CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

Mande seu currículo

Mande seu currículo
SELEÇÃO EM GARANHUNS E REGIÃO. MANDE SEU CURRÍCULO

terça-feira, 30 de junho de 2015

Bombeiros controlam incêndio em residência de Garanhuns


O Corpo de Bombeiros foi acionado no final da tarde desta terça-feira (30/06) para controlar um incêndio em uma residência localizada Rua XV de Novembro nº 239,  em Garanhuns. O imóvel é vizinho à Igreja Adventista e próximo ao Supermercado Bonanza. As chamas começaram em um guarda-roupa, queimaram outros objetos, mas se limitaram ao quarto. As consequências só não foram maiores porque os bombeiros chegaram rápido e debelaram  o fogo. Ninguém se feriu e os prejuízos foram apenas materiais. As causas do incêndio não foram identificadas, mas uma perícia será realizada para apurar o fato. 


Fotos : FuroNotícias PE

Vereador se soma à população e cobra providências à Compesa para solucionar falta d'água em Garanhuns

Audálio em visita a um dos reservatórios da cidade

A falta d´água em Garanhuns vem causando enormes prejuízos à população. O hiato entre a chegada do precioso líquido nas torneiras, e a falta dele, tem chegado a 10 dias em algumas localidades. Como legitimo representante do povo, o vereador Audálio Filho também está preocupado com a situação. O V&C Garanhuns produziu uma matéria sobre o assunto nesta segunda (29/06) e o parlamentar, ao ler a publicação, encaminhou e-mail ao blog para dizer que é solidário ao sofrimento dos munícipes e tem cobrado providências para a resolução do desabastecimento, até porque ele próprio é vítima do problema, já que, além de vereador, é também consumidor da Compesa, assim como todos nós. 

Na nota, Audálio disse que solicitou, à COMPESA e ao Governo do Estado, urgência na compra de um novo conjunto motor-bomba para o Sistema Cajueiro e Inhumas visando assim normalizar o abastecimento d’água em Garanhuns.

O vereador também afirma ter encaminhado requerimento ao secretário de Infraestrutura do Estado no sentido que a rede de distribuição seja ampliada para atender ao crescimento da cidade e, por fim,  solicitou providências para que sejam trocadas tubulações antigas (muitas em cimento amianto, material que não aguenta muita pressão) por novos canos, com o objetivo de evitar desperdício de água por rompimento de tubulação. "Espero que o problema seja resolvido o quanto antes. Encaminhamos todo este expediente e vamos continuar cobrando as ações necessárias para garantir um serviço de qualidade.  Temos o dever de prestar conta das atividades à população, e o Blog V&C traz hoje a realidade vivida pelo nosso povo, sendo um canal importantíssimo de notícias onde se presta um grande serviço de utilidade pública", ressaltou o vereador. 


É DIA 10: 36º Garanhuns Fight Championship terá lutas 7 de MMA, com disputas de cinturão


Garanhuns realiza, no dia 10 de julho, a 36ª edição do Garanhuns Fight Championship. O evento da área de Artes Marciais Mistas (MMA) acontecerá no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado no bairro Heliópolis, centro da cidade. Os ingressos custam 10,00 reais, mais 1kg de alimento não-perecível. Para área vip, a entrada custa 25,00 reais. A organização do evento firmou parceria com o Banco de Alimentos do Sesc – todos os alimentos arrecadados serão doados à instituições de Garanhuns.


Os interessados em adquirir ingressos devem ir até a loja Iza Calçados, os postos de gasolina Vivo e Ipiranga, à farmácia Permanente ou na Duo Academia. “Nossa expectativa é a melhor possível. As lutas serão muito equilibradas e irão reservar muita emoção para quem estiver assistindo”, comenta o lutador e organizador Evandro Silva.

Ao todo, serão sete lutas – incluindo a primeira disputa de cinturão feminino e a defesa do cinturão masculino. Para outras informações, basta ligar (87) 9612.5848.

Secom PMG

Homenageada do FIG 2015, Luzilá Gonçalves escreve mais uma coluna falando da sua bela e fria Garanhuns

Luzilá Gonçalves
A programação do FIG 2015 só sai sexta, mas, há muito, já sabemos que o evento vai homenagear mais uma vez, e merecidamente,  uma filha da terra. É a escritora Luzilá Gonçalves, nascida nestas plagas e domiciliada em Recife. A distância não a faz se esquecer do seu torrão frio e aconchegante. É possível perceber este apego pelas colunas que Luzilá tem escrito no portal oficial do Festival de Inverno de Garanhuns, criado pela Fundarpe. E não é só isso. O mais novo livro da garanhuense é sobre, nada mais, nada menos, que a Setecentista Simoa Gomes, responsável pelo nascimento da cidade. Pelas belas crônicas, carregadas de emoção, dá pra se ter uma ideia do que vem por aí.

CONFIRA A CRÔNICA DESTA SEMANA

Garanhuns, um retrato e um tempo que não vivi  ( Por Luzilá Gonçalves Ferreira)

Tudo começou com um convite e um retrato. Uma tarde de domingo, meu amigo Augusto Jorge de Mendonça Neto me fez um convite tentador: ia visitar umas primas que há muito não via, umas primas de Garanhuns. Perguntou: queres passar umas horas vendo velhas fotografias? Augusto sabe de meu gosto por documentos que falam do passado, que atestam a existência de pessoas que a história não registrou – ou quase. Que levaram adiante projetos pessoais de vidas, anônimas, mas que ajudaram a construir cidades.

Em meio a fotografias de gente desconhecida, rostos sérios de crianças, senhoras posando ao lado de maridos sisudos, moças de olhar bem comportado, de repente surgiu a imagem de um belo homem, uma foto com data de 1930. A testa larga, feições familiares, a dedicatória anunciava seu nome, o amigo Lupicínio. Curiosa, já pressentindo o que viria, perguntei quem era? Me informaram: era nosso vizinho, casado com dona Almerinda. Comovida, confessei: é meu pai. As primas de Augusto quase choram, e perguntas jorraram, ele ainda vive?, e dona Almerinda, ainda está bonita? Esse retrato foi ela que tirou, e perguntaram pela família, por meu irmão, pelas meninas. E de repente todo um passado de Garanhuns se fez presente diante de nós, e a sala se encheu de personagens, lembranças se amontoaram, as festas cívicas ou religiosas, com desfiles ou procissões pelas ruas da cidade, e tantas moças estudando e tocando piano. E os missionários diretores do Colégio Quinze e os padres do Diocesano, organizando quermesses e festas de fim de ano com recitações, pequenos textos teatrais, e os cultos na Igreja Presbiteriana, dirigidos pelo reverendo Antonio Gueiros, assistidos por seus tantos filhos.

A vida da então pequena cidade revivia, e o incêndio da Associação Garanhunense de Atletismo, a AGA, cantado pela voz ingênua do povo: “Tô te oiando viu, cuidado, não vá dançar na Aga que tu sai queimado”. E se falou do frio de Garanhuns, da garoa que no inverno cobria as sete colinas, do cheiro das árvores no Parque de Eucaliptos, das dálias e hortênsias do Pau Pombo, do Sanatório então recém criado, onde doutor Tavares Correia medicava a ricos e a pobres, uma instituição que honrava a cidade. E foram lembrados os jornais, tantos e tão variados, O Gládio, O Monitor, O Norte Evangélico, O Sertão, testemunhos da vida cultural de uma cidade de interior, ainda pequena mas já tão importante.

Ainda menina e ao longo da vida, eu conhecia parte dessas histórias de Garanhuns, a “pequena história” a petite histoire, como dizem os franceses, aquela que dá conta da vida diária de pessoas comuns ou não, de fatos que marcaram o cotidiano da cidade, detalhes que muita gente considera erradamente desimportantes. Garanhuns vivia na fotografia de meu pai como vive hoje nessas lembranças de uma época que se faz distante, de um tempo de que tenho saudade, mesmo sem o ter vivido. Que continua tão vivo no meu coração.

Tigre realiza curso gratuito de Instalações Hidráulicas em Garanhuns


Lembra da Tigre? Aquela marca famosa pelos criativos comerciais de canos e conexões na TV, e pela qualidade dos seus produtos? Pois é. Do dia 8 a 10 de julho, ela vai oferecer um curso gratuito de Instalações Hidráulicas Prediais para capacitar profissionais da construção civil e estudantes. A informação está no portal Leia Já.  As aulas serão oferecidas, das 14h às 17h, pela própria Tigre. A atividade ocorrerá na loja Ferreira Costa localizada em Garanhuns, Agreste de Pernambuco. Serão abordados temas como o curso da água fria, água quente, esgoto, águas pluviais e drenagem. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelos telefones (81) 3762-8039 e 3762-8000. A loja Ferreira Costa em Garanhuns fica na Avenida Santo Antônio, número 515, no Centro da cidade.

COMEÇA NESTA QUARTA: Garanhuns sedia pela 3ª vez Jogos Interdiocesanos do Nordeste


No ano em que vivencia o centenário do Colégio Diocesano, Garanhuns sediará a 19ª edição dos Jogos Interdiocesanos do Nordeste. É a 3ª vez que a cidade sedia a competição. A primeira foi em 2000, e a segunda em 2008. Os jogos acontecem em um momento todo especial para o Diocesano de Garanhuns que este ano completou 100 anos.


As competições ocorrerão no período de 1º a 4 de julho e contará com delegações de alunos/atletas de diversas instituições estudantis ligadas a Associação do Colégios Diocesano do Nordeste. Os atletas  disputarão os jogos nas modalidades: Futsal (masculino e feminino); Basquete (masculino e feminino); Vôlei (masculino e feminino); Handebol (masculino e feminino); Futebol Society (masculino); Judô (masculino e feminino), Xadrez (masculino e feminino), Tênis de Mesa (masculino e feminino) e Natação (masculino e feminino). Outra novidade este ano é que o colégio Santa Sofia foi convidado pela direção dos jogos para disputar a modalidade basquete, representando Garanhuns.


A abertura do evento acontece nessa quarta-feira, dia 1º de julho, a partir das 19h30mim, no Ginásio de Esportes do Colégio Diocesano. Já os Jogos, que serão presididos pelo professor Albérico Fernandes, serão disputados no Ginásio do SESC e nas dependências dos Colégios Santa Sofia; CMA e Diocesano, bem como no Colibri Eventos.

Ainda de acordo com informações do professor Adilson Barros, que integra as comissões Técnico-Desportiva; de Arbitragem e Comissão de Espaços Físicos, os Jogos Interdiocesanos do Nordeste contarão com a participação de atletas/alunos das cidades de Crato-CE; Penedo-AL; Itaporanga-PB; Mossoró-RN; Estância-SE; Caicó-RN; Palmeira dos Índios-AL e dos municípios pernambucanos de Arcoverde, Caruaru, Petrolina e Belo Jardim.

Com informações do blog de Carlos Eugênio

Casal é feito refém e homem é executado com requintes de crueldade em Garanhuns.


Um  homem foi executado, aparentemente com requintes de crueldade, na cidade de Garanhuns. O corpo foi  encontrado no final da noite de ontem (29/06) em uma estrada vicinal da Maçaranduba, próximo ao Assaí Atacadista. A vítima foi identificada como sendo Cleyton dos Santos Capitulino, 33 anos, residente na Rua Eliete Vila Nova, 236, Vila Kennedy, Caruaru.

De acordo com a PM, Cleyton e a esposa, de nome Maria José, se deslocavam de carro de Belo Jardim para Garanhuns. Já nas imediações da Cidade das Flores, o homem teria parado o veículo para urinar. Foi neste momento que dois homens desconhecidos abordaram o casal e assumiram a direção do veículo. A esposa contou que foi deixada pouco tempo depois, mas os marginais levaram o homem.

Desesperada, a mulher acionou a polícia que, após realizar várias rondas, encontrou o corpo de Cleyton, crivado de balas, em uma estrada vicinal da Maçaranduba, bem próximo onde a mulher havia sido deixada. O curioso é que a vítima apresentava várias fraturas nos braços, o que leva a entender que, antes ou após a morte, os assassinos passaram com o veículo por cima do homem, fugindo em seguida. 

A Polícia Civil deu  início as investigações deste homicídio, que foi o segundo em pouco mais de 12 horas na cidade. O delegado responsável pelo caso trabalha com a hipótese de latrocínio ( roubo seguido de morte). O veículo foi levado pelos suspeitos. O de Cleyton corpo foi recolhido para o IML

OUTRO CASO
 Ainda na segunda, por volta das 9 horas da manhã, já havia ocorrido um assassinato no Vale do Mundaú, em Garanhuns, tendo como vítima fatal, Izaías Alves de Lima, de 22 anos. O suspeito do crime já foi identificado pela polícia, mas continua foragido.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Governo Federal autoriza concurso com 800 vagas para técnico do INSS

Certame ainda vai oferecer 150 vagas de analista do seguro social, para graduados em serviço social.


Os concurseiros de Garanhuns, que se preparam para um dos concursos mais cobiçados do país receberam uma boa notícia nesta segunda. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou nesta segunda-feira (29) a realização de concurso público para a abertura de 950 novas vagas, sendo 800 de técnico do seguro social, de nível médio, e 150 de analista do seguro social, para graduados em serviço social.

Segundo o órgão, a ampliação do quadro de pessoal é para melhorar a atuação do setor, que passa por uma expansão da rede de atendimento, e executar novas atividades, como pagamento do seguro-defeso, antes feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e da aposentadoria especial para deficientes físicos.

O ministério autorizou ainda a partir de julho, a nomeação de 150 candidatos já aprovados em concurso para o cargo de analista de seguro social.

O prazo para publicação do edital do concurso público será de até seis meses. A remuneração inicial para o cargo de técnico é R$ 4.886,87. Para o de nível superior, R$ 7.496,10.

Segundo o ministério, em 2015 serão abertas 150 novas agências do INSS. Eals se somarão às 1,4 mil já existentes no país.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

UOL

Delegados e policiais civis de PE farão nova paralisação nesta quinta, 02 de julho

Foto ilustrativa

Policiais civis e delegados farão uma nova paralisação nesta quinta-feira. As categorias reivindicam melhores condições de trabalho e uma reestruturação da carreira. Atualmente, os profissionais da segurança civil de Pernambuco recebem o menor salário do país.

A paralisação começará as 8h30, e as categorias devem se mobilizar em frente a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Policiais e delegados prometem, ainda, realizar uma passeata até o Palácio Campo das Princesas, em Santo Antônio.

Entre as decisões, tomadas durante assembleia conjunta entre o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) e a Associação dos Delegados da Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe), realizada na última sexta, estão a abstenção da categoria em casos ligados ao Pacto Pela Vida e a entrega dos plantões do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), a partir da próxima semana.

Do Diário de Pernambuco

Itaíba e mais 12 cidades de Pernambuco mudam oficialmente de tamanho


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a atualização da cartografia dos municípios brasileiros, o que modificou o formato e a contabilização da população de um total de 13 municípios pernambucanos. Ao todo, 206 cidades foram alteradas em 11 estados - a maior parte delas no estado da Bahia.

Segundo o órgão, a mudança já foi contabilizada na estimativa populacional de 2014, levando em conta as legislações estaduais e ajustes cartográficos requeridos por pedidos encaminhados no período de maio de 2013 a abril de 2014. A maior parte das alterações foram realizadas no Nordeste, mas também foram modificados localidades nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais (Sudeste), Mato Grosso (Centro-Oeste) e no Rio Grande do Sul (Sul).

Dessa forma, tiveram os limites municipais alterados em Pernambuco: Carpina e Paudalho, na Zona da Mata, Barra de Guabiraba, Itaíba e Bonito, no Agreste, Santa Terezinha e São José do Egito, no Sertão do Pajeú, Inajá e Manari, no Sertão do Moxotó, além de Araripina, Ipubi, Ouricuri e Trindade, no Sertão do Araripe. Todas as alterações foram feitas, inclusive a contabilização de população de certas localidades, que passam a somar habitantes para cidades vizinhas, por exemplo

Do Diário de Pernambuco

PARA VER AS MUDANÇAS EM ITAÍBA CLIQUE AQUI

Programação do Festival de Inverno Gospel 2015 é divulgada

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA DO PALCO GOSPEL QUE OCORRE DE 19 A 25 DE JULHO NA QUADRA DO COLÉGIO XV










Imprensa de Caruaru é proibida de transmitir show de Zezé de Camargo e Luciano e rádios vão boicotar músicas da dupla


Um dos shows do fim de semana no São João de Caruaru foi marcado por polêmica. Atitude negativa da produção do show dos cantores Zezé Di Camargo & Luciano decepcionou a imprensa caruaruense.

A dupla sertaneja proibiu a transmissão do show deste sábado (27), no Parque de Eventos Luiz Gonzaga por parte de rádios e TVs. O detalhe é que essa proibição não foi comunicada com antecedência para que os veículos de comunicação pudessem por em prática um plano B. Como resposta, quatro emissoras de rádio da cidade, entre elas, a Liberdade, decidiram não mais veicular músicas da dupla sertaneja em suas programações.

A Câmara Setorial dos Veículos de Comunicação apresentou nota pública de repúdio à Secretaria de Comunicação de Caruaru.

Leia nota na íntegra:

Prezada Carol Miranda
Sec. de Comunicação de Caruaru.

            Tendo em vista o episódio ocorrido ontem, dia 27, durante o show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, que proibiu a transmissão por Rádio e TV da apresentação no Pátio de Evento, a CÂMARA SETORIAL DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO vem através desta REPUDIAR tal atitude, uma vez que dentre as reivindicações apresentadas ao Executivo pelos Veículos de Comunicação, tínhamos solicitado que “Em caso de proibição da atração para permitir a TRANSMISSÃO do Show, que todos fossem comunicados com antecedência para que os veículos tivessem tempo para um possível Plano B, durante o horário da apresentação, possibilitando uma transmissão com qualidade e sem prejuízos para o público ouvinte-telespectador e para os patrocinadores que compraram cotas comerciais que incluíam a transmissão da programação no Pátio de Eventos”.

             Diante de tal transtorno, deixamos claro a nossa indignação com a falta de comprometimento e respeito para com os Veículos que se instalaram na área do Pátio de Eventos para levar o melhor do “Maior São João do Mundo” ao público.

             Consideramos que tal equívoco deve ter sido ocasionado pela falta de atenção do Contratante para com a Imprensa de Caruaru que trabalha para levar a festa para todos os cantos do Estado e do país.
             Atitude lamentável que trouxe prejuízos para todos os veículos envolvidos na transmissão.
Esperamos que tal fato não volte a se repetir, já que somos parceiros (PMC e Veículos de Comunicação), de formar a mantermos continuidade ao nosso trabalho.

Aproveitamos para informar que as emissoras: Rádio Cultura, Liberdade, 98 FM e Sistema Jornal do Commercio, decidiram não mais veicular músicas e imagens da citada dupla sertaneja em suas programações, assim como já ocorre com o cantor Flávio José e a Banda Chiclete com Banana.

Caruaru, 28 de junho de 2015.
Atenciosamente
Carlos Tanouss
Coordenador da Câmara Setorial dos Veículos de Comunicação


Fonte: Rádio Liberdade via blog Sou Mais Pernambuco

Zeca Camargo causa revolta de fãs e cantores sertanejos ao criticar comoção em torno da morte de Cristiano Araújo


Zeca Camargo arrumou uma confusão daquelas. Na noite de domingo (28), o apresentador da Globo fez uma crítica pesada à comoção nacional em torno da morte do cantor Cristiano Araújo, que morreu na quarta-feira (24), aos 29 anos, vítima de um acidente de carro. A crítica de Zeca  foi ao ar no "Jornal das Dez", da Globo News, canal pago de notícias da Globo, e logo tomou proporções desastrosas.

Em poucos segundos, Zeca foi parar na liderança dos assuntos mais comentados do Twitter, alvo de xingamentos, revolta, ódio e ofensas do público.

Mas, afinal, o que foi que Zeca falou? O apresentador, que entende de música e cultura pop, disse que a morte do cantor não merecia tamanha comoção. Falou que a "alma cultural brasileira é pobre" e ironizou a emoção causada pela tragédia: " de uma hora para outra, fãs e pessoas que não tinham ideia de quem era Cristiano Araújo partiram para o abraço coletivo", falou ele.

O apresentador comparou essa união em torno da morte do cantor com a moda dos livros de colorir, sem emoção, sem propósito.

Zeca ainda falou de cantores desse novo universo sertanejo : "Nossa canção popular é dominada por revelações de uma música só". Disse que devíamos adorar "ídolos de verdade", citando Michael Jackson e Princesa Diana.

O jornalista colocou em seu pacote de críticas, a cobertura "insana da mídia" . O que inclui a sua emissora, a Globo, que dedicou cerca de 6 horas ao vivo, na quinta-feira (25), para falar da morte do jovem sertanejo. O assunto dominou a programação da Globo nos dias seguintes, com a cobertura do velório e do enterro do cantor, e espaço em dominicais como "Fantástico" e "Domingão do Faustão".

Apesar de ter ido ao ar em um noticiário na TV paga, a crítica logo foi viralizada, e tornou-se alvo na web. A indignação é geral e será complicado conter a fúria de fãs do cantor, que estão sedentos para ter onde despejar a raiva por perder um ídolo.

“Assim como ao nos mostrarmos abalados com a ausência de Cristiano, acreditamos estar de fato comovidos com a crença de um grande ídolo. Todo sabemos que não é bem assim. O cantor talvez tenha morrido cedo demais para provar que tinha potencial para se tornar uma paixão nacional, como tantos casos recentes. Nossa canção popular é hoje dominada por revelações de uma música só, que se entregam a uma alucinada agenda de shows para gerar um bom dinheiro antes que a faísca desse sucesso singular apague sem deixar uma chama mais duradoura”, disse Zeca.


As críticas provocaram a fúria dos ídolos sertanejos

A dupla Maria Cecília e Rodolfo usou, em uma rede social, apenas uma imagem como protesto, e contou com apoio de fãs. "Infelizmente somos obrigados a ver e ouvir tanta bobagens! Gente, por favor, vamos respeitar nosso ídolo e a família. Deixa ele descansar", disse um deles.

 Maria Cecília e Rodolfo foram os primeiros a se manifestar
Já Henrique e Juliano avisam que o post não terá um tom ameno e afirma que ficou espantado com o que viram. "O senhor estava sob efeito de alguma droga?", postou a dupla.
Dupla Henrique e Juliano detonou Zeca no Instagram


O cantor Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, também usu o gesto de tapar o ouvido para protestar."É triste ver em rede nacional o jornalista Zeca Camargo subestimando, nas entrelinhas da sua reportagem, a força da nossa música sertaneja e a força dos nossos ídolos. Foi infeliz! #quemézecacamargo", afirmou.

Sorocaba também tapou os ouvidos

JORNALISTA PEDIU DESCULPA, MAS  ERROU NOME DO CANTOR

Como a coisa tomou uma dimensão muito grande, Zeca usou o Vídeo Show e se retratou pela maneira como abordou o assunto: “Eu tenho a maior admiração por ele”, disse.


No Video Show, o discurso foi diferente: “Eu gostaria de aproveitar porque escrevi um comentário na Globo News sobre essa cobertura e acabei sendo mal interpretado por alguns fãs. Gostaria de deixar claro que tenho a maior admiração pelo ‘Cristiano Ronaldo’, que não está mais com a gente. Gostaria de talvez me desculpar com quem talvez tenha entendido mal esse texto”. Isso mesmo. Nas desculpas Zeca errou o nome do cantor chamando-o de Cristiano Ronaldo, e os fãs do Cristiano Araújo mais uma vez não perdoaram encheram as redes sociais de crítica ao apresentador que também pediu desculpas em seu blog . Confira AQUI

R7 E VEJA

A BOMBA QUEBROU: Bairros de Garanhuns continuam sem água e COMPESA afirma que resolve hoje


A história do desabastecimento d´água em Garanhuns, que se acentuou desde o início do ano,  adquiriu ares de dramaticidade. Falta água no Indiano, Aluísio Pinto, Magano, Jardim Petrópolis, Boa Vista, e em quase todos os bairros do município. 

A desculpa desta vez é a de outras muitas inúmeras vezes. Uma bomba quebrou porque foi inundada por um vazamento em uma estação elevatória na barragem de Inhumas. Até ai tudo bem. Imprevistos acontecem. O que a população não aguenta mais é a repetição desse álibi, toda vez que o precioso líquido desaparece das torneiras. Não é brincadeira pessoal.   Quebra uma bomba, é consertada, estoura um cano. O cano é consertado, quebra outra bomba. Quando não dá problemas na tubulação de Inhumas, dá na barragem do Cajueiro. A Compesa estabelece um prazo para o conserto, mas nunca é cumprido.  A situação chega a ser ridícula, e teria tudo pra se tornar cômica se não fosse tão trágica e não prejudicasse tanta gente.  Não dá mais pra admitir que Garanhuns, com todos os seus mananciais cheios, não possa usufruir daquilo que a natureza, e sua condição climática privilegiada, generosamente lhe deram. 

O pior é que a gente pode até não saber quando as bombas serão consertadas, mas as causas pelas quais elas quebram, sim.  Má gestão e falta de investimento do Governo do Estado no sistema de distribuição d´água da cidade ao longo dos últimos anos. Diante de tanta incompetência, alguma coisa tem que ser feita e já. Garanhuns vai receber 87 milhões de reais para uso em melhorias no esgotamento sanitário. O mesmo valor não deveria ser liberado para modernizar o sistema de abastecimento d´água? Ora sem água, nem esgoto há.

O diretor geral da Compesa em Garanhuns, em entrevista ao radialista Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal, até falou que está previsto um investimento que pode melhorar esse martírio dos garanhuenses, mas lá pra 2017, ou 2018. Até lá a população vai continuar sofrendo e nada vai ser feito?  Precisamos da água diariamente, pra já, pra hoje.  Se ela atrasa nas torneiras das residências, a conta chega religiosamente em dia e, já que pagamos pelo serviço, exigimos que ele seja de qualidade.  Está mais do que na hora de o Ministério Público entrar no circuito e exigir que a COMPESA se modernize e invista em si própria, sob pena de pagamento de pesadas multas para cada dia sem água nas torneiras. 

Sobre a última interrupção no fornecimento de água pela Compesa em Garanhuns, que vem gerando inúmeras reclamações por parte dos usuários,  Galindo afirmou que o problema ( mais uma bomba quebrada e alagada) seria sanado, possivelmente nesta segunda-feira (29/06). Infelizmente, não dá pra mais pra acreditar. 

Homem é assassinado na manhã desta segunda (29/06) em Garanhuns; Confira


Um jovem de 22 anos foi morto a tiros por volta das nove horas deste chuvoso e frio dia 29 de junho, no Vale do Mundaú, em Garanhuns. De acordo com informações da PM, a vítima é Izaías Alves de Lima, de 22 anos. O crime ocorreu na Rua 10, Vale do Mundaú. Ainda segundo informações preliminares colhidas pelo jornalista Danilo César, que esteve no local, a vítima foi alvejada por um tiro na cabeça.  Izaías teria se envolvido em uma briga em um bar perto do local do crime. Hoje pela manhã, quando saiu para comprar pão, foi assassinado. O acusado de cometer o homicídio fugiu e ainda não foi localizado. É o 20º homicídio registrado em Garanhuns no corrente ano. 

 Mais informações a qualquer momento

domingo, 28 de junho de 2015

AGRESTE VIOLENTO: homem mata esposo da irmã na zona rural de Lagoa do Ouro


Um crime em família foi registrado na tarde deste domingo, (28/06), na zona rural de Lagoa do Ouro, cidade no entorno de Garanhuns. Segundo informações do Portal Agreste Violento, o crime aconteceu no distrito de Igapó. A vítima, Júlio César da Silva Caseli, 19 anos, foi assassinado pelo cunhado, Cícero Tiago Machado da Silva.  Júlio era casado com a irmã de Cicero. De acordo com a polícia, o crime teria sido motivado por uma rixa antiga entre vítima e acusado, por motivo de agressões em família. Na tarde de hoje eles teriam se encontrado, se desentenderam, e Cícero, armado com uma faca peixeira, desferiu golpes que atingiram Júlio mortalmente no tórax. Após a prática do crime, o suspeito fugiu e está sendo procurado pela Polícia. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao IML.


As informações são do Portal Agreste Violento, uma referência no jornalismo policial em Pernambuco. Para mais detalhes clique http://agresteviolento.com.br/

Homem de 35 anos morre após queda no banheiro em Brejão; Polícia vai investigar

Existem mil maneiras de morrer e apenas uma de nascer, diz o ditado. Nesse rol de mortes, algumas são totalmente banais corroborando com a ideia de que basta estar vivo para morrer. Um exemplo disso ocorreu em Brejão, cidade vizinha a Garanhuns. Um homem foi tomar banho como fazia todos os dias. Ao chegar no banheiro, escorregou no piso vindo a se desequilibrar, batendo a cabeça na quina de uma parede, morrendo em seguida. O fato aconteceu em uma residência na Rua Bacharel Francisco Pereira Lopes,  295, centro de Brejão, e não chamaria a atenção se a vítima fosse um idoso de oitenta e poucos anos. Mas quando é um indivíduo de 35 anos, há de se ter uma investigação mais apurada.  O homem foi identificado como sendo Lindalvo dos Santos Silva. O caso aconteceu neste sábado (27/06) e a  história sobre a queda no banheiro foi repassada pela companheira da vítima. O corpo foi encaminhado para o IML onde será esclarecida a causa da morte. 

PM conteve rebelião na FUNASE em Garanhuns na última sexta (26/06); 4 adolescentes foram parar no hospital


A PM conseguiu conter uma tentativa de fuga na unidade da Funase em Garanhuns. O fato ocorreu na noite da última sexta-feira (26/06) e por pouco não acabou em tragédia

Sete internos, todos maiores de idade, e que ocupavam o Pavilhão (01), tentaram fugir da unidade socioeducativa por um buraco na parede do alojamento três para o quatro. Eles  fizeram 04 menores como reféns e ainda atearam fogo em colchões. A fumaça ocasionada pela queima da espuma fez com que os quatro adolescentes que estavam sob poder do grupo que tentava fugir desmaiassem.

Eles foram resgatados e socorridos para o Dom Moura após a intervenção policial. A PM conseguiu a duras penas contornar a situação e os sete indivíduos que iniciaram a rebelião foram levados à 18ª DESEC. Dois deles foram autuados em flagrante como sendo mentores da tentativa de fuga. São eles:  José Anderson dos Santos, 19 anos, e Jaílson Severino da Silva, 18.

Polícia rodoviária apreende Cinquentinhas com notas fiscais falsas em Garanhuns


A Polícia Rodoviária Federal realizou a apreensão de 2 ciclomotores Shineray, popularmente chamados de "cinquentinhas", após seus condutores terem apresentado Notas Fiscais com indícios de adulteração.

As apreensões ocorreram ontem por volta das 18h00, na BR 423 em Garanhuns. Foram detidos os seus condutores: Eraldo Quirino dos Santos, 62 anos, e Alisson Silva de Lima, 18 anos, ambos residentes em Garanhuns. Os condutores foram encaminhados para a polícia judiciária, e deverão responder por uso de documento falso.

Segundo os policiais rodoviários federais, o fato dos municípios não licenciarem e emplacarem as cinquentinhas, é o que facilita a prática de furto, roubo e falsificação de Notas Fiscais para posterior venda, uma vez que não existe registro das mesmas no sistema de consulta de veículos, dificultando assim o trabalho de identificação pela polícia.

Com informações de Geraldo Mouret

sábado, 27 de junho de 2015

GARANHUNS: Jota Quest retira show no Festival de Inverno 2015 da sua agenda oficial e participação da banda no evento vira dúvida

Jota Quest vira dúvida para o FIG 2015 - foto: Roberta Jungmann

Um verdadeiro mistério cerca a anunciada vinda da banda mineira Jota Quest a Garanhuns próximo dia 23 de julho para se apresentar na oitava noite do Festival de Inverno. É que, o que era certeza, virou dúvida, ou melhor, mera expectativa. Para entender precisamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente ao dia 09 de junho. Nesta data, Rogério Flausino postou em seu twitter que faria um show em Garanhuns dia 23 de julho. O FIG ocorre entre os dias 16 e 25 de julho.

