sexta-feira, 27 de maio de 2016

TIM terá cobertura 4G em Garanhuns nos próximos meses


Os clientes da TIM em Garanhuns terão cobertura 4G da operadora nos próximos meses. A informação foi passada ao blog pela assessoria de imprensa conjunta para a operadora TIM. Ainda de acordo com a nota, até o final do ano a empresa pretende levar internet 3G para mais sete cidades pernambucanas. A iniciativa contempla municípios como Betânia, Cedro, Ipubi e Orocó, entre outros, e tem como objetivo proporcionar uma melhor experiência para os milhares de assinantes da empresa espalhados por todas as regiões do estado. A TIM não estabeleceu data para que seu serviço 4G chegue a Garanhuns


O que é 4G
4G significa “quarta geração” da telefonia móvel, sucessora da segunda e terceira geração (2G e 3G, respectivamente). Com o avanço da comunicação via internet, é bem mais comum usar os dados da rede do que a transmissão de voz, por isso a tecnologia 4G dá prioridade para a transmissão de dados de internet, mesmo que ainda podemos usar as ligações por voz.

Como funciona a tecnologia?

O caminho trilhado pela comunicação via aparelho móvel continua o mesmo: os celulares enviam sinais para as torres que repassam os dados para uma central de comunicação. O que muda nessa nova tecnologia são os equipamentos.Para implementar a tecnologia 4G no Brasil, por exemplo, foi necessário instalar novas antenas para operar na faixa 2,5 GHz. Além do tipo de frequência ser diferente da tecnologia 3G, as antenas 4G são mais baixas e possuem um sinal bem mais denso. Dessa maneira contribuindo para o aumento do compartilhamento de sinal, pois uma mesma antena pode triplicar o número de usuários simultâneos.

Outro ponto de mudança é o aumento da largura da banda. Na tecnologia 3G, a comunicação é feita por ondas de rádio, diferente do 4G cuja comunicação é feita por fibra ótica. Dessa maneira, aumentando a velocidade de navegação.

Já a grande desvantagem dessa tecnologia é que as antenas 4G fornecem uma cobertura menor, exigindo que mais antenas sejam instaladas para que o sinal se mantenha consistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger