terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Hospital Dom Moura já realiza cirurgias eletivas por vídeo em Garanhuns‏‎


O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, é dos primeiros do interior do Nordeste a oferecer cirurgias por videolaparoscopia na Rede SUS. Desde outubro do ano passado, os pacientes dos 21 municípios que fazem parte da Regional de Saúde já contam com cirurgias eletivas. Segundo o diretor do hospital, Luiz Melo, atualmente estão sendo realizados procedimentos nas áreas de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e urologia. Procedimentos como colecistectomia, que é a cirurgia de cálculo na vesícula, que tem uma elevada demanda, vem sendo realizada de forma convencional e por videolaparoscopia, e em breve estarão sendo realizadas as ressecções transuretrais da próstata, que são as cirurgias por vídeo para próstata aumentada de volume. A previsão inicial é realizar em torno de 40 cirurgias mensais.

"O benefício é regional, principalmente nas áreas de alta e média complexidade, já que os municípios podem realizar os procedimentos da baixa complexidade. O Hospital Dom Moura oferece as cirurgias de urgência e emergência, e precisávamos adequar a estrutura para iniciar as cirurgias eletivas, desde a recepção ao pós-operatório, com adequação de leitos. Trata-se de um grande avanço para a saúde regional. Com o equipamento de vídeo, somos o primeiro hospital da Rede SUS na região com esta opção." - Afirma Luiz Melo.

O Hospital Dom Moura passou por grandes transformações nos últimos anos, tanto em sua estrutura quanto na oferta de profissionais. Foram reformadas as Emergências, UTI e Bloco Cirúrgico, além de outros investimentos realizados pela Secretaria Estadual de Saúde, e estes soma-se agora o equipamento videolaparoscópico.

FLUXO DO PACIENTE PARA CIRURGIA

Dr. Alysson Amaury, cirurgião geral e do aparelho digestivo, afirma que foi criado na rede SUS um fluxo para o paciente, onde o mesmo é encaminhado pelo médico do PSF à secretaria de saúde municipal, sendo direcionado ao ambulatório de cirurgia através da central de regulação da V GERES. Uma vez avaliado ambulatorialmente pelo especialista, são realizados exames complementares e agendada a cirurgia. O paciente é operado, acompanhado na enfermaria e posteriormente no ambulatório de regresso, recebendo alta e redirecionado a unidade de saúde básica de origem.

Segundo dr. Alysson, a cirurgia videolaparoscópica apresenta uma série de vantagens ao paciente: Menor tempo de internação, tempo de recuperação mais rápido com retorno precoce as atividades profissionais, menores riscos de complicações e esteticamente melhor, uma vez que não há necessidade de grandes cortes.

HOSPITAL-ESCOLA PARA A UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

O início das cirurgias eletivas é uma conquista também da Universidade de Pernambuco, através da reitoria, junto ao hospital e à Secretaria de Saúde do Estado, possibilitando aulas práticas para os estudantes de medicina nestes procedimentos, desde a recepção no ambulatório, ao acompanhamento das consultas, realização de exames, pré-operatório, cirurgia e pós-operatório, até o retorno ao ambulatório para avaliação médica dos especialistas.

A realização de cirurgias eletivas é mais um passo para o Dom Moura se tornar um Hospital Escola, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes principalmente da UPE Garanhuns. Alunos de três períodos já estão acompanhando cirurgias nas áreas de Urologia, Ortopedia (traumatologia), Aparelho Digestivo e Cirurgia Geral.

EQUIPES PROFISSIONAIS

Segundo a enfermeira-chefe do HRDM, Lara Vanessa, as cirurgias eletivas no bloco cirúrgico contam com profissionais em várias áreas. Médicos; Dr. Alysson Amaury - Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo, Dra. Cínthia Sarmento - Cirurgiã Geral e do Aparelho Digestivo, Dr. Marcos André - Urologista, Dr. Guilherme Agra - Urologista, Dr. Fabiano Pontes - Urologista, dois médicos-anestesistas, e além destes, enfermeira-gerente, enfermeiros-plantonistas, instrumentadores, técnicos de enfermagem, técnico da sala de recuperação e pós-anestésico. Os estudantes de medicina da UPE acompanham todos os procedimentos.


Para saber mais:
HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA
Diretor: Dr. Luís R. Melo (87) 3761.8101

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...