terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Unidades Básicas de Saúde de Garanhuns são bem avaliadas pelo Ministério da Saúde, diz prefeitura


De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 93,75% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado, foram classificadas como acima ou muito acima da média, na avaliação de desempenho das equipes de Atenção Básica (AB). Essa avaliação é referente ao segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Com a finalidade de melhorar o padrão de qualidade do atendimento nas UBS’s, os profissionais de saúde são acompanhados e avaliados, periodicamente, pelo Ministério da Saúde. Nesse processo, foram analisados, também, os equipamentos, a infraestrutura das unidades, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão.

De acordo com o Secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, as regras do PMAQ são definidas com alto rigor e de credibilidade nacional. “Isso demonstra que o município possui certificação de qualidade nos serviços de Atenção Básica. Todas as unidades de saúde da família estão inseridas, através da avaliação feita pelo Ministério da Saúde, dentro do conceito muito acima da média”, pontuou o secretário.

Dentre os objetivos do PMAQ estão ampliar o impacto da Atenção Básica sobre as condições de saúde da população e sobre a satisfação dos usuários; oferecer padrões de boas práticas e organização nas unidades e promover maior conformidade das UBS’s com os princípios da Atenção Básica (AB). Além disso, o programa visa, também, promover a qualidade e inovação na gestão da Atenção Básica; melhorar a qualidade da alimentação e uso dos sistemas de informação, como ferramenta de gestão da AB e estimular o foco da Atenção Básica no usuário.

Ainda de acordo com o secretário municipal, esse conceito mostra mais uma vez a preocupação da gestão em manter um nível de excelência em saúde. “Sabemos que estamos no caminho certo, estamos avançando no que se refere aos serviços oferecidos nas UBS’s. Para isso contamos com o apoio e empenho do prefeito Izaías Régis, que tem como uma de suas prioridades a saúde de nosso município, além do comprometimento de toda nossa equipe. O nosso compromisso em melhorar é permanente”, finalizou o titular da pasta.

Para maiores informações sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), acesse o Portal da Saúde pelo seguinte endereço: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pmaq.php


Assessoria de Imprensa

Um comentário:

  1. Pena que os funcionarios da recepcao e servicos gerais nao recebem nenhuma verba do pmaq.

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger