Urologista, Dr. Fabiano Pontes - Urologista, dois médicos-anestesistas, e além destes, enfermeira-gerente, enfermeiros-plantonistas, instrumentadores, técnicos de enfermagem, técnico da sala de recuperação e pós-anestésico. Os estudantes de medicina da UPE acompanham todos os procedimentos.


Para saber mais:
HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA
Diretor: Dr. Luís R. Melo (87) 3761.8101

Falta de medicamentos na rede pública preocupa moradores de Garanhuns


Da Rádio Jornal

 Desde 2014, pacientes diabéticos de Garanhuns, no Agreste do estado, reclamam da falta de insulina e seringas, necessários para o tratamento de algumas formas da doença. O Governo do estado emitiu duas notas oficiais informando que o problema seria resolvido mas até agora, segundo os pacientes, nada foi feito. De acordo com os pacientes, outros medicamentos também estão em falta na cidade. Sobre estes, o Governo afirmou que nenhuma empresa entrou com processo licitatório, portanto não há prazo para regularização. Nesta segunda-feira (25), o Governo de Pernambuco emitiu uma nova nota, informando que o problema da falta de insulina e seringas seria resolvido nos próximos dias. Os pacientes reclamam que alguns medicamentos chegam a custar R$ 800 e que não podem ficar sem utilizá-los. Duas pessoas procuraram a Rádio Jornal Garanhuns, informando que, em Recife, os remédios são entregues pela farmácia do Governo do estado e que os mesmos estão em falta em Garanhuns.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Vereador Sivaldo Albino avalia passagem de Rosa Quidute pelo comando da Prefeitura de Garanhuns; CONFIRA NOTA ENVIADA PELO PARLAMENTAR


Recebemos da assessoria de imprensa do vereador Sivaldo Albino a seguinte mensagem atribuída a ele por ocasião da passagem de Rosa Quidute pela titularidade do Governo Municipal de Garanhuns

Acompanhei a passagem da Vice Prefeita Rosa Quidute durante 17 dias no comando da Prefeitura de Garanhuns, a qual deve ser parabenizada pela coragem de realizar os atos em benefício da população, principalmente na convocação dos concursados.

Mesmo tendo a omissão de alguns Secretários que tentaram impedir seus atos, a Prefeita em exercício Rosa Quidute convocou 59 pessoas aprovadas no concurso, numa forma de reconhecimento e dignidade para com aqueles que se esforçaram para está no serviço público. Diferente da atitude do senhor Prefeito Izaias Régis que chegou a atender de forma grosseira alguns concursados que estiveram no Chalé Recepções no final do ano passado cobrando do mesmo a convocação dos aprovados.

O Prefeito ao chegar de sua viagem informou que iria corrigir as Portarias assinadas por Rosa Quidute, uma vez que as mesmas apresentavam erros administrativos, mesmo sem informar quais são os erros administrativos, o que causa  estranheza, afinal a portaria assinada por ele no final do ano e por Rosa este ano basicamente são idênticas, apenas alteradas os cargos e os números de convocados. Talvez pela frase  que chegou a dizer em entrevista na Rádio “Eu sou o prefeito, eu realizei o concurso e serei eu a convocar os candidatos aprovados” mostre o seu jeito de tenta tratar Garanhuns, como se fosse seu, e de fato Garanhuns não tem dono !

Quero parabenizar a vice Prefeita Rosa Quidute por sua postura simples e humilde na forma de tratar e tentar resolver os anseios do povo de Garanhuns, e graças a sua atitude o Prefeito convocou mais 127 concursados. Espero agora, que ele possa convocar os da área de saúde !


Assessoria de Imprensa

Vereadora visita área de risco na Liberdade, em Garanhuns, e pede solução para problemas causados pelas chuvas


A Vereadora Nelma Carvalho esteve visitando a entrada da Liberdade na sexta feira 15 de janeiro para verificar os estragos feitos pelas chuvas fortes que caíram em Garanhuns no último dia 14/01 (quinta feira). Os moradores  do início daquela comunidade foram bastantes prejudicados, os imóveis foram inundados e vários moradores tiveram seus móveis invadidos pelas águas.

Esse problema já foi alertado pela Vereadora Nelma Carvalho há tempos atrás. Nelma esteve acompanhada com o Prefeito e Secretários na tentativa de solucionar os problemas. Alguns problemas foram resolvidos, a exemplo das galerias em frente a Escola Amélia Maria, como também foi refeito o calçamento existente na frente das casas, e ficou acordado que a passagem da água que desce para voçoroca teria que ser aumentada, mas mesmo com a promessa que até setembro de 2015 iria ser construído uma nova abertura nada foi resolvido, e os moradores ficaram no prejuízo.   

Tenho reivindicado varias melhorias para comunidade da Liberdade, inclusive a Prefeitura anunciou que a Rua da Liberdade será contemplada com recapeamento asfaltico, seria importante que a Prefeitura utilizasse esse momento em que a comunidade vai está em obras e resolva esse antigo problema que tem causado vários transtornos aqueles moradores. 

Assessoria de imprensa da Vereadora Nelma Carvalho

MPF/PE consegue fornecimento de medicamento à base de canabidiol a criança de Garanhuns com epilepsia


A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns (PE), a Justiça Federal concedeu decisão, em caráter liminar, determinando o fornecimento do remédio importado Hemp Oil (medicamento à base de canabidiol), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente beneficiado é uma criança de oito anos, que segundo o portal G1 também é de Garanhuns,  e tem Síndrome de West, um tipo raro de epilepsia, e paralisia cerebral.

Segundo laudo médico analisado pelo MPF, a criança sofre, em média, 15 convulsões por dia. O paciente já tomou vários medicamentos disponíveis no país para controlar as crises, porém, não houve melhora no quadro clínico. Em decorrência das quedas frequentes, ele apresenta ferimentos na boca e na testa e, para evitar danos mais graves, usa capacete diariamente. O documento também menciona, com base em estudos científicos, que o canabidiol é eficaz no tratamento de epilepsia e seria uma alternativa para melhorar a qualidade de vida da criança.

Diante da necessidade urgente e da indisponibilidade do remédio na rede pública de saúde, a mãe da criança requereu a liberação para importação do medicamento Hemp Oil, que foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em setembro do ano passado. Porém, o custo do tratamento ficaria em torno de R$ 33 mil por ano, valor inviável para família.

O Estado Pernambuco e a União foram condenados a fornecer, no prazo de trinta dias, o remédio Hemp Oil ao paciente, sob pena de multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento. Se houver dificuldade na importação do medicamento pelo governo, devidamente comprovado, a União e o Estado de Pernambuco terão a opção de depositar, em conta judicial, a quantia necessária para aquisição dos medicamentos correspondentes aos dois primeiros meses.

O MPF deverá posteriormente apresentar à Justiça relatório médico demonstrando a evolução da doença e o quadro clínico do paciente. O objetivo é permitir a análise comparativa do estado da criança antes e após o início do tratamento.

Processo nº 0800366-19.2015.4.05.8305 – 23ª Vara Federal em Pernambuco

AESGA abre inscrições para curso de pré-vestibular gratuito em Garanhuns


De hoje, 25, até a próxima quarta-feira, 27, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA abre novas inscrições para interessados no Programa Pré-Vestibular Cidadão da Instituição, que oferece aos jovens oriundos de Escolas Públicas do Município, um ensino gratuito de qualidade, facilitando assim a sua aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e nos vestibulares de Garanhuns e Região.

Segundo informações do coordenador do Projeto, professor Ornilo Lundgren, estão disponíveis vagas para o turno vespertino e noturno. No ato da inscrição o candidato deverá estar munido de cópia de documentos pessoais como RG, CPF, Certidão de nascimento, Comprovante de residência atual, duas fotos 3x4 e cópia da Ficha 19 ou declaração de conclusão do ensino médio em Escola pública, além de 2 kg de alimentos, não perecíveis, que serão doados a instituições carentes da Cidade.

As inscrições estão sendo realizadas na Coordenação de Extensão da AESGA, no horário das 14h 30min às 17h 30min. O resultado da seleção será divulgado no dia 3 de fevereiro.

Serviços: Mais informações poderão ser obtidas no site www.aesga.edu.br ou do telefone (87) 3761-1596/Ramal 202.

Por 6 votos a 3, Câmara Municipal segue orientação do TCE e rejeita contas de prefeito de Brejão

O prefeito de Brejão, Ronaldo Ferreira, não poderá ser candidato à reeleição. A Câmara de Vereadores do município seguiu recomendação do Tribunal de Contas do Estado, e por seis votos a três, rejeitou as contas do prefeito referentes ao ano de 2013. O problema maior teria sido o investimento menor que o previsto em lei na educação no município. A reunião na Câmara Municipal aconteceu nesta sexta-feira (22), e segundo informações foi bastante tensa.

