sexta-feira, 1 de abril de 2016

Campanha de combate à tuberculose é realizada em Garanhuns


O município de Garanhuns realiza, no próximo sábado (02), a campanha de combate à tuberculose. O objetivo da mobilização é identificar os sintomáticos respiratórios - pessoas com tosse há três semanas ou mais -, divulgar e orientar a população sobre os sinais e sintomas da doença, favorecendo o diagnóstico e proporcionando o acesso ao tratamento adequando em tempo oportuno. A campanha acontecerá na Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), das 7h às 11h.

O intuito da campanha que, neste ano, tem como tema “Testar, tratar e vencer”, é chamar a atenção da população para a importância do tratamento precoce da doença. Na ocasião, além das orientações e informações que serão repassadas à população, será realizada também uma busca ativa de pessoas sintomáticas para a realização do diagnóstico, visando o sucesso do tratamento dos pacientes acometidos com a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos de pessoas com tuberculose, e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17° lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. “A tuberculose é um sério problema de saúde pública no Brasil, com profundas raízes sociais, por isso é tão importante esse dia de mobilização para poder alertar as pessoas sobre a doença, fazer a identificação sintomática respiratória, visando o tratamento precoce da pessoa acometida”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Garanhuns, Sísia Melo.

Tuberculose – Doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais frequentes são tosse seca, ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e rouquidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...