CLIQUE NO BANNER E SEJA REDIRECIONADO PARA O SITE DA PREFEITURA

domingo, 31 de maio de 2015

Em texto forte e emocionante, blogueiro Roberto Almeida anuncia internação no Recife para retirada de tumor na cabeça

Cirurgia ocorre esta semana na capital

Jornalista Roberto Almeida
Se é difícil ler o texto abaixo sem se emocionar, ficamos a nos imaginar, de modo bem altruísta, como deve ter se comportado seu autor ao sentar-se na frente do computador e por-se a escrever palavras tão fortes, ao mesmo tempo tão  marcantes e sensíveis. O artigo foi escrito pelo renomado blogueiro Roberto Almeida. Enfermo há algum tempo, ele seguiu para o Recife neste último dia de maio, onde vai se submeter a uma delicada cirurgia para a retirada de um tumor na cabeça.  

Se o problema não é simples, tratá-lo publicamente em seu blog também não deve ter sido fácil. Mas Roberto decidiu fazê-lo. No relato, nota-se um misto de apreensão e medo, é bem verdade, mas há muita serenidade e fé nas palavras do jornalista, e isso nos enche de esperança de que o desfecho será feliz para ele. 

Desejamos uma breve recuperação e fazemos votos de que tudo transcorra bem e que o jornalista possa voltar o mais rápido possível para o convívio da família e das centenas de amigos que acumulou ao longo de sua prodigiosa carreira. 

CONFIRA A TRANSCRIÇÃO DO TEXTO ESCRITO POR ROBERTO ALMEIDA  NESTE DOMINGO 31 DE MAIO E PUBLICADO EM SEU BLOG. 


"Hoje, domingo, dia 31, o jornalista e blogueiro segue para o Recife. Na segunda, logo cedo, está marcado o internamento num hospital público da capital. Lá deve ser marcada, talvez ainda esta semana, a cirurgia para a retirada de um tumor na cabeça. É o mesmo que me apavorou oito anos e meio atrás, foi retirado e voltou para assombrar novamente não somente a mim, mas também os familiares e amigos.

Lógico que tive medo e fiquei apreensivo, principalmente no começo. Agora estou bem mais calmo, confiando em Deus e na corrente dos amigos de que “tudo vai dar certo”.Quero sobreviver a mais este teste porque gosto da vida, tenho coisas a escrever, pelo menos dois livros prontos para publicação, uma missão ainda para terminar.

Gosto da minha mulher de todos os meus filhos, da minha mãe, dos meus irmãos, dos meus amigos, de Garanhuns, seu clima e geografia privilegiados. Gosto de livros, de músicas, de filmes, de arte em geral, de gente e peço ao bom Deus que me preserve com saúde junto desses bens. Não peço bois, nem terra, nem muito dinheiro, só o básico e o acesso aos bens culturais.Durante o tempo que passarei fora o blog estará sendo “alimentado” pelo meu filho Tiago. Ele é bastante jovem e não é jornalista, porém confio que fará um bom trabalho, embora tenha outros compromissos na sua vida particular.

Os que mandam notícias de Iati, Bom Conselho, Lajedo, Garanhuns, Capoeiras, Caetés, São Bento do Una e qualquer outro município da região podem continuar fazendo através do e-mail robertoalmeidacsc@gamail.com que Tiago Almeida irá atendê-los dentro do possível.

Viajo à tarde. Confesso, contudo, que já estou com saudades. Da cidade que amanheceu chuvosa e fria, dos filhos que não vão poder me acompanhar, dos lugares próximos que não vou poder visitar por uns dias, dos amigos que não receberei por uns tempos, dos lugares que deixarei de frequentar provisoriamente.

Sou, porém, dos que não acreditam em acaso e acha que de uma maneira incompreensível para nós humanos tudo está traçado em algum lugar. O que acontece tinha de acontecer. Às vezes a gente interfere na cena, muito ou pouco, às vezes somos levados, como numa ventania.
Deus está em algum lugar, ou em todo lugar. Sabendo o que quer, nos auscultando e quando conseguimos chegar Nele, quando conseguimos a conexão com o Divino tudo pode acontecer, até mesmo o ou os milagres.

Assim não tenho muito o que temer. Tudo está escrito e será como Deus quiser. Aprendi desde a outra vez que ficamos em certas ocasiões sem poder fazer nada – aí nem pai, mãe, irmãos, amigos, autoridades, poderosos, podem fazer nada, a não ser dar algum conforto ou ajuda material -, mas o essencial, a vida, essa só Deus pode decidir se vamos continuar a tê-la.

Quero. Com todo o meu ser. Por mim, pelos meus. Mas seja feito o que Deus quiser. A vontade dele é soberana. Porque mais do que todos nós Ele sabe o que é melhor para este mundo aparentemente injusto e desigual.Estamos tranquilos e felizes, conscientes de que “Se Deus é por nós, quem será contra nós”  ?

*Fiz o possível para não citar nomes. Numa hora dessas é impossível não cometer alguma injustiça. Mas não poderia deixar de lembrar que mais esteve junto do início do ano até hoje: Maria das Neves Almeida, Tereza Silva, Tiago Almeida, Lulinha Almeida, Carol, Dani, Vitória, Eduardo Almeida, Aurélio, Júnior, Ana Cláudia, Luizinho Roldão, Socorro Régis, Ivo Amaral, Jorge, Marly, Professora Sônia (Capoeiras), Carla, Izaías e Michelli Régis. A todos e os que por acaso esqueci obrigado de coração."

Acidente próximo ao 71º BI Mtz deixa 04 feridos neste domingo (31/05) em Garanhuns

Acidente deixou 4 feridos, um em estado grave

Um grave acidente ocorrido por volta das 7h30min deste domingo (31) deixou 04 pessoas feridas no KM 91 da BR-423, mais precisamente nas imediações do 71º BI Mtz, em Garanhuns. Os ocupantes vinham da cidade de Caruaru em um Golf de placas NXU-4582 quando o motorista, identificado como Morelly da Silva Câmara, soldado da PM, de 27 anos, perdeu o controle do carro e capotou.

A situação mais delicada é a do Sgt PM Ruberlan Gonçalves Alves, 32 anos. Ele sofreu fraturas em duas vértebras da coluna cervical e precisou ser transferido para Recife em uma UTI aérea disponibilizada pela Policia Rodoviária Federal. Já as demais vítimas foram encaminhadas hospital Dom Moura com escoriações de leve a média. Morelly teve uma fratura na bacia. Ana Paula Brandão, 34 anos, e Iuana Alves de leite, 20 anos,  passageiras do veículo, tiveram escoriações leves.

O estado de saúde do Sgt Ruberlan é delicado já que ele fraturou 02 vértebras da coluna cervical e comprimiu o canal medular, necessitando ser submetido a um procedimento cirúrgico. Tanto Ruberlan como Morelly são lotados no 9º BPM em Garanhuns. Todas as vítimas residem na Cidade das Flores. 
Golf ficou bastante avariado após capotamento


Acidente próximo ao 71º BI Mz neste último dia de maio

Sgt da PM foi removido de UTI aérea para hospital no Recife
Aeroporto de Garanhuns

Sgt Ruberlan





Oficina reúne membros do MPPE e gestores da área da saúde em Garanhuns


Garantir o efetivo exercício dos direitos à saúde e à dignidade humana desde os minutos iniciais da vida. Foi com esse compromisso que membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), gestores municipais e profissionais da saúde se reuniram na última quinta-feira (28), em Garanhuns, para a oficina de sensibilização do projeto Humanização do Parto e Nascimento, desenvolvido pelo MPPE para discutir melhorias na atenção ao pré-parto, parto e pós-parto na rede de saúde pública em Pernambuco.

De acordo com a coordenadora do projeto, promotora de Justiça Maísa de Oliveira, em todos os eventos promovidos pelo Ministério Público sobre o tema há um sentimento de que a humanização do parto já deveria ter sido discutida há muito tempo. “As medidas que o MPPE defende já estão previstas em normativas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O nosso papel enquanto promotores de Justiça é fiscalizar e controlar o cumprimento dessas políticas públicas”, destacou.

Na oficina estiveram presentes cerca de 60 representantes dos municípios que compõem a III e a V Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Palmares e Garanhuns. O procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, saudou a presença dos gestores da área da saúde. “Este é um momento importante para o MPPE estreitar seu compromisso com a sociedade. Não podemos deixar de nos importar com a dignidade dos cidadãos desde o início das suas vidas e esse objetivo demanda esforços da sociedade civil e do Ministério Público”, declarou Guerra.

A oficina de sensibilização teve início com a exibição do documentário O Renascimento do Parto, de Érica de Paula e Eduardo Chauvet. Logo depois, a enfermeira obstetra Tatianne Frank, que trabalha na assistência a mulheres que optam pelo parto humanizado, apresentou as evidências científicas que apontam a necessidade de uma mudança na forma como são feitos os partos no Brasil.

“A humanização do parto vai muito além da bola, do abraçar uma árvore ou parir em casa. É respeitar um evento único na vida do ser humano. Pesquisas mostram que, no nascimento, o sistema nervoso da criança registra impressões que vão refletir no desenvolvimento desse indivíduo na primeira infância e, como consequência, marcá-lo para o resto da vida”, argumentou Tatianne Frank.

Ela lembrou ainda que o processo do parto é uma sequência de comandos fisiológicos que são coordenados pelos hormônios produzidos pelo organismo da mulher. Porém, a forma como é prestada a atenção à parturiente acaba desnaturalizando esse processo e expondo mãe e filho a riscos, na maioria das vezes, desnecessários.

“Dados de uma uma pesquisa mundial, que levou em conta um universo de seis milhões de partos, mostram que a mortalidade entre as mulheres que passam por cesarianas é 3,5 vezes maior que a das que optam pelo parto normal. Ainda bem que a cesariana existe e que pode ser adotada em casos de risco, mas não podemos esquecer que mais de 80% das mulheres conseguem dar à luz sozinhas, cabendo aos profissionais de saúde acompanhar o parto e intervir apenas quando for necessário”, complementou a enfermeira.

Tendo em vista as alegadas dificuldades para a mudança na atenção às mulheres desde as consultas pré-natais até o pós-parto, a equipe do projeto Humanização do Parto e Nascimento realizou uma pesquisa de campo, entrevistando 61 mulheres que tiveram seus filhos no Hospital do Tricentenário, em Olinda. Os dados mostram um retrato dos problemas enfrentados por essas mulheres, em sua maioria jovens (média de 23 anos) e com baixa escolaridade (mais de 50% tinham até oito anos de estudo).

“A pesquisa mostrou que mais da metade das mulheres passou por outra maternidade antes de chegar ao Hospital do Tricentenário. Uma quantidade semelhante não exerceu o direito ao acompanhante e não teve contato pele a pele com o bebê. O número mais expressivo foi a quantidade de mulheres que não se alimentou ou ingeriu líquido durante o trabalho de parto, cerca de 90%. Mesmo com esses números, apenas 43% das mulheres avaliaram o atendimento como ruim ou muito ruim, o que nos aparenta ser fruto do desconhecimento quanto aos seus direitos”, comentou o analista ministerial em Psicologia Leonardo Xavier.

Campanha – a fim empoderar as mulheres e seus familiares e difundir a informação sobre o parto humanizado, o MPPE produziu uma campanha de comunicação. O material informativo, com cartazes, folders e cartilhas, traz esclarecimentos sobre o tema e como agir para garantir a atenção às gestantes.

Para ter acesso aos materiais da campanha, clique aqui.

MPPE

Idoso morre em acidente de moto na zona rural de Lajedo

Um idoso de 72 anos morreu após sofrer um acidente no Sitio Água Fria, zona rural de Lajedo. Segundo informações da PM, José Vilaça Pereira, residente na Rua Vicente Ferreira, bairro  Madalena, em Lajedo trafegava com sua moto no referido sítio e, por volta das 17h30min, deste sábado, 30 de maio, perdeu o controle da moto vindo a cair. Ele sofreu lesão na boca e pescoço e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao IML em Caruaru.

S10 do vice-prefeito de Angelim, tomada de assalto em 22/05, é encontrada abandonada na zona rural de Garanhuns


A S10 do vice-prefeito de Angelim, Josemir Miranda,  que havia sido tomada de assalto no último dia 22 de maio, foi encontrada abandonada neste sábado, 30 de maio, no Sítio Flamengo, zona rural de Garanhuns. O veículo estava com placas adulteradas sendo  de uma (GM/S10 EXECUTIVE D de placa NMD8672/AL).  Através de uma consulta ao chassi foi constatado  que se tratava do carro de propriedade do vice-prefeito.

Josemir Miranda, 62 anos,  foi vítima de um sequestro relâmpago no início da noite do último dia 22 de maio, onde dois homens desconhecidos o abordaram no centro de Angelim e o levaram junto com o veículo. Nas imediações da Vila de Neves, distrito de Jucati, o político foi deixado sendo a S10 levado pelos assaltantes.

sábado, 30 de maio de 2015

Plano de saúde é novamente suspenso e funcionários da antiga Bom Gosto protestam e acampam em frente à fábrica em Garanhuns

Trabalhadores afirmam que só encerram protesto após o restabelecimento do benefício e regularização de 49 funcionários junto à Nestlé DPA

Protesto de trabalhadores do setor de laticínios
 na frente da Nestlé DPA em Garanhuns

Cerca de 30 trabalhadores da antiga Bom Gosto, hoje arrendada à Nestlé DPA, acampam desde a manhã desta sexta-feira (29/05) na frente da fábrica em Garanhuns. A Bom Gosto fazia parte do conjunto de unidades fabris da LBR, mas a empresa entrou em recuperação judicial em fevereiro de 2013 vendendo suas plantas espalhadas pelo país. 

A unidade de Garanhuns foi comprada por 50 milhões de reais pela ARC, mas, desde a negociação entre esta e a LBR, as coisas para os trabalhadores da hoje antiga Bom Gosto não têm sido fácil. É que a ARC, segundo os sindicatos SINTILPE  E SINTALBE, não vem cumprindo os acordos que firmou junto aos trabalhadores na presença do administrador judicial. Um deles, motivo principal da manifestação, refere-se ao plano de saúde que foi suspenso por falta de pagamento deixando os funcionários desprotegidos no que se refere a assistência de saúde. Outra reivindicação dos sindicatos pede a transferência imediata de 49 funcionários para a Nestlé DPA.  Com a venda da Bom Gosto, eles foram absorvidos pela Nestlé DPA, mas não estão recebendo nada pelo trabalho "Queremos que a Nestlé DPA assuma os trabalhadores até porque eles estão dentro da planta fornecendo mão de obra à  empresa e não estão recebendo nada", afirmou o presidente do SINTALBE.

Trabalhadores da antiga Bom Gosto acampam
na frente da Nestlé DPA em Garanhuns

No último dia 19 de março, os funcionários já haviam feito um protesto na frente da fábrica da Nestlé DPA por conta do mesmo problema. A suspensão do plano de saúde. Mas desta vez, foi montado um acampamento na frente da empresa onde só é permitido a entrada de funcionários. Produtos e insumos que chegam na Nestlé têm sua entrada proibida pelos manifestantes. "Só vamos sair daqui quando a ARC e a Nestlé nos der uma resposta para essas questões. Fizemos contato com o gerente local, mas ele não tem autonomia para resolver estas pendências. Então estamos aguardando um posicionamento da direção destas duas empresas, que fica em São Paulo", informou um representante do Sintilpe, em entrevista ao Programa Falando com o Agreste, da rádio Marano.

Assumiu ares de um verdadeiro drama a situação dos trabalhadores da Antiga Bom Gosto em Garanhuns.  Pessoas de bem que se doaram à empresa e que culpa nenhuma tiveram nos problemas administrativos e financeiros que culminaram com a recuperação judicial e a consequente venda para a ARC. 

Fica-nos a impressão que as empresas envolvidas nesse complicado processo relegam os acordos pactuados com os trabalhadores a um segundo plano.  Após o esfacelamento das plantas da  LBR, a vida seguiu para ela, que bem ou mal conseguiu uma quantia considerável pelas suas unidades fabris.  Para a ARC também, que arrendou a fábrica e tem lucrado com isso, e para a Nestlé DPA, grande multinacional da área, que consolidou sua produção em Garanhuns.

 E para os trabalhadores, o que restou? Indefinição, insegurança, frustração. Frustração por verem um benefício de suma importância, como um plano de saúde ser corriqueiramente suspenso. Indefinição por não saberem como vai terminar esta história. Insegurança no que se refere ao pagamento das rescisões em outubro, época que termina a estabilidade de um ano e marca o afastamento do administrador judicial do processo. E se não há consenso e diálogo nem com a presença da Justiça como mediadora, quem garante que vai haver sem ela? Como diz o ditado, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. No caso objeto desta matéria, os funcionários da antiga Bom Gosto.  Lamentável.

Entrada de produtos na Nestlé DPA foram proibidas

Movimentação na frente da Nestlé DPA


Aluno da AESGA morre em acidente em Venturosa após participar de festa em Garanhuns


Um aluno do 7º período do curso de Administração da AESGA faleceu em um acidente por volta das 4h30min deste sábado (30/05) no KM 30 da BR-424. Humberto Galindo Siqueira, 38 anos, havia participado de uma festa na noite de ontem em Garanhuns e estava voltando para Pedra, onde reside. Nas imediações de Venturosa, o jovem teria dado um cochilo, tendo o Corsa onde ele estava se chocado com uma F 4000.  Ele morreu no local. 

Em nota, a presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Giane Maria de Lira Oliveira, e a coordenadora do Curso de Administração da Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA), professora Izaura Matos lamentaram a morte do estudante.  O velório e o sepultamento ocorrem na tarde deste sábado em Pedra. Humberto era empresário do ramo de celulares com lojas nas cidades de Pedra e Venturosa. Noivo,  ultimava os preparativos para seu casamento, plano infelizmente interrompido pela trágica fatalidade que ceifou sua jovem vida.





sexta-feira, 29 de maio de 2015

UFRPE abre processo seletivo para professor com 02 vagas em Garanhuns


A Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) disponibilizou a quem se interessar o edital 04/2015 de abertura de Seleção Simplificada para Professor Substituto, cuja lotação será nas unidades acadêmicas de Garanhuns e de Serra Talhada. A remuneração dos contratados poderá ser no mínimo de R$ 2.173,85 ou no máximo de R$ 5.143,41, a depender da titulação e da carga horária.

Em Garanhuns são duas vagas para as matérias de: "Morfologia de Fanerôgamos/Botânica Sistemática/Morfologia e Sistemática de Angiospermas" e "Bioquímica/Canicultura e Animais de Biotério/Animais Silvestres".

Já em Serra, há chances para "Língua Latina e Língua Portuguesa" e "Engenharia de Software/Programação/Informática". As inscrições serão realizadas na Secretaria da Unidade Acadêmica de Garanhuns: Secretaria da Direção Geral e Acadêmica - Avenida Bom Pastor, s/n, Boa Vista - CEP: 55292-270 - Garanhuns/PE; ou na Secretaria da Unidade Acadêmica de Serra Talhada: Secretaria da Direção Geral e Acadêmica - Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063-Serra Talhada - PE. CEP: 56.903-970. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Todas as informações sobre o certame devem ser acompanhadas no sítio: www.concurso.ufrpe.br Fonte: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=66&data=29/05/2015

Concursos no Brasil

Prefeitura comemora aprovação de contas do Governo Izaías pelo TCE, relativas a 2013


A nota soltada pela Prefeitura de Garanhuns deu o tom da comemoração.  O Governo Municipal recebeu de muito bom grado a notícia de que as contas da Administração Izaías Régis, relativas a 2013, foram aprovada pelo  Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, sobretudo porque  não é fácil passar pelo rigoroso crivo do TCE.  A oficialização foi feita por meio da  da 1ª  Câmara, nessa quinta-feira (28).

Na nota,  o procurador-adjunto Lucicláudio Góis afirmou que a aprovação das contas públicas demonstra o comprometimento da gestão com a legalidade e regularidade dos gastos públicos, atestado pelo órgão fiscalizador do controle externo, no caso o Tribunal de Contas de Pernambuco.

A análise dos gastos se refere aos limites de despesas de pessoal, recolhimentos, índices em Educação e recolhimento previdenciário. O TCE, após aprovar a prestação de contas, recomendou à Câmara de Vereadores de Garanhuns para que a Casa Raimundo de Moraes aprove as referidas contas do exercício de 2013.

As contas da Prefeitura de Garanhuns, ano 2013, foram julgadas pelo conselheiro João Carneiro Campos. Mas nem tudo são flores. De acordo com o parecer de Campos, as contas foram aprovadas sim, mas com ressalvas. Isto quer dizer que o Tribunal fará algumas recomendações à prefeitura para que esta melhore alguns procedimentos administrativos, porém, nada de grave, ou, se assim fosse, não teria havido a aprovação unânime..  As ressalvas ainda não foram divulgadas pelo TCE. Tão logo sejam, estaremos atualizando esta postagem.  Ponto para a prefeitura. 

Nono dígito no celular começa a valer neste domingo domingo para Pernambuco e mais 5 estados


As ligações para celulares de Pernambuco (DDDs 81 e 87) terão que incluir o nono dígito a partir deste domingo (31). A medida vai valer também para Alagoas (82), Paraíba (83), Rio Grande do Norte (84), Ceará (85 e 88) e Piauí (86 e 89)

Essa regra vale tanto para chamadas feitas a partir de telefones fixos, públicos ou privados, quanto de outros celulares, independente da operadora e do local de onde a pessoa está ligando. Também será preciso incluir o nono dígito para enviar mensagens de texto. Já as ligações para telefones fixos nesses estados não mudam.

De acordo com a Anatel, haverá um período de transição, que vai até 9 de junho, em que as chamadas para os celulares daqueles cinco estados serão completadas digitando-se oito ou nove números. Entre 10 de junho e 9 de julho, quem discar apenas os oito dígitos passará a ouvir uma mensagem sobre a mudança. A partir de 10 de julho, apenas as chamadas com nono dígito serão completadas.

No caso das mensagens de texto, o convívio duplo também acontece até 9 de julho. Depois dessa data, a ausência do nono dígito vai impedir que a pessoa receba a mensagem. O plano da Anatel prevê que até 2016 todos os celulares do país terão o nono dígito. Essa medida foi adotada devido à escassez da oferta de novos números em grandes centros, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas será estendida ao restante do Brasil para padronizar os números e evitar confusão.

O cronograma prevê a implantação do nono dígito em Minas Gerais, Bahia e Sergipe a partir de 11 de outubro. Na última fase de implantação, no ano que vem, serão atingidos os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão, o nono dígito já está em vigor.