Com informações do blog de Ronaldo César http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/

GARANHUNS VIOLENTO: Dupla desconhecida tenta matar marceneiro com tiro de espingarda de grosso calibre em serraria do Manoel Shel


A segunda começou com o registro de uma tentativa de homicídio em Garanhuns. Foi em uma serraria na Rua Nova Terra, no bairro Manoel Xéu. De acordo com informações do blog de Arlete Santos, a vítima é o marceneiro Jonathan Benjamin Siqueira, de 34 anos. Ele estava exercendo seu ofício em uma serraria quando foi alvejado por um tiro de espingarda de grosso calibre na região do tórax. Os suspeitos não foram identificados e conseguiram fugir. Testemunhas disseram à PM que eles estavam em uma moto, mas a placa não foi anotada. A vítima foi socorrida pelos Bombeiros ao Hospital Regional Dom Moura e encontra-se internado.

Com informações de Arlete Santos http://www.arletesantos.com.br/

Duas pessoas são assassinadas a tiros em bar da zona rural de Capoeiras


Dois homens foram assassinados por volta da meia e meia desta segunda, 25 de janeiro, em um bar da zona rural de Capoeiras. O crime ocorreu no sítio Lagoa do Mato.  As duas vítimas estavam no bar quando dois elementos desconhecidos chegaram em um carro branco, separaram os dois do restante dos frequentadores do estabelecimento e, executaram Cícero José dos Santos,  28 anos, morador do Sítio Lagoa do Mato, e  Manoel Elias dos Santos, residente no Sítio Riacho do Meio, também em Capoeiras. Cícero teve morte instantânea. Manoel ainda foi socorrido, mas não resistiu e faleceu antes de chegar ao hospital. Os assassinos fugiram. A Polícia Militar e a Civil compareceu ao local para as providências de praxe. Esta última abrirá um inquérito e dará início as investigações para prender os homicidas e esclarecer as motivações para o bárbaro crime. Os corpos foram encaminhados ao IML em Caruaru.


PM prende quadrilha de assaltantes em Garanhuns


Homens do 9º BPM tiraram de circulação na noite deste domingo, 24 de janeiro, uma quadrilha de assaltantes que foi flagrada praticando roubo se utilizando de uma faca-peixeira. A PM chegou ao grupo após receber uma chamada de assalto ocorrido no bairro Aluísio Pinto por volta das 20h15min  de ontem.  A informação era de que quatro indivíduos em um veículo Corsa Classic de cor prata utilizou-se de uma faca para praticar assalto a um transeunte. A Polícia Militar, de posse das características do veículo, caiu em campo e, em em uma ação coordenada e exitosa, conseguiu interceptar o Corsa próximo a Rua Capitão Pedro Rodrigues e prender os seguintes suspeitos. 1- GEISON DANTAS SANTOS, 19 anos, residente na rua dos Palmares, n 200, Jardim Petrópolis, Garanhuns. Ele era o motorista do veículo; 2- YELISON ALVES, 19 anos, residente na rua Brás Cubas, n 281, Jardim Petrópolis, Garanhuns" 3- ANDERSON OLIVEIRA DA SILVA, 19 anos, residente na rua Santa Quitéria, n 208, Heliópolis; 4- RILDO DA SILVA SANTOS, 19 anos, residente na rua Mauro Souza Lima, n 565, Heliópolis, Garanhuns. O material roubado e a arma utilizada nos assaltos também foram recuperados. A vítima reconheceu os elementos e representou contra o grupo na DP. Os mesmos foram autuados por associação criminosa e enviados a uma unidade do sistema prisional. Ainda segundo a vítima, o indivíduo que estava com a arma usava uma flanela no rosto para não ser reconhecido.








PM apreende pick-up clonada em Garanhuns



A PM apreendeu um veículo clonado em uma abordagem de rotina na tarde deste domingo,  24/01/2016, na Av Deolinda Silvestre, nas proximidade da Cohab 2.  Segundo informações, trata-se de uma Strada de cor vermelha, placa EXE 5620/SP. Dias atrás, JOÃO ALVES PEREIRA REIS, residente na cidade de Taboão da Serra- SP, entrou em contato com a central do 9° BPM  informado que estava recebendo várias multas das cidades de Quipapá e Garanhuns e que possivelmente se tratava de um veículo clonado. O veículo foi conduzido junto com seu  condutor até a delegacia regional de Garanhuns, onde a autoridade policial informou que vai solicitar perícia no citado veículo.

ARTIGO:Ivan Rodrigues comenta sobre situação da saúde em Garanhuns

A SAÚDE EM GARANHUNS


Por Ivan Rodrigues

A propósito de uma entrevista do Secretário Adjunto da Saúde de Garanhuns, em resposta a declarações de um médico do Hospital D. Moura, gostaria de comentá-la sem entrar no mérito da questão, não só por não ser especialista no ramo, como por reconhecer que a questão da saúde é um grave problema no Brasil inteiro decorrente de deficiências estruturais muito sérias.

A imprensa nacional nos dá notícia do fechamento de hospitais no Rio de Janeiro e de estarrecedora informação do Município do Rio de Janeiro emprestando dinheiro ao Estado do Rio de Janeiro para acudir a combalida saúde naquele Estado.
Ninguém assume nem quer resolver, o terrível problema de saúde pública causado em grande parte pelos acidentes de moto que, pelo menos em nosso Estado, arrebentaram a estrutura de emergência em saúde, ocupando sistematicamente cerca de 60% dos atendimentos dos leitos de emergência, sem contar que a permanência em recuperação dos pacientes acidentados é mais longa do que os pacientes comuns.

Ninguém ousa contrariar a produção e venda de motos, os consertos, a venda de sobressalentes, a geração de empregos e os sonhos de consumo da classe D emergente que, ao conseguir o primeiro emprego, compromete logo o primeiro salário para comprar uma “cinquentinha” com prestações mensais de cem reais. Para isso, foi tida como positiva a implantação da fábrica Shineray em Pernambuco que vai jogar nas ruas todo mês 20.000 motos novas! Positiva pela economia e fatídica pela saúde!

Da mesma forma, ninguém quer gastar com qualificação, reciclagem e treinamento dos motoqueiros e, o que é mais grave, ninguém quer assumir o desgaste político da repressão às transgressões, indisciplinas e verdadeira delinquência de uma boa parte deles.

Lembro que na campanha política de 2006, Eduardo Campos foi criticado quando prometeu três novos hospitais na Região Metropolitana, considerados pelos opositores como desnecessários; os construiu e estão funcionando com plena capacidade, além de 12 UPA’s, e quase nada aliviou as emergências dos hospitais existentes. Nas cidades de porte médio, as motos viraram sucedâneos do transporte coletivo e dos taxis e até na zona rural substituíram o cavalo para tanger boiada.
Procurem as estatísticas alarmantes do Hospital D. Moura, quanto a acidentados de motos, sem contar os que são transferidos para outros centros hospitalares e os que passam direto para os necrotérios. Conclui-se, na verdade, que o problema de saúde no Brasil é muito mais complexo do que parece, quando se discute apenas aporte de verbas, conduta de servidores da saúde, carência de equipamentos, etc. esquecendo a crescente e assustadora produção de acidentados em escala geométrica (evitáveis, em parte, por providências preventivas).

Lembraria ao prezado Secretário Adjunto da Saúde apenas umas pequenas observações de natureza genérica sem discutir questões de natureza técnica que eu não entendo, a saber:

a)      Quando ele diz que “a Secretaria de Saúde de Garanhuns está bem estruturada e atende diariamente, quatro mil pacientes” esquece que esse excepcional atendimento de sua Secretaria representaria um atendimento mensal em torno de 100.000 pessoas que equivaleríam, na prática, a cerca de 80 (oitenta por cento) da população do Município. É apenas uma simples questão aritmética: não acha  um pouco de exagero afirmar que os 36 Postos de Saúde do Município atendem todo mês cerca de 80 (oitenta por cento) da população de Garanhuns? Mesmo admitindo a hipótese absurda de toda população de Garanhuns ser ou estar doente, o que restaria para ser atendido pelos Hospitais Dom Moura, UPAE, Infantil, Perpétuo Socorro e de outros órgãos que também atendem SUS, além de planos de saúde e particulares? Pelos índices estatísticos, significa que cada cidadão de Garanhuns é atendido em rodízio oito vezes por ano nos Postos de Saúde Municipais ?

b)      Quando ele “lembrou que aos sábados as Unidades Municipais de Saúde estão fechadas”, pode-se inferir que essas Unidades funcionam apenas durante os dias úteis? Se verdadeira, essa circunstância faz-me lembrar do meu tempo de Presidente da Cilpe, quando me defrontei com um problema criado por uma Usina de Leite concorrente ao recusar o recebimento de leite dos seus fornecedores, nos fins de semana, sob o pretexto de que não vendiam leite aos consumidores nesse período. Lembrando a famosa tirada do simplório e genial Garrincha, simplesmente perguntei: E COMBINARAM ISSO COM AS VACAS ? Por isso ousaria fazer ao caro Secretario de Saúde Adjunto a mesma pergunta: E COMBINARAM COM OS PACIENTES PARA NÃO ADOECEREM DURANTE OS FINS DE SEMANA? E COMBINARAM, TAMBÉM, COM OS MICRÓBIOS, COM OS BACILOS, COM OS VIRUS PARA NÃO ATACAREM E COM OS INFORTÚNIOS PARA NÃO OCORREREM NESSES PERÍODOS?

Entendo que a população necessita, ainda, de uma melhor informação, sobre o adiamento da implantação da UPA prevista para junho de 2016 e que segundo o prezado Secretário Adjunto Harley Davidson somente ocorrerá em 2017, sem esclarecer as razões técnicas, financeiras ou operacionais dessa protelação.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Mulher tenta matar outra com facão no bairro Heliópolis em Garanhuns

Agressora

Uma mulher foi ferida com um golpe de facão na cabeça em uma tentativa de homicídio registrada pela PM na noite deste domingo, 24 de janeiro de 2015. Segundo o relato policial. Vítima e agressora se agrediram mutuamente em via pública na Avenida Santa Rosa, bairro Heliópolis, próximo ao Mercado de Zuza. M. A. F. S, 16 anos foi ferida na cabeça com um golpe de facão por Juliana Ferreira de Barros, residente na Avenida Santa Rosa, em Garanhuns. O motivo, segundo as próprias envolvidas seria um atrito antigo entre elas e que hoje chegou às vias de fato. Juliana foi autuada em flagrante pelo crime de lesão corporal. A adolescente foi socorrida por populares até o Dom Moura e não corre risco de morte.




Carro tomado de assalto na Rua Frei Caneca e briga com lesão corporal e tiro no Magano marcam as ocorrências policiais em Garanhuns neste sábado, 23 de janeiro.

Garanhuns teve um sábado, 23 de janeiro, aparentemente tranquilo no setor policial sem o registro de ocorrências de grande porte.  Porém, duas ocorrências, no Magano e na Rua Frei Caneca deu trabalho à PM. Confira abaixo

BRIGA, LESÃO CORPORAL E TIRO EM RESIDÊNCIA DO BAIRRO DO MAGANO

Uma luta corporal deixou dois indivíduos feridos na manhã de ontem, 23/01, em Garanhuns. A confusão foi gerada em uma residência da Rua Carmem Miranda, no Magano. No endereço, reside o Ferreiro Paulo Jeferson Silvestre de Melo, de 21 anos. Ele disse que estava em casa quando um homem conhecido como Renato teria chegado e invadido o local para tentar matá-lo. Ainda segundo o relato de Paulo, Renato estava armado e ainda teria disparado em sua direção errando o alvo. Como que por instinto, e em uma reação que segundo ele foi de legítima defesa, Paulo pegou um facão e feriu Renato que fugiu em seguida. A reação da, antes vítima a levou a condição de agressor. Desta forma ele foi detido e conduzido à delegacia de plantão. Os motivos que levaram à agressão mútua não foi revelado pela PM. 


MULHER TEM CARRO TOMADO DE ASSALTO EM GARANHUNS, MAS PM RECUPERA EM SEGUIDA
Uma senhora residente na Rua Frei Caneca, Heliópolis, foi vítima de um assalto à mão armada na tarde deste sábado em Garanhuns. Ela teve seu carro, um Grand Siena de cor branca placas PEV 4199/PE. Segundo relato da vítima, esta chegava em casa quando foi abordada por um indivíduo que, armado, anunciou o assalto, tomou-lhe as chaves e fugiu em seguida. A PM foi acionada e entrou em ação. Na BR-423, próximo a São Pedro, os homens da lei localizaram o carro e o criminoso que, ao ver a maciça presença policial, abandonou o veículo se embrenhando no mato. Apesar das cirúrgicas diligências, o assaltante conseguiu fugir, mas o carro foi recuperado e entregue à dona.

sábado, 23 de janeiro de 2016

SERÁ QUARTA, 03 DE FEVEREIRO: Troça "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé" desfilará em Garanhuns pelo 3º ano consecutivo


A primeira troça carnavalesca científica brasileira denominada "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé" que neste ano passado comemorou uma década de fundação irá pelo terceiro ano consecutivo desfilar nas prévias carnavalescas em Garanhuns na tarde quarta-feira (03 de fevereiro) que antecede o carnaval através da articulação entre: A.P. Produções; BLOGATIVO; Coordenação dos Projetos Projovem Urbano do Agreste Meridional e Travessia; Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG; e Espaço Ciência; e. Apoiados por: Secretarias de Cultura e Comunicação de Garanhuns; e Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano.

 A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos.

No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Nos anos anteriores, há cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas. Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano em 2014 como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica. Pelo terceiro ano consecutivo, irá desfilar nas ruas de Garanhuns na quarta-feira que antecede o carnaval. Tendo a particularidade do desfile da troça deste ano ser exclusivo apenas na cidade de Garanhuns. Tradicionalmente durante o desfile da troça acontece o lançamento estadual da data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que terá como tema: “Ciência alimentando o Brasil”.

