quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

SUGESTÃO EM ESTUDO: CMTT aprova uso de taxímetro para serviço de mototáxi em Garanhuns


Ainda em fase de discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília, a viabilidade da implantação do mototaxímetro em serviços de mototáxi no país pode ter Garanhuns como uma das primeiras cidades a adotar esse tipo de sistema. 

Em reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Garanhuns, no último dia 20 de dezembro, foi aprovada por unanimidade a sugestão de iniciativa dos próprios mototaxistas no sentido de implementar a novidade no município. Segundo a categoria, o uso do mototaxímetro, ajudaria a combater o transporte clandestino, além de evitar preços abusivos na cobrança de passagens, deixando o serviço oficial de Mototáxi em Garanhuns com mais credibilidade.

O primeiro mototaxímetro do país vem sendo desenvolvido há dois anos em uma parceria com o Inmetro. Ele funciona igual a um taxímetro comum.  Tem  bandeira 1  e 2 e é resistente à água.

"Cada um cobra um valor diferente. Com esse sistema, todo mundo pagaria o mesmo valor", disse uma passageira. De acordo com informações obtidas pelo blog junto ao Portal da Câmara Federal, se regularizado, o mototaxímetro terá um preço salgado, custando cerca de 900 reais.  "A ideia é boa, mas tem um custo e é muito caro", revelou um mototaxista ao blog V&C, que ainda não tinha tomado conhecimento da aprovação por parte do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Garanhuns. Outra sugestão aprovada pelo CMTT no último dia 20, foi a instalação de tendas nos pontos de mototáxi para proteger os mototaxistas de Garanhuns do sol e da chuva.

A legislação diz que compete ao município o controle, a fiscalização bem como o estabelecimento de tarifas. Mas em Garanhuns, como no resto do país, o mais comum é que o preço da corrida seja negociado verbalmente entre passageiro e mototáxi. Atualmente, cerca de 300 mototaxistas cadastrados rodam pelas ruas de Garanhuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...