sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Presidente e vice de associação de PMs de PE são presos por descumprir ordem judicial


O Presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Alberisson Carlos, e o vice da associação, Nadelson Leite, foram presos em flagrante nesta sexta-feira (9) por descumprirem ordem judicial que proibia bombeiros e policiais militares de se reunirem para discutir greve. A prisão aconteceu na Praça do Derby, na região central do Recife, durante discurso do presidente em um trio elétrico no local.

Após se reunirem na Praça do Derby, policiais e bombeiros militares seguiram caminhando em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado. Por volta das 19h, os manfiestantes permaneciam em frente ao local. Durante discurso no trio elétrico, em frente ao Palácio, os organizadores do ato asseguraram que não há greve, mas que vão manter operação-padrão.Segundo os organizadores, 12 mil pessoas participam do ato. A assessoria de imprensa da PM não repassou o número de manifestantes.

Os dois foram detidos por policiais da Companhia Indepentende de Operações Especiais (Cioe) e do Batalhão Especial em Policiamento Interior (Bepi). [Veja vídeo acima] O Comando da Polícia Militar informou, por meio de nota, que "estão sendo adotados os procedimentos legais e se a Justiça determinar, [os dois] serão encaminhados para o Creed [ Centro de Reeducação da PM]".

A assembleia dos policiais e bombeiros militares havia sido marcada na terça-feira (6). Eles anunciaram, na ocasião, que aguardariam até esta sexta uma posição do governo para a abertura da negociação salarial e também que entregariam os cargos de jornada extra, que são 7 mil vagas na PM.
“O governo está sendo intransigente. Ele não está sendo maduro para sentar na mesa de negociação com a gente. Está levando a coisa para o lado pessoal”, apontou Alberisson Carlos, antes de ser preso.

Em nota, o Governo de Pernambuco afirmou que "nunca se negou a negociar melhorias salariais para os policiais militares e os bombeiros militares" e que "não aceitará o desrespeito à hierarquia e a quebra do código disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar". 

Com bandeiras do estado de Pernambuco, policiais e bombeiros se concentraram na Praça do Derby vestem camisas com os dizeres “lutamos por valorização profissional” antes de sair em caminhada. Um trio elétrico foi estacionado no local e serviu de palco para os representantes das associações comentarem os passos do movimento.

“Nós somos trabalhadores da segurança pública. O que nós queremos são melhores aparelhamentos para trabalharmos e prestarmos um serviço melhor para a sociedade. Estamos buscando, a cima de tudo, o que a sociedade nos pede no dia a dia: que a gente dê melhor prestação de serviço”, completou Alberisson.

De acordo com o documento expedido pelo desembargador José Fernandes Lemos, o não cumprimento da decisão implica na multa de R$ 100 mil por parte das associações representativas. A liminar do desembargador foi expedida na noite da quarta-feira (7) e é direcionada a quatro associações que representam a categoria.De acordo com a Procuradoria Geral do estado, a decisão atende a um pedido apresentado pelo próprio órgão. Para o desembargador, a paralisação dos serviços, assim como a incitação à greve e à realização de reuniões com essa finalidade configuram crimes militares.

Forças Armadas
O presidente Michel Temer autorizou o emprego das Forças Armadas "para a garantia da lei e da ordem na Região Metropolitana do município do Recife, Estado de Pernambuco, no período das 18h do dia 9 de dezembro de 2016 até o dia 19 de dezembro de 2016". A autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9).Por telefone, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que as Forças Armadas só vão atuar caso seja necessário.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...