G1

Casagrande sofre infarto e está internado em UTI


O ex-jogador Walter Casagrande Júnior, de 52 anos, sofreu um infarto nesta sexta-feira, em São Paulo. A informação é do site Globoesporte.com. Comentarista da TV Globo, o ídolo corintiano foi levado a um hospital em Alphaville, na Grande São Paulo, após sofrer fortes dores no peito. Em seguida, acabou transferido ao Total Cor, na região da Avenida Paulista.

Após sua internação, Casagrande postou na tarde desta sexta a seguinte mensagem no Twitter:

Casagrande defendeu o clube do Parque São Jorge nas décadas de 80 e 90 e fez parte do período conhecido como Democracia Corintiana. Também atuou por Caldense, Flamengo, Porto-POR, Ascoli-ITA e Torino-ITA, além de defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986

Após deixar os gramados, Casagrande se firmou como comentarista da TV Globo, marcando suas participações por opiniões contundentes.

Em 2007, o ex-jogador foi internado por dependência de drogas e ficou afastado das atividades na televisão por quase dois anos. Superado o período difícil, lançou o livro “Casagrande e Seus Demônios”, no qual relata sua luta contra o vício de entorpecentes.


Homem é preso em Correntes acusado de homicídio

O acusado teria matado, um homem conhecido por  Severino a mando de outra pessoa por motivo passional. A vítima teria um caso com a esposa do mandante.

Policiais Civis da Delegacia de Correntes prenderam na manhã desta quinta-feira (28), José Cícero de Lima, vulgo “véio”. Segundo a Polícia Civil, VÉIO é acusado de ter executado a tiros, Severino Gonçalves de Melo Neto, em 04 de janeiro de 2015, no conhecido “Bar de Mané Cândido” no Sítio Laje, município de Correntes/PE.

Ainda segundo a civil, a investigação do crime que foi coordenada pelo Delegado Alysson Câmara, apontou que VÉIO teria matado Severino a mando de outra pessoa por motivo passional. A vítima teria um caso com a esposa do mandante.

Logo após o homicídio veio fugiu para Quipapá/PE, mas posteriormente voltou, acreditando que o crime ficaria impune. O Dr. Alysson Câmara teria representado pelas prisões do mentor intelectual e do executor; mas a justiça, por hora, expediu apenas o mandado do José Cícero. O suspeito foi preso no Sítio Laje em Correntes de onde foi recolhido à cadeia de Garanhuns e ficará à disposição da justiça da Comarca de Correntes.

Com informações do Agreste Violento

317 contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Bom Conselho são ilegais, diz TCE


A Primeira Câmara do TCE julgou ilegais 317 contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Bom Conselho, no exercício financeiro de 2014, sob responsabilidade do prefeito, Dannilo Vieira. O processo foi da relatoria do conselheiro João Campos, que teve seu voto aprovado unanimemente pelos membros da Câmara de Julgamento. O Ministério Público de Contas foi representado, na ocasião, pela procuradora Germana Laureano.

Em seu voto, o relator considerou que as principais falhas que o levou a considerar o processo de contratações, TC Nº 1403211-9, ilegal foram, dentre outras, a ausência de comprovação da real necessidade de o município contratar um número tão expressivo de funcionários, a extrapolação de gastos com pessoal, conforme o estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, por parte da Prefeitura no período em que foi feito o processo de contratação temporária e a falta de publicidade do processo para a seleção.

Por essas razões, o processo de contratações foi julgado ilegal e negado o registro das mesmas no TCE. Ficou recomendado que a Prefeitura realizasse levantamento das necessidades de pessoal e que o preenchimento das vagas, em existindo, seja feito por meio de concurso público, conforme determina a Constituição Federal.

A Sessão da Primeira Câmara foi dirigida pelo seu presidente, conselheiro Ranilson Ramos.

Fonte - TCE

Ana Rossini deixa presidência da AMSTT e cargo será ocupado por coronel da PM

Ana Rossini, que realizou um profícuo trabalho junto a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), está deixando a presidência do órgão. No seu lugar, assume coronel da Polícia Militar, Emanuel Leite, que teve uma passagem meteórica pelo Comando do 9º BPM em 2015. A informação é da Prefeitura de Garanhuns. Segundo a nota, Ana entrará de férias durante o mês de junho e, após isso, deve voltar à sua antiga função que é a de escrivã da Polícia Civil de Pernambuco. O coronel Emanuel Leite assumirá a autarquia oficialmente em julho. 

Coronel Emmanuel: substituto

Ana Rossini: substituída



Após 17 dias, professores de Garanhuns suspendem estado de greve


O estado de greve decretado pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns chegou ao fim neste dia 28 após  17 dias. O motivo foi uma liminar expedida pelo TJPE considerando ilegal o movimento. A informação é do SINSEMUG.  

Os docentes estavam parados em meia jornada, desde o dia 11 de maio, por não concordarem com o reajuste não linear concedido pela Prefeitura de Garanhuns como cumprimento do novo piso salarial da educação. Além disso, a categoria pedia melhores condições de trabalho nas escolas e a retificação da lei que mudou a forma de concessão do Abono Educador. 

Mesmo antes da decisão judicial sair, professores e prefeitura já vinham optando por um diálogo em  torno da questão dos 13,01%,  tendo o Governo Municipal se comprometido a, até o final de junho, após o período em que fecham as contas do município do mês de maio, fazer um levantamento junto à Secretaria da Fazenda de Garanhuns para rever a possibilidade de percentual do reajuste salarial dos educadores. A alegação da prefeitura para não conceder o aumento de forma linear foi o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal que proíbe que o gestor comprometa mais de 54% da receita do município com pagamento de pessoal. 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Deputados são flagrados assistindo a vídeo pornô no WhatsApp durante a votação da reforma política



A emissora de televisão SBT flagrou, durante a cobertura da votação da reforma política, deputados federais assistindo a vídeos pornô pelos smartphones em plena Câmara Federal, entre eles o deputado João Rodrigues (PSD/SC). O registro foi feito durante a sessão dessa quarta-feira (27).

As imagens mostram os parlamentares muito interessados no conteúdo mostrado na tela dos celulares. Um olha, depois mostra a outro. Chega mais um e logo um grupinho é formado para ver as cenas eróticas.

Em entrevista ao Diario, o deputado João Rodrigues explicou que o vídeo foi postado num grupo de amigos no WhatsApp em que é frequente esse tipo de conteúdo, mas não assistiu, apenas foi conferir as mensagens e recados recebidos. "Foi uma covardia sem tamanho e um eqívoco grave do SBT, que vai ter que responder por isso", explicou o deputado, que prometeu processar a emissora de televisão por danos morais.

João Rodrigues está em seu segundo mandato como deputado federal, tendo sido o mais votado da história de Santa Catarina. Radialista, foi prefeito de Chapecó duas vezes e de Pinhalzinho por um mandato.


Fonte - Diário de Pernambuco


Dois homens são assassinados em povoado de Iati


Um duplo homicídio foi registrado no inicio da tarde desta quinta-feira (28), em Iati.  A informação é do competente site policial, Agreste Violento. Segundo informações daquele portal, o fato aconteceu no Povoado Santa Rosa na zona rural do município. Dois homens conversavam em frente a uma borracharia na Rua da Palha quando foram surpreendidos com a chegada de dois elementos que estavam em um veiculo modelo Fiat Fiorino.  A dupla de pistoleiros estava usando capacete e já chegou efetuando disparos de arma de fogo de grosso calibre.  As vítimas foram identificadas como sendo Damião Virginio do Nascimento, de 30 anos, e Damião de Oliveira Holanda, de 28.

Ainda segundo informações da Polícia Militar, Damião de Oliveira morreu no local.  Já Damião Virginio chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

Os assassinos fugiram tomando destino ao município de Águas Belas. Os crimes serão investigados pela equipe da Delegacia de Iati que compareceu ao local e encaminhou os corpos para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru.

Garanhuns fica em 2° lugar em Concurso Nacional de Artigos sobre Sustentabilidade nas Micro e Pequenas Empresas


Priscila Belens recebe o prêmio  de três mil reais
Garanhuns ganhou destaque nacional nesta quarta-feira, 27, em Brasília, durante a Marcha em Defesa dos Municípios. É que uma cerimônia inserida no evento premiou os três primeiros lugares no 3º Concurso de Artigos sobre Iniciativas de Estímulo à Sustentabilidade nas Micro e Pequenas Empresas. Idealizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o concurso  teve trabalhos individuais e em grupo, de agentes de desenvolvimento, formalmente nomeados para a função, de qualquer cidade brasileira. A grata surpresa veio com a premiação da advogada Priscila Belens, Diretora de Desenvolvimento Da Secretaria de Desenvolvimento de Garanhuns e presidente do CDL Jovem local que ficou na segunda colocação geral.

O artigo de Priscila teve como título; "A Reciclagem e a Coleta de Óleo Como Estímulo de Sustentabilidade nas Micro e Pequenas Empresas", e se baseou em duas experiências bem sucedidas atualmente em execução no município de Garanhuns. Uma é a coleta seletiva, hábito presente em pouquíssimas cidades do país, e que aqui tem ajudado a fortalecer a inclusão social de diversas famílias que gravitavam em torno do antigo lixão, Graças a Deus, extinto há 11 anos. A outra é o programa de coleta de óleo que é utilizado em micro e pequenas empresas do ramo gastronômico, onde o óleo coletado nestes locais é enviado para a fábrica de sabão ecológico, incentivando também a economia solidária.  "Encaro essa premiação, não como mérito somente meu, mas como um reconhecimento das ações do município", disse Priscila.

Por ter ficado em segundo lugar no 3º Concurso de Artigos sobre Iniciativas de Estímulo à Sustentabilidade nas Micro e Pequenas Empresas, a garanhuense recebeu três mil reais. Entretanto, o valor monetário torna-se algo bem menor quando existe a possibilidade real de o projeto, exitoso em Garanhuns, servir de modelo para outras cidades do Estado e do Brasil. Este sem dúvida é o grande legado que o prêmio pode trazer. "Dar visibilidade a algo que deu certo aqui e que pode sim dar certo em outros lugares." Os artigos dos vencedores serão publicados posteriormente em revista especializada, no site do Portal do Desenvolvimento, além de passar a integrar o acervo bibliográfico da Convênio CNM/SEBRAE.

RESULTADO FINAL DO CONCURSO
1º lugar – Altair Toniolo, de Lençóis Paulista (SP), que conquistou o prêmio de R$ 5 mil
2º lugar – Priscila Belens, de Garanhuns (PE), que receberá R$ 3 mil
3º lugar – Maria da Conceição Alves da Silva Cesco, de Bandeirantes (PR), que receberá R$ 1 mil

Da esq.: João Pedro Kaempf, Maria da Conceição (3º lugar),
Pricila Belens (2º lugar), Pedro Valadares, Altair Toniolo
(1º lugar) e Augusto Braun (Foto: Altair Nobre/Lotus)

quarta-feira, 27 de maio de 2015

DNIT diz a prefeito de Garanhuns que duplicação da BR-423 não sai do papel em 2015

Os ajustes no orçamento do Governo Federal não devem permitir o início da duplicação da BR-423 este ano


Na campanha eleitoral de 2014, para se eleger, Dilma Roussef vendeu um país imaginário. Nele, tudo tudo ia bem. Não existia crise, a inflação estava sob controle, e o salário dos brasileiros não terminava antes do final do mês. Dias após sua eleição, a presidente anunciou um pacote de maldades, e apresentou-nos o Brasil real.  Engendrou um ajuste fiscal sem precedentes que cortou quase setenta bilhões de reais do orçamento. Isso quer dizer que este ano haverá bem menos recursos para construir hospitais, contratar médicos, construir escolas, remunerar melhor os professores, investir em segurança e construir estradas. Exatamente, estradas. O saco de maldades do Governo Federal atingiu em cheio um dos maiores sonhos dos moradores do Agreste Meridional, acalentado por promessas há 4 anos. "A duplicação da BR-423, no trecho que liga Garanhuns a São Caetano". 

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Garanhuns, o prefeito Izaías Régis (PTB), que está em Brasília, se reuniu com o Diretor Executivo, Gustavo Adolfo Andrade e com o Coordenador Geral de Planejamento e Programação de Investimentos, André de Oliveira, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para saber sobre o andamento da duplicação da BR-423, trecho São Caetano a Garanhuns, mas ouviu dos interlocutores do Governo Federal que a obra não deverá sair do papel este ano devido ao momento de crise econômica pelo qual passa o país.

Ainda segundo o departamento, não há condições de iniciar as obras em 2015, por causa do corte do orçamento publicado, na última sexta-feira (22), pela Presidente da República Dilma Roussef . A expectativa para este ano, segundo eles, é desenvolver o projeto técnico da BR-423 até outubro para só então ser aberto processo licitatório para a execução da obra. Nada mais decepcionante.


“Ficamos muito tristes em saber que a obra da BR-423, que é uma necessidade urgente da nossa região, não deverá sair do papel em 2015, pois nós tínhamos muitas esperanças. Durante toda a nossa gestão estamos lutando para que essa obra, tão esperada por todos, seja concretizada”, comentou Izaías.

Nos somamos ao sentimento do prefeito. Em um comício no Recife, em 2014, Dilma prometeu a duplicação. Já o havia feito em 2011 quando inaugurou o Curso de Medicina da UPE em Garanhuns. De lá pra cá, mesmo antes de se falar em ajuste, foram só promessas.

 O trecho que deveria ser duplicado vai de São Caetano a Garanhuns e tem 80 km.  Se sair do papel um dia, deve custar cerca de R$ 500 milhões. Encerramos com uma conta rápida.  Peguemos  os seis bilhões de reais desviados da Petrobras, e que foi parar no bolso das ratazanas da corrupção. Com esse montante duplicaríamos cinco vezes a BR-423. É um clássico exemplo de como a corrupção afeta e prejudica a vida dos brasileiros, mesmo que às vezes achemos que o problema não é nosso. Sobre isso é muito apropriada uma colocação do economista americano Robert Klitgaard. "Muita coisa se perde no caminho que leva o dinheiro do caixa de uma empresa pública ao bolso de um larápio. É o tipo de dano que requer muitos anos e muito investimento para ser recuperado. Para roubar milhares, arruínam-se milhões."  


TCE julga ilegais contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Correntes em 2013


A Primeira Câmara do TCE julgou ilegais 221 contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Correntes, no exercício de 2013. O responsável pela municipalidade, no período, foi o prefeito Edmilson da Bahia Gomes. O relator do processo, que teve o seu voto aprovado unanimemente na Câmara de julgamento, foi o conselheiro Ranilson Ramos. O Ministério Público de Contas esteve representado, na ocasião, pela procuradora Germana Laureano.

De acordo com a relatoria, as contratações relativas ao processo (TC Nº1303645-2) foram consideradas ilegais, já que a Prefeitura, no período, estava desenquadrada no limite de gastos com pessoal, conforme o estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que os municípios podem comprometer no máximo 54% das receitas totais da municipalidade com pessoal. Desde o 3º quadrimestre de 2013, a Prefeitura estava extrapolando o percentual máximo de tais gastos, chegando a comprometer 59,51% das receitas totais com a folha de pagamento.

Por essas razões, as contratações foram julgadas ilegais e foram negados pelo TCE os seus respectivos registros.

A Sessão da Primeira Câmara foi dirigida pelo seu presidente, conselheiro Ranilson Ramos.

Fonte  - TCE

TCE emite parecer pela rejeição das contas da Prefeitura de Bom Conselho relativas a 2013


A Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio recomendando ao Legislativo de Bom Conselho a rejeição das contas do município, relativas ao exercício financeiro de 2013. O responsável, no período, foi o então prefeito Dannilo Cavalcante Vieira. O relator do processo, que teve o seu voto aprovado pela unanimidade dos membros da Câmara de julgamento, foi o conselheiro Marcos Loreto. O Ministério Público de Contas esteve representado, na ocasião, pela procuradora Eliana Lapenda.

De acordo com o voto da relatoria, os principais pontos que levaram a rejeição das contas, processo TC N° 1490076-2, foram relativos ao descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) já que no 2º quadrimestre de 2013 o município comprometeu 56,93% da Receita Corrente Líquida (RCL) e 66,71% no 3° quadrimestre, quando a LRF determina que o máximo de comprometimento é de 54%.

Também houve o crescimento do déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência municipal (119%), conjugado à ausência de recolhimento de parte das contribuições patronais devidas no exercício (25%), no valor de R$ 655.147,56, bem como ao inadimplemento de dívidas já parceladas e o déficit de execução orçamentária (R$ 10.784.802,17), deixando de observar um dos pilares da gestão fiscal responsável, o equilíbrio entre receitas e despesas.

O relator também fez uma série de determinações, entre elas: adotar as medidas necessárias à recondução do percentual de despesa total com pessoal ao limite estabelecido na LRF, providenciar o recolhimento integral e tempestivo das contribuições devidas à Previdência, observar o equilíbrio entre receitas e despesas quando da execução do orçamento, bem como o limite autorizado na LOA (Lei Orçamentária Anual) para suplementação orçamentária, entre outros.

Por fim foi determinada a instauração de uma Auditoria Especial com o objetivo de avaliar a gestão previdenciária do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) quanto à regularidade dos recolhimentos das contribuições previdenciárias correntes e resultantes de parcelamentos. Além da adoção das medidas visando ao equacionamento do expressivo déficit atuarial verificado; e aos procedimentos adotados nas aplicações financeiras dos recursos do RPPS, tendo em vista o risco de que venha ter a sua viabilidade comprometida.

Fonte - TCE

AESGA abre inscrições para 300 vagas em seu vestibular 2015.2


Seguem abertas até o dia 7 de junho, as inscrições para o vestibular 2015.2 da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, que dispõe de vagas para os cursos que compõem as Faculdades de Ciências da Administração (FAGA), Direito (FDG), Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns (FAHUG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).

Para este Vestibular, estão disponíveis 300 vagas, distribuídas para os cursos de Administração em Empreendedorismo, Direito, Administração Hospitalar e Serviços de Saúde e Engenharia Civil. O valor da inscrição para o Vestibular custa R$ 100,00 (cem reais) e a entrega dos cartões e realização das provas acontecem nos dias 11 e 14 de junho, respectivamente.

Todo o Processo deve ser feito por meio do site:www.cespa.aesga.edu.br. Assim como o Manual do Aluno, as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estarão disponíveis no site do CESPA.

Além do Vestibular, a AESGA também oferecerá vagas para Portadores de Diploma, Transferidos e Reintegrados.  Para estes, as inscrições seguem até a quinta-feira, 29 de maio e as provas serão no dia 2 de junho.

O PROCESSO SELETIVO:
VESTIBULAR 2015.2
Inscrições: até 7 de junho
Entrega dos Cartões: 11 de junho
Provas: 14 de junho

PORTADORES DE DIPLOMA, TRANSFERIDOS E REINTEGRADOS 2015.2
Inscrições: até 29 de maio
Provas: 2 de junho

Serviços: Mais informações poderão ser obtidas através dos sites www.aesga.edu.br ou www.cespa.aesga.edu.br ou ainda através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 216.

Jorge Côrte Real articula construção de novas sedes de conselhos tutelares em Garanhuns e mais seis cidades de PE


O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) solicitou ao ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SDH), Pepe Vargas, a construção de novas sedes de conselhos tutelares em cidades do Estado. O pleito foi feito durante uma audiência, na tarde dessa terça-feira (26). O objetivo é dar maior conforto às crianças e aos adolescentes atendidos pelas prefeituras, ampliar a rede de proteção da infância e oferecer melhor estrutura de trabalho aos conselheiros tutelares para a prestação de serviços.

No pedido, o deputado Jorge Côrte Real sugeriu que o governo federal construa os conselhos tutelares nos municípios de Glória do Goitá, Igarassu, Garanhuns, Goiana, João Alfredo, São Caetano e Surubim. Cada equipamento está orçado em R$ 600 mil e é dotado de salas de atendimento, multiuso e de reunião, pátios, sanitários, vestiários, copa, entre outras instalações. As prefeituras possuem os terrenos para edificação dos equipamentos. Nessas cidades, a maioria dos espaços estão sucateados e são insalubres. Em alguns casos, os imóveis que funcionam os conselhos são alugados, o que aumenta as despesas dos cofres municipais.

“O ministro sinalizou que vai averiguar a dotação orçamentária da Secretaria, após o contingenciamento que houve pelo governo federal, na semana passada, e tentar viabilizar a construção dos conselhos nesses municípios. Esses espaços são de fundamental importância para oferecer um atendimento de qualidade para as nossas crianças e adolescentes”, assinalou Jorge Côrte Real. O parlamentar foi acompanhado na audiência pelos prefeitos Izaías Régis (PTB/Garanhuns), Fred Gadelha (PTB/Goiana), Dr. Neves (PTB/São Caetano) e Mário Ricardo (PTB/Igarassu), que participam, em Brasília, da 18ª Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios.

Reivindicações na área de segurança pública são apresentadas durante audiência em Garanhuns


Com o objetivo de discutir ações de segurança pública para a região Agreste Meridional do Estado, foi realizada, na tarde de ontem (26), em Garanhuns, uma audiência temática. A presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Ana Rossini, e a secretária da Mulher, Eliane Simões, participaram do momento, que também reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo de outros municípios e do Estado, além de autoridades do Sistema Público de Justiça e de Segurança. A audiência foi promovida pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), bairro Magano.

Num primeiro momento, o secretário-adjunto de Defesa Social, Rodrigo Bastos, se reuniu, exclusivamente, com os órgãos operativos de segurança. A ideia era de entender as maiores necessidades de cada área. Depois, o uso da palavra entre os presentes, em outro espaço, foi mediada. O encontro serviu para que os servidores pudessem contextualizar as principais necessidades de infraestrutura de trabalho em seus respectivos órgãos.

A presidente da AMSTT reforçou o que já havia pedido durante o seminário Todos por Pernambuco, realizado há alguns meses na cidade. Ana Rossini focou nas necessidades da Guarda Municipal, ressaltando a Lei nº 13.022/2014, que trata do Estatuto Nacional das Guardas Municipais. “Se faz necessário um apoio firme dos governos federal e estadual na infraestrutura e qualificação dos guardas. Também é preciso o aumento na parceria das polícias”, pontuou.

Já a secretária da Mulher, Eliane Simões, denunciou a falta de preparo técnico de alguns policiais no trato com as ocorrências que envolvem mulheres. A titular da pasta também abordou a deficiência nas investigações dos crimes do gênero, principalmente os feminicídios. “A política pública voltada à mulher precisa de atenção especial. Os canais de denúncia devem passar por constante atualização e o acompanhamento às famílias das vítimas também deve ser prioridade, assim poderemos agir, em conjunto, na prevenção diária”, finalizou.

Outras solicitações – A presidente da AMSTT também reforçou o pedido de seus colegas, destacando a importância da chegada do Complexo de Polícia Científica (IML), Instituto de Criminalística (IC), Instituto de Identificação e o desmembramento do 9º Batalhão de Polícia Militar, com a criação de uma companhia independente, dividindo a área de atuação em dois blocos de 10 cidades cada.

Para Ana Rossini, os procedimentos da Polícia Civil precisam ser revistos, visando a celeridade dos inquéritos. “O aumento de efetivo para as polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros faz parte desse processo. O apoio do Estado ao nosso Gabinete de Gestão Integrado Municipal torna-se instrumento de integração entre as duas esferas”, completou.

Secom PMG

Casas de farinha diminuem produção em Jupi devido à escassez de chuvas


Donos de casas de farinha afirmam que a produção diminuiu em Jupi , devido à escassez de chuvas na região Agreste de Pernambuco. Por conta disso, a mandioca - matéria-prima para a produção - precisa vir de fora, o que aumenta o valor final do alimento.

O empresário Ivo de Almeida explica que recebia cerca de 40 toneladas de mandioca por dia. O produto rendia 200 sacas com 50 quilos. Ele relata ainda que a quantidade reduziu pela metade: 20 toneladas e cerca de 90 sacas, respectivamente. Atualmente, a raiz é comprada no estado do Piauí.
Outro empreendedor afirma que a mandioca usada para a produção vem de Araripina, no Sertão pernambucano. "Trazemos de lá e, por causa do custeio do caminhão e tudo mais, aumenta o preço da farinha", relata Geraldo Gonçalves. "Quando normalizar a chuva em nossa região, e as mandiocas produzirem mais, a gente vai voltar ao normal, como antes", espera o empresário Ivo Almeida.

Ainda segundo os empresários, a queda na quantidade da matéria-prima afeta diretamente na ocupação dos postos de trabalho. Um deles contava com uma média de 100 pessoas para a raspagem. Agora, não passam de 40 e ainda encerram o expediente mais cedo.

Os trabalhadores se preocupam com a situação. "O serviço que tem dentro de Jupi só é esse. Então, a gente tem que se virar", desabafa Aline Maria da Silva. Já Lenira Maria dos Santos diz trabalhar em duas casas de farinha para poder sustentar a família. "Minha luta é grande pra arrumar a despesa de casa. Aí eu tenho que trabalhar lá e cá".

Com informações do G1 Caruaru



Padaria é assaltada na Cohab II em Garanhuns


Uma padaria foi assalta na Cohab 2 nesta terça-feira, 26 de maio.  O nome do estabelecimento comercial é Padaria Ribeiro Wanderley e fica na Rua Manoel Alves Machado, 486. De acordo com informações da PM, 3 homens a pé  e armados chegaram ao local por volta das 8h30min e anunciaram o assalto. Os marginais fizeram o cata no caixa levando o apurado, cerca de 170 reais. Antes de fugirem, ainda levaram um celular de uma das pessoas que estavam na padaria. A PM foi acionada, mas ninguém foi preso. 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Promotor Alexandre diz em audiência em Garanhuns que policiais estão desmotivados e são mal remunerados


O promotor de Justiça em Garanhuns Alexandre Bezerra afirmou, nesta terça-feira (26), que o futuro do Agreste é preocupante diante de tanta insegurança e da falta de atenção e de condições de trabalho para quem atua no combate à violência.

A declaração foi feita durante audiência pública promovida em Garanhuns pelo governo do estado para debater a questão.

Segundo ele, os policiais são mal qualificados e mal remunerados, não são reconhecidos e estão desmotivados.

“As viaturas estão sucateadas. Um único delegado responde por três delegacias”, afirmou.

O próprio secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, informou, na semana passada, que 70 dos 185 municípios pernambucanos estão sem delegado.

Bezerra condenou ainda a desorganização do evento para o qual o Ministério Público de Garanhuns – assim como prefeitos e deputados – não foi convidado ou informado.

“Não se pode conversar sobre segurança sem a presença da sociedade, da Assembleia Legislativa e de prefeitos. Não se sabe se essa falta de convite foi um desrespeito, uma desatenção ou apenas um erro”, frisou, acrescentando que ficou sabendo da audiência por meio de blogs.

“Temos que voltar à estaca zero, uma vez que a reunião proposta pela Secretaria de Defesa Social, mesmo sendo uma boa iniciativa, não teve representação suficiente para discutir segurança”, disse, deixado o clima tenso diante do secretário-executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, que foi até Garanhuns representando o governo.

A falta de comunicação também foi criticada pelo deputado Álvaro Porto (PTB), representante do Agreste na Assembleia. Vice-líder da oposição, o petebista tem cobrado em pronunciamentos e reuniões – já esteve com Alessandro Carvalho – ações do governo do estado para o enfrentamento da violência que só cresce no Agreste.

Só no último fim de semana, o vice-prefeito de Angelim foi sequestrado, uma viatura da Polícia Militar foi incendiada em Lajedo, um assalto levou medo à zona rural de Iati e foram registrados assassinatos em Garanhuns e Belo Jardim.

Na audiência pública, Porto fez questão de parabenizar as forças policiais que se desdobram para cumprir sua função, mesmo com pouca estrutura. Ele voltou a afirmar ser inaceitável que uma única viatura com dois homens cubra três municípios.

Ao final do evento o secretário-executivo Rodrigo Bastos acabou se desculpando pela falta de divulgação da reunião. No entanto, não deu resposta positiva às solicitações feitas por líderes e prefeitos que integram a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam): criação de Polícia Científica em Garanhuns, de uma unidade de Instituto Médico Legal e de um setor de inteligência regional.

Bastos informou que antes de instalar esses departamentos em Garanhuns é preciso finalizar obras que estão com cronograma atrasado em outras cinco cidades. Também afirmou que o efetivo será aumentado, mas não disse quando.

Do NE 10/Blog do Jamildo

Amigos e parentes de Patrícia fazem passeata pelas ruas de Garanhuns e apelam pelo seu reaparecimento


Cerca de 50 amigos e alguns parentes de Patrícia Pereira da Silva, desaparecida desde o último dia 18 de maio, realizaram uma mobilização no final da tarde desta terça-feira (26/05) pelas principais ruas de Garanhuns. A passeata saiu do Relógio das Flores, seguiu pela Avenida Rui Barbosa, e terminou no centro da cidade. Vestidos com camisetas que estampavam a imagem de Patrícia os participantes do movimento fizeram um pequeno apitaço e carregaram uma grande faixa. "Íamos realizar um ato mais organizado, mas houve contratempos e não pudemos fazer a divulgação necessária, mas acho que a passeata cumpriu seu objetivo. Temos certeza de que ela está viva e que pode está sendo mantida em cárcere privado. Só queremos ela de volta," disse um familiar. Ainda de acordo com o parente, a Polícia Civil está de posse de algumas informações importantes que podem ajudar a esclarecer o mistério que envolve o sumiço da jovem.


ENTENDA

O desaparecimento de Patrícia completou uma semana nesta segunda-feira (25/05). Ela saiu de sua casa na Rua Radialista Ivo de Souza, na Cohab 2, por volta das 17 horas do dia 18 de maio para ir dormir na casa da mãe do seu padrasto, mas não chegou ao seu destino. De início, a família tentou contato através do celular, porém, o aparelho encontrava-se na caixa postal. Deste então não se tem pistas nem notícias da jovem de 31 anos que é divorciada e tem um filho de 10 anos.




Informações sobre o paradeiro de Patrícia devem ser repassadas para os telefones:

(87)8127-5078; (87)8109-2622; (87)9948-4683; (87)8131-7729; (87)8134-8268; (87)9190-5732; (82)9809-3458; (87)9822-6992 , (87) 9937 9528

Prefeitura de Garanhuns está construindo pórtico na entrada do Magano


O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Planejamento, com o intuito de aprimorar a aparência urbanística da cidade, vem executando as obras de construção do portal de acesso de uma das entradas de Garanhuns, através da rua Sátiro Ivo, bairro Magano. A obra está orçada no valor de R$ 199.917,50.

Os serviços estão sendo realizados pela empresa P&A Construções LDTA. Os pórticos serão feitos de aço, com revestimento de alumínio composto, no mesmo modelo do portal principal, localizado na entrada de Garanhuns, nas proximidades do bairro Heliópolis. O projeto, intitulado “Portais Oeste Garanhuns”, também engloba a construção do pórtico na entrada da Rua do Magano, via que dá acesso ao Cristo do Magano, atrativo turístico bastante visitado na cidade.

A engenheira civil Gênova de Paula, que está acompanhado a obra de perto, comenta acerca da construção. “Um monumento como esse acrescenta um valor imensurável ao bairro ou a comunidade que vai recebê-lo, além de indicar boas-vindas aos visitantes ele embeleza ainda mais a cidade, que já possui suas belezas naturais”, finaliza Gênova.

Secom PMG

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Prefeitura de Garanhuns abre convocatória para o FIG 2015


O Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, abriu hoje (25), a convocatória para a seleção de propostas de artistas, grupos culturais e de formação para compor a programação do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que deverá ser realizado no período de 16 a 25 de julho. O edital convocatório saiu na edição de hoje, do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e pode ser acessado através do endereço: http://www.diariomunicipal.com.br/amupe, ou pelo site do Governo Municipal, por meio do link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/convocatoria-fig-2015/.

 Serão aceitas inscrições na área de formação cultural e nos segmentos artístico-culturais de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural, teatro e gospel. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 03 de junho, de segunda a sábado, no horário das 8h às 14h, na Secretaria de Cultura de Garanhuns - localizada na rua 13 de Maio, S/N, Sala 5, São José, CEP: 55.295-410 - ou via Correios. Não Serão aceitas inscrições via fax ou internet. O resultado final da seleção será divulgado no site do Governo Municipal.

Secom PMG

Resultado final do processo seletivo de estagiários é divulgado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Garanhuns


Os candidatos que realizaram as provas referente ao processo seletivo de estágio curricular não remunerado, oferecido pela Secretaria de Assistência Social, poderão verificar o resultado final na edição de hoje (25), do Diário Oficial dos Municípios/ Amupe (www.diariomunicipal.com.br/amupe).

De acordo com o que está contido no item 6.2, do edital da Seleção não remunerada de estagiários nº 01/2015 SAS, o treinamento dos aprovados ocorrerá na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida Caruaru, s/n, Heliópolis – Centro Administrativo.

A data e horário do treinamento serão informados ao candidato classificado no ato da assinatura do Termo de Compromisso e Ficha de Estágio que serão disponibilizados na Secretaria de Assistência Social.

Secom PMG

domingo, 24 de maio de 2015

Mulher é assassinada na noite deste domingo (24/05) na Massaranduba em Garanhuns


Vítima
(foto- divulgação/
Agreste Violento)
Na noite deste domingo (24/05) mais uma mulher foi assassinada em Garanhuns.  As informações são de que a vítima morava na Rua Santo Afonso nº 163, bairro da Massaranduba e, por volta das 20h30min, em frente à sua residência, foi atingida por um tiro de espingarda calibre 12 enquanto conversava com amigos na frente de sua residência. Ela chegou a ser socorrida por um popular, mas faleceu antes de chegar ao Hospital Regional Dom Moura. Vanessa Maria Andrade da Silva tinha  22 anos e o tiro da arma de grosso calibre atingiu sua cabeça e pernas. Segundo a vizinhança, Vanessa era usuária de drogas e tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas.  Sobre o autor dos disparos, as informações são escassas. O indivíduo é, até o momento,  desconhecido e após assassinar a jovem, fugiu com destino ignorado. A Polícia Civil vai investigar o crime, mas terá seu trabalho dificultado pela lei do silêncio que prevalece em casos dessa natureza. 

Moto é furtada na frente do Sesc/Garanhuns, e dono pede ajuda para encontrá-la


Recebemos do cidadão Thiago R Ferreira, a seguinte mensagem


Amigos do V&C, tive a infelicidade de ter minha moto Shineray 50 cilindradas cor preto fosco, em frente ao Sesc Garanhuns. Às 10h da manha, estacionei em frente a entrada do clube, por volta de 12h:20min, resolvi ir embora para almoçar, e não a encontrei no local onde havia estacionado. Peço a ajuda do site na divulgação do acontecido, desde já agradeço.

Thiago R Ferreira

Formatura do Programa "Pernambuco no Batente", em Paranatama, ocorreu neste sábado (23)

Bolo com a logomarca do Programa
 PE NO BATENTE foi servido no evento

Na noite do último sábado (23) às 19h, na Escola Municipal João Bezerra Sobrinho, aconteceu a formatura do Programa Pernambuco no Batente, o evento marcou a entrega dos certificados de Qualificação Social, Profissional e Produtiva aos formandos(as) no curso de Cadeia têxtil moda e confecção, oferecido através do Programa PE no Batente do governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Paranatama através Secretaria de Assistência Social.

O Prefeito José Teixeira discursou da grande alegria que sentia de ter trazido a Paranatama este maravilhoso projeto e apoiá-lo com intensidade, pois tem certeza do potencial do município e que dali sairá uma maravilhosa Cooperativa das Costureiras e que futuramente as alunas terão sua independência econômica. O Vice prefeito Valmir do Leite era o aniversariante da noite e parabenizou todas as alunas por esta conquista relevante para nosso Município. Logo em seguida falou a Secretária de Assistência Social Renata Cavalcante que falou o seguinte: Vimos nesse Programa uma forte esperança de dias melhores para todos os(as) alunos(as) beneficiários(as) adquirirem sua AUTONOMIA Econômica através da formalização de uma COOPERATIVA de confecção de roupas que atenderá as demandas locais e também da Região.
PE no Batente em Paranatama teve sua formatura neste sábado, 23
Se fizeram presentes diversas autoridades locais: Zefinha do Hospital ( Diretora de saúde), Adevalda ( secretária de Turismo e meio ambiente), Socorro Maciel ( Secretária das mulheres), Dona Nete ( 1ª dama), Wilma ( esposa do vice prefeito), Roberto Calado ( Empresa C&C Empreendimentos), Ana Paula Ferreira ( Coordenadora Técnica do Pe no Batente de Paranatama), Hildenar Xavier ( Supervisora pedagógica do Pe no Batente) e Quiterinha representando as professoras de costura, essas pessoas abrilhantaram o Evento com bastante intensidade.
Sonho realizado: diplomas são entregues
 às alunas do PE no Batente em Paranatama

O Momento Cultural ficou por conta de Luiz Voz e Violão (MPB), servimos um maravilhoso jantar, seguido de buffet com doces, salgados, tortas e um lindo bolo com a logomarca do Programa PE NO BATENTE.A entrega dos certificados deixou os (as) alunos(as) beneficiários(as) com muita felicidade por mais um degrau alcançado e com a certeza que muitos louros serão colhidos por todos.

Ana Paula Ferreira, coordenadora técnica do
projeto em Paranatama, entrega diploma à aluna
Prefeito do município prestigiou o evento e afirmou que PE no Batente
pode proporcionar independência econômica às alunas

PE no Batente em Paranatama


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...