quarta-feira, 27 de abril de 2016

GARANHUNS TAMBÉM TERÁ MOBILIZAÇÃO: Dia D da Campanha contra H1N1 acontece sábado (30)


A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, lançada pelo Ministério da Saúde, realiza o Dia D no próximo sábado (30), numa mobilização nacional. Em Garanhuns, além da imunização estar disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o dia de mobilização acontecerá também no Espaço Colunata, no centro da cidade, e na Praça Souto Filho, conhecida popularmente como Praça da Fonte Luminosa, das 8h às 17h. A campanha segue até o dia 20 de maio.

O público-alvo da campanha nacional deste ano são crianças entre seis meses e menos cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres em período pós parto, profissionais da área da saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com outras condições clínicas especiais, como diabéticos e obesos.

O objetivo da vacina é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

O secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, fala sobre a campanha. “Nós convidamos todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para irem até o posto mais próximo de sua casa ou um dos pontos de apoio do Dia D, para serem vacinadas. Essa imunização é fundamental agora, pois a vacina leva de duas a três semanas para formar os anticorpos necessários para a proteção. Então é importante, para que no inverno, quando há mais casos da doença, essas pessoas estejam protegidas”, afirmou o titular da pasta.

Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Garanhuns, além da vacinação, é importante que a população adote outras medidas para se proteger do vírus. “Além da vacina, nós orientamos as pessoas reforçarem algumas medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doença

Secom PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...