quinta-feira, 8 de setembro de 2016

EDUCAÇÃO: Garanhuns melhora nota do IDEB e bate quase todas as metas projetadas para 2015

Garanhuns conseguiu bater a maioria das metas do Ideb 2015, divulgadas nesta quinta, 08/09. 

O 5º e o 9º ano do ensino fundamental na rede pública em Garanhuns ficaram acima da meta prevista pelo Ministério da Educação (MEC).  É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2015, divulgado nesta quinta-feira, 08 de setembro pelo Ministério da Educação.

Somando-se os dados da rede pública, que compreendem as escolas municipais e estaduais, Garanhuns obteve nota 4,5, levando-se em consideração o ensino fundamental 1 (5º ano). A meta para este universo estabelecida pelo MEC era de 4,3. Já no ensino fundamental 2, no qual a avaliação é feita em turmas do 9º ano, Garanhuns ficou com média 3,9, enquanto a meta projetada era 3,8. Para ambos os índices, o ano avaliado foi 2015. 

Levando-se em consideração apenas a rede municipal de ensino, sob a responsabilidade do Governo Municipal, Garanhuns registrou nota 4,5 enquanto a meta estabelecida era de 4,1 para o 5º ano. No 9º ano, as escolas do município não bateram a meta. A nota de Garanhuns foi de 3,5 enquanto a meta projetada era de 3,8.

Ainda com relação ao 9º ano, a rede municipal de ensino ficou acima da meta nos anos de 2007, 2009 e 2011, mas o objetivo não foi atingido em 2013, o que se repetiu em 2015. (ver quadro abaixo). Já na avaliação do 5º ano a rede municipal ficou acima da meta em todos os anos no qual o levantamento foi realizado ( 2007, 2009, 2011, 2013, 2015)

Nas escolas estaduais, o levantamento aponta que o 9º ano teve nota de 4,6 para a meta de 3,9;
Desde 2007 quando o levantamento começou a realizado a rede estadual de ensino de Garanhuns na avaliação do 9º ano tem conseguido superar a meta projetada.

 O que é o Ideb
 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

PARA CONFERIR AS NOTAS CLIQUE http://ideb.inep.gov.br/

PERNAMBUCO
Pernambuco foi um dos únicos estados a cumprir as metas educacionais para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio e foi destaque no ranking nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relativo ao ano de 2015. O outro estado a cumprir todas as metas foi o Amazonas. BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...