sexta-feira, 15 de julho de 2016

SEGURANÇA DO FESTIVAL: Praça será fechada se atingir lotação máxima, shows acabarão às 2 da manhã e menores de 18 anos só entram acompanhado de responsáveis


Como ocorreu nos três últimos anos, representantes de órgãos públicos de segurança e trânsito, representantes das secretarias municipais e Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizaram uma audiência pública com a finalidade de garantir a segurança do público que estará participando da 26ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e definir detalhes sobre o evento. 

Na audiência, presidida pelos promotores Alexandre Bezerra e Marinalva Almeida, e realizada na manhã desta sexta, 15 de julho, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o qual consta diversas questões práticas relacionadas ao evento. Além de avaliar os êxitos conquistados no ano passado, algumas correções foram pontuadas na reunião. A primeira situação discutida foi a superlotação do espaço de realização do evento. Ficou acordado que a Praça Cultural Mestre Dominguinhos poderá ser fechada quando a capacidade de público for alcançada. A ação será de iniciativa da Polícia Militar (PM), sendo precedida de uma comunicação à organização do evento.

Não será permitida a entrada de copos ou vasilhames de vidro no local do evento. A orientação é que os comerciantes de alimentos e bebidas sirvam os produtos em materiais descartáveis. A venda de produtos em pratos de vidro também é proibida, cabendo à Prefeitura a devida fiscalização. Em relação às barracas e camarotes, todos deverão ser abastecidos das 8h às 16h30, e a área terá que ser fechada, impreterivelmente, até às 17h.

Não será permitido o acesso de menor de 12 anos de idade que estejam desacompanhados. Também será proibida a entrada de menores de 18 anos de idade sem acompanhamento dos pais, responsáveis ou parentes ascendentes e descendentes colaterais até o terceiro grau. A fiscalização será realizada pelos educadores sociais, que estarão atuando por meio do Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social, realizando, também, ações preventivas.

Assim como no ano passado, será montado o Espaço de Proteção, para as crianças que estiverem em situação de vulnerabilidade durante o evento. Ainda durante o FIG, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estará atuando de forma preventiva em situações de violação dos direitos das crianças e adolescentes.

Também ficou estabelecido, na audiência, que a Secretaria de Saúde disponibilizará serviço de urgência e emergência, com equipe especializada durante os dias do evento. Ainda no local, haverá uma equipe profissional, para atendimento ao consumidor, nos casos que envolvam questões sanitárias ou de ofensas à qualidade do serviço prestado.

Quanto ao horário do evento, durante os debates, a Fundarpe informou que os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e Palco Pop/Forró seriam encerrados conjuntamente às 2h, durante todos os dias do evento. Em contrapartida, a Polícia Militar (PM) esclareceu que o seu planejamento prevê o fim dos shows nos referidos palcos, de segunda a quinta-feira, às 1h, por dificuldade na formação da escala de serviço pelo déficit militar. A discussão deverá ser repassada ao presidente da Fundarpe e ao secretário de Defesa Social do Estado para decisão final em até 48h.

HISTÓRICO
Na edição de 2014 mais de 60 mil pessoas superlotaram a praça na noite em que ocorreu os shows de José Augusto e Fábio Júnior, e o espaço foi fechado pela PM, deixando muita gente do lado de fora. No FIG 2015, situação semelhante ocorreu na última noite por ocasião da apresentação da Banda Capital Inicial, onde 65 mil pessoas se fizeram presentes obrigando novamente à PM a fechar a praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...