segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ARTIGO: Paulo Camelo critica embate entre Rosa e Izaías e conclui que nenhum dos dois tem razão



QUAL O PAPEL DO(A) VICE-PREFEITO(A)?

Escrito por Paulo Camelo*

 Aqui não vou repetir o que diz a Constituição da República Federativa do Brasil. Os representantes das elites ricas, costumam costurar uma aliança, apenas eleitoral, com o firme propósito de ganharem as eleições, mas não combinam a forma de governar a cidade, o estado, a nação. O recente episódio envolvendo o prefeito Izaías Régis, com a vice-prefeita Rosa Quidute, elevou a superfície, nesses 16 dias de comando da vice-prefeita, a desarmonia, o desequilíbrio e o despreparo dos nossos representantes do poder executivo municipal.

 Para nós moradores desta sofrida cidade, Garanhuns/PE, não importa a temperatura de intriga, inabilidade e insensatez que ora habita nos dois membros da administração municipal. É óbvio que a vice-prefeita deveria combinar as suas ações com o prefeito licenciado, mesmo que a mesma não seja mais aliada política. Afinal, o Prefeito não pode ficar com receio de passar o comando da cidade para a vice-prefeita. Isto porque, para nós Garanhuenses, o que está em jogo é o interesse coletivo, ou seja, da cidade.  Tanto o prefeito Izaías Régis, como também a vice-prefeita Rosa Quidute, foram eleitos para administrarem a cidade, não para trocarem farpas entre si.

 CADÊ O(A) VICE? TU VISSE? A Constituição define as funções, do Prefeito e do, ou da, Vice, mas as pessoas definem outras. Porquê o jogo de interesse é grande. O Prefeito não dar oportunidade ao, ou a, Vice, com medo de perder o comando. Já o Vice ou a Vice, fica de olho na “cadeira” do Prefeito. É assim a regra na falida e hipócrita sociedade burguesa. Na história recente da nossa cidade, observamos que o ex-prefeito Bartolomeu Quidute (oriundo de Flores/PE), não dava oportunidade ao seu vice Almir Penaforte (natural de Goiana/PE).

Já o ex-prefeito Silvino Duarte (oriundo de Princesa Izabel/PB), fechou até o gabinete do vice Márcio Quirino (Garanhuense). O ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira (natural de Calçados/PE), também não dava a mínima oportunidade ao vice Almir Penaforte (natural de Goiana/PE). O prefeito Izaías Régis (oriundo de Terezinha/PE), não dar oportunidade a vice Rosa Quidute (natural de Flores/PE).

 CADÊ O(A) VICE? TU VISSE?
 Noutra esfera, o vice-presidente Michel Temer, quer derrubar a presidente Dilma. Exemplos não faltam de cobiça, traição e ambição. AQUI SEGUE UM CONSELHO.  O bom senso nos diz que a vice-prefeita, Rosa Quidute, não pode desafiar o prefeito Izaías Régis, nem vice-versa. Nem tão pouco chamar o Prefeito de “arrogante” e “prepotente”, uma vez que a vice é a única pessoa que não pode criticar o Prefeito, porquê fica muito deselegante. Em algumas cidades de pequeno porte, essa prática “cola”, mas em Garanhuns, “descola”. Quem pode criticar, ou elogiar, o Prefeito, somos nós da Paróquia que não temos função pública. Ou melhor, a crítica é para nós que não exercemos função na administração pública e consequentemente não recebemos salário do estado.

 A ARROGÂNCIA, A PREPOTÊNCIA E A PSICOLOGIA Alguns psicólogos divergem quanto a idade, mas as pessoas não conseguem mudar após os 30 anos. O prefeito, quando foi candidato, todos nós sabíamos do seu comportamento, especialmente por ser prepotente e amostrado. Ninguém foi enganado. Exemplos não faltam. A preleção que o ex-prefeito Bartolomeu Quidute, sem função pública na administra- ção municipal, fez para os convocados do último concurso, no gabinete do Prefeito no Palácio Celso Galvão, demonstra o quanto ele é prepotente. No poder burguês, pouca gente escapa da luta desenfreada por mando e desmando.

 DONDE CONCLUÍMOS: NEM O PASSADO COMO ERA, IZAÍAS ALIADO DE ROSA, NEM O PRESENTE COMO ESTÁ, IZAÍAS ADVERSÁRIO DE ROSA. AGORA DURMA COM ESSE PESADELO DAS ELITES RICAS E DA LEGIÃO ESTRANGEIRA. 

 *Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, é engenheiro civil, líder político e popular e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...