sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ano letivo inicia na rede estadual com formação de professores e recepção dos alunos


Enquanto as escolas estaduais dos municípios de Garanhuns e Lajedo recebem os estudantes para os primeiros dias de aula de 2016, as atividades do ano letivo iniciaram ontem, 11 de fevereiro, para os demais municípios do Agreste Meridional, com formação continuada para professores no âmbito escolar. As exceções são para as escolas localizadas nos municípios de Angelim e Jurema, que iniciarão as atividades posteriormente, conforme calendário escolar.

O tema escolhido para nortear as ações pedagógicas de 2016 é: “ESCOLA: espaço de discussão, construção e apropriação de experiências curriculares”. Durante os dois dias de formação, que encerram hoje (12), os professores são recebidos pelas equipes gestoras das escolas com dinâmicas de acolhida e com o repasse das orientações primordiais para início das atividades e para o planejamento pedagógico, com foco no estudo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento em construção no Brasil para subsidiar o trabalho dos professores.

Este ano, uma equipe de técnicos e analistas da Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional acompanha e apoia de perto estas discussões nas escolas. Algumas visitas foram realizadas pela própria Gestora Regional, professora Adelma Elias. Ela avaliou de forma positiva as formações ocorridas em Garanhuns e Lajedo, nos dias 04 e 05 de fevereiro, assim como as que seguem até hoje, e deu destaque para a organização, dedicação e competência com que os gestores escolares estão recebendo as equipes de professores e os alunos.

Esta avaliação positiva vem, também, das escolas. Para Kátia Araújo, gestora da EREM Virgem do Socorro, em Garanhuns, foi fundamental receber a equipe da GRE nesta atividade. “Eu tenho 30 anos em educação, deles, 25 anos como gestora, e este foi o primeiro ano que nós abrimos o ano letivo tendo, de fato, a presença efetiva da Gerência Regional. Isto fortalece a mim, como gestora, e fortalece toda a nossa equipe porque realmente sentimos que a GRE está aberta para trabalhar junto conosco”, contou a diretora.

Para as escolas que tiveram formação inicial nesta semana, a recepção dos estudantes acontece na próxima segunda-feira, 15 de fevereiro. Independente da data em que estão iniciando, todas as unidades têm, no mínimo, 200 dias letivos programados em Calendário Escolar, conforme determinado pela legislação educacional. Estes dias estão distribuídos em quatro bimestres, com um recesso previsto para junho ou julho, de acordo com as especificidades de cada município.

Um comentário:

  1. Que bom que nas escolas estaduais as coisas estão de fato funcionando como devem ser pois, infelismente, no município de Garanhuns não é bem assim.
    Alunos voltando para casa e turmas funcionando juntas com salas superlotadas por falta de professores.Isso é uma vergonha para nosso município!

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...