segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Servidores do INSS entregarão cargos de chefia em Garanhuns; greve chega a 53 dias


Os servidores do INSS decidiram hoje (31/08) em assembléia geral entregar os 37 cargos de chefia da gerência Regional do Recife e manter a greve geral que já dura 53 dias. Na semana passada, as chefias das gerências de Caruaru e Petrolina também deixaram os cargos.  Na próxima quinta-feira, os servidores que ocupam cargos de chefia na gerência do INSS em Garanhuns colocarão os cargos à disposição.

Os  trabalhadores da Previdência Social reivindicam 27% de reajuste salarial, a incorporação da gratificação à aposentadoria, o cumprimento  da jornada de 30 horas semanais e a realização de concurso público.

De acordo com José Bonifácio, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores  Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), os servidores decidiram pela manutenção da greve porque as negociações com o governo federal não avançaram.

A última contraproposta encaminhada pelo Ministério do Planejamento prevê o aumento salarial de 21,3%, parcelado em quatro anos.

Hoje à tarde estava prevista uma reunião do ministro da Previdência Social (MPAS) Carlos Gabas com o Comando Nacional de Greve da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social para tratar sobre a paralisação.
     
Do Diário de Pernambuco

Homem é assassinado a facadas na tarde desta segunda (31/08) em Garanhuns

Vítima

Um homem foi morto na tarde desta segunda-feira, último dia de agosto, no bairro de Manoel Cheu, em Garanhuns. É o 31º homicídio do ano na cidade e o segundo em pouco mais de 48 horas, já que sábado um morador de rua foi assassinado enquanto dormia em frente a uma farmácia na Avenida Santa Rosa. De acordo com a Polícia Civil publicadas no portal Agreste Violento, a morte violenta no Manoel Chel teve como vítima. Antônio Antônio Ricardo de Barros de Almeida, de 24 anos, vulgo “Yuri”, morador da Rua Wilson Urquiza no bairro do Magano em Garanhuns. Ele tinha passagem pela polícia por envolvimento em uma tentativa de homicídio.

Ainda segundo a polícia, Yuri foi assassinado com três golpes de faca peixeira que atingiram a região das costas. Um elemento morador do bairro do Magano conhecido por “Jairinho” seria o principal suspeito de ter desferido os golpes na vítima, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. T

anto a Polícia Civil quanto a Militar realizaram buscas ao suspeito, mas ele não foi localizado. A motivação ainda é desconhecida. Populares informaram à polícia que eles estavam sentados na calçada do Abatedouro Público quando houve o desentendimento. Após levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado para o IML da cidade de Caruaru

Com informações e fotos do Portal Agreste Violento
http://agresteviolento.com.br/

Mulher reage a assalto em casa lotérica de São João e consegue deter ladrão


Um assalto em uma casa lotérica no município de São João, no Agreste de Pernambuco, foi frustrado pela reação de uma mulher no início da tarde desta segunda-feira. A informação é do Diário de Pernambuco. De acordo com o site do jornal,  dois suspeitos armados teriam tentado roubar clientes e o caixa do estabelecimento, situado na Rua Coronel João Fernandes, no Centro, por volta de 13h. No entanto, a mulher, que estava no terminal para sacar o dinheiro do Bolsa Família, identidade preservada, segurou um dos homens. E, rapidamente, transeuntes se juntaram para ajudar a contê-lo até a polícia chegar. O comparsa conseguiu escapar. De acordo com o 9º Batalhão da Polícia Militar, Emerson Paulo Gonçalves dos Santos, de 19 anos, foi preso e encaminhado para a Delegacia de Garanhuns. Os militares ainda fizeram rondas pela comunidade, mas não conseguiram localizar o segundo suspeito. Com Emerson Paulo, foi encontrado um revólver calibre 38.

Do Diário de Pernambuco

Irresponsabilidade da Secretaria de Obras da Prefeitura de Garanhuns causa sofrimento e até doenças a moradores do bairro Dom Helder Câmara

 Tubulação de esgoto de duas ruas está entupida há cerca de seis meses tornando o lugar praticamente inabitável e sujeito a uma série de doenças. Problema não é resolvido e Diretor de Serviços Públicos da Secretaria de Obras desligou o telefone na cara dos moradores
Caixa de gordura entupida leva lama de esgoto para dentro
das residências no bairro Dom Helder Câmara

A indiferença e irresponsabilidade do Governo Municipal de Garanhuns, na figura da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, tem submetido os moradores das Ruas Frei Damião e Abdenago Revoredo no bairro Dom Helder Câmara a um sofrimento sem precedentes e a um enorme risco de contaminação por doenças por conta de uma tubulação entupida. O martírio começou há cerca de seis meses quando o encanamento responsável por escoar o esgoto das duas referidas ruas entupiu.  Com isso, as caixas de gordura dos moradores também ficaram obstruídas causando retorno do esgoto para dentro das residências deixando o ambiente com um odor insuportável. A Secretaria de Obras foi acionada e abriu um buraco em uma das ruas mas, o que era pra ser uma solução, agravou ainda mais o problema, já que a vala tem transbordado esgoto a céu aberto aumentando o mau odor e deixando o local praticamente inabitável.

Como se não bastasse serem obrigados a conviver em condições totalmente insalubres, ao tentarem obter uma resposta do poder público para a situação, os moradores ainda foram destratados pelo diretor de Serviços Públicos da Secretaria de Obras, identificado, segundo os mesmos, como João Ricardo. "Liguei para a secretaria na tentativa de que alguém pudesse resolver o nosso problema, mas alguém de nome João Ricardo, que se disse diretor, me atendeu muito mal, afirmou que nada poderia fazer e ainda desligou o telefone na minha cara", desabafou Cícero cadeirante, um dos moradores que mais sofrem com a falta de providências do Governo Municipal no que se refere a resolução do problema. 

A falta de saneamento básico também tem trazido doenças a alguns moradores do Dom Helder Câmara. É o caso de um idoso que foi internado devido a constante inalação do odor fétido que jorra das caixas de gorduras entupidas. Ele já retornou pra casa, mas está acamado. "Todos os dias gasto uma vassoura de piaçava e muito cloro por conta desses entupimentos, temos sofrido muito", disse a moradora Maria da Silva

"Tivemos que fazer uma fossa de improviso. Tudo para tentar manter essa lama podre longe de minha família. Liguei para a prefeitura, um tal de João Ricardo desligou o telefone na minha cara, mas antes disso me atendeu muito mal e disse que só podia resolver depois do Festival de Inverno. O festival já se acabou faz tempo e nada. Eu tenho crianças pequenas em casa e o risco de doenças é grande. Meu marido mesmo pegou 13 ratos em uma ratoeira, todos provenientes desse esgoto. Os ratos aqui sambam nos nossos pés", relatou indignada Dona Marilene, outra moradora do Dom Helder Câmara.

Acionado pelos moradores, o V&C foi ao local e percorreu as ruas afetadas pelo entupimento das galerias e pelo precário saneamento básico. A indignação da população é geral. O mal cheiro fora do comum é de embrulhar o estômago e acarreta dificuldade até para respirar. O local está tomado por muito lixo, esgoto a céu aberto, insetos, baratas, ratos e já têm pessoas, sobretudo crianças e idosos, adoecendo por conta do mar de lama podre em que se transformou as duas ruas citadas nesta reportagem. O blog tentou por duas vezes contato com a Prefeitura de Garanhuns para que esta pudesse, mais do que dar sua versão dos fatos, resolver o problema, entretanto, até o momento, não obtivemos resposta. O bairro Dom Helder Câmara fica localizado próximo a Cohab 3, na saída de Garanhuns para Caetés.

CONFIRA O ÁUDIO COM OS DEPOIMENTOS DOS MORADORES FALANDO SOBRE O PROBLEMA



CONFIRA AS FOTOS FEITAS PELO V&C NO BAIRRO DOM HELDER CÂMARA
Caixas de gordura entupidas levam mal cheiro e esgoto às residências

Esgoto nas referidas ruas corre a céu aberto

Esgoto correndo a céu aberto no Dom Helder Câmara

Encanamento entupido no Dom Helder Câmara causa sofrimento e doenças a moradores

Por todos os lugares a cena grotesca se repete

Moradora Maria da Silva passa o dia tentando manter  o esgoto longe de sua residência


Cícero é um dos que mais sofrem com o esgoto a céu aberto e a falta de acessibilidade no local
Esgoto a céu aberto no bairro Dom Helder Câmara
Caixas de gordura entupidas levam mal cheiro ás residências



Lama fétida já levou um idoso, morador da localidade, a ser internado em um hospital


Buraco cavado pela Secretaria de Obras de Garanhuns piorou o problema




Atualização em 02 de setembro às  10h00min
Em contato com o V&C, o servidor João Ricardo negou que tivesse atendido ou desligado o celular na cara de moradores do Dom Helder Câmara. O mesmo ainda revelou que está afastado de suas atividades há dois meses, apesar de, segundo os moradores, o 1º contato com a prefeitura ter sido feito há seis meses quando o problema começou. João ainda afirma ter procurado Cícero Cadeirante, um dos autores da denúncia e o mesmo lhe confidenciou que confundiu os nomes.

A confusão de nomes não exime de maneira nenhuma a prefeitura da responsabilidade de resolver o problema das galerias entupidas nas ruas Frei Damião e Abdenado Revoredo, ambas no bairro Dom Helder Câmara. O tormento dos moradores  vem se arrastando há meio ano, sem que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Município tome uma providência, e sequer defina quando vai resolver a situação. SANTA INCOMPETÊNCIA. 

Violência marca final de semana na Cohab 3 com duas tentativas de homicídio naquele bairro


A violência tem recrudescido em diversos pontos de Garanhuns com uma onda de assaltos e alguns roubos a estabelecimentos comerciais, mas talvez em nenhum bairro ela tenha aumentado tanto como na antes pacata Cohab 3. Há muito a comunidade sofre com diversos roubos a transeuntes e a alguns pontos comerciais e, só neste último final de semana, três tentativas de homicídio levaram medo e perigo aos moradores do bairro.

No sábado, 29 de agosto, dois irmãos foram vítimas de tentativa de homicídio na Rua Antônio Ferreira de Azevedo. Após algumas diligências, a polícia prendeu dois dos três suspeitos de serem os autores dos disparos. Eles foram identificados como sendo Felipe da Silva Bento, de 28 anos, residente na Rua Antônio Ferreira de Azevedo, Cohab 3, e Erick da Silva Rodrigues, morador da Rua Tomé de Souza, Aluízio Pinto. Com a dupla, foi encontrado um revólver calibre 38, possivelmente usado na dupla tentativa de homicídio. Um terceiro envolvido, conhecido como Bruno Wesley conseguiu escapar. 

Já no domingo, a Cohab 3 voltou a ser palco de uma nova tentativa de homicídio, desta vez na Rua Elpidio de Melo, s/nº, próximo a Praça Central daquele bairro. A vítima foi  Dario Florêncio de Oliveira Júnior, de 30 anos, residente na mesma rua acima mencionada.   A informação da PM é que Dário foi tentar apartar uma briga entre um indivíduo conhecido como William e outra pessoa de apelido Pindoba quando William sacou uma arma e efetuou disparos acertando um destes na região do peito esquerdo da vítima. Ela foi socorrida para o HRDM e em seguida para Recife. Segundo parentes, Dário se recupera bem. A PM fez algumas diligências na tentativa de prender  o autor dos disparos, mas não conseguiu êxito.

Em contato com o V&C, alguns moradores voltaram a apelar ao comandante do 9º BPM para que se aumente a presença policial naquele bairro com viaturas circulando mais vezes durante dia e noite com o intuito de inibir e frear a ousadia dos marginais.


INDIANO TAMBÉM FOI CENÁRIO DE VIOLÊNCIA NESTE FINAL DE SEMANA
 Ainda no domingo, 30 de agosto, na  Rua 28 de julho, Bairro Indiano, em Garanhuns, Diego Carvalho da Silva foi ferido no abdômen com um punhal. O agressor seria um elemento conhecido como Fabinho. De acordo com a PM, Diego foi abordado por dois indivíduos que passaram a lhe espancar. Após a luta corporal, e segundo informações da própria vítima, Fabinho pegou um punhal e o lesionou na bariga. Ele foi socorrido para o Dom Moura e em seguida transferido para Caruaru. Os dois suspeitos não foram localizados.

domingo, 30 de agosto de 2015

Vereador Gil PM relembra ofício e ajuda policiais a prender ladrões na Avenida Rui Barbosa

Vereador Gil PM

Apesar de ter se afastado da atividade policial para assumir um mandato legislativo na Casa Raimundo de Moraes, o vereador Gil PM mostrou na tarde deste domingo (30/08) que não perdeu a prática em correr atrás de ladrão e colocá-los na cadeia. Ele encontrava-se por volta das 16 horas na Avenida Rui Barbosa, bem próximo ao Bonanza, quando foi surpreendido por PMs a pé correndo atrás de dois indivíduos que haviam acabado de praticar um furto no bairro da Liberdade. O problema foi que um dos policiais caiu durante a perseguição e o marginal ia levar a melhor. Ia, se Gil, em um ato instintivo e automático, peculiar a sua antiga função, não tivesse saído em disparada na cola do ladrão. Com um pique de causar inveja a Usain Bolt, o vereador não só alcançou o suspeito como o deteve e o entregou à guarnição policial.
Material do furto recuperado pela polícia
Crédito foto: Agreste Violento
O outro jovem foi preso pela PM. A dupla havia furtado um tablet e outros objetos. Ambos foram encaminhados à Delegacia Regional com o produto do roubo. Pessoas que faziam compras no Bonanza e viram a habilidade de Gil PM parabenizaram o parlamentar pelo excelente serviço prestado a sociedade.  Uma vez PM, sempre PM. 

Dupla detida por suspeita de furto. Acão contou com ajuda do vereador Gil PM
Crédito foto: Agreste Violento


sábado, 29 de agosto de 2015

REBITE: Caminhoneiro é flagrado pela PRF com medicamento proibido em Garanhuns


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na noite da última sexta-feira(28), um caminhoneiro transportando uma cartela do medicamento Nobésio Forte, um tipo de “rebite” utilizado para reduzir o sono em longas viagens. A ação foi realizada no km 92 da BR 423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Os policiais abordaram um caminhão que vinha de Teixeira de Freitas, na Bahia, e verificaram através do disco do tacógrafo que o motorista estava dirigindo há várias horas seguidas, sem interrupção. Diante da constatação da irregularidade, foram realizadas buscas na cabine do veículo e localizados cinco comprimidos do medicamento, uma anfetamina proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O condutor, de 27 anos, e os medicamentos foram encaminhados à delegacia de polícia judiciária da região. Ele deverá responder pelo porte de substância proibida, tipificado no artigo 28 da Lei 11343/2006.

Prefeitura de Garanhuns volta atrás e desiste de transformar Praça Mestre Dominguinhos em estacionamento


A Prefeitura de Garanhuns voltou atrás e desistiu de transformar a Praça Cultural Mestre Dominguinhos em um grande estacionamento nos moldes da zona azul e com capacidade para 380 veículos. A ideia sofreu uma forte rejeição por parte da população logo que foi anunciada pela AMSTT. Em uma enquete promovida pelo blog V&C Garanhuns, a maioria dos internautas também fizeram pesadas críticas ao uso da praça como estacionamento. Confira  abaixo a nota de informação da AMSTT suspendendo a tratativa anterior. 

NOTA DE INFORMAÇÃO

 A AMSTT vem através desta nota, informar à população que devido aos últimos comentários ocorridos com respeito ao estacionamento público na Praça Mestre Dominguinhos, o projeto será suspenso, o qual tinha como objetivo principal atender o clamor da sociedade que cobrava intensamente medidas imediatas visando a necessidade de se ampliar o espaço de estacionamento de veículos na cidade, que em 2005 era de 18 mil veículos, aproximadamente, e em 2015, cresceu para mais de 48.000 veículos. 

 Esclarecemos ainda que o projeto inicialmente teria uma fase experimental visando a aprovação ou não da população, por entender que seria a única forma, a curto prazo, de tentar resolver esta necessidade social, sendo elaborado cuidadosamente de forma que todo material empregado na demarcação e sinalização fosse rapidamente retirado quando necessário, não afetando assim a sua estrutura original, o que nos dava a certeza de que poderíamos disponibilizá-la a qualquer momento para os eventos já previstos e os que eventualmente surgissem. 

 Sendo assim, a AMSTT reforça a intenção de sempre buscar as melhorias necessárias para fluidez e satisfação do trânsito em Garanhuns, mas sempre em consonância com a vontade popular, motivo da decisão, colocando-se desde já ao inteiro dispor para receber sugestões que visem vencer este grande desafio de se construir um trânsito melhor e com mais mobilidade dentro de uma cidade com uma frota de veículos em total expansão, face o forte crescimento populacional. Sem mais, agradecemos a compreensão da população, que entende da necessidade de se tomar medidas arrojadas, mas, facilitadoras e preparadoras para um futuro melhor.

 Atenciosamente, JOÃO EMMANUEL LEITE DE OLIVEIRA Diretor Presidente

Praça Mestre Dominguinhos durante o Festival de Inverno de Garanhuns 2015

Para entender a polêmica que se formou em torno da decisão da prefeitura de transformar a Praça Mestre Dominguinhos em estacionamento clique AQUI

FORA DE CIRCULAÇÃO: Dupla é presa após mais um roubo de celular em Garanhuns

A epidemia de assaltos à mão armada com intuito de roubar celulares continua em Garanhuns; só que ontem (28/08) uma dupla de ladrões levou a pior. Por volta das 22h30min, os dois, sendo um menor, usaram uma arma de fogo para abordar uma jovem na Rua São Miguel, na Boa Vista, e tomar seu celular, mas a PM agiu rápido e, após algumas rondas, prendeu o infrator e o adulto recuperando o aparelho da vítima. Ainda foi encontrado com os suspeitos uma quantidade pequena de maconha. O adulto foi identificado como sendo Danilo Isídio dos Santos, 18 anos, residente no Magano. Ele foi autuado em flagrante e recolhido à Cadeira de Garanhuns. Já o menor,de 17 anos, foi recolhido à FUNASE.

Olimpíadas Especiais das Apaes acontecem nos dias 02 e 03 de Setembro‏‎ em Garanhuns


A Federação das Apaes de Pernambuco promove nos dias 02 e 03 de Setembro a VIII Edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, etapa Estadual, que será realizada na cidade de Garanhuns. Participarão das Olimpíadas as Apaes de: Agrestina, Barra de Guabiraba, Cachoeirinha, Carnaubeira da Penha, Garanhuns, Mirandiba, Petrolina, Salgueiro, e Serra Talhada. Mais de 100 atletas participarão das disputas competindo nas modalidades de atletismo (corrida e caminhada/salto em distância e altura /arremesso de peso), natação, futsal e capoeira. 

 Na quadra e piscina do Sesc Garanhuns serão disputadas modalidades como basquete, futebol de salão, handebol e natação, já as provas de atletismo serão realizadas na pista do 71º BPM, Batalhão Duarte Coelho. O objetivo das Olimpíadas é proporcionar momentos de interação, diversão e desenvolver o espírito esportivo nas pessoas atendidas pelas Apaes. Os vencedores do primeiro lugar de cada modalidade estarão automaticamente classificados para a XXI Olímpiadas Especiais das Apaes, etapa Nacional que acontece de 03 a 07 de Dezembro de 2015, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A última edição das Olimpíadas das Apaes de Pernambuco aconteceu em 2012 na Cidade de Petrolina.

Morador de rua é assassinado em frente à farmácia de Garanhuns

 
Um morador de rua de identidade ainda desconhecida foi morto a tiros enquanto dormia em frente a uma unidade da Farmácia do Trabalhador, na Avenida Santa Rosa, em Garanhuns. O crime ocorreu na madrugada deste sábado e, segundo a PM, a vítima dormia quando foi alvejada. Populares que ouviram os disparos acionaram o policiamento e o Samu mas, em virtude de os tiros terem atingido a região da cabeça, o homem não resistiu e veio a óbito. O assassino, ou assassinos, não foram localizados e sequer identificados, mas um inquérito será aberto e o homicídio será investigado. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML em Caruaru.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Carteira de trabalho em Garanhuns, agora só digital


A emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) manual não será mais disponibilizada nas unidades da Agência do Trabalho de Arcoverde, no Sertão, além de Caruaru e Garanhuns, Agreste de Pernambuco. As pessoas que precisarem emitir o documentos devem ir às unidades descentralizadas da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE) e solicitar o CTPS no formato digital.

Para isso, é necessário realizar um agendamento neste link. "No novo documento, as informações do trabalhador, como endereço, CPF, Título de Eleitor, CNH, fotografia, impressão digital, assinatura digitalizada e número do NIS/PIS, ficam armazenadas numa base única de dados, permitindo integração em nível nacional e impedindo emissões da carteira em duplicidade", explica a assessoria de imprensa da  Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq).

Endereço
Arcoverde - (Agência Regional)
Avenida Severino José Freire, número 310, Centro
(87) 3821-1064

Caruaru - (Gerência Regional)
Rua Cônego Júlio Cabral, número 157, Bairro Maurício de Nassau
(81) 3721-3258

Garanhuns - (Gerência Regional)
Avenida Caruaru, número 650, Heliópolis
(87) 3762-2382.

Do G1 Caruaru

PRAZO FOI ESTICADO: Contratados que ocupam vagas ofertadas no concurso público da Prefeitura de Garanhuns serão exonerados até dezembro



Desligamento se dará de forma gradual para não comprometer a execução dos serviços públicos essenciais do município, tais como, saúde, educação e assistência social.

A Secretaria de Administração, por meio da Comissão do Concurso Público de Garanhuns, informa que, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), de acordo com o oficio nº 490/2015, atendeu à solicitação do município no que se refere a alteração do prazo para que haja a rescisão de todos os servidores contratados, que ocupem cargos das vagas ofertadas no Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns.

De acordo o item IV do Termo de Ajustamento de Conduta 03/2014, os contratados supracitados teriam um prazo de 30 dias, contados a partir da homologação do concurso, para terem seus contratos rescindidos. Sendo necessário expor que após a nomeação o candidato tem o prazo de 30 dias para tomar posse do seu cargo público, apresentando um espaço temporal que se mostra danosa à coletividade por comprometer a execução dos serviços públicos essenciais, tais como, saúde, educação e assistência social.

Desta forma, fica estabelecido que os contratados sejam desligados do serviço público de forma gradativa, onde será dada andamento a nomeação e posse dos aprovados. O prazo final para rescisão será o mês de dezembro deste ano, conforme exarado pelo Ministério Público.







Assessoria de imprensa – Secretaria de Administração

Motociclista morre durante colisão na BR-423 em Jupi

Um homem de 30 anos morreu na noite da quinta-feira (27) em Jupi, Agreste de Pernambuco. a informação é do G1 Caruaru.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a vítima seguia em uma moto pelo quilômetro 73,2 da BR-423, quando colidiu com um veículo ainda não identificado. Ainda de acordo com a PRF, o motociclista morreu no local. Já o outro condutor fugiu sem prestar socorro.

Com informações do G1 Caruaru

Turbina de parque eólico próximo a Garanhuns recebe arte de grafitagem


Turbina eólica recebe grafitagem
O parque eólico da Casa dos Ventos, que está sendo construído na região entre os municípios de Caetés, Pedra e Paranatama., terá uma ação especial até o fim desta semana: uma das turbinas eólicas está recebendo a adesivagem de um grafite feito pelo artista plástico Cadu Mendonça (http://www.cadumendonca.com/ e https://instagram.com/cadumen/ ). Trata-se de uma arte de quase 30 metros de altura, que ficará exposta em uma das turbinas eólicas.

Esta arte na turbina marca a comemoração da instalação da milésima turbina eólica da empresa GE no Brasil, que ocorre dentro de um parque eólico da Casa dos Ventos. Além disso, o artista plástico Cadu Mendonça aproveitou a viagem para deixar sua arte de presente para a cidade de Garanhuns e fez um grafite na Avenida Júlio Brasileiro, 426. Nessa arte, Cadu Mendonça teve parceria do artista Glauber Arbos para grafitar o muro com elementos que remetem à cultura da região, conforme imagem anexa abaixo .

Rede Vida exibe reportagem sobre Posse de Dom Paulo Jackson como 11º bispo de Garanhuns; confira vídeo


Dom Paulo durante sua posse em Garanhuns
A Rede Vida de Televisão, canal católico mais proeminente no país, exibiu uma ótima reportagem com belas imagens da posse de Dom Paulo Jackson, como 11º bispo de Garanhuns. A solenidade ocorreu no último domingo , 23 de agosto, e contou com a presença de 20 bispos e arcebispos. De acordo com a reportagem, 40 mil pessoas compareceram ao evento. CONFIRA VÍDEO DA REPORTAGEM

Ladrão leva celular e roupa de jovem em bairro de Garanhuns


Uma verdadeira avalanche de roubo de celulares tem acometido a população de Garanhuns neste mês de agosto. Todos os dias, pessoas têm seu aparelho roubado ficando sob a mira de uma arma de fogo ou sob o alcance de alguma faca. A ousadia dessa corja de assaltantes não têm limites, e é potencializada  por uma legislação penal benevolente que pune o cidadão e favorece o marginal.

Na Cohab 3, na Rua Mário Notaro, o assaltante não se contentou em levar apenas o celular de um jovem de 25 anos que trafegava na referida via por volta das 23h30min de ontem (27/08). Ele foi mais além e roubou até a roupa de sua vítima.  Assustado, o rapaz correu para sua residência, mas ainda foi surpreendido por um disparo de arma de fogo em sua direção que felizmente não o atingiu. A PM foi acionada, mas não conseguiu prender o indivíduo.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Sondagem aponta que maioria dos internautas reprova uso da Praça Mestre Dominguinhos para estacionamento

Praça já foi demarcada

Uma sondagem feita pelo V&C no Facebook apontou que muita gente reprovou a ideia da Prefeitura Municipal de Garanhuns de transformar a Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos em um estacionamento rotativo com capacidade para 380 veículos nos mesmos moldes da zona azul. Em oito horas no ar, a enquete atingiu 125 comentários, em sua maioria com posicionamentos contrários à ocupação do espaço

"Só acho que a praça deveria ser lugar para passear, jogar conversa fora e não para virar estacionamento", comentou o internauta Gabriel Guedes. A leitora  Maria Angélica foi mais enfática."Que absurdo!!!! A praça deve servir a população em forma de lazer e não pra comodidade dos outros. Se acha que o trânsito está muito engarrafado, vai de ônibus! Agora, essa praça que serve para eventos, brincadeiras, descanso...vai ser arruinada pelos carros. Os órgãos competentes devem arranjar outro local, apropriado, para servir de estacionamento. Sou extremamente contra!!!!!!!!" desabafou. Mesma opinião teve a jovem Aparecida Pereira. "A praça já está cheia de pedras soltas e buracos em alguns pontos; se ali funcionar um estacionamento regular vai piorar muito a real situação da praça. Além de que a pintura da separação das vagas já deixou super feio o piso onde antes era bonito de ver e fotografar. Vai apenas gerar arrecadação afinal tudo só gira em torno disso mesmo neste mundo", disse.

Apesar de, "até o presente momento", a maioria dos participantes da sondagem reprovarem a ideia. Alguns internautas  se colocaram a favor. É o caso de Erivânia Henrique. "Sou a favor pois a cidade está totalmente sem espaço para esse meio", disse. Já a leitora Dani Almeida concorda com a ocupação da Praça Mestre Dominguinhos com vagas de estacionamento, desde que não se cobre por isso. "Ótima idéia! Além de desafogar o trânsito, a praça terá utilidade por todo ano e não apenas quando houver festividades. Porém sendo um espaço público, não deveria ser cobrada taxa para estacionar, devendo haver também segurança aos usuários do serviço", comentou.

SOLUÇÃO MAIS FÁCIL
A polêmica teve início após o anúncio da prefeitura no dia de ontem, (26/08), de que a Praça Mestre Dominguinhos servirá como estacionamento rotativo com 380 vagas. O espaço já foi demarcado, (ver foto), o que desagradou algumas pessoas, que viram nessa pichação oficializada uma descaracterização do local que é chamado de Esplanada Cultural.

É inegável que houve um grande aumento no número de veículos em Garanhuns. Segundo a própria prefeitura, de 2005 pra cá, a frota pulou de 17 mil para 48 mil, enquanto as ruas do centro continuaram as mesmas. Por isso não somos totalmente contra. Só achamos que as cabeças pensantes do município deveriam estudar mais o assunto, talvez debater com a sociedade e principalmente esgotar todas as opções possíveis para desafogar o trânsito no centro antes de avançar vorazmente para a solução mais fácil: "A ocupação de um espaço que tem muita representação na história de Garanhuns".

 Se por um lado é solução fácil para o trânsito, por outro, o enorme estacionamento, bem abaixo do nariz de Dominguinhos, (estátua) causará um impacto urbano irreversível  à  magnitude arquitetônica e histórica da praça mais famosa de Garanhuns.

VEJA ALGUMAS OPINIÕES EMITIDAS NA SONDAGEM DO V&C



Para saber mais sobre esse assunto clique AQUI


Homem é morto a tiros em Angelim

Um homicídio foi registrado em Angelim por volta das 19h30min de ontem, quarta-feira, 26 de agosto. Segundo a PM, o crime ocorreu na Rua Pedro Julio Sequeira, 52, próximo ao hospital, Centro daquele município e teve como vítima Leonardo José de Souza,(LEO), 24 anos, residente no endereço acima. 

 Segundo informações, elementos desconhecidos invadiram a residência de Leonardo e efetuaram disparos de arma de fogo contra ele, que era ex-presidiário. A vítima apresentava 04 (quatro) ferimentos na região do queijo, peito e tórax. O corpo foi encaminhado para o IML em Caruaru. Ninguém foi preso.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MAIS ZONA AZUL: Praça Mestre Dominguinhos vira local de estacionamento rotativo com 380 vagas


A área central de Garanhuns vai ganhar 380 novas vagas de estacionamento. A informação é da assessoria de imprensa da AMSTT.  Segundo nota enviada à imprensa, o espaço, que começou a ser demarcado esta semana, ficará instalado na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e funcionará como sistema de estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul. Os cartões são vendidos em 40 postos credenciados e custam R$ 1,00. Com a ação, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) espera melhorar a fluidez do trânsito na área. O funcionamento deve iniciar em setembro.


De acordo com o presidente da AMSTT, coronel Emmanuel Leite, outras mudanças devem ser executadas nos próximos meses. Todas as medidas visam a melhoria do fluxo de veículos. “Estamos estudando a possibilidade de aumentar o número de postos de vendas do Zona Azul, de 40 para 60, e estarão identificados com banners. Isso facilita o acesso à compra para os motoristas que precisam deixar seus veículos estacionados nessas vagas. Também estaremos fazendo mudanças no formato das vagas de estacionamento do centro, que passarão a ser paralelas e não mais em 45 graus”, destaca o titular da autarquia.


Atualmente, a frota de veículos de Garanhuns, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), é de 48.052, sendo 13.910  motos e motonetas. Em 2005, a frota era de 17.635. Crescimento, em 10 anos, de mais de 30 mil veículos. O estacionamento na Praça Cultural Mestre Dominguinhos deixará de funcionar durante período de eventos em que o local torna-se polo de animação.

Com informações da assessoria

LAVA JATO: Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa mencionam repasse de propina a Sérgio Guerra e Aécio Neves



Deputados do PT seguiram questionando os dois delatores sobre suspeitas de pagamento de propina a líderes tucanos. Jorge Sola (PT-BA) perguntou a Youssef se ele tinha conhecimento das informações de que o senador Aécio Neves teria recebido dinheiro de propina relativa a contratos da estatal Furnas. "O senhor confirma que Aécio recebeu dinheiro de corrupção de Furnas?", indagou Sola. Youssef disse ter ouvido sobre isso do ex-deputado José Janene, morto em 2010: "Eu confirmo por conta do que eu escutava do deputado José Janene, que era meu compadre, e eu era operador dele", disse Youssef. Janene é apontado como o responsável pela indicação de Paulo Roberto Costa à direção de Abastecimento da Petrobras.

Em nota oficial, o diretório nacional do PSDB rebateu as afirmações dos delatores. "Como já foi afirmado pelo advogado de Alberto Youssef e, conforme concluiu a Procuradoria Geral da República (PGR) e o Supremo Tribunal Federal (STF), as referências feitas ao senador Aécio Neves são improcedentes e carecem de quaisquer elementos que possam minimamente confirmá-las."

O texto prossegue questionanando as motivações de tais declarações: "Não se tratam de informações prestadas, mas sim de ilações inverídicas feitas por terceiros já falecidos, a respeito do então líder do PSDB na Câmara dos Deputados, podendo, inclusive, estar atendendo a algum tipo de interesse político de quem o fez à época."

A partir das menções feitas a Aécio Neves e a Sérgio Guerra, deputados do PT e da oposição travaram uma espécie de "batalha" ao longo da acareação. Em diversos momentos, quando deputados oposicionistas faziam perguntas sobre líderes do PT, deputados governistas gritavam o nome de Aécio.

Youssef disse ainda que chegou a enviar recursos oriundos de propina a Belo Horizonte, mas negou que fossem direcionados ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

"Com referência ao Anastasia, eu mandei, sim, dinheiro para Belo Horizonte, mas não fui que fui entregar. Então, a mim não foi dito que era para o Anastasia. Mas quem foi lá entregar foi o Jayme [Alves de Oliveira Filho], então só ele pode dizer a quem ele entregou. Eu posso dizer que recebi um endereço, um nome, e mandei entregar. Esse nome que eu recebi, me lembro muito bem, não era o Anastasia. Tinha outro nome e tinha outro endereço", afirmou.

Em março deste ano, Aécio negou participação no esquema de Furnas. "A chamada lista de Furnas - relação que contém nomes de mais de 150 políticos brasileiros de diferentes partidos - é uma das mais conhecidas fraudes políticas do País e já foi reconhecida como falsa em 2006 pela CPMI dos Correios", disse o tucano em nota. Segundo a nota, a "lista de Furnas" surgiu em 2005 como "tentativa de dividir atenção da opinião pública" em meio à revelação do mensalão. Em relação ao PT, Youssef disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinham conhecimento do esquema de desvios de recursos públicos da Petrobras investigado pela Polícia Federal e pelo MPF (Ministério Público Federal). Ambos negam.

Uol

OPERAÇÃO HERMES: Entenda como agia quadrilha de roubo a comerciantes de AL e PE, presa neste dia (26/08)

Cabo da PM em Garanhuns e candidato a vereador em Caetés nas eleições de 2012 estão entre os presos



Prisão de um dos suspeitos feita pela PRF

Vinte e uma pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (26) acusadas de integrar uma organização criminosa que agia praticando assaltos em diversos municípios nos estados de Alagoas e de Pernambuco. O principal alvo da quadrilha eram comerciantes que compram e vendem confecções e que negociam gado. Armas, munições, drogas e veículos roubados foram apreendidos com os criminosos.

Cerca de 250 policiais rodoviários federais, militares e civis dos dois estados, além do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) do Ministério Público (MP/AL) participaram do cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.

A ação integrada ainda envolveu as Secretarias de Defesa Social e de Ressocialização dos dois estados, além dos Ministérios Públicos estaduais e da 17ª Vara Criminal de Alagoas.


As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Garanhuns, Lajedo, Agrestina, Jurema, Panelas e Caruaru, em Pernambuco, e também em Maceió e União dos Palmares, em Alagoas.

A quadrilha presa é considerada muito perigosa devido a quantidade de pessoas envolvidas e ousadia na prática de seus crimes. Estima-se que nos últimos quatro meses os produtos roubados já ultrapassam a quantia de R$ 1 milhão.



Entenda como a quadrilha agia

As principais características da quadrilha presa durante a Operação Hermes são a organização do grupo e a divisão de tarefas entre os integrantes. Havia aqueles que guardavam as armas, os que escondiam e receptavam o produto do crime, os que forneciam munições e também os que agiam diretamente nos assaltos. Para encobrir os ilícitos eles ainda usavam documentos falsos e placas frias.

Antes de praticar qualquer roubo, eles planejavam a ação e chegavam a estudar os alvos, observando horários de deslocamento e companhias. O planejamento também girava em torno da preparação para um possível confronto com a polícia ou reação das vítimas, usando coletes balísticos e colocando placas de aço nas carrocerias dos automóveis e nos capacetes utilizados pelo bando para se protegerem de possíveis disparos de armas de fogo.

Há pelo menos quatro registros de troca de tiros entre os integrantes e a polícia entre os meses de março e julho de 2015, e de um latrocínio, que ocorreu em Quipapá/PE, em 13 de julho. Nesse último crime, o motorista de uma Van foi executado ao sacar uma arma e disparar em direção ao líder do bando, que estava de colete. Após ser atingido, o cabeça da quadrilha deu três tiros na vítima, que morreu no local.

Alguns dos materiais usados para a blindagem do bando foram apreendidos no último dia 17 de agosto, pela PM/PE, após uma denúncia na zona rural de Garanhuns. No local, foi encontrado e apreendido um veículo Fiat Strada roubado. O automóvel estava com uma placa fria e dentro da caçamba haviam barricadas de aço, além de escudos de proteção e chapas para blindar capacetes.

Fonte: PRF/PE

PRESOS EM GARANHUNS

Em contato com o V&C, o major Hudson, relações públicas do 9º BPM, afirmou que em Garanhuns foram presas  as seguintes pessoas

Edson de Melo Ferreira
Adelson Vitor de Almeida (candidato a vereador em Caetés e presidente do Partido Verde local)
Márcio Santos de Almeida
José Murilo Ferro (cb da PM lotado em Garanhuns)
Alessandra Maria
Renata Pereira
Valdemir de Araújo
Gildo Lourenço Pereira




Vendedor de pamonha é assassinado no bairro da Boa Vista, em Garanhuns


A Central de Operações do  9° BPM registrou um homicídio em Garanhuns por volta das 5h30min desta quarta (26/08), na rua José Bonifácio, bairro da Boa Vista. De acordo com informações da Rádio Jornal, a vítima foi identificada como Reginaldo Alexandre da Silva, 49 anos, muito conhecido no referido bairro como Regi da Pamonha. Ele estava dormindo no sofá de sua residência quando elementos desconhecidos invadiram o local arrombaram a porta e o assassinaram com tiros de 12 no tórax. Os motivos que levaram ao crime ainda são desconhecidos, mas pode estar ligado ao tráfico de drogas. O corpo foi encaminhado para o IML em Caruaru.  Outras duas pessoas que estavam na residência no momento do homicídio não foram alvejadas pelos disparos. Ainda segundo a PM, um indivíduo identificado como  Eric da Silva Rodrigues, 22 anos é suspeito de cometer o homicídio.

Mega operação desmonta quadrilha especializada em roubos de cargas em AL e PE; Ação acontece também em Garanhuns

  
Crédito foto - Agreste Violento
Garanhuns amanheceu com as ruas repletas de viaturas e policiais civis, militares e da PRF, despertando a curiosidade da população. Segundo a assessoria da Polícia Civil de AL, trata-se da Operação Hermes, uma gigantesca força tarefa que conta com cerca de 250 policiais, além do Ministério Público e tem o objetivo de desmontar uma quadrilha que pode ter roubado mais de 1 milhão de reais em cargas.  Os mandados de prisão estão sendo cumpridos em Garanhuns, Lajedo, Agrestina, Jurema, Panelas e Caruaru, e também em Maceió e União dos Palmares, estes em em Alagoas.
Foto: divulgação PRF
Crédito foto: Agreste Violento

A ação integrada ainda envolveu as Secretarias de Defesa Social e de Ressocialização dos dois estados, além dos Ministérios Públicos estaduais e da 17ª Vara Criminal de Alagoas.

Aqui em Garanhuns, as informações ainda são escassas, mas, de acordo com a Rádio Jornal, cinco pessoas de identidade não revelada podem ter sido presas. Na delegacia regional do município, a movimentação policial é intensa.  Ao todo a Hermes já prendeu 18 pessoas em AL e PE

 Segundo a polícia, o principal alvo da quadrilha eram comerciantes que compram e vendem confecções e que negociam gado em Alagoas e Pernambuco. 4 armas, 21 kg de maconha, 640 gramas de crack, além de celulares também foram apreendidos. 



Confira novas informações sobre a Operação Hermes e veja o nome das pessoas presas em Garanhuns



terça-feira, 25 de agosto de 2015

Prefeitura de Brejão também vai realizar concurso público

Edital deve sair em dezembro de 2015

Brasão da Prefeitura de Brejão
A Prefeitura de Brejão aqui no Agreste Meridional deve lançar edital de concurso público em dezembro de 2015. A informação está em um TAC ( Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o prefeito Ronaldo Ferreira de Melo e o Ministério Público, representado pela Promotora de Justiça Maria Aparecida Alcântara Siebra.

Os motivos para o firmamento do TAC são muitos, mas a principal justificativa identificada pelo MPPE é o grande número de contratações temporárias naquele município. De acordo com levantamento da Promotoria de Justiça, essas contratações temporárias se estendem por anos não atendem as condições de situação excepcional previstas em lei. Ainda segundo o TAC, a Prefeitura de Brejão compromete 65,98% da receita com pagamento de pessoal, o que desrespeita a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Pelo documento, a prefeitura se compromete a abrir concurso público ainda este ano, provavelmente, com lançamento do edital em dezembro, e a exonerar os servidores temporários que se encontram em situação ilegal. Todo o teor do TAC, que foi assinado no último dia 13, está publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 25 de agosto.

Mototaxistas passarão por recadastramento em Garanhuns


A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) inicia, na próxima terça-feira (01), o recadastramento dos 321 mototaxistas atuantes em Garanhuns. Para o ato, é necessário estar munido da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o alvará 2015. Os profissionais devem seguir uma ordem pré-estabelecida para se apresentarem na sede da autarquia, localizada na avenida Luiz Souto Dourado, S/N, bairro Heliópolis. O cronograma, que indica o número da permissão e a data de comparecimento será entregue nos pontos de trabalho da categoria. A convocação visa a conclusão de um mapeamento dos pontos de atuação dos mototaxistas, regularização e redistribuição dos já existentes, além de colaborar para um estudo de criação de outros locais. Para outras informações, o contato da AMSTT é o (87) 3762-3967. Confira, abaixo, cronograma da ação por número da permissão:


Com informações da assessoria

Comemoração do Dia do Soldado em Garanhuns


O dia 25 de agosto é o "Dia do Soldado" e celebra o nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército. A data será comemorada nesta terça-feira (dia 25 de agosto), com uma cerimônia cívico-militar, às 9 horas, no quartel do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz). Na oportunidade serão condecoradas personalidades e  militares, que se tornaram credoras de homenagem especial do Exército Brasileiro.

A cerimônia contará com a presença de autoridades eclesiática e das esferas federal, estadual e municipal, de personalidades da cidade de Garanhuns e de estudantes das redes pública e privada de Garanhuns e municípios vizinhos, além de familiares dos militares. A solenidade terá a seguinte sequência: Incorporação da Bandeira Nacional, apresentação da tropa, canto do Hino Nacional, leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, entrega de condecorações, desfile da tropa e reinauguração da galeria de "Amigos do Batalhão".

O Comandante do 71º BI Mtz, Tenente Coronel Sando Gomes de Vasconcelos, convida a todos para prestigiar as comemorações do "Dia do Soldado".

Programação:

- Formatura Cívico-Militar: Local - Quartel do 71º BI Mtz, dia 25 de agostos, às 9h;
- Visitação de estudantes ao Quartel do 71º BI Mtz: de 26 de agosto a 2 de setembro,  das 8h às 11h e das 14h às 16h;
- Concerto Sinfônico da Banda de Música do 71º BI Mtz: Lacal- Salão do Círculo Militar de Garanhuns, dia 26 de agosto, às 19h30min.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Fiscalização de mototaxistas será intensificada em Garanhuns


A fiscalização de mototaxistas será intensificada em Garanhuns, Agreste Meridional de Pernambuco. Em reunião realizada nesta segunda-feira (24), o presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), coronel Emmanuel Leite, e o major do 9º Batalhão de Polícia Militar, Hudson de Moura, definiram as estratégias para as ações conjuntas, que devem iniciar na próxima semana. O principal objetivo é combater a atividade clandestina e, ao mesmo tempo, garantir maior segurança aos usuários.

Atualmente, o município possui 321 mototaxistas cadastrados e circulando legalmente. A AMSTT vem atuando, desde o ano de 2013, na melhoria do serviço. “Nossa ideia é, na realidade, realizar um trabalho contínuo. Nosso cronograma já previa fiscalização, mas agora poderemos intensificá-la com o apoio da PM. É melhor para a população, que paga por um serviço de qualidade, e é bom para os profissionais, que não terão concorrência desleal”, completa o presidente da AMSTT, coronel Emmanuel Leite.

O organograma das operações será fechado ainda esta semana. Nas ruas, a população verá a ação conjunta com guardas de trânsito da autarquia, Patrulha de Trânsito da Polícia Militar e do grupamento Rocam nos próximos dias.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Marginais atiram em agricultor e levam sua moto na zona rural de Garanhuns


Um agricultor de 51 anos teve sua moto roubada por marginais na tarde deste domingo 23 de agosto no sítio Flamengo, zona rural de Garanhuns. Segundo à PM, José Anselmo Alves trafegava no local acima citado quando dois desconhecidos o abordaram, na tentativa de tomar-lhe de assalto sua motocicleta. Ainda segundo à PM, a vítima entrou em luta corporal com um dos assaltantes que lhe atingiu com um capacete. Como se não bastasse, o outro comparsa disparou um tiro que atingiu a mão da vítima. A dupla levou a motocicleta. A vítima foi socorrida até o HRDM. Ninguém foi preso.

Multidão de fiéis acompanhou posse do novo bispo de Garanhuns



Milhares de pessoas acompanharam posse do novo bispo da Diocese de Garanhuns, neste domingo, 23 de agosto

Dom Paulo Jackson saúda multidão de fiéis na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos


Um espetáculo de fé, alegria e religiosidade marcaram a posse canônica de Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza à frente da Diocese de Garanhuns. O deslocamento do novo bispo em direção ao seu novo rebanho iniciou-se em Patos/PB e teve paradas em Caetés e Capoeiras. Por volta das 3h30min, Dom Paulo Jackson chegou a Garanhuns sendo acolhido inicialmente na paróquia de Santa Terezinha, no Magano.

Por volta das 16 horas, o novo bispo aportou na Avenida Santo Antônio e, em um ato de humildade, pediu ao motorista para parar nas imediações da loja Ferreira Costa e caminhou entre os fiéis até a catedral de Santo Antônio demonstrando carisma e simpatia.

Já na igreja, Dom Paulo foi recebido pelas principais autoridades religiosas, políticas e militares da CNBB, de Pernambuco e de Garanhuns. A posse canônica foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e acompanhada por bispos de várias localidades do Nordeste e do país. Entre os presentes, estavam o antecessor, Dom Fernando, o governador Paulo Câmara e o  prefeito Izaías Régis que passou a chave da cidade ao novo bispo.

Após a cerimônia na catedral, um belo momento esperava por Dom Paulo e pelos milhares de fiéis das várias paróquias do Agreste Meridional e da Diocese de Patos que vieram para acolhê-lo. Era a primeira missa celebrada pelo novo bispo em Garanhuns. E não poderia ser outro lugar, se não na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos que ficou lotada.

A missa foi concelebrada por vários bispos, mas as atenções estavam todas voltadas para o novo líder espiritual da Diocese de Garanhuns. Em suas primeiras palavras, já como novo bispo, Dom Paulo Jackson relembrou sua origens, agradeceu a seus formadores e citou uma música de Dominguinhos, filho da terra. Depois reforçou o que já havia dito na sua sagração episcopal em Patos no último dia 18 de julho "A esposa deixa seus pais e se une ao seu marido formando assim uma só carne. O mesmo acontece na vida sacerdotal. Os padres se tornam membros de um único corpo que é formado por Jesus Cristo e a Igreja é nossa esposa, disse o sacerdote.

De acordo com estimativas não oficiais, cerca de 30 mil pessoas estiveram na posse para saudar o novo bispo, lotando as ruas a Igreja Matriz e sobretudo a Praça Mestre Dominguinhos, palco de tantos shows artísticos e que ontem foi cenário para uma das manifestações religiosas mais fervorosas que a cidade já presenciou.

VISITA AS PARÓQUIAS
Após nove meses em Sede Vacante, a Diocese de Garanhuns anseia por ouvir as palavras de Dom Paulo Jackson. Nesse sentido, já estão marcadas as primeira visitas pastorais as paróquias. Quarta (26/08) será no Sagrado Coração de Jesus, na Cohab 2, quinta, o novo bispo visitará a paróquia de São Sebastião e dia 01 de setembro, a paróquia de Santa Terezinha, no Magano.  No próximo domingo (30/08) ocorre a primeira celebração de Dom Jackson na Catedral de Santo Antônio.

ORIGENS DO NOVO BISPO
Dom  Paulo Jackson é o 11º bispo de Garanhuns. Ele tem 46 anos e nasceu em 17 de abril de 1969 em São José de Espinharas, no Estado da Paraíba. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (ITER) e Teologia no Seminário Arquidiocesano “Imaculada Conceição” em João Pessoa (1990-1992). Licenciou-se em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico (1997-2001) e fez o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana (2007-2010).

 Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993, incardinando-se na Diocese de Patos, onde desempenhou inúmeros cargos. Também foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB), de 2004 a 2007 e Vigário paroquial da paróquia “São Geraldo” em Belo Horizonte (2011-2013). Antes de ser nomeado bispo, era Professor de Sagrada Escritura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pároco da paróquia “Senhor Bom Jesus do Horto” em Belo Horizonte e Formador dos seminaristas de Patos

CONFIRA AS FOTOS DA POSSE DE DOM PAULO JACKSON NA DIOCESE DE GARANHUNS

Multidão de fiéis lotou Praça Mestre Dominguinhos neste domingo para receber novo bispo

Posse canônica ocorreu na Catedral de Santo Antônio

Acolhida de fiéis ao novo bispo na Avenida Santo Antônio


Palco armado  para a primeira celebração de Dom Paulo Jackson em Garanhuns

Caravana de todas as paróquias vieram a Garanhuns saudar o novo bispo


Prefeito Izaías Régis entrega chaves da cidade a Dom Paulo Jackson

Governador Paulo Câmara e prefeito Izaías na posse do novo bispo de Garanhuns

Para ver mais fotos acesse o Facebook da Diocese de Garanhuns https://www.facebook.com/diocesedegaranhuns

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...