quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A três dias da eleição, Izaías Régis lidera pesquisa de intenção de voto em Garanhuns com 58 pontos de vantagem, diz instituto


Se as eleições fossem hoje, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), estaria reeleito com 69,5% das intenções de voto, vantagem avassaladora em relação ao candidato do PPS, Sivaldo Albino, que tem 11,3%, segundo nova pesquisa do Instituto Opinião. A candidata Claudomira Morais (DEM) surge com 3% e Paulo Camelo (PCB) tem 2%, à frente de Valter Couto (PDT), com somente 0,5%. Brancos e nulos registram 3,3% e os indecisos são 10,4%.

Em relação ao levantamento passado, entre os dias 5 e 6 de setembro, Izaías cresceu dois pontos – estava com 67,3% - e Sivaldo também avançou dois pontos – se situava na casa dos 9,8%. Paulo Camelo se manteve com o mesmo percentual, Valter Couto também se manteve em 0,5% e Claudomira subiu um ponto e meio – estava com 1,8%.

Na pesquisa espontânea, Izaías também desponta com índice expressivo de 64%, abrindo grande margem de 56,7% sobre Albino (7,3%). O candidato comunista registra 1,8%, a democrata tem 1,3% e Couto repete os 0,5% das intenções. Brancos e nulos caem para 2% e o número de indecisos sobe para 23,1%.

No quesito rejeição, o postulante do PPS parte na frente com taxa de 20,5%, enquanto Camelo tem 17,3%. O atual prefeito soma 11,8% de rejeição, já Claudomira aparece com 7,3% e o pedetista não seria votado por 5% dos entrevistados. Apenas 3% disseram rejeitar todos e 35,1% não rejeitam nenhum dos candidatos.

O Instituto Opinião aplicou 400 questionários entre os dias 22, 23 e 24 de setembro, nas localidades de Aluísio Pinto, Baixa da Telha, Boa Vista, Brasília, COHAB I, II e III, Estrela, Heliópolis, Indiano, Iratama, João Capão, José Maria Dourado, Magano, Manoel Xéu, Massaranduba, Miracica, Nova Heliópolis, Parque Fênix, Santo Antônio (Centro), São Carlos, São José, São Pedro, São Vicente e Várzea. A pesquisa está registrada no TRE sob o número PE-05153/2016.

O levantamento conta com intervalo de confiança estimado de 95 % e a margem de erro máxima estimada de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

Estratificando a pesquisa, Izaías Régis se sai melhor entre os eleitores na faxa etária acima de 60 anos (73,3%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (72,7%) e entre os eleitores com renda familiar entre um e dois salários (73,9%). Por sexo, 70,6% dos seus eleitores são homens e 68,6% são mulheres.

Sivaldo Albino tem melhor atuação entre os eleitores na faixa etária faixa etária de 35 a 44 anos (15,5%), entre os eleitores com grau de instrução do 6º ao 9º ano (15,8%) e entre os eleitores com renda familiar de até um salário (12,1%). Por sexo, 12,7% dos seus eleitores são mulheres e 9,4% são homens.

PESQUISA ANTERIOR
Feita entre os dias 05 e 06 de setembro, a pesquisa anterior do Instituto Opinião revelou que  Izaias seria reeleito com 67,3% dos votos. O segundo colocado seria Sivaldo Albino (PPS) com 9,8%. Paulo Camelo, do PCB, aparece com 2%, Claudomira, do DEM, 1,8% e Valter Couto, do PDT, 0,5%. Brancos e nulos somam 10,3% e indecisos apenas 8,3%.


Com informações do Blog do Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger