sexta-feira, 1 de abril de 2016

PROUPE: Estudantes da Aesga realizam protesto nesta quinta-feira, 31 de março


Alunos da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA realizaram uma mobilização na noite  desta quinta-feira, 31 de março em prol da normalização do Programa Universidade para Todos de Pernambuco – PROUPE, bem como da sua sustentabilidade. O ato ocorreu no estacionamento e contou com a presença de centenas de alunos de todas as Unidades Acadêmicas da AESGA, além de professores e funcionários.

O PROUPE, que garante o acesso aos estudantes oriundos de escolas públicas do interior do Estado ao ensino superior, foi criado pelo então governador Eduardo Campos em 2011, mas desde o ano passado vem sofrendo cortes, atraso no repasse das verbas e  a paralisação, no que diz respeito a oferta de novas bolsas. Porém, mesmo com tantos pedidos e solicitações, não houve nenhuma conversa ou posicionamento por parte do governador Paulo Câmara a respeito do futuro do Programa.

“Nós queremos inicialmente que o Governador atenda os presidentes das Autarquias e entenda suas necessidades, pois conhecemos bem a realidade dos nossos alunos e sabemos que sem essa bolsa, milhares de estudantes de escolas públicas dos municípios do Interior de Pernambuco jamais terão oportunidade de ingressar no ensino superior”, destacou a presidente da Autarquia de Garanhuns, professora Giane Lira.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia confirmou o atraso de três meses no pagamento das bolsas referente aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. De acordo com a assessoria, o mês de março ainda não está em atraso pois o pagamento pode ser feito até o dia 10.

Sobre o a situação dos estudantes, foi informado ao Blog que até a próxima segunda-feira (4) será efetuado o pagamento de duas parcelas das que estão em atraso, cerca de R$ 3 milhões. Ainda de acordo com a Secretaria, até o fim do mês deve ser quitado o débito.

Em 2016, o programa passa por uma reavaliação e de acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, os alunos que já estão inseridos no Proupe não perderão suas bolsas, mas ainda não existe previsão de quando novas vagas serão abertas.

Assessoria da Aesga, com acréscimo de informações do blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...