 A prévia carnavalesca terá a concentração marcada a partir das 15h no Parque Euclides Dourado (mais conhecido como Parque dos Eucaliptos) para o desfile pelas ruas, culminando no Espaço Colunata com muito frevo, animação, bonecos gigantes cientistas, segurança e Orquestra Manoel Rabelo. Você é convidado a fazer parte desta festa cultural!! Traga seus familiares, vista sua fantasia e venha fazer parte desta diversão!!!

Assaltantes roubam 15 mil reais de casa lotérica em Saloá, diz polícia


Dois elementos não identificados assaltaram uma casa lotérica na Praça São Vicente, centro de Saloá. A abordagem criminosa se deu por volta das 16h00min desta sexta, 22 de janeiro. A dupla chegou ao estabelecimento comercial em uma moto de dados não anotado. De acordo com informações da polícia, um dos ladrões entrou normalmente na lotérica e, armado com um revólver, anunciou o assalto roubando a quantia de R$ 15.000,00 (quinze mil) reais em espécie. Após o ato ousado, os dois fugiram com destino ignorado. A PM fez buscas, mas nada de localizar os assaltantes.  O proprietário da lotérica prestou uma queixa na DP entregou a filmagem de câmera de segurança à polícia.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

UM SONHO DE LIBERDADE:Presos retiram chuveiro, fazem buraco, e tentam fugir da Cadeia Pública de Saloá


A Polícia detectou na manhã desta sexta, 22 de janeiro,  um buraco por onde presos pretendiam fugir da Cadeia Pública de Saloá . A informação é da PM.  Agentes penitenciários detectaram o furo já com um diâmetro considerável na cela nº 05.  Os detentos retiraram o chuveiro e abriram o buraco no teto. O plano só não deu certo porque a artimanha foi detectada a tempo. Os presos  da referida cela  foram remanejados para outras na mesma cadeia. Uma revista foi realizada em todo o complexo.  O juiz de direito da cidade, Dr Rômulo,foi cientificado da situação e ficou de providenciar a transferência dos detentos da cela nº 05. A atrapalhada tentativa de fuga lembra um pouco, só um pouco o que se passou no filme hollywoodiano Um Sonho de Liberdade, onde um advogado passa 22 anos preso e foge após passar 20 anos cavando um túnel com uma pequena picareta de mão.


 A cadeia pública de Saloá apresenta uma lotação de 65 detentos, porém, a capacidade máxima é de 42 pessoas. Esse quantitativo se dá em virtude de a Polícia civil ainda encaminhar presos que estão sendo autuados em flagrante de diversos locais para a cadeia de Saloá, pelo fato da desativação temporária da Cadeia de Garanhuns.

Conselho Tutelar de Garanhuns realiza média de 20 atendimentos ao dia


Garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. Esse é o principal objetivo do Conselho Tutelar. Em Garanhuns, o órgão realiza aproximadamente 20 atendimentos por dia. O Conselho acompanha as crianças e adolescentes e decide, em conjunto, sobre qual a medida de proteção que deve ser tomada em cada caso. O Conselho Tutelar possui autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a qualquer outro órgão estatal, porém é associado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Se alguém considera que o direito de alguma criança ou adolescente está sendo violado, deve entrar em contato com o Conselho Tutelar, na própria sede ou por meio de telefone. Nesta primeira etapa de atendimento, a recepcionista do órgão irá receber as informações e detalhes sobre a denúncia. Ao apurar a informação, a recepcionista repassa a denúncia para o conselheiro que estiver no atendimento externo - em casos que sejam necessário ir ao local. Se não for necessário o deslocamento, o conselheiro que estiver na sede recebe a denúncia e entra em contato com a pessoa denunciante para que ela vá até o Conselho.

Ao ter acesso a denúncia, o conselheiro notifica os responsáveis pela violação do direito da criança e faz o atendimento e a ouvida das partes denunciadas. A partir do que é verificado nessa etapa, o conselheiro tomará as medidas cabíveis, junto aos órgãos competentes, de acordo com a necessidade de cada caso. A autonomia do conselheiro funcional não é absoluta. Em relação às decisões, estas devem ser tomadas de forma conjunta por, no mínimo, três conselheiros.

O conselho é formado por cinco membros, eleitos pela comunidade. Os conselheiros tutelares de Garanhuns, empossados no dia 10 deste mês, são: Genoveva Alves; Samuel Vitorino; Ricardo de Souza; Socorro Carvalho e Stoni Costa, respectivamente, de acordo com a ordem classificatória da eleição. De segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde, alguns conselheiros trabalham no atendimento interno e outros realizando visitas. No período noturno, um conselheiro fica de plantão. Aos sábados e domingos, um conselheiro estará de plantão em cada um desses dias.

De acordo com os conselheiros de Garanhuns, as principais denúncias recebidas são em relação a situações de maus tratos, abandono, violência sexual, solicitação de registro de identidade, vagas em escolas e demais encaminhamentos cabíveis, como à Vara da Infância, por exemplo, de acordo com a necessidade de cada um. O Conselho Tutelar atua em situações que envolvam crianças de 0 a 12 anos de idade incompletos e adolescentes entre 12 e 18 anos de idade incompletos. Além das ações tomadas nas situações de risco, o Conselho Tutelar também promove atividades preventivas, por meio de palestras, discussões, reflexões e debates.

A atual presidente do Conselho Tutelar de Garanhuns, Genoveva Alves, fala sobre a atuação do órgão no município. “Os conselheiros que entraram agora estão com muita vontade de trabalhar, de aprender. Estão atendendo muito bem. As pessoas que acionam o conselho sempre saem satisfeitos, pois são bem atendidos. E é positivo ter esse retorno da população, pois sabemos que esse atendimento, essa interferência que nós promovemos em cada caso que chega para nós é de fundamental importância para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam sendo respeitadas”, afirma Genoveva.

Qualquer cidadão de Garanhuns e dos distritos de São Pedro, Miracica e Iratama, que considerarem que qualquer que seja o direito de uma criança ou adolescente que esteja sendo infringido, deve acionar o Conselho Tutelar por meio do telefone (87) 3762-7056 ou por meio do celular 9 8137-2394 (OI). Se o denunciante preferir pode ir diretamente a sede, localizada na rua Siqueira Campos, n°49, no Centro da cidade. A sede funciona das 8h às 18h, porém haverá um conselheiro de plantão 24h por dia, todos os dias da semana. Ao ser acionado, os profissionais irão ao local, identificam a denúncia e irão representar a criança ou o adolescente diante de outros órgãos.

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Cultura divulga programação oficial do “Carnaval de Garanhuns 2016”


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura divulgou nesta sexta, 22 de janeiro, a programação oficial do “Carnaval de Garanhuns 2016”. O evento será realizado no período de 06 a 09 de março, nos bairros Magano e Boa Vista. Além disso, antes da tradicional festa de rua, a Prefeitura de Garanhuns entra com apoio logístico ao “Desfile das Virgens”. O tradicional desfile abre os festejos carnavalescos na sexta-feira, dia 05 de fevereiro, com concentração em frente ao restaurante Chez Pascal, a partir das 19h, saindo o trio elétrico da avenida Rui Barbosa em direção a Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Segundo publicação colocada no blog de Carlos Eugênio. A animação dos foliões ficará a cargo do conhecido Trio da Huana.

De acordo com a secretária de Cultura, Cirlene Leite, a principal característica do Carnaval de Garanhuns é a diversidade cultural. “Nós buscamos preservar a diversidade cultural no nosso evento. Frevo, samba, axé, maracatu, entre outros estilos, poderão ser prestigiados durante os quatro dias de festa. Esse é um evento muito importante para o Governo Municipal, uma vez que foi resgatado na gestão atual no ano de 2014”, disse.

No bairro Magano, os desfiles e cortejos terão concentração na Praça Campos Sales em direção ao palco principal, montado em frente à Igreja Santa Terezinha, localizada na avenida Sátiro Ivo. Já na Boa Vista, a concentração será na praça em frente à sorveteria Doce Mel, em direção ao palco na Praça Campos Sales.

Segue, abaixo, a programação completa do “Carnaval de Garanhuns 2016”:

SÁBADO (06) - MAGANO (14h às 18h)
- Show Evaristo e Banda
- Desfile Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha
- Banda Astúcia do Samba

DOMINGO (07) - MAGANO (12h às 18h)
- Desfile apresentação do Projeto Batuque
- G.S. FrevOrquestra/S. João
- Desfile Bloco dos CRAS (Garanhuns e Iati)
- Desfile Bonecos Gigantes de Venturosa
- Show Banda Makette Brasil

SEGUNDA-FEIRA (08) - BOA VISTA (12h às 19h)
- Orquestra-Bloco Boneco Doido – desfile e apresentação
- Maracatu Estrela Nascente/Correntes
- Desfile Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha
- Bloco Lírico “Damas e Valetes de Olinda”
- Show Belinha Lisboa

TERÇA-FEIRA (09) - BOA VISTA (12h às 19h)
- Marcelo Francisco – “Netinho em Qualquer Estação” Show Tributo
- Boi Maracatu e a Cobra da Bixiga Lixa/Arcoverde
- Orquestra O Bloco Lírico / Desfile do Bloco do CRAS (Garanhuns e Iati)
- Show Kiara Ribeiro

Animação e apresentação dos palcos, Priscilla das Virgens de Garanhuns.
Arte: Divaci Souza

Assessoria de Imprensa

Ivan Rodrigues comenta sobre preservação de prédios históricos em Garanhuns

ARTIGO ESCRITO POR IVAN RODRIGUES

A propósito de um bom debate levantado no Facebook, sobre a demolição do “castelinho” de Dr. Rubem, dirigi um comentário aos amigos Antônio Ricardo e Wanderley, ajudando com minha memória a esclarecer algumas dúvidas e, ao mesmo tempo, suscitar uma questão fundamental para o resgate da História de Garanhuns:

“Vocês estão certos quanto as observações sobre a natureza e reconhecimento da importância de certos prédios e logradouros, tidos como históricos e marcantes. Faz-se necessário um processo legal para esse reconhecimento.

Quanto ao "antigo Forum" da Dantas Barreto, ele ainda está lá e não tem nada de histórico. Vocês, na verdade, estão falando do prédio que abrigou as Mercedárias por algum tempo, depois o Colégio Meridional e hoje é um estacionamento. No meu tempo de menino - e bote tempo nisso - abrigou o Hotel Mota e lembrem que sou um aldeão da Rua Dantas Barreto onde me criei.

Lamentável, mas existe um péssimo costume em nossa terra de assistir os malfeitos sem reclamar e, somente muito tempo depois, é que vem o lamento e a constatação da desgraça ocorrida. Porque esperar que as coisas aconteçam e depois, tardiamente, ficar buscando culpados ?

Somos todos responsáveis, queridos amigos, por conta de nossa passividade. A sabedoria popular diz que quando os bons se afastam pelo desencanto, os maus tomam conta de tudo pela perversidade.Porque não acender uma vela ao invés de reclamar da escuridão e somente fechar a porta depois da casa arrombada ?

Porque, ao invés da cômoda omissão, não assumir uma ação propositiva e concreta para, previamente, estabelecer critérios e pressupostos destinados à uma segura salvaguarda de imóveis a serem protegidos ? Já que o Poder Público não assume a proteção dos nossos monumentos, porque não exercitamos melhor a nossa cidadania, mediante a iniciativa de um movimento no sentido de promover um LEVANTAMENTO SÉRIO E FUNDAMENTADO de todos os prédios e áreas que, por sua importância na vida da cidade, exigiriam ser preservados ?

Mesmo sem consulta, duvido que não contássemos para isso com o apoio do Instituto Histórico de Garanhuns (aí companheiros!), da Seção local da OAB, da Academia de Letras, dos centenários Colégios de Garanhuns, das Lojas Maçônicas, dos Clubes de Serviços, dos Blogs de todas as tendências – com especial menção aos arquivos do amigo Anchieta Gueiros, e o Grupo “Fatos e Fotos Antigas” lideradas por Corina Valença; além de todos os cidadãos, enfim, com  as contribuições de seus registros familiares.Vamos fazer a nossa parte, para depois reclamar! Estou (meio) velho e cansado, mas pronto para a luta. Não é uma boa ideia e uma boa briga, valendo a pena encarar ?

Paróquia de São Sebastião convida a todos para posse do seu novo pároco


Chuvas de quinta e sexta em Garanhuns chegam a 25 milímetros


Choveu 25 milímetros em Garanhuns das 16 horas de ontem , 21 de janeiro, até o início da tarde desta sexta, 22. Os dados são da APAC ( Agência Pernambucana de Águas e Clima ). Algumas ruas e residências do município ficaram alagadas. Moradores da Travessa São João, localizada atrás da AGA, reclamam que sempre que há uma precipitação pluviométrica de maior intensidade como a de ontem e a do último dia 14, as casas daquela comunidade ficam alagadas causando diversos transtornos. Os moradores apelam ao Governo Municipal para que enviem uma equipe ao local para solucionar o problema que, segundo eles, tem como causa, galerias entupidas com tubulações antigas e de pouca vazão.

A previsão do tempo para este sábado prevê 50% de possibilidade de chuva em Garanhuns. Já a partir de domingo até o final da próxima semana, a previsão é de sol, com céu parcialmente nublado e pouca probabilidade de chuvas. As áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil de Garanhuns cujo telefone de contato é o (87) 3762.7059 – das 8h às 14h –, que direciona a solicitação para a equipe de Defesa Civil; em outros horários, o Corpo de Bombeiros pode ser chamado pelo 193.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger