quinta-feira, 12 de maio de 2016

Governo Michel Temer tem cinco ministros pernambucanos


Poucas horas depois do afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), o presidente da República interino, Michel Temer (PMDB), anunciou o novo ministério e confirmou a participação de três deputados federais pernambucanos. Mendonça Filho (DEM), Raul Jungmann (PPS) e Bruno Araújo (PSDB) ocuparão pastas importantes: Educação, Defesa e Cidades. Horas mais tarde, o presidente interino anunciou também que o líder do PSB, deputado Fernando Bezerra Filho, será ministro de Minas e Energia. Além destes quatro, que são deputados federais por PE, Há ainda no time de Temer um quinto Pernambucano. É o Senador Romero Jucá, guindado pelo presidente em exercício ao cargo de ministro do Planejamento. Jucá é senador por Roraima. 

José Mendonça Bezerra Filho, 49 anos, liderou a bancada de oposição na Câmara dos Deputados. Ex-governador (2005-2006) e autor da emenda que autorizou a reeleição para presidente do Brasil, em 1998. Formado em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e com cursos nos Estados Unidos, Mendoncinha, como é conhecido, perdeu a eleição para o governo, em 2006, e duas vezes para prefeito do Recife (2008 e 2012).

Bruno Araújo, 44 anos, foi alçado a destaque nacional da oposição ao PT com o voto que sacramentou a admissibilidade do processo de afastamento de Dilma pela Câmara dos Deputados, em 17 de abril. Foi de Araújo o sufrágio número 342, número simbólico para garantir o primeiro passo no processo que afastou a presidente. “Carrego comigo nossas histórias de luta pela liberdade e pela democracia. Por isso, digo ao Brasil, sim pelo futuro”, disse. Advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife, está no terceiro mandato em Brasília.

Ex-ministro da reforma Agrária de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), deputado federal e ex-vereador do Recife, Raul Jungmann (PPS) tem 64 anos. Consultor empresarial, também já passou pela presidência do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele ficou conhecido nacionalmente como expoente da luta pelo desarmamento. Foi um dos maiores defensores da proibição definitiva da venda de armas no Brasil.

Último a ser anunciado, Fernando Bezerra Filho (PSB), 32 anos, é formado em administração de empresas, exerce seu terceiro mandato como deputado federal e é o atual líder do partido na Câmara Federal. O socialista é filho do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e tem sua base eleitoral na região de Petrolina, no Sertão do estado. Em Brasília, integrou importantes comissões, como: a da transposição do Rio São Francisco e a comissão especial da crise econômico-financeira. 

G1 Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger