quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PASSAGEM DE COMANDO: 71º BI Mtz terá novo comandante a partir desta sexta, 22 de janeiro


Criado há 49 anos em Garanhuns, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado terá a partir desta sexta-feira, 22 de janeiro, o seu 23º Comandante. É o Tenente-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto, natural do Mato Grosso e pertencente a turma de Infantaria da AMAN do ano de 1994. Ele assume a função do seu antecessor, o Tenente-Coronel Sandro Gomes de Vasconcelos que passou dois anos à frente do Batalhão Duarte Coelho, em um biênio de intensas e produtivas atividades. Em uma das missões mais relevantes, o 71º compôs uma Força-tarefa que ajudou na pacificação do complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Foi também no comando de Vasconcelos que o batalhão sofreu uma de suas maiores perdas com o falecimento, em maio de 2015, do seu Sub-comandante, Tenente-Coronel Cândido Renato Carolino Rodrigues.

A passagem de comando na Força de Ação Rápida do Nordeste  é um rito carregado de simbolismo que marca o fim de um ciclo e o início de outro, e desde o coronel Gabriel, garanhuense, e primeiro a assumir o 71º BI Mtz, em março de 1967, cada um dos 22 comandantes, ao seu modo, contribuíram decisivamente para engrandecer o nome do batalhão o transformando, ao longo deste quase meio século, em uma das unidades de Elite do Exército Brasileiro. Agora chega a vez do Ten-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto colocar o seu tijolo nessa trajetória de sucesso.  A cerimônia militar acontece às 10 horas da manhã desta sexta-feira, 22/01, e será presidida pelo general Antônio Eudes Lima da Silva, que comandou o batalhão Duarte Coelho nos anos de 2005 e 2006. 

O Tenente-Coronel Vasconcelos deixa o comando do 71º BI Mtz para ocupar o cargo de Oficial do Gabinete do Comandante do Exército. Ele também foi designado para  o Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília-DF. Já o Tenente-Coronel Duarte, antes de ser nomeado para Comandar o batalhão em Garanhuns, exercia a função de Oficial do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, na cidade de Belém-PA.

Serviço:
Formatura Militar de Passagem de Comando do 71º BI Mtz
Local: Quartel do 71º BI Mtz, BR 423, Km 96 - Garanhuns
Data: 22 de janeiro de 2016
Hora: 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...