segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Projeto Glaucoma deve atender 1.500 pessoas em Garanhuns



Mais 150 garanhuenses foram atendidos pelo Projeto Glaucoma na manhã desta segunda-feira (28) – iniciativa aberta, oficialmente, com a realização dos serviços na Unidade Básica de Saúde (UBS) Boa Vista, às 9h. O projeto é pioneiro entre os 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (V Geres) e beneficiará, inicialmente, mais de 1.500 pessoas. As atividades vêm sendo desenvolvidas desde o início deste mês e a proposta é que as atividades aconteçam em todas as 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns e no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PAC’s).

A execução do projeto é da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a empresa Oftalmo PE. “Nós já iniciamos essa busca ativa com os nossos agentes comunitários de saúde de cada área. Eles localizaram as pessoas que precisam desse atendimento. A partir dos procedimentos que eles fazem aqui, com equipamentos de última geração, eles são diagnosticados e saem do posto com a medicação necessária. Isso tudo gratuitamente. Ficamos felizes com isso e sei que todos os que estão sendo atendidos também estão”, comenta o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis.

Ao serem identificados, os pacientes que se enquadraram nos grupos de risco foram convidados à UBS da sua área de abrangência para fazer todos os exames e receberem os medicamentos necessários, como foi o caso de dona Josefa Costa, de 57 anos de idade. “Eu fiquei sabendo do projeto porque a agente de saúde foi lá em casa e me chamou. Foi ótimo mesmo, porque é uma chance que a gente tem. Porque eu sei que tenho glaucoma, já há uns três anos. No início eu fiz o tratamento, mas o colírio é caríssimo, por isso só usei por um tempo. Mas agora não tenho mais condições de comprar os remédios. Então esse projeto não poderia ser melhor”, afirma a dona de casa.

Com informações da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger