quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Avenida Rui Barbosa, "que deveria se chamar Euclides Dourado", passará por obras de alargamento

Rui Barbosa dá nome a milhares de ruas no Brasil, portanto, não se importaria  se rebatizássemos avenida mais charmosa de Garanhuns com o nome daquele que a criou há 91 anos atrás.


A Avenida Rui Barbosa deveria se chamar prefeito Euclides Dourado, não Rui Barbosa. Nada contra o célebre político e jurista baiano, mas é que se corrigiria uma grande injustiça com o homem que teve a visão e a ousadia de entender que a cidade precisaria se expandir para além da já tacanha Avenida Santo Antônio. 

Em 1925, munidos de facões e ferramentas rudimentares da época, o próprio Euclides e uma equipe de desbravadores, do qual fazia parte Ruber Van Der Linden, abriram caminho para a Colina Monte Sinai criando a via mais importante de Garanhuns e dando início ao povoamento do que seria conhecido depois como Heliópolis. Após o feito prodigioso, e já circulando em seu automóvel na futura Rui Barbosa, Euclides disse: "A cidade deveria ter nascido aqui".  

Noventa e um anos depois, Izaías Régis tem um novo plano para avenida que deveria levar o nome do seu desbravador. Ele quer alargá-la e já contratou uma empresa para o serviço. É a J Benevides da Silva Eireli-EPP. As obras devem começar em breve. 

Falando em entrevista ao excepcional Blog de Carlos Eugênio, o atual prefeito disse que a ideia do alargamento é proporcionar mobilidade à via fazendo com que dois carros circulem ao mesmo tempo, mesmo com um já estacionado. Árvores e canteiros, ainda segundo Izaías, seriam preservados.  É preciso muito cuidado ao mexer no que está dando certo. A avenida "Rui Barbosa" é charmosa do jeito que é, e não se percebe tanta falta de mobilidade assim em seu fluxo. Antes de alargá-la, o prefeito deveria resolver o gargalo em que se transformou a Avenida Santo Antônio. Essa sim, pede socorro e, de tão entupida de carros, deixa o trânsito de veículos e pedestres praticamente inviável. 



Um comentário:

  1. Parabéns as novas mudanças que esta gestão tem trazido a nossa cidade,mas gostaria de saber se dentre essas mudanças e reformas a nossa linda e também movimentada avenida caruaru está incluída nessas reformas que so têm deixado nossa cidade cada vez mais bela e agradável. Avenida Caruaru pede socorro.

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...