quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Sebrae promove em Garanhuns atividades para Fortalecimento dos Pequenos Negócios


Incentivar o cliente a fazer compras perto de casa, fortalecer a economia do seu bairro e estimular o crescimento de pequenos negócios em sua região. Esses são alguns dos objetivos do Movimento Compre do Pequeno Negócio, promovido pelo Sebrae. A ação, que tem como marco o dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa, acontecerá em 14 municípios pernambucanos e contará com palestras e capacitações que visam à preparação dos empresários para esta data. Os encontros já acontecem a partir do dia 15 de setembro.

Criado em 2015, o Movimento surgiu com o objetivo de estimular os consumidores a comprarem de pequenos negócios, fortalecendo assim a economia e o crescimento desses estabelecimentos, que representam 98% do total de empresas no estado e geram 48% dos empregos formais. Em um ano, 22.486 novas empresas – pequenos negócios que faturam no máximo R$ 3,6 milhões anualmente – foram formalizadas em Pernambuco. A intenção do Sebrae é transformar o simbólico dia da pequena empresa em um movimento de cidadania com o engajamento da sociedade, ao conscientizar o consumidor de que o ato de comprar do pequeno negócio fortalece o comércio local e resulta em ganhos para toda comunidade.

“O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma estratégia que além de promover negócios para este segmento das micro e pequenas empresas estimula a sociedade sobre a importância da geração de renda, empregos e desenvolvimento local, através do fortalecimento dos pequenos negócios. Trata-se de uma política pública que tem como proposta criar mais uma data comemorativa do varejo, associada ao consumo cidadão que promove ganhos para a sociedade e, consequentemente, a melhoria de vida das pessoas”, esclarece o superintendente do Sebrae Pernambuco Oswaldo Ramos.

O Movimento acontece em todas as regiões do estado: Recife, Mata Norte (Goiana, Condado, Timbaúba e Carpina), Mata Sul (Cabo de Santo Agostinho), Agreste Meridional (Garanhuns, Jucati e Tupanatinga), Agreste Central e Setentrional (Caruaru), Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica (Petrolândia e São José do Egito), Sertão do Araripe (Araripina e Ouricuri) e Sertão do São Francisco (Petrolina).

No total, Pernambuco conta com 337.739 pequenos negócios, mas o Sebrae planeja ampliar a marca, através de suas capacitações. A maior delas acontece no dia 20 de setembro, quando serão realizadas palestras magnas simultâneas em Recife, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Caruaru, Petrolândia, Araripina e Petrolina.

O Sebrae espera inserir o Dia da Pequena Empresa no calendário do varejo, como referência para tornar os pequenos negócios lembrados pelo consumidor sempre, mas de forma especial no dia 5 de outubro.

Para os empresários, o Sebrae e instituições parceiras vão realizar capacitações, de 15 de setembro a 7 de outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo, para preparar as empresas para receber os consumidores no dia do Movimento.


OFICINAS GRATUITAS – Em Garanhuns, a Unidade Sebrae Agreste Meridional realiza, entre os dias 19 e 23 deste mês, uma semana de capacitações gratuitas para os empresários de toda a região. Ao todo, estão sendo oferecidas cinco oficinas que tratam de temas básicos para os empreendedores, envolvendo a gestão, condução e o fortalecimento dos negócios. As aulas serão ministradas sempre das 18h às 22h, no auditório da unidade, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 671, 1º andar, bairro Heliópolis.

A primeira oficina, que acontece no dia 19, vai focar no ato de administrar, disponibilizando conteúdo aprofundado em Gestão Empresarial; no dia 20, a oficina de controle do dinheiro vai apresentar estratégias de separar corretamente as finanças pessoais das da empresa; já no dia 21, a aula de formação de preço possibilitará uma visão clara da formulação de preço dos serviços e produtos e seus reflexos no equilíbrio do negócio; dia 22, os participantes interessados em melhorar as vendas contarão com treinamento para melhorar o marketing; encerrando a semana, no dia 23, inovação é o tema da oficina.

“O movimento é uma ação do Sebrae que visa o estímulo à compra local. Estaremos proporcionando uma série de treinamentos e eventos não apenas em Garanhuns, mas também em cidades como Jucati e Tupanatinga, que são da área de abrangência e são polo de outros municípios. Assim estaremos atuando em quase todo o Agreste Meridional. Então será uma série de ações com palestras, seminários, oficinas e estande em feiras”, destaca o gerente da Unidade Agreste Meridional, Moshe Dayan Fernandes.

No dia 5 de outubro, data em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa no Brasil, ocorre a comemoração com o comércio decorado para o Movimento do Compre do Pequeno Negócio. Confira os detalhes de outras ações comemorativas:

DIA 7 DE OUTUBRO - SEMINÁRIO DE OPORTUNIDADES (AUDITÓRIO DA UNIDADE)
10h às 12h – Oportunidade de Negócio para as MPE em compras Governamentais
14h às 16h – Vender para o Governo no Campo

De 7 a 9 de Outubro – FEIRA DE OPORTUNIDADES
Sempre das 10h às 21h, no Parque Euclides Dourado

DIA 20 DE SETEMBRO -  PALESTRA MAGNA NO SESC GARANHUNS, A PARTIR DAS 19H
Dia da Micro e Pequena Empresa - A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco sancionou a Lei Nº 15.720, de 8 de março de 2016, que institui, no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, o Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa, a ser realizado, anualmente, no dia 5 de outubro, e dedicado também ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, idealizado pelo Sebrae.

Com informações do Blog de Carlos Eugênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...