domingo, 14 de agosto de 2016

IFPE: Garanhuns ganha especialização em Informática, pública e gratuita


O Instituto Federal de Pernambuco, Campus Garanhuns, passa a ser a primeira instituição da região a ofertar uma especialização na área de Informática, pública e gratuita. A pós-graduação em Inovação e Desenvolvimento de Software para a WEB e Dispositivos Móveis deu boas-vindas a sua primeira turma no último dia 4.

A solenidade de aula inaugural contou com a presença da reitora do IFPE, Anália Ribeiro e do coordenador de Pós-graduação do IFPE, Frederico Duarte Menezes, e trouxe para os 30 novos discentes a palestra Inovação sem Fronteiras, ministrada pelo diretor-presidente da empresa belga ArrowPlan, o Dr. Paulo Coelho Vieira.

Marcelo Silva, coordenador da Pós-graduação em Informática apresentou aos estudantes o perfil da pós, os conteúdos que serão trabalhados e o grande desafio dos discentes: focar em empreendedorismo com a proposta de criação de startups. “Veremos novas arquiteturas, padrões de software e métodos de desenvolvimento de software, com foco em inovação e criação de startups. Vocês terão disciplinas que pensem em modelos de negócio e formas de fazer uma nova empresa. Temos exemplos de várias empresas que eram startups e hoje viraram multinacionais. É esse o caminho que queremos trilhar.”, argumentou.

Elmano Ramalho, diretor-geral em exercício do Campus Garanhuns, iniciou sua fala com agradecimentos a todos que contribuíram para a criação da pós, em especial ao docente Leonardo Soares, idealizador do curso. “Gostaria de agradecer ao professor Leonardo Soares, idealizador do curso e aos demais professores de Informática que contribuíram bastante. Um curso como esse só pode ser feito em grupo e de fato tivemos muitas colaborações. Quero dizer que vocês terão uma oportunidade fantástica, porque essa pós permite não só ter uma visão técnica, como muitas especializações oferecem, como também uma visão de negócio. Esperamos que vocês pensem grande e busquem olhar sempre adiante”, arguiu.

A reitora do IFPE, Anália Keila Ribeiro, trouxe em seu pronunciamento a reflexão sobre a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, apresentada na proposta da pós. “Essa especialização nos deixa muito felizes porque ela consegue casar Ensino, Pesquisa e Extensão e Inovação desde o seu projeto pedagógico de curso, um projeto muito bonito na sua concepção porque eu tenho a impressão que ele criou um caminho de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação a partir do pensamento criativo, a partir do empreendedorismo, caminho que considero sem volta. Esperamos uma explosão de criatividade, conhecimento e bem-estar para toda a sociedade e que essa pós seja a sementinha do nosso mestrado profissional que a gente vislumbra que com muito pouco tempo irá se instalar. Estou muito feliz”, concluiu. 

PÓS-GRADUAÇÃO - As aulas da Pós-Graduação em Inovação e Desenvolvimento de Software para a WEB e Dispositivos Móveis serão ministradas nas sextas, das 19h às 22h e sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h. O curso terá a duração de dois anos, com disciplinas em um ano e meio e seis meses para redação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...