terça-feira, 12 de abril de 2016

Campanha de vacinação contra H1N1 começa no dia 18 em Pernambuco


A vacinação contra o H1N1 e outros tipos de gripe em Pernambuco tem data de início marcada para a próxima segunda (18). Durante a primeira etapa, que segue até o dia 22 de abril, a imunização será somente para os profissionais de saúde. A partir do dia 25 de abril, a campanha tem início para integrantes dos grupos prioritários: gestantes, crianças dos seis meses a 5 anos, idosos, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes dos 12 aos 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vacinação só estará disponível para os grupos de risco. Entretanto, a procura pela imunização já lota clínicas particulares desde o mês passado. Somente nos dois últimos dias de março, foram feitas mais de duas mil aplicações em cinco estabelecimentos do Recife.

Na esfera pública, Pernambuco recebeu, até agora, 538.160 doses da vacina do Ministério da Saúde. Até a segunda semana de maio, o órgão se comprometeu a enviar as doses para imunizar os mais de dois milhões de pernambucanos integrantes dos grupos de risco. Com Dia D nacional marcado para 30 de abril, a campanha tem a expectativa de imunizar pelo menos 80% desse público contra os vírus A H1N1, A H3N2 e B.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, a imunização é importante para prevenir a gripe nos grupos vacinados e impedir o agravamento dos casos, além de diminuir as internações hospitalares e gastos com medicamentos.

Segundo dados da SES, a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. A imunização é contraindicada para quem tem alergia a alguns componentes da fórmula ou já apresentou reações anafiláticas ao ser imunizado com doses anteriores da vacina.

Estatísticas
De janeiro até o último dia 2 de abril, foram notificados 154 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), casos com agravamento que precisam de internação. Dentro desse número, houve 10 confirmações de influenza A H1N1. Em 2015, foram notificados 223 casos de SRAG, sem confirmação para A H1N1.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...