quarta-feira, 29 de junho de 2016

Família de Garanhuns organiza festa junina em cidade italiana

Festa Junina na Europa em cidade italiana é comemorada por brasileiros que preservam suas raízes nordestinas.  



 Em um clima de descontração, sob os acordes de clássicos do forro Pé de Serra, uma família garanhuense, que mora há 20 anos na Itália, encontrou uma ótima maneira de celebrar suas raízes e exaltar a cultura nordestina.  Residindo na cidade de Gábria – Veneza-Giulia organizaram uma autêntica festa junina em solo europeu. A idealizadora foi Ana Maria Nativo Godoy. Ela é casada com o italiano Giovanne Mazolla,  de 80 anos, No país existe o costume de comemorar, além do dia que a pessoa nasceu, o dia do seu nome. Giovanne significa João, o dia de São João é dia 24 de junho, portanto, dessa confluência de datas e tradições, surgiu a ideia de realizar, no último dia 25, na casa da garanhuense Ana Maria, uma festa de São João para comemorar o aniversário de seu marido, Giovanne.


A decoração típica foi elaborada pela anfitriã, Ana Maria, por suas irmãs Verônica e Flávia, que vivem aqui em Garanhuns, e pelo artista plástico e artesão José Godoy (também irmão de Ana). Quem também ajudou na logística da festa foi Flávio Godoy da Costa. Garanhuense, ele também é irmão de Ana e atualmente mora na Itália. "O objetivo é, futuramente, fazer do local um Memorial ou Museu do Nordeste Brasileiro", diz. 

 O trabalho de reforma do local, feito por Flávio, ficou digno de um curador de museu. A palavra “curador” vem do latim, e significa “tutor”, ou seja, aquele que cuida e administra algo. O curador é a figura que cuida da concepção, da montagem e da supervisão, porém, tudo foi supervisionado pelo nosso querido Giovanne Mazolla (aniversariante e proprietário das instalações) e sua digníssima esposa Ana Maria que esteve sempre atenta a cada minuto da concepção desse espaço que servirá para preservação da memória do povo nordestino em plagas italianas. 

 A Festa foi regada com muitas comidas típicas com muitas variedades:  teve pamonha, milho cozido, bolo de milho, churrasco à brasileira, pé de moleque, paçoca, mariola, entre outras. Com tantas guloseimas juninas e com a animação contagiante, típica dos brasileiros, um verdadeiro trem de  famílias italianas e brasileiras reuniram-se com muita alegria para brindar a San Giovanni, cantando e vibrando com muita animação.

 O Forró pé de serra, entoado na voz dos grande mestres do xote, xaxado e baião vindo direto do  matulão de seus sobrinhos brasileiros, Edilza e Edilton, tocou e encantou os italianos que se divertiram  ouvindo o que há de melhor na nossa cultura popular nordestina! Viva São João! Augure Giovanne Mazolla, SALUTE E LA PACE !!!

SOBRE A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS
A Festa de São João teve sua tradição na Europa, mas, com o passar do tempo, tornou-se genuinamente brasileira, principalmente no solo nordestino que assimilou e se apropriou tão bem dessa cultura transformando os festejos juninos numa das mais belas festas em nosso país.

  A bem da verdade o surgimento desse momento cultural foi na Europa no período pré- gregoriano como uma festa pagã em comemoração às boas colheitas e a fertilidade da terra. Posteriormente com a religião católica inserida no contexto a festa ficou conhecida como “Joanina”, em homenagem a São João, um santo da Igreja católica. Portanto, no período em que os portugueses colonizaram o Brasil trouxeram em seus navios suas tradições e cultura que incorporaram-se com bastante força e vigor, o que a princípio era festa de São João. 

Com o passar dos tempos mais dois santos vieram a ser comemorados pelo povo brasileiro: Santo Antônio e São Pedro. As festas juninas ganharam características de várias regiões de nosso país, mas foi no Nordeste brasileiro que tornaram-se parte do nosso folclore, em suas cores nas bandeirinhas, fogueiras, barracas de comidas típicas, drilhas, fogos e muito forró pé de serra.

Texto: Ana Paula Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...