segunda-feira, 7 de março de 2016

FOI CRIADO EM 11 DE MARÇO DE 1967: 71º Batalhão de Infantaria Motorizado comemora 49 anos de existência


No próximo dia 11 de março, sexta-feira, às 10h, será realizada uma solenidade cívico-militar como parte das comemorações do 49º Aniversário de Criação do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado - Batalhão Duarte Coelho, A Força de Ação Rápida do Comando Militar do Nordeste, sediado em Garanhuns-PE.

O comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado convida a todos para prestigiar a cerimônia, que contará com a presença de diversas autoridades e personalidades da cidade de Garanhuns e sociedade em geral, além de familiares dos militares.

Serviço:

Evento: Formatura cívico-militar em comemoração ao 49º Aniversário do 71º BI Mtz
Data: dia 11 de março, sexta-feira.
Horário: 10h
Local: Pátio de Formatura do 71º BIMtz, BR 423 - Km 96, Garanhuns

Maiores informações pelo telefone (87) 3762-2000 ramal 231, ou pelo e-mail comsoc71@yahoo.com.br.


Sobre o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado

O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71°BIMtz) - Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns-PE, iniciou oficialmente suas atividades em 1967. Organização Militar criada pelo Decreto N° 60.394, de 11 de março de 1967, teve seu aquartelamento inaugurado a 10 de agosto do mesmo ano. O ato contou com a presença do Presidente da República, ARTUR DA COSTA E SILVA, do Governador do Estado de Pernambuco, NILO COELHO, e do Comandante do IV Exército, Gen Ex RAFHAEL DE SOUZA AGUIAR, além de grande número de figuras do cenário político nacional da época.

O terreno foi adquirido e doado pelo então Prefeito de Garanhuns, AMILCAR DA MOTA VALENÇA, que fez a solicitação de recursos à sociedade local, por intermédio de projeto entregue à Câmara de Vereadores.  Ao longo de sua existência o 71° BIMtz conquistou vitórias significativas. Ainda em janeiro de 1969 foi elevado a “Batalhão Tipo II” e, em janeiro de 1987 transformado em “Batalhão Tipo III”.

Em abril de 1970, foi criada, em seu aquartelamento, a Escola General Sampaio, conhecida como “Pelotão Mundico”, destinada à educação de crianças de baixa renda da região.

No mês de abril de 1993, com a presença do então Ministro do Exército, General de Exército ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA, foi concedida, em Portaria Ministerial, a denominação histórica “Batalhão Duarte Coelho” e entregue o Estandarte Histórico ao 71° BI Mtz. Em outubro de 1994, a Organização Militar foi contemplada com uma Banda de Música categoria “F”.

Em junho de 2000, em Portaria do Comandante do Exército, o Batalhão foi designado como “Força de Ação Rápida” (FAR) do Comando Militar do Nordeste (CMNE), passando a ter máxima prioridade em pessoal e material.

Com orgulho, mobilizou uma Companhia de Fuzileiros de Força de Paz para integrar contingentes de 2006, 2009 e 2011, do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABATT), no Haiti. Além desses, em 2010, contribuíu com um pelotão reforçado no Contingente Emergencial enviado imediatamente após o terremoto que assolou o país amigo.

No que se refere ao emprego de tropa, conforme vocação operacional do CMNE, ao longo desses anos, o Batalhão recebeu missões voltadas para as ações de segurança integrada e, ainda, representou a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada em exercício de defesa externa no Teatro Amazônico, como a Operação Amazônia/ 2010.

Em 2015, um expressivo número de militares do 71º BI Mtz integrou a Força Tarefa Patriota durante a Operação São Francisco VI, na pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro-RJ.

Desde a sua inauguração, a Organização Militar mantém a integração com a comunidade cada vez mais viva e forte, participando de inúmeras ações subsidiárias de cunho social, em atendimento aos diferentes segmentos da sociedade de Garanhuns, bem como de parte do Sertão e Agreste Pernambucano.

Neste pedaço de chão nordestino, o Batalhão permanece vigilante a serviço do Exército e da Pátria, tendo como principal atividade o preparo dos seus quadros e da tropa, visando à manutenção da operacionalidade para o cumprimento das missões constitucionais atribuídas às Forças Armadas.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...