Ora, com a legitimidade de ter vindo do próprio vocalista, a mensagem foi encarada por toda a mídia impressa do Estado como uma certeza de que Jota Quest estaria na grade do FIG e a notícia foi propagada. No entanto, apesar de a Fundarpe não confirmar, Flausino continuou a anunciar o show em Garanhuns.  Ainda continua. O último post neste sentido foi dia 26.

A certeza da vinda aumentou depois que o twitter oficial da banda chegou a cometer uma gafe indagando aos garanhuenses se os mesmos já tinham adquirido os ingressos para o festival, que tem entrada franca em todos os polos. Gafe? Sim, mas para fãs e imprensa, uma ratificação. Porém, apesar de todas estas evidências, o que era dado como certeza agora virou mera expectativa. Isso porque o show em Garanhuns, que antes constava na agenda de Jota Quest, foi retirado do site oficial do grupo. A explicação da produção deles ao portal Leia Já, foi de que a apresentação ainda não estaria fechada por isso não poderia estar sendo divulgada. 

“Ainda não estamos com contrato assinado e portanto não poderia estar sendo divulgado ainda. Vamos retirar a participação do Jota Quest no Festival de Garanhuns, até oficializarmos tudo”, ressaltou Marcia Ramos, produtora do grupo.  Só esqueceram de avisar ao travesso Flausino que ainda continua postando a participação da banda no FIG 2015.

Com todo esse imbróglio, agora é torcer para que esse contrato seja efetivado e o grupo venha mesmo abrilhantar o FIG 2015. Jota Quest é uma das bandas do primeiro nível do pop rock nacional. Sua presença enriqueceria demais a edição 2015, que este ano promete ser um das melhores da história dos FIGs.

Cantor anunciou ida ao FIG pelo Twitter, mas.....

A produção do grupo retirou o show do FIG da agenda




Menina de 12 anos acusa pai de abusar dela sexualmente em bairro de Garanhuns


A Polícia Civil vai investigar mais um suposto caso de estupro de vulnerável que pode ter ocorrido no bairro do Magano em Garanhuns. Uma menor de apenas 12 anos afirma que seu pai, de 38, que é lavador de carros, abusa dela sexualmente. Ontem por volta das 20h30min a PM foi acionada para comparecer ao endereço da vítima e do suposto acusado, já que a menor tentou fugir de casa. Ao ser perguntada dos motivos, ela disse que era abusada pelo pai. Os dois foram encaminhados até a Delegacia Regional onde um procedimento investigativo será aberto para apurar os fatos. 

Há de se ter muito cuidado com casos desta natureza. Apesar de o crime de estupro de vulnerável ser algo reprovável e repugnante sob todos os aspectos, algumas denúncias não se comprovam e pessoas são condenadas antecipadamente pela sociedade sem provas. O nome do suspeito, bem como seu endereço, não será divulgado para preservar a identidade da menor. 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

AGORA É OFICIAL: Vereadores aprovam doação de terreno e quadra do antigo Colégio Municipal para a AESGA; Projeto segue para sanção de Izaías


Agora é oficial. O plenário da Câmara Municipal de Garanhuns aprovou em segunda votação na manhã desta quinta feira (25/06) o Projeto de Lei nº 25/2015 que autorizou o Chefe do Poder Executivo a doar à AESGA toda a área que constitui o terreno do antigo Colégio Municipal, incluindo a área que compõe a quadra.

 Votaram a favor da doação os vereadores Zaqueu Naum, Silvio Sabino, Gersinho Filho, Alcindo Correia, Audálio Filho, Gil PM,  e as vereadoras Carla, Luzia da Saúde e Nelma que na primeira votação tinha votado contra. Votaram contra a doação Sivaldo Albino e Paulo Leal.

 Em nota enviada à imprensa, a presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, Giane Maria de Lira Oliveira, agradeceu aos que contribuíram para que o Projeto fosse aprovado. "Para que chegássemos a este momento de obtenção da própria sede, o que é essencial para alcançarmos novos projetos, lutarmos por verbas federais e pela inserção de novos cursos, contamos com o apoio incondicional e a confiança do prefeito Izaías Régis; o entendimento dos vereadores, que acreditam na Educação Superior e na AESGA, bem como do procurador Tiago José Gonçalves Ferreira e do secretário de Governo, Wanderley Lopes, que nos acompanharam e apoiaram neste Propósito",afirmou Giane, entretanto, o assunto gerou polêmica e os favoráveis à doação estiveram longe de ser unanimidade. Um dos críticos mais ferrenhos da cessão da quadra para a AESGA foi o vereador Sivaldo Albino. Ele defendia a doação do terreno, mas sem a anexação da quadra esportiva. Não estava sozinho. Nas redes sociais muitos internautas se posicionaram contra acreditando que desportistas do município perdem um espaço importante para a prática de esporte, apesar da promessa da destinação de um horário para que a população possa continuar utilizando o espaço.  O Projeto agora segue para sanção do prefeito  Izaías Régis. "C´est fini"


CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DE AGRADECIMENTO DA PRESIDENTE DA AESGA 

Nota de Agradecimento

 "A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA vivenciou neste dia 25 de junho um momento histórico de vitória e consagração ao longo dos seus 40 anos de existência. Agora, após obter maioria absoluta nas duas votações no Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo Municipal, o qual solicitava autorização da Câmara de Vereadores de Garanhuns para realizar a doação de toda a área que constitui o terreno do antigo Colégio Municipal, incluindo a área que compõe a Quadra, a AESGA agora já pode comprovar a posse de bem imóvel.

Para todos os que fazem a Autarquia, a conquista representa o triunfo de todos que lutam para o engrandecimento da educação não só de Garanhuns, mas da Região. Como é de conhecimento de todos, a AESGA vem crescendo e se desenvolvendo desde a gestão da professora Eliane Simões, momento em que várias conquistas foram alcançadas. Desde então, a doação da área é uma ação que vem sendo pleiteada desde o ano passado, quando um grupo de professores envolvidos na criação de novos projetos procuraram a ajuda do Prefeito do Município.

Para que chegássemos a este momento de obtenção da própria sede, o que é essencial para alcançarmos novos projetos, lutarmos por verbas federais e pela inserção de novos cursos, contamos com o apoio incondicional e a confiança do prefeito Izaías Régis; o entendimento dos vereadores, que acreditam na Educação Superior e na AESGA, bem como do procurador Tiago José Gonçalves Ferreira e do secretário de Governo, Wanderley Lopes, que nos acompanharam e apoiaram neste Propósito.

A AESGA agradece ainda aos demais secretários municipais envolvidos na Doação e, principalmente, de todos os que fazem a Instituição: alunos, professores, coordenadores, funcionários administrativos e serviços gerais, alocados nos diversos setores que compõem e garantem o funcionamento da Autarquia, pois os mesmos são os principais responsáveis pelo desenvolvimento desta Instituição de Ensino Superior.

Além de agradecer aos servidores em geral, a AESGA ressalta ainda a participação daqueles que estiveram presentes às votações na Câmara e, em especial, ao professor Marcílio Maia, que assumiu o Projeto da doação desde a origem.

Nós, que fazemos parte desta IES, nos sentimos honrados com mais esta oportunidade que nos foi concedida em dar continuidade ao desenvolvimento dos diversos projetos de engrandecimento da AESGA e da educação de Garanhuns."

Giane Maria de Lira Oliveira
Presidente da AESG

NAS PEGADAS DE JOUTEUX: Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns visita Tiradentes/MG

Objetivo da visita foi colher informações que possam servir de subsídio para resgatar a memória de maestro francês que viveu em Garanhuns no começo do século passado


Senhor e senhora Jouteaux e a pequena Stelle, Pernambuco, década de 30

Nos dias 24 e 25 de junho de 2015 esteve em visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes o historiador Igor Anderson Cardoso Gonçalves, sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns. O objetivo da visita foi a  realização de uma pesquisa no acervo documental do maestro e compositor francês Fernand Jouteux (1866 – 1956) que viveu em Garanhuns (PE) e Tiradentes (MG).

 Igor aproveitou a oportunidade para estabelecer laços entre os institutos das duas cidades, e também estudar a possibilidade de resgatar não só a memória de Jouteux, mas também a execução de sua obra musical, no Festival de Inverno de Garanhuns.

A fazenda “Belle Aliance” que pertenceu ao maestro Jouteux, em fins do século XIX e início do século XX, e onde ele compôs a ópera “O Sertão”, montada em Belo Horizonte em 1954 ainda sobrevive ao tempo em Garanhuns (ver fotos). Igor disse que pretende seguir os passos do maestro por outras cidades por onde passou e posteriormente transformar sua pesquisa em livro.

O acervo de Jouteux  impressiona pela quantidade de documentos e pela qualidade, inclusive com a quase totalidade de sua obra musical, além de fotografias feitas em Garanhuns, no início do século XX.


QUEM FOI  JOUTEUX 

Eugène-Maurice Férnand Jouteux, nascido na cidade de Chinon, Indre-et-Loire, em 11 de janeiro de 1866, filho de um advogado de Chinon, faz seus primeiros estudos no liceu local e, em 1884, ingressa no curso de composição do famoso Conservatório de Paris, onde toma aula com o consagrado Jules Massenet. Adquiriu em Garanhuns um sítio avarandado a que deu o nome de “Belle Alliance” e lá compôs grande parte de suas obras.

Sede da Fazenda Bella Aliança em Garanhuns - PE


Com informações do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes.

PARA SABER MAIS SOBRE A OBRA DO MAESTRO JOUTEUX CLIQUE AQUI

Pastor Nivaldo morre aos 78 anos e deixa grande lacuna no campo religioso e educacional de Garanhuns

Faleceu na tarde desta sexta-feira (26/06), vitimado por uma parada cardiorrespiratória, Nivaldo Felipe da Silva, 78 anos, pastor da Igreja Presbiteriana. Ele estava internado há algum tempo em um hospital de Caruaru onde lutava contra complicações em sua saúde. Nivaldo foi diretor dos colégios XV,  Presbiteriano, professor da UPE, e do IBN e deixa uma lacuna impreenchível na seara religiosa e educacional de Garanhuns. O corpo do pastor está sendo velado na 4ª Igreja Presbiteriana. Seu sepultamento deve ocorrer ao meio dia deste sábado (27/06) no cemitério São Miguel, após a celebração de um culto em sua homenagem.  

1º shopping center de Garanhuns começa a ser construído no mesmo dia da abertura do 25º Festival de Inverno, garante prefeito


16 de julho de 2015 já ia entrar para a história do município por ser o dia da abertura do 25º Festival de Inverno de Garanhuns e por marcar a presença,  pela primeira vez no evento, de Ana Carolina, um desejo antigo dos apreciadores do FIG, mas, segundo Izaías Régis, a data também será histórica por outro motivo. "O início das obras do Garanhuns Garden Shopping". A revelação foi feita nesta sexta-feira (26/06) ao radialista Marcelo Jorge durante o seu programa Falando com o Agreste. 

De acordo com Izaías, no dia 16 de julho haverá uma solenidade de lançamento da pedra fundamental das obras que deverá contar com a presença do próprio governador Paulo Câmara (PSB), do Ministro Armando Monteiro (PTB), do presidente da Tenco Shopping Centers, Eduardo Grimbel, além de outras autoridades.

“Assim que colocarmos a pedra fundamental, as máquinas e os operários darão início as obras. Peço a população que acredite, pois não é fácil num momento de crise econômica, um empresário vir investir aqui em Garanhuns.  Vamos todos juntos lutar para que o shopping dê certo e que possamos gerar cerca de 800 empregos diretos”, disse Izaías, na entrevista exclusiva que concedeu  ao Falando com o Agreste.

O investimento para a construção do shopping é da ordem de 150 milhões de reais e deve gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos durante as obras. Os trabalhos devem durar pouco mais de um ano. O empreendimento será erguido às margens da BR-423, nas proximidades do 71º BI Mtz.


Edição Inverno 2015 do Luau Quatro Estações acontece neste sábado (27) em Garanhuns


Será realizado neste sábado (27), a partir das 19h, no Espaço Cultural Luiz Jardim, localizado na avenida Santo Antônio – ao lado do Espaço Colunata -, o “Luau Quatro Estações Inverno 2015”. O evento é gratuito e, a cada estação do ano, recebe uma nova edição. Desta vez, a homenagem será João Capão, ele que fez de seu sonho de ser rei, realidade ao construir seu castelo.

O “Luau Quatro Estações” existe desde o inverno de 2011 e tem como principal objetivo gerar um movimento cultural fixo na cidade. O momento abre espaço para que artistas de toda a região possam mostrar seus trabalhos ao público, e, ao mesmo tempo, trocar conhecimentos e experiências adquiridas ao longo de suas carreiras.

A programação da edição de Inverno vai contar com a “Rádio Luau”, Videos independentes, Apresentação de “Lucas Notaro e os Corajosos”, “Muendas”, e  para encerrar a noite “Tendência as Alturas”.

Visite a página do evento e saiba mais  detalhes.

facebook.com/luauquatroestacoes

Funcionários de clínica são demitidos após gravarem vídeo do corpo de Cristiano Araújo sendo preparado para velório

Cenas fortes do corpo de Cristiano com o tórax aberto vazaram na internet

Os funcionários da clínica de tanatopraxia que divulgaram nas redes sociais imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo durante preparação para o velório foram demitidos por justa causa na noite desta quinta-feira (25/6). A Clínica Oeste divulgou, em nota, que "repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens" e que "já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa".

Além disso, a empresa afirmou que a equipe assina um regulamento interno de trabalho e Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho individual para cada caso. O termo proíbe que "toda e qualquer etapa do trabalho desenvolvido na empresa seja gravado, fotografado e, principalmente, divulgado".

Por meio de nota, a clínica ainda ressalta o compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato.

No vídeo, feito com a câmera de um telefone celular, uma funcionária avisa que vai se aproximar do corpo para mostrar o rosto do cantor. "Vou virar para cá para mostrar o..." e revela o rosto de Cristiano. Ela ainda conversa com o colega e diz "dá um tchau". Em outro momento, ela ainda pede para que o outro funcionário mexa no corpo de Cristiano. "Tira a costela", diz, para mostrar novamente o rosto do artista. A Polícia abriu inquérito para apurar o caso. Se condenado, os funcionários podem pegar de 1 a 3 anos de prisão.


Despedida
O sertanejo Cristiano Araújo foi enterrado na manhã desta quinta, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, sob comoção de 15 mil pessoas, entre familiares, amigos e fãs. Junto ao cantor, foi enterrada também a namorada dele, Allana Coelho Pinto de Moraes, de 19 anos. O velório do casal começou na tarde de quarta-feira (24/6), quando os corpos chegaram ao local. A cerimônia prosseguiu por toda a madrugada. Os caixões ficaram abertos, um ao lado do outro, dentro do Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na capital goiana. Além dos fãs, vários artistas compareceram à cerimônia, como Guilherme, da dupla com Santiago, Mariano, da dupla com Munhoz, Thiago Brava, Israel Novaes, a dupla Thaeme e Thiago, o ex-BBB Yuri Fernandes, entre outros.

Correio Brasiliense

PRF prende caminhoneiro que portava “rebite” em Garanhuns


Em Garanhuns, na tarde de ontem (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um caminhoneiro que portava comprimidos de anfetamina. Anfetaminas são drogas sintéticas que estimulam a atividade do sistema nervoso central, mas que causam dependência e sérios efeitos colaterais. Muito utilizada por motoristas profissionais que toma o “rebite” para não dormir, a substância tem a entrada e circulação proibida pela resolução 52 da ANVISA e a sua posse é proibida pela lei antidrogas nº 11.343/06.

A equipe da PRF abordou o motorista que transportava vergalhões em uma carreta, vindo do estado de Minas Gerais, com destino à cidade do Recife/PE. Os policiais desconfiaram que o caminhoneiro havia utilizado a droga quando, ao analisarem o tacógrafo, perceberam que o mesmo mostrava muitas horas ininterruptas trafegadas. Os policiais realizaram então buscas na cabine e encontraram cartela contendo 14 comprimidos de anfetamina.

O motorista foi conduzido à delegacia de Polícia Civil do município, juntamente com as drogas apreendidas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o maior consumidor mundial de anfetaminas, dado que preocupa as autoridades de saúde pública.


Garanhuns vai receber 87 milhões de reais do Governo Federal para obras de esgotamento sanitário

Imagem ilustrativa

Garanhuns deve receber 87 milhões de reais do Governo Federal para projetos na área de esgotamento sanitário. A notícia deve ser dada nesta sexta-feira (26/06) pelo ministro das Cidades Gilberto Kassab que está visitando o Estado.

