terça-feira, 14 de junho de 2016

FIG PRESERVADO: Governo do Estado define que 26ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns terá dez dias e vai de 21 a 30 de julho


O Festival de Inverno de Garanhuns, edição 2016, terá 10 dias de programação, inclusive no palco principal, localizado na Praça Mestre Dominguinhos, e deve ser realizado de 21 a 30 de julho. A informação foi obtida após uma reunião realizada ontem, 13 de junho, no Recife, entre uma comissão formada por empresários garanhuenses e o secretário da Casa Civil do Governo do estado, Antônio Figueira.  

O leitor que não vem acompanhando o noticiário local dos últimos 30 dias vai dizer: ora, mas qual a novidade? O FIG, habitualmente, ocorre na segunda quinzena de julho e tradicionalmente tem 10 dias de duração. Verdade. Mas a notícia torna-se relevante porque acaba com algumas incertezas geradas por uma série de especulações que foram divulgadas a respeito da grade e duração do evento. Chegou-se a cogitar, por exemplo, que o festival este ano só teria oito ou seis dias por conta da crise econômica e o consequente corte de investimento feito pelo Governo do Estado. 

Por outro lado, uma decisão, até o momento irredutível, do prefeito de Garanhuns Izaías Régis colocou o assunto na pauta de diversos blogs e rádios locais ajudando a aumentar o grau de especulação quanto ao futuro do festival. É que apesar de o evento ser do Governo do Estado, a prefeitura de Garanhuns vem assumindo um protagonismo maior a cada edição, tendo ficado responsável nos últimos dois anos por formatar, organizar e custear duas noites de atrações no palco principal. Faltando um mês e cinco dias para o início da festa, as negociações em torno dos artistas que se apresentariam nestes dois dias deveriam estar bem avançadas, mas o prefeito decidiu que não vai contratar ninguém enquanto o MPPE não se pronunciar quanto a se houve ou não superfaturamento nos shows de Capital Inicial e Ana Carolina na edição de 2015. RELEMBRE

Com o comprometimento do Governo do Estado de que não haverá diminuição de dias no FIG 2016 e com sua data de início e término acertadas, as atenções agora se voltam para o anúncio da programação, que deve ser divulgada gradualmente. No que se refere às atrações que ficariam a cargo da Prefeitura de Garanhuns Izaías Régis chegou a divulgar a intenção de contratar o grupo Roupa Nova, a banda Biquini Cavadão e o cantor José Augusto, mas com o impasse criado por conta das investigações envolvendo caso do superfaturamento, é muito pouco provável que algum destes artistas aporte no palco principal do FIG.  Do lado da Fundarpe, o edital lançado na convocatória permitiu a inscrição somente de artistas da região Nordeste, entretanto, não foi definido se o Governo do Estado contratará, mediante convite, atrações nacionais não selecionadas pela convocatória como acontece todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...