segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Garanhuns vivenciam Dia dos Pais





As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, estão promovendo atividades em alusão ao Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, com o objetivo de incentivar o público masculino a cuidar da saúde. Com esse intuito, as unidades se vestiram de azul para alcançar o maior número de homens e conscientizá-los a respeito da atenção que deve ser dada à vida saudável, além de sensibilizá-los sobre a relevância do papel do pai na família. 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de buscar serviços de saúde para acompanhar seu estado de saúde e buscar auxílio na prevenção de doenças e na qualidade de vida. A pesquisa aponta que barreiras socioculturais interferem na prevenção à saúde. Em muitos casos, os homens pensam que não ficam doentes ou têm medo de descobrir doença, além de sentirem que esse cuidado pode interferir na sua imagem de cuidado com a família. As equipes das unidades de saúde agendaram datas para mobilização e convidaram os usuários dos serviços, residentes na área de abrangência, para participarem. Na tarde dessa quinta-feira (12), as atividades aconteceram na unidade do bairro São José. 

Na ocasião, os interessados puderam ser consultados pela médica clínica geral, aferir pressão arterial, fazer teste de glicemia, receber orientações nutricionais e participar de uma palestra. Um lanche saudável foi servido ao final do momento. “É uma forma de atrair os homens para os serviços de saúde, uma vez que esse público é bem mais difícil para procurar ajuda. Então é uma estratégia de saúde do homem para o Dia dos Pais”, comentou a enfermeira da unidade, Michely Machado. Um dos usuários do serviço, Sebastião Gomes, de 55 anos de idade, estava participando do momento. “Aqui nós já temos sempre um bom atendimento, com uma equipe maravilhosa. Tanto atendem aqui no posto, como também na nossa casa, se a gente precisar. Aqui é como se fosse a minha família. Não tenho nem pai nem mãe de sangue, mas essa equipe é meu pai e minha mãe, que é quem me dá assistência. Na minha vida, primeiramente Deus, depois essa equipe”, comentou emocionado. 

Fernando Godoi, de 47 anos de idade, também participou do encontro. “Gostei especialmente do fato de convidar os homens para esse trabalho, independente de ser Dia dos Pais ou não. Mas o que acho interessante nesse posto é a questão do acolhimento. O que me trouxe aqui foi isso, porque quando venho aqui sou bem recebido. Quando estamos doentes, ficamos aflitos e quando chegamos aqui somos bem recebidos. 

 Com informações da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...