Ele se encontrará com o governador Paulo Câmara (PSB), com o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e com o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT). Além de Garanhuns, Arcoverde e Timbaúba também serão contempladas com recursos.

“Vamos assinar com as cidades de Arcoverde (Sertão), Garanhuns (Agreste) e Timbaúba (Mata Norte) a autorização para contratação de projetos nas áreas de esgotamento sanitário e abastecimento d´água. São projetos de longo prazo, mas são obras importantes que vão beneficiar 400 mil pessoas”, informou o ministro, ontem, por telefone. Em Arcoverde, Kassab vai assinar a liberação de recursos para um convênio de esgotamento sanitário (R$ 92 milhões) e outro na área de abastecimento d´água (R$ 24 milhões). Para Garanhuns e Timbaúba, serão autorizadas ações nas áreas de esgotamento sanitário. A cidade do Agreste receberá o valor de R$ 87 milhões e o município da Mata Norte ficará com  R$ 99 milhões.

Em Garanhuns, o dinheiro beneficiará 34,5 mil pessoas. No projeto consta a construção de uma rede coletora, dividida em cinco bacias de contribuição de esgotos; sete estações elevatórias e duas estações de tratamento, sendo uma unidade de tratamento de efluentes de nível secundário e uma unidade de nível terciário.

 Com Paulo Câmara e Geraldo Julio, Kassab terá o que ele chamou de “reuniões de trabalho”, sem o anúncio efetivo de liberação de recursos. “Veremos todos os projetos em andamento, onde tem obstáculos e perspectivas de parcerias para o futuro”, falou o ministro.

Kassab ainda encontrará com prefeitos de 30 cidades e irá a Caruaru para conhecer os festejos juninos do município e ouvir as demandas do prefeito José Queiroz, que quer recursos do ministério para a construção de uma ponte na cidade.

Do JC Online

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Secretário de Saúde de Garanhuns, Arlindo Ramalho, deixa pasta e motivo pode ter sido pressão política

Arlindo Ramalho - Foto: Carlos Eugênio

A Prefeitura de Garanhuns divulgou nota na noite desta quinta (25/06) onde oficializou a saída do Secretário de Saúde, Arlindo Ramalho. Apesar de a nota afirmar que partiu dele o pedido de demissão, o radialista Eduardo Peixoto noticiou que o motivo foi outro.  Arlindo teria sido fritado por pressão de vereadores e pessoas que têm influência junto ao prefeito. "Arlindo viu que existe o chamado círculo vicioso. Pessoas que pensam que mandam mais que o chefe do poder executivo e acabam pressionando por cargos, exames e até impõem ordens quando o secretário se nega a fazer o que foi pedido. O interessante é que as pessoas que estão se utilizando da saúde do município, são alguns vereadores, funcionários da prefeitura e até aqueles que não tem cargo mas tem forte influência do governo. Uma fonte segura chegou a falar que a demora para a liberação de um simples exame acontece porque esses pedidos são muitos e a cota de cada mês acaba rapidamente", escreveu Peixoto em seu blog.

Em entrevista ao blog de Carlos Eugênio Izaías se apressou em desmentir o boato, mas, como sempre vem ocorrendo com as trocas do seu secretariado, sempre que o prefeito nega, horas depois o secretário cai.

Se o secretário saiu por esse tipo de pressão, Izaías tem muito a explicar. Não dá pra aceitar que uma pasta importante como a Saúde se transforme em um balcão de negócios espúrios, ancorado por um desavergonhado toma lá, dá, onde a moeda de troca são exames, consultas e cargos comissionados.  É GRAVE E O ASSUNTO TEM QUE SER ESCLARECIDO.

CONFIRA ÍNTEGRA DA NOTA


"O prefeito Izaias Régis recebeu no fim da tarde de hoje (25) um oficio do Secretário de Saúde, Arlindo Ramalho, onde ele pedia a exoneração do cargo de gestor da referida pasta. 

O prefeito se mostrou surpreendido com o pedido de demissão, mas encaminhou à Secretaria de Administração que o oficializou por meio da Portaria 498/2015 que será publicada no Diário Oficial da AMUPE da próxima segunda-feira (29).

O gestor do Executivo vai oficializar por meio de Portaria que deve ser expedida amanhã, o nome do Secretário de Administração, Alfredo de Gois, para assumir a pasta de forma interina até que um novo nome seja anunciado. Neste período o secretário Alfredo de Gois ficara acumulando a gestão das duas pastas."


São Pedro em São Pedro tem muito forró, quadrilhas e procissão; confira programação

Clique na imagem para ampliá-la


São Pedro é muito bom. Tem canjica, pamonha, milho assado, muito forró e quadrilhas. Mas e quando tudo isso é no hospitaleiro e bucólico  distrito de São Pedro, distante 15 km de Garanhuns? Ahh, a festa fica muito mais original e animada. Pois é. São Pedro que se preze é em São Pedro. Já são 41 anos de história que une a fé e tradição católica com uma recheada programação de shows de forró e quadrilhas juninas em praça pública. O evento vai de 27 a 29 de junho, marcando o encerramento dos festejos juninos em Garanhuns.  CONFIRA PROGRAMAÇÃO NA IMAGEM ACIMA 

Projeto beneficiará quase mil pessoas que sofrem de baixa visão e cegueira em Garanhuns


A partir da próxima segunda-feira (29), 900 pessoas, que sofrem de baixa visão e cegueira, serão beneficiadas, em Garanhuns, por meio do projeto SighFirts – Visão para Todos – “Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento”. A iniciativa é da Fundação Altino Ventura, em parceria com o Lions Internacional, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Esportes. A ação segue até o dia 2 de julho.

No mês de abril, agentes de saúde, enfermeiros e professores da Rede Municipal de Ensino, passaram por uma capacitação, para que saibam identificar a situação de baixa visão, em crianças a partir de seis anos de idade. Após a triagem, as pessoas identificadas, passarão pela primeira etapa do projeto, que será o atendimento oftalmológico, e a partir disso, serão encaminhadas para um atendimento especializado. A assistência, reabilitação, inclusão e a concessão de órteses para pacientes com baixa visão e cegueira estão entre as principais estratégias da iniciativa.

O projeto, que tem o objetivo de ampliar os serviços de baixa visão e cegueira para crianças e adultos, tem como público-alvo crianças acima de seis anos e adultos em qualquer idade.  As inscrições podem ser feitas nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), ressaltando a necessidade de agendamento prévio, considerando a limitação de vagas. O atendimento será realizado no Centro Especializado de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), localizado na rua Simôa Gomes, n°345, ao lado do SAMU, das 7h às 17h. Para ser atendido, é imprescindível está munido das xerox de CPF, RG, comprovante de residência e cartão do SUS. Para mais informações, entrar em contato com o Cesmuc, por meio do telefone (87) 3762-0768.

Secom PMG

Lenine é confirmado na 3ª noite do FIG 2015


Mais um grande nome da música nacional está confirmado na programação do 25º Festival de Inverno de Garanhuns. O cantor Lenine sobe ao palco Mestre Dominguinhos no sábado, 18 de junho, para apresentar no maior polo do festival o repertório do disco ‘Carbono’, mais recente trabalho do artista.
A última vez em que Lenine participou do festival foi na edição 2012, cantando para um público imenso, que lotou a praça e cantou junto sucessos como “Leão do Norte”, momento registrado no vídeo abaixo:
Além do cantor Lenine, a organização do FIG 2015 também já confirmou a presença de Ana Carolina (16/7) e da banda Capital Inicial (25/7). A programação completa, incluindo espetáculos, mostras artísticas e oficinas será divulgada até o dia 3 de julho.

O vocalista da banda de Pop rock mineira Jota Quest, Rogério Flausino, divulgou que o grupo estará no Festival de Inverno no dia 23, mas a Fundarpe não confirma.

O FIG é uma realização do Governo de Pernambuco (Secult-PE e Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns.

Justiça Federal seleciona assistentes sociais para prestar serviço em Garanhuns e região


A 32ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, com subseção Judiciária em Garanhuns, iniciou o Processo Seletivo Público Simplificado para formação de cadastro de profissionais Assistentes Sociais para atuação sociojurídica.

As inscrições serão exclusivamente presenciais e realizadas no prédio da 32ª Vara Federal – Juizado Especial Federal (Rua Ary Barroso, nº 168, Centro, Garanhuns/PE), no período de 25 de junho de 2015 a 10 de julho de 2015, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 18h.

 Os 10 (dez) primeiros inscritos a preencherem comprovadamente os requisitos do item 2.1. e 2.2. deste Edital serão convocados para reunião que se realizará no dia 13 de julho de 2015, às 14 horas, no prédio da 32ª Vara Federal, a fim de verificar a compatibilidade de horário e o efetivo interesse na prestação do serviço.

 Os profissionais cadastrados e selecionados serão nomeados pelo juiz para realização de perícia rural no endereço residencial e/ou no local de trabalho de pretensos segurados especiais, que serão devidamente indicados na determinação da diligência Os profissionais selecionados poderão realizar diligências em quaisquer dos municípios que compõem a região da jurisdição da Subseção Judiciária de Garanhuns, ficando a cargo de cada profissional as despesas com o deslocamento.

 O pagamento será realizado por meio do AJG/JF (Sistema Eletrônico de Assistência Judiciária Gratuita da Jurisdição Federal), no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por cada diligência, conforme parâmetro máximo da Tabela V, da Resolução nº 305, de 07 de outubro de 2014, do Conselho de Justiça Federal.


Advogado pede instalação de semáforo no cruzamento da Amaury de Medeiros com a Rua XV de Novembro em Garanhuns

Cruzamento da Amaury de Medeiros com a XV de Novembro

O advogado Moabi Obeid trafega quase todos os dias pela Rua Amaury de Medeiros mas, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, no meio do caminho dele tem a Avenida XV de Novembro, tem a Rua XV de Novembro no meio do caminho, e não é fácil atravessá-la, esteja-se a pé ou em um veículo, já que aquela importante artéria urbana retém o pesado fluxo das avenidas Rui Barbosa e Júlio Brasileiro.

Moabi relata que já chegou a ficar 20 minutos aguardando em meio a uma fila de carros na Amaury de Medeiros para poder cruzar a XV de Novembro no intuito de alcançar a Rui Barbosa. Aos que não estão ligando os nomes aos locais, o trecho ao qual o advogado se refere fica na esquina da UNIT com a Temaki (ver fotos). 

 A Solicitação de Moabi é mais que pertinente. O grande tráfego, sobretudo nos horários de pico, deixa aquele trecho lento tornando muito difícil o acesso de veículos que precisam alcançar a XV de Novembro, seja para seguir pela própria via, ou para se dirigir à Avenida Rui Barbosa. 

A instalação do semáforo proporcionaria uma maior organização e harmonia no fluxo de veículos, sem contar que o equipamento traria prevenção maior de acidentes, sobretudo  colisões oferecendo mais segurança a pedestres e motoristas.  "O horário mais complicado é de 12 às 17 horas onde a lentidão na Amaury de Medeiros se acentua. Faz-se necessário também alguma providência para o trecho ao lado do Colégio XV já que o local já foi cenário para vários acidentes, inclusive capotamentos", encerrou Moabi. 

Tráfego de veículos é intenso e trânsito fica lento no referido trecho



Sítio Macuca faz São João tradicional e atrai visitantes


Em tempo de megafestas juninas – como as de Caruaru, Gravatá, Arcoverde, Campina Grande – não custa nada fazer um registro para o São João do Sítio Macuca, em Garanhuns,  que já virou uma tradição do município, localizado a 230 quilômetros do Recife. Para os que não lembram: o Boi da Macuca é um grupo cultural do agreste que foi o responsável pela introdução do forró no carnaval de Olinda, em 1989. Com zabumba, triângulo e sanfona, um pequeno número de pessoas subia e descia as ladeiras, enfrentando os metais do frevo com seu som regional e sertanejo. Depois, quando deixava as ruas, seus brincantes improvisavam forró sob as barracas da Praça do Carmo, também chamada de Praça da Preguiça, um dos focos da folia olindense.

Desde então, o Boi da Macuca marca presença não só no Recife como em Olinda. Depois dele, outros grupos também começaram a levar o forró para o carnaval das duas cidades, fazendo dele uma festa ainda mais diversificada.  A cada ano é maior o número de pessoas que viaja a Garanhuns, para participar da festa junina do grupo, bem tradicional. E bem diferente do luxo das quadrilhas que lotam arraiais como o Sítio Trindade, do som estilizado, dos palcos imensos que comportam bandas e dançarinos cada vez maiores, mem cidades como a capital do agreste. Pois no Sítio Macuca foi assim. Os visitantes se reuniram no local, de onde saíam, em caminhões do tipo pau de arara, para uma fazenda vizinha, a da Baixa Grande. Lá chegando, eram saudados com festa e bandinha  de forró autêntico. Muitas sanfonas os aguardavam.

No retorno, no maior clima: carro de boi de verdade, boi de pano da Macuca, músicos, todo mundo seguindo o “cortejo”, cantando e dançando, ao som do tradicional pé-de-serra. A “procissão” para São João durou três horas, por meio de estradinhas poeirentas e estreitas, que cortam os roçados do percurso. Chegando ao Sítio Macuca, nova festa, dessa vez ao sabor do escurinho, da iluminação de fifó, e da levanta a poeira do forró. ” É interessante que, mesmo com a evolução da Festa de São João, ainda haja grupos que preservam o lado mais tradicional da festa”, afirma a arquiteta Fátima Barreto Campelo, que participou do rala-bucho e do cortejo junino

JC Online

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Menor de apenas 15 anos é apreendido por assalto à mão armada em Garanhuns

Um menor de apenas 15 anos foi aprendido na tarde desta terça-feira, 23 de junho, após roubar um Iphone de uma auxiliar administrativa. O fato ocorreu na Rua Augusto Calheiros. Armado com um revólver, o infrator abordou a mulher e, sob ameaça, afanou o aparelho celular. A autoria do delito só foi descoberta porque uma testemunha que presenciou o assalto seguiu o menor até o Parque Pau Pombo onde ele escondeu o celular e a arma.  A Polícia foi acionada e o adolescente foi apreendido e conduzido para a FUNASE/GARANHUNS onde ficará à disposição da Justiça.

Chegada do inverno marca queda na temperatura em Garanhuns

Garanhuns encoberta por neblina
Foto - ABTV
Coincidência ou não, desde a chegada do inverno no último domingo, 21 de junho, as temperaturas na Suíça pernambucana vêm caindo, fazendo com que os garanhuenses comecem a tirar os casacos e demais agasalhos do armário.  Mas se a temperatura nos termômetros caiu e o sol desapareceu do horizonte das Sete Colinas, nas redes sociais, termômetro para todo tipo de assunto, o tema é efusivamente comentado, cada um com sua impressão pessoal sobre o frio em Garanhuns.  "Que frio é esse em Garanhuns"? Comentou um internauta no twitter. "Passando um frio tão grande em Garanhuns que minhas pernas estão todas dormentes", exclamou outro. Há também aqueles que achem exagerado as reações das pessoas à queda de temperatura. "Tudo bem que tá frio em Garanhuns, mas totalmente sem necessidade usar touca, cachecol, 3 casacos e luvas", ironizou uma mulher em uma rede social.

De acordo com reportagem exibida no ABTV dia 22,  as temperaturas têm chegado  a 17 graus, mas a impressão que fica é que a sensação térmica é bem menor e que o inverno este ano começou mais rigoroso que ano passado, para a alegria e deleite dos milhares de turistas que devem aportar por aqui no FIG 2015.  Ainda segundo matéria da TV Asa Branca, a chegada do frio aumenta a procura por uma iguaria que tem suas vendas aquecidas durante a estação chuvosa que é o delicioso chocolate quente. 

PARA ASSISTIR A REPORTAGEM DA TV ASA BRANCA SOBRE A CHEGADA DO INVERNO A GARANHUNS CLIQUE AQUI

A queda ou oscilação de temperatura em Garanhuns inspirou até alguns memes.  O abaixo foi criado pelo garanhuense Ademilton Fernandes que administra uma página muito bem humorada no Facebook intitulada Mosquito Baleado. Confira https://www.facebook.com/mosquitobaleado?__mref=message



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...