CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

sábado, 31 de janeiro de 2015

HILÁRIO:Vice não se conforma com derrota e arranca coroa da vencedora do Miss Amazonas 2015;veja vídeo

Antes da confusão, campeã (de azul) e vice (de vermelho) aguardaram o resultado de mãos dadas (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

A edição 2015 do concurso Miss Amazonas terminou em confusão na noite de sexta-feira (30). Ao ouvir o resultado, que deu a vitória à Carol Toledo, a segunda colocada, Sheislaine Hayalla, arrancou a coroa da vencedora. A reação da vice causou tumulto e corre-corre no Centro de Convenções Vasco Vasques - Zona Centro-Oeste de Manaus -, onde foi realizado o concurso.
 Sheislane disse que não aceitou o resultado. "Simplesmente, em Manaus, é o dinheiro que manda e eu estou mostrando para o povo amazonense que o dinheiro não manda aqui. Ela não mereceu!", reclamou a concorrente.
A reportagem chegou a procurar a organização do concurso, que não quis falar sobre o ocorrido e nem sobre uma possível punição a Sheislane. As finalistas do segundo ao quinto lugar devem participar de concursos ao longo do ano.
Vitoriosa, Carol não fala sobre "coroa arrancada"
A vencedora não quis comentar a confusão e preferiu falar sobre a vitória. "É uma emoção inexplicável. Eu não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. É um frio na barriga muito gostoso. É uma honra poder representar o meu estado no Miss Brasil. Eu vou honrar com toda a garra e o povo amazonense vai ter muito orgulho de mim", garantiu.
Do G1
VEJA O VÍDEO



sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Acidente na BR-232 em Serra Talhada deixa 4 mortos

Corolla envolvido no acidente

Um acidente na BR-232, na altura do KM 405, em Serra Talhada, deixou um saldo trágico de 4 mortos na noite desta sexta-feira (30/01). Segundo informações do Portal Belmonte, um veículo não identificado tentou fazer uma ultrapassagem arriscada entrando na contramão. O condutor de um Corolla, para não bater, puxou bruscamente o trajeto do seu veículo para o acostamento, mas perdeu o controle da direção, atravessou para a pista contrária e colidiu com um Fiat Uno, que era ocupado por 4 pessoas. Todas morreram. As vítimas são da cidade de São José do Belmonte e seguiam no sentido Serra Talhada.  Entre os mortos estão: José Sirlei Carvalho Cabral, de 28 anos, que era o condutor do veículo, Eufrasino de Melo, 53 anos, Francisco das Chagas Sena Aguiar, 28 anos e Ronaldo Ângelo de Souza, de 50 anos.

Os quatro ocupantes do Corolla que seguiam no sentido Recife foram socorridos para o Hospital Regional de Serra Talhada, passaram por cirurgia e estão em observação não correndo risco de morte. Já o motorista não identificado que, possivelmente, provocou o acidente fugiu e ainda não foi localizado.

Ao Portal Belmonte, o agente da PRF, Edson Magalhães, repassou que o terceiro veículo já vinha ultrapassando vários carros na pista de forma imprudente. “Em uma das manobras, ele forçou o condutor do Corolla a puxar o carro pra o acostamento, quando ele tentou voltar acabou colidindo com o Fiat Uno o que ocasionou essa tragédia", disse o policial.

Fiat Uno no qual seguia as 4 vítimas fatais


Com informações e fotos do Portal Belmonte

TV Jornal diz que depoimentos de noiva de promotor de Itaíba sobre seu assassinato são contraditórios, mas PF discorda

Mysheva Martins
Da Tv Jornal

A noiva do promotor Thiago Farias, assassinado no dia 13 outubro de 2013, Mysheva Martins, entrou com contradição durante os depoimentos gravados pelas polícias Civil e Federal. A equipe da TV Jornal teve acesso com exclusividade aos vídeos em que ela dá versões diferentes sobre os momentos que antecederam o homicídio na cidade de Itaíba, Agreste de Pernambuco. No primeiro depoimento, Mysheva informou que não dormiu com o promotor na noite anterior ao assassinato e que ele teria passado o domingo de plantão na cidade de Garanhuns, também no Agreste. A versão dela gera dúvidas por que na escala publicada no Diário Oficial o nome de Thiago Faria não aparece.

No depoimento realizado na sede da Polícia Federal (PF), Mysheva Martins mudou o discurso e disse que o promotor sempre estava de folga aos domingos. Ela também contou que passou a noite com Thiago Faria no município de Águas Belas, na noite anterior ao crime. A Mysheva se contradiz, também, quando fala sobre o roteiro feito pelo casal. Para a Polícia Civil, ela afirma que os dois passaram em um escritório para entregar alguns documentos. Já para a Polícia Federal, ela contou que eles foram de carro pegar os convites do casamento na fazenda.

Quando o casal pegou a estrada, na rodovia PE-300, a noiva do promotor informou que percebeu a aproximação do veículo dos criminosos, como se quisesse fazer uma ultrapassagem. Mysheva ainda afirmou que viu quando um dos suspeitos, que estava no banco do passageiro, pegou a arma para atirar. Ela detalhou, inclusive, as características físicas dos criminosos. No segundo depoimento, Mysheva disse que percebeu a ação dos assassinos apenas quando escutou os primeiros disparos. A noiva de Thiago Faria também se contradiz em relação ao executor do crime. No primeiro depoimento, ela informou que o passageiro do carro estava com uma metralhadora por cima do motorista. Mas no último depoimento, aos policiais federais, Mysheva mudou a história e disse ter tido a impressão de ver o atirador apenas ao lado do condutor do carro.

Depois do primeiro tiro, Mysheva fala que o carro dos suspeitos vai embora, mas depois volta. Segundo o primeiro depoimento, nesse retorno os assassinos estavam atrás dela e, por isso, foi preciso pular de uma ribanceira e rolar, para se defender. Ela também teria se fingido de morta. No último depoimento, a noiva de Thiago Faria disse que saiu do carro e ficou escondida até os suspeitos pararem de atirar. As contradições de Mysheva Martins foram observadas também em relação ao depoimento do tio, Adaltivo Elias Martins, que estava no veículo do casal. Logo depois do assassinato, ela disse à Polícia Civil que o parente pulou do carro em movimento. A reportagem da TV Jornal teve acesso ao depoimento dele. De acordo com Adautivo, ele saiu do carro caminhando pelo acostamento depois que Thiago Faria estacionou o automóvel.

O QUE DISSE À PF SOBRE A MATÉRIA DA TV JORNAL
A Polícia Federal (PF) informou, após a reportagem exclusiva da TV Jornal sobre as contradições de Mysheva Martins no caso Thiago Faria, que todos os depoimentos dela e de outras testemunhas já foram analisados. Segundo o superintendente da PF, Marcello Diniz Cordeiro, a equipe de investigação não considerou as diferenças entre os discursos como algo grave. Ele afirmou que as divergências nos depoimentos podem demonstrar omissão de alguma informação, mas dificilmente poderá mudar o inquérito sobre o caso. Cinco pessoas já foram presas depois de quase dois anos da morte do promotor Thiago Faria. O primeiro suspeito foi o agricultor Edmacy Cruz Ubirajara, apontado como executor dos disparos. Ele passou dois meses no Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel) e permanece solto por falta de provas. O crime era investigado pela Polícia Civil, mas passou a ser de responsabilidade da Polícia Federal. Foi na sede da PF que o fazendeiro José Maria Rosendo se apresentou. Ele é suspeito de ser o mandante do homicídio.

O terceiro detido foi José Marisvaldo Vitor da Silva, conhecido como “Passarinho, capturado pela PF na Bahia. Segundo investigações, ele tinha fortes vínculos com o mandante do crime. Também foram presos José Maria Domingos Cavalcanti e Adeíldo Ferreira dos Santos, suspeitos de participação no homicídio contra o promotor. O inquérito sobre a morte de Thiago Faria foi concluído em 2014. Diante das contradições no discurso de Mysheva, a defesa já se pronunciou e disse que espera uma nova investigação no caso. A denúncia contra os seis acusados de participação no assassinato foi entregue à Justiça Federal. Duas pessoas ainda permanecem foragidas.

Promotor Thiago Faria



VEJA O VÍDEO COM OS DOIS DEPOIMENTOS DE MYSHEVA





Fonte: Tv Jornal

PLIM, PLIM: Garanhuns foi destaque no Bom Dia PE; confira vídeo


O município de Garanhuns foi destaque, no Bom Dia Pernambuco (BDPE), telejornal da TV Globo Nordeste, de hoje (30). A reportagem especial, gravada há cerca de duas semanas, mostra os principais atrativos turísticos. E como sugere a repórter Mônica Silveira: "Qualquer hora é hora de curtir Garanhuns".  Perdeu? Assista a íntegra no vídeo abaixo.



Sai lista de aprovados no Vestibular e SSA 2015 da UPE


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou no início da tarde desta sexta-feira (30/01) o listão com os nomes dos candidatos classificados no seu Processo de Ingresso 2015. 

Listão Vestibular
Listão SSA 3

O primeiro lugar entre os que se inscreveram no vestibular foi o aluno João Lucas Fernandes dos Santos, do curso de Engenharia de Automação e Controle, com a nota 88,03. Já o primeiro colocado no SSA 3 foi Paulo Silveira Cardoso Ferreira, que conseguiu uma vaga no curso de Medicina, e obteve a nota 84,30. Entre os cotistas, o primeiro lugar do vestibular foi Heitor Rodrigues de Melo Brito, classificado em Medicina, com nota 80,44. No SSA, o primeiro lugar cotista ficou com André Luiz Belém Negromonte dos Santos, do curso de Medicina e nota 74,60. A listagem com todos os nomes está disponível neste site da UPE e também afixada na sede da Reitoria, na avenida Agamenon Magalhães, s/n, Santo Amaro, Recife.

Do total de 3.460 vagas, 2.074 foram disponibilizadas para o Vestibular e outras 1.386 para a terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), distribuídas nos 53 cursos de graduação,oferecidos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina. As provas do processos seletivos aconteceram nos dias 16 e 17 de novembro, para os inscritos no seriado, e 7 e 8 de dezembro para os candidatos a uma vaga no vestibular.

Já os estudantes que se inscreveram no SSA 1 e no 2 devem ficar atentos. A divulgação do desempenho individual será realizada até o dia 06/03/2015.

MATRÍCULA - Os feras classificados deverão realizar suas matrículas entre os dias 10 e 12/02/2015. O primeiro dia (10/02), será destinado aos estudantes que foram classificados através do sistema universal, nas primeira e segunda entradas, do SSA, das 8h às 12h. No mesmo dia, no horário das 13h às 17h, a matrícula é para os que concorreram através do sistema universal para as mesmas entradas do Vestibular.

No segundo dia (11/02), das 8h às 12h, poderão efetivar suas matrículas os candidatos classificados através do sistema de cotas, nas primeira e segunda entradas do SSA. Aqueles que foram classificados através do sistema de cotas do Vestibular, nas duas entradas, devem realizar as matrículas no mesmo dia das 13h às 17h. O dia 12/02/2015 será reservado aos feras retardatários do Vestibular e do SSA, para os classificados pelos dois sistemas (universal e de cotas), também das duas entradas. Aqueles que não fizerem suas matrículas, nessas datas, serão automaticamente desclassificados. O primeiro remanejamento será divulgado no dia 02/03/15.

As matrículas dos cursos oferecidos em Recife e em Camaragibe deverão ser feitas, nos horários indicados, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da UPE (Fensg), que fica na Rua Arnóbio Marques, 310 - Santo Amaro.

Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no Interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.

- Campus de Caruaru, Rodovia 104 - Km 62 - Nova Caruaru, Fone: (81) 3719-9444;

- Campus Nazaré da Mata, Rua Amaro Maltez, 201 - Bairro Novo - Nazaré da Mata, Fone: (81) 3633-4615;

- Campus Garanhuns, Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105 - São José - Garanhuns - Fone: (87) 3761-8210;

- Campus Arcoverde, Rua Gumercindo Cavalcanti, s/n - São Cristovão - Arcoverde - Fone: (87) 3121-3220;

- Campus Salgueiro, Av. Verimundo Soares, s/n, Km 511, BR 232 - Salgueiro, Fone: (87) 3871-8707;

- Campus Petrolina, BR 203, Km 2 - Vila Eduardo - Petrolina, Fone: (87) 3866-6470;

- Campus Palmares, BR 101, Km 183 Sul, s/n - Nova Palmares, Palmares/PE, CEP 55540-000, Fone: (81) 3662.0172

- Campus Serra Talhada, Av. Afonso Magalhães, s/n - Nossa Senhora da Conceição - Serra Talhada, Fone: (87) 3831-2311.

O candidato deverá apresentar no ato da matrícula 2 (duas) fotos 3×4 atualizadas, e ainda, original e fotocópia ou, apenas, fotocópia autenticada dos seguintes documentos: cédula de identidade; CPF; certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6o ao 9o (antiga 5a a 8a serie) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal; certidão de nascimento ou de casamento; título de eleitor e comprovante de votação; Para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 anos. Mais informações no endereçohttp://processodeingresso.upe.pe.gov.br/, através do e-mail processodeingresso@upe.pe.gov.br ou dos telefones: (81) 3183-3660 ou 3183-3791

Seja Bixo

Prefeito de Garanhuns anuncia mudanças no secretariado; confira

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, informa, oficialmente, que o comando de duas pastas de seu governo passará por mudanças. O gestor assinou, esta semana, as portarias de nomeação. A partir da próxima segunda-feira (02), Hélio Faustino de Albuquerque deixa a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e assume a Secretaria de Planejamento (Seplan). Pedro Carlos Reinaux Maia passa a comandar a pasta de Serviços Públicos. Fernando Nunes, que comandava a pasta de Planejamento, deixa o governo para voltar ao Sistema Fiepe. As portarias, que oficializam as mudanças no Governo Municipal, estarão disponíveis no Diário Oficial dos Municípios/Amupe na segunda-feira. 

Conheça um pouco mais do perfil de cada um dos secretários:

Hélio Faustino – Secretário de Planejamento (Seplan) - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), é ex-funcionário do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica de Previdência Médica (Inamps), prestou serviços de avaliações de imóveis, projetos e orçamentos de engenharia para Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. Também foi secretário de Obras de Poço Redondo, no estado de Sergipe.

Pedro Maia – Secretário de Serviços Públicos (Sesp) - Formado em Técnico em Contabilidade no Recife, era gerente de Obras da Secretaria de Serviços Públicos, também já ocupou cargo de diretor-administrativo escolar do CAIC (Secretaria de Educação) e foi um dos fundadores da Secretaria de Cultura de Garanhuns, no ano de 1998, quando ocupou o cargo de diretor de Captação de Recursos e Marketing Cultural. Já trabalhou como gerente-geral da fábrica da Coca Cola – Grupo Carlos Lira - em Garanhuns e gerente-regional do Grupo Schincariol, tendo comandado vendas nos municípios de Garanhuns, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina, Juazeiro (Bahia), Senhor do Bonfim (Bahia), Presidente Dutra (Maranhão) e Belém (Pará).


Secom PMG

Hélio Faustino deixa a Secretaria de Serviços Públicos e assume a do Planejamento

Pedro Maia assume a pasta de Serviços Públicos


Bandidos explodem agências bancárias, ferem casal, incendeiam 03 caminhões e tocam o terror em Correntes

Agência do banco do Brasil foi parcialmente destruído

Cerca de 20 homens fortemente armados com fuzis invadiram a cidade de Correntes por volta das duas e meia da madrugada desta sexta-feira (30/01) e dinamitaram caixas eletrônicos nas agências do Bradesco e também do Banco do Brasil naquele município. Segundo relatos de testemunhas que moram em frente aos bancos, a ação foi de terrorismo total, levando medo à população. Ainda segundo informações, o destacamento policial de Correntes foi cercado e houve troca de tiros entre os assaltantes e a PM. Um casal que passava pelo local  foi atingido e removido para o Dom Moura em Garanhuns. O homem  foi cirurgiado para retirada de duas balas e a mulher levou um tiro de raspão. Ambos não correm risco de morte.

Apesar de rápida, a ação do grupo foi bastante ousada.  Eles tomaram três caminhões de galinhas de assalto, incendiaram os veículos com as aves vivas ainda dentro e os posicionaram nas entradas da cidade para evitar que o reforço policial entrasse na área urbana. Dois dos caminhões bloquearam uma ponte na saída para Garanhuns e o outro foi colocado na saída para Chã Preta/AL. Após a ação criminosa, os bandidos fugiram com destino ao estado de Alagoas. Várias guarnições policiais da regiãoforam acionadas e fazem diligências na tentativa de capturar o bando.  Uma quantia em dinheiro foi levada, mas as agências não divulgaram números exatos.

O MODUS OPERANDI
O grupo armado com fuzis e armas curtas chegou a Correntes em vários veículos. Após isso, se dividiu posicionando-se em pontos estratégicos. Uma parte do bando cercou o pelotão de polícia para retardar a reação da PM. Outros se dirigiram até as duas agências que ficam próximas e plantaram os explosivos em alguns dos caixas eletrônicos detonando-os em seguida. Uma terceira célula teria ficado encarregada de bloquear as vias de acesso à Correntes, o que foi feito com o incêndio dos caminhões. Ninguém foi preso.



VEJA MAIS FOTOS
Banco Bradesco em Correntes na manhã desta sexta(31)
Foto da entrada do destacamento policial em Correntes
No detalhe, o portão crivado de balas



Banco do Brasil em Correntes foi dinamitado

Caminhão foi incendiado em ponte para bloquear entrada da cidade



Agência do BB em Correntes foi dinamitada
Veículo atingido pela troca de tiros entre PM e assaltantes
Veículo foi crivado de balas em ação criminosa em Correntes
Agência do Bradesco em Correntes também foi dinamitada

Caminhão incendiado sobre ponte e aves mortas:bandidos foram ousados


Fotos gentilmente cedidas pelo portal Agreste Violento




Detento do semiaberto desrespeita regras, bate em mulher e é detido com maconha em Garanhuns


Um detento do semiaberto foi preso pela Rocam em Garanhuns no início da noite desta quinta (29/01) após fazer uma lambança e desrespeitar as regras que regem sua condição para ficar fora do regime fechado parte do dia.  Segundo a PM, o suspeito, identificado como sendo Ivan José da Silva, de 44 anos, bebia com sua namorada na Rua Otília Peixoto, bairro do Magano, quando inesperadamente passou a agredi-la e ameaçá-la. Segundo a vítima, o homem puxou seu cabelo derrubando ela e seu filho pequeno no chão e fugiu. A Rocam foi acionada e, após diligências, Ivan, que cumpre pena por homicídio, segundo informações da PM, foi capturado próximo a um buracão. Com ele foram encontrados a tornozeleira eletrônica, específica para presos do semiaberto, e uma quantidade de maconha. O homem foi levado para a 18ª DESEC onde foi autuado em flagrante delito. Como violou as regras do semiaberto, ao beber, cometer crime de lesão corporal e ser flagrado com drogas, é provável que ele volte ao regime fechado.

Advogado tem escritório arrombado em Garanhuns


A onda de furtos e arrombamentos não para em Garanhuns, sendo sua periodicidade quase que diária. A vítima da vez foi o renomado advogado garanhuense José Tavares de Souza Filho, conhecido como Tavares. Ele teve seu escritório, localizado na Rua Dr. José Mariano, arrombado na madrugada de quarta para quinta (29/01). Segundo o advogado em relato à PM, foram furtados uma Tv de 20 polegadas e alguns estabilizadores de computador. Ninguém foi preso.

Gasolina e diesel devem ficar mais caros a partir deste domingo (01/02)



Do G1

Os representantes do comércio varejista de derivados do petróleo dizem que vão repassar integralmente para o consumidor o aumento dos impostos sobre a gasolina e diesel, caso as distribuidoras optem pelo aumento na revenda.

A tributação sobre os combustíveis será elevada a partir deste domingo (1º), conforme o decreto presidencial publicado no "Diário Oficial da União". Segundo o Fisco, o impacto do aumento será de R$ 0,22 por litro para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. O governo espera arrecadar R$ 12,18 bilhões com a medida em 2015.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sindipetro), José Alberto Paiva Gouveia, afirma que a expectativa é que as distribuidoras repassem o valor total da cobrança aos postos já a partir de domingo.

"Se elas repassarem, vamos elevar os preços integralmente já no domingo, porque senão já não teremos margem para comprar mais combustíveis na segunda-feira", explica o executivo.

O Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) informou que a decisão de repassar ou não o aumento é de cada distribuidora, não havendo posicionamento oficial do setor sobre o assunto.

O aumento da tributação sobre os combustíveis nas refinarias faz parte do pacote do governo de elevação de impostos para tentar reequilibrar as contas públicas neste ano.

Medidas de ajuste

A medida tenta reverter a forte deterioração em 2014 pela fraca arrecadação, resultado do baixo nível de atividade e das desonerações e do aumento de gastos em ano eleitoral.

De acordo com a Receita Federal, estão sendo elevados o PIS, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Tribunal de Justiça (PE) oferece 110 vagas de estágio

O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ-PE), através da CKM Serviços Ltda, realiza abertura da Seleção de Estagiários de Curso Superior para o Programa de Estágio 2015. São ofertadas 110 vagas.
As inscrições serão realizadas mediante formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico www.makiyama.com.br/tjpe, no período de 29 de janeiro a 12 de fevereiro de 2015. A taxa de inscrição será no valor de R$ 16,00.
As provas serão realizadas na data provável de 08 de março de 2015, exclusivamente nos municípios de Araripina, Petrolina, Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru e Recife. O Edital de Convocação para a Prova Objetiva será publicado em 27/02/2015.
Poderão participar os estudantes dos cursos seguintes cursos: Arquitetura, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, História, Jornalismo, Museologia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Relações Públicas, Serviço Social, Administração, Psicologia, Secretariado e Direito.

Garanhuns tem o menor índice de homicídio de jovens do estado


O Índice de Homicídios na Adolescência, divulgado nessa quarta-feira (28), revela o avanço de Pernambuco e da capital, Recife, no combate ao assassinato de adolescentes. Os dados são de 2012 e mostram o estado como o 10º no ranking de homicídios de jovens no país. Já o Recife aparece na 12ª posição entre as capitais. Em levantamento anterior, estado e capital ocupavam o 5º lugar em suas respectivas listas. A informação foi divulgada pelo G1 Pernambuco.

Entre as cidades do interior de Pernambuco com mais  de 100 mil habitantes, o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, se destaca com o maior índice, chegando a 5,7 homicídios a cada mil adolescentes. O menor índice no estado é o de Garanhuns, no Agreste, com 0,46 a cada mil. Em 2011, esse índice em Garanhuns era de 2,08. ( VEJA QUADRO)



O levantamento é feito pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Observatório de Favelas e Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ). O estudo estima o risco de adolescentes de 12 anos a 19 anos serem assassinados antes de completarem seu 19º aniversário, nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.


  HOMICÍDIOS TÊM REDUÇÃO EM 2014, MAS 2015 COMEÇA COM UM ASSASSINATO A CADA 4 DIAS EM GARANHUNS

Quando falamos de homicídio de maneira geral, sem levar em consideração apenas os de adolescentes, Garanhuns registrou uma diminuição de 22% nesse tipo de morte em 2014, mas em 2015 a violência se acentuou. Somente em janeiro foram seis mortes violentas na cidade, perfazendo uma média de um homicídio a cada 4 dias. 

PRF apreende 7 mil maços de cigarro paraguaio sem nota em Garanhuns

Foto da carga na PRF em Garanhuns

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu (PRF), no início da tarde de hoje (29), sete mil maços de cigarro transportados sem documentação fiscal. A apreensão ocorreu no quilômetro 81 da BR 424, município de Garanhuns. A PRF abordou um veículo Fiat Palio, placa de Pernambuco, em cujo interior foram encontradas 14 caixas de papelão contendo os 7 mil maços de cigarros das marcas Mild US, Eight e Mighty, todas de origem paraguaia. O condutor era um homem de 30 anos, identificado como Fábio Alves de Souza.  Ele e os cigarros foram encaminhados à delegacia de polícia Federal da cidade de Caruaru.

Detran/PE implanta nova carga horaria de aulas práticas para Habilitação da categoria B


Foi publicada ontem (28), no Diário Oficial do Estado, portaria do Departamento Estadual de Transito – Detran-PE, disciplinando no Estado a nova estrutura curricular do processo de aprendizagem para formação de condutores da categoria B. A partir do próximo dia 2 de fevereiro, o número de horas/aulas práticas para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, categoria B, passará de vinte horas/aulas atuais para vinte e cinco horas/aulas, sendo cinco delas obrigatoriamente ministradas no período noturno. Já no caso da adição de carteira B, serão exigidos vinte horas/aulas práticas, sendo quatro à noite.

A ação é em cumprimento da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, nº 493/2014. Segundo o Diretor Presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, quem abrir os processos de “Primeira Habilitação ou Adição da Categoria B” a partir de 2 de fevereiro terá mais cinco horas/aulas práticas. Já as aulas teóricas, exigidas para a primeira habilitação, continuam sendo 45h/aulas.

AABB Garanhuns vai realizar Baile de Carnaval


Depois de mais de dez anos, a AABB - Associação Atlética Banco do Brasil - volta a realizar seu Baile de Carnaval em Garanhuns. Na sexta-feira, 06 de fevereiro, a partir das 22h, os foliões vão frevar ao som dos grandes clássicos do carnaval pernambucano, com Ronaldo Cesar e a Tropicana.

"Estamos preparando uma grande festa, esperando nossos associados e o público em geral para brincarmos o carnaval de clube, com segurança, serviço de bar, e muita alegria" - Afirma Carlos Alberto Tenório, presidente da AABB Garanhuns, que complementa: "A procura tem surpreendendo, o que mostra que as pessoas aprovaram nossa iniciativa e estarão conosco na festa".

Ronaldo Cesar é um legítimo artista da terra, levando música pernambucana para palcos de todo o estado, com três CD´s e um DVD lançados, com passagens no Festival de Inverno de Garanhuns, ForroBom de Bom Conselho, carnavais tradicionais da região e até no Galo da Madrugada, no Recife, em 2014 : "Estaremos cantando os sucessos do nosso carnaval. Aliás o clássico Voltei, Recife está em nosso novo CD, que está concorrendo na categoria Cultura Popular do Prêmio da Música de Pernambuco."

Reservas de mesa podem ser feitas pelo fone (87) 9988.0212


SERVIÇO:
Baile de Carnaval da AABB Garanhuns
Com Ronaldo Cesar e a Tropicana
Dia 06 de Fevereiro de 2015, às 22h
Informações e reservas de mesa: (87) 9988.0212

Gerente da Caixa alerta para novo golpe com cartão bancário em Garanhuns


Raimundo, gerente da Caixa Econômica em Garanhuns, localizada  na Avenida Santo Antônio, usou os microfones da Rádio Jornal de Garanhuns nesta quinta (29/01) para fazer um alerta aos clientes da agência no centro da cidade. Segundo ele, golpistas estão ligando para algumas pessoas se passando por funcionários da Caixa. Na ligação, eles informam que o cartão está vencido e se oferecem para ir até a residência da vítima para executar a troca por um novo. Entretanto, uma vez na casa do cliente, os golpistas pedem o cartão bancário e a senha com o pretexto de que vão inutilizá-lo. Quando conseguem ludibriar alguns ingênuos desavisados, e já conseguiram, os pilantras, de posse da senha, raspam tudo que a vítima tem na conta. 

COMO SE PROTEGER
O gerente avisa: a Caixa Econômica não envia funcionário até a residência de nenhum cliente, nem tampouco, pede cartão e senha a nenhum deles. Aqueles que receberem tais ligações devem procurar imediatamente a sua agência e a polícia para formalizar uma queixa. A senha é algo pessoal e intransferível não devendo ser repassada para ninguém sob nenhuma hipótese. Os cartões novos chegam via Correios ou devem ser pegos na própria agência. Os antigos, quando vencidos, devem ser destruídos pelo próprio usuário após ativar o novo. 

Agressões a mulheres e furto em loja marcaram ocorrências policiais da quarta (28/01) em Garanhuns

A quarta-feira (28/01) no setor policial em Garanhuns foi relativamente tranquilo, mas voltou a registrar agressões a mulheres. Foram duas as ocorrências deste tipo. A primeira ocorreu na Rua Dr. Elpídio de Melo na Cohab 3. A vítima,  de idade não informada, foi agredida a socos e pontapés por seu ex-companheiro de nome Carlos Amaro Jackson, de 37 anos. A PM foi chamada, mas o espancador conseguiu fugir.  A mulher seguiu para a DP e prestou queixa.

A outra violência contra mulher nesta quarta se deu na Rua da Liberdade, no bairro Heliópolis. Irani da Silva Ferreira foi agredida também a socos e pontapés por Izaquiel da Silva Ferreira, 25 anos. O agressor foi preso e conduzido até a 2ª DP.

O furto a um estabelecimento comercial ocorreu às 21h30min na Avenida Dantas Barreto. O alvo foi a loja SIS. O proprietário relatou à PM que o comércio foi arrombado através da lateral de uma construção. Foram furtados: uma tv de plasma de 42 polegadas, além de várias câmeras. Ninguém foi preso.

Atração do Garanhuns Jazz Festival 2015, Andrea Amorim grava CD "Leviana" em sua terra natal


Está no blog de Roberta Jungmann

A cantora garanhuense Andrea Amorim, parceira de Roberto Menescal, começou 2015 com novos projetos. Além de lançar em formato digital o CD autoral “Doce Divã”, também finaliza o CD “Leviana”, projeto em que interpreta clássicos românticos de cantores como Altemar Dutra, Amado Batista, Odair José, Fernando Mendes, José Augusto, Gilliard e, claro, Reginaldo Rossi, que imortalizou o termo.

O CD, que deve ser lançado em breve, tem direção e arranjos de Marcos Cabral e Joãozinho Sousa e foi gravado em Garanhuns. Andrea está comemorando 15 anos de carreira, consagrando-se como intérprete moderna da bossa nova e gravando até em japonês, inglês e espanhol. Quem quiser conferir de perto o trabalho da pernambucana pode seguir para o Garanhuns Jazz Festival, no período do Carnaval. Ela vai interpretar músicas de blues e rock, além de canções autorais.


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Giradouro na entrada de Garanhuns, pela BR-424, começa a ser recuperado

DNIT recupera giradouro na entrada de Garanhuns

Um gargalo rodoviário em uma das entradas de Garanhuns começa finalmente a ser solucionado. Segundo informações da Prefeitura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou, esta semana, os serviços de restauração de um trecho da BR-424, em Garanhuns que dá acesso à cidade de Bom Conselho, Correntes, Brejão Lagoa do Ouro e municípios de Alagoas. A ação, que contempla melhorias de pavimentação e drenagem de águas, visa a recuperação da pista.

Ainda segundo a prefeitura, Izaías Régis, visitou a área beneficiada e comentou com entusiasmo a iniciativa do Governo Federal. “Fiquei muito feliz. Assim que vi as máquinas fui conferir de perto o que estava acontecendo, e então vi que o giradouro estava recebendo obras. Não se trata de uma obra da Prefeitura, mas que vinha sendo solicitada há algum tempo por nós”, destacou o gestor.

De acordo com o engenheiro do departamento, Bruno Lezan, que é responsável pela fiscalização da obra, até o fim desta semana a primeira etapa da reforma será concluída. “Nossa expectativa é que na sexta-feira a etapa de asfalto esteja pronta. Depois começaremos a fase de drenagem das águas, que inclui meio-fio e sarjetas”, explica o especialista.

Em paralelo à ação do Dnit, o Governo Municipal de Garanhuns vem executando uma série de obras de drenagem e pavimentação em 19 ruas da comunidade Dom João da Mata Amaral, no bairro Boa Vista. Tecnicamente, a formação geológica da área, que faz com que as águas das ruas do bairro desçam em direção ao giradouro, contribui para alagamentos. Mas as melhorias nas ruas próximas, desde o ano passado, faz com que haja uma junção das águas, anulando registros de alagamentos.

Obras foram visitadas pelo prefeito da cidade

O ANTES

Durante o ano de 2014, os buracos eram incontáveis e o lugar mais parecia uma legítima tábua de pirulito. O mato também desembelezava uma das entradas mais movimentadas da cidade. As reclamações dos motoristas foram constantes ano passado e eles pediam uma solução imediata para o problema, o que parece que vai se concretizar através da ação do DNIT.

VEJA FOTOS FEITAS PELO V&C ANTES DAS OBRAS DE RESTAURAÇÃO





Operação da Polícia Civil prende suspeitos de homicídio em Garanhuns

Suspeitos de terem efetuado 1º homicídio de 2015 em Garanhuns foram presos na Cohab 3
Foto/divulgação: Agreste Violento

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou desde ontem, mas com o esforço concentrado na data de hoje (28.01), uma operação de esforço geral da polícia civil para cumprimento de mandados de prisão e realização de prisões em flagrante em Garanhuns, São João e Lajedo.

A Delegacia de São João,  na manhã de hoje (28.01), por volta das 6h deu cumprimento a mandado de busca e apreensão de um adolescente de 17 anos, acusado da prática de crime análogo a roubo qualificado, praticado na cidade de Garanhuns - PE. O adolescente será encaminhado a CENIP/FUNASE/GARANHUNS - PE. As investigações foram comandadas pela Delegada Maria das Graças Alves Canuto.

Em Garanhuns, uma ação conjunta da 22ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH), 135ª Circunscrição de Polícia (2ª Delegacia de Garanhuns) e Equipe Malhas da Lei, resultou na prisão de quatro investigados, 01 por flagrante de porte ilegal de arma de fogo, outro por procedimento de crime ambiental e os outros dois por cumprimento de mandado de prisão.

Tudo decorreu de investigação de crimes de homicídios e tráfico de drogas, que eram praticados no Bairro da Cohab 3, na cidade de Garanhuns - PE. Nesta operação foram presos: Sebastião dos Santos Júnior, conhecido por "Júnior", Daniel Antônio Gonçalo da Silva, o "Daniel". De acordo com informações, eles são os suspeitos de terem assassinado um jovem de 19 anos no dia 01 de janeiro deste ano na Rua João Domingos da Cunha também na Cohab 3 em Garanhuns. RELEMBRE. Ainda foram presos na mesma operação, Jessé Sérgio Cândido da Silva e Sebastião dos Santos. A ação foi comandada pelo Delegado Edmilson Batista, titular da 135ª DP e pelo Delegado João Lins, titular da 22ª DPH.



8 dos 10 primeiros colocados no Sisu 2015 da UFRPE escolhem cursos no campus de Garanhuns

Campus da UFRPE em Garanhuns

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) , os 10 candidatos mais bem classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)  também são de Pernambuco, como ocorreu na UFPE. Uma curiosidade é que todos vão estudar em um dos câmpus do interior. 8 deles escolheram  Garanhuns e  2 Serra Talhada. ( ver lista abaixo)

Apenas o primeiro colocado. Elias Gomes da Silva Mouret, aprovado para o curso de letras, em Garanhuns, com nota 807,87, declarou que é da capital pernambucana. Os outros nove feras com as notas mais altas informaram residências em cidades fora da Região Metropolitana do Recife.

Na UFRPE os candidatos do Agreste que concorrem às graduações de Garanhuns e os do Sertão que disputaram vagas em Serra Talhada ganharam um bônus de 10% na média final do Enem.

Especificamente no campus de Recife,  o primeiro colocado foi Luiz Augusto Martins Wanderley, no curso de licenciatura em matemática, com média 743,07.

Em segundo lugar ficou André Palmeira Rocha, aprovado em ciência da computação com 742,18. Na terceira posição está Raylson Carlos Sobral da Silva, também em ciência da computação, com 736,63. O primeiro é de Olinda e os outros são de Recife.

Veja a lista geral dos 10 primeiros colocados, com nome do estudante, curso que foi aprovado, unidade acadêmica e média:

1º ELIAS GOMES DA SILVA MOURET – LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS (Garanhuns) 807,87

2º LUCAS FEITOZA DINIZ – LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS (Garanhuns) 795,53

3º IDAIANA FERNANDA SOUZA DE ARRUDA – MEDICINA VETERINÁRIA (Garanhuns) 773,80

4º GLEYDSON ALMEIDA DA SILVEIRA – ADMINISTRAÇÃO (Serra Talhada) 766,43

5º LEONARDO PAIVA BARBOSA SOUZA – CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (Garanhuns) 763,99

6º THIAGO HENRIQUE SOUTO PEREIRA – LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS (Garanhuns) 761,01

7º TAMARA VAZ MEDEIROS – MEDICINA VETERINÁRIA (Garanhuns) 758,35

8º JOAO VICTOR DE SA FERRAZ COUTINHO – CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (Garanhuns) 757,60

9º DIEGO GOMES VILARIM FEITOSA – ADMINISTRAÇÃO (Serra Talhada) 756,47

10º AILSON MACIEL DE ALMEIDA – CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (Garanhuns) 746,88

( Do Blog do Fera )

UTILIDADE PÚBLICA: É de Garanhuns e região, vai estudar na UFPE em Caruaru em 2015, mas ainda não fechou com algum transporte? Internauta tem uma sugestão


 Você é um fera, reside em Garanhuns ou região, foi selecionado através do Sisu para algum curso na UFPE campus de Caruaru, ou já estuda lá, mas ainda não sabe como e o que fazer para contratar um transporte para levá-lo diariamente até o seu destino? A leitora Gabriela Brito solicitou uma publicação em caráter de utilidade pública que talvez possa ajudá-lo.


Ela sugere a formação de um grupo composto de pessoas residentes em Garanhuns e região que irão estudar no campus da UFPE em Caruaru em 2015. O intuito da formação do grupo é para se possa firmar o mais rápido possível um convênio com um transporte para levar os universitários diretamente ao Campus da UFPE em Caruaru, uma vez que, segundo Gabriela, os transportes já existentes não levam até lá, mas somente à Favip/Aces. Quanto mais gente aderir, mais barato sairá para cada um os gastos com o deslocamento diário até à universidade.  Interessados devem entrar em contato com Gabriela através do celular (87) 9662-4721 ou inbox pelo seu perfil no Facebook (Gabriela Brito). 

“Saúde no Parque” vai oferecer serviços gratuitos à população de Garanhuns


Na próxima quarta-feira (04), a Secretaria de Saúde de Garanhuns vai realizar o “Saúde no Parque”. A ação, que será desenvolvida no Parque Euclides Dourado, localizado na avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis, iniciará às 8h e terá serviços como teste rápido de sífilis e HIV, aplicação de vacinas contra hepatite B, difteria e tétano, aferição de pressão arterial, teste de glicemia (HGT), avaliação capilar, tipagem sanguínea e atividades físicas. Na ocasião, também, será servido um café da manhã saudável. O evento seguirá até às 12h.

De acordo com a Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, um dos motivos para a iniciativa é a maior incidência de determinadas doenças registradas no período carnavalesco. “Será um momento não só de promoção à saúde, mas também de prevenção a doenças que surgem com mais frequência no período de carnaval”, ressalta uma das coordenadoras da Atenção Básica, Raquel Cavalcanti.

O momento, que contará com a participação das equipes das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e dos dois pontos de apoio, conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Programa Nacional de Imunização (PNI), Academia Duo e a Farmácia de Manipulação Formular.

Secom PMG

Prefeito de Canhotinho tem verba para realização de carnaval negada e alega perseguição do Governo do Estado


CARTA DO PREFEITO DE CANHOTINHO À IMPRENSA
Em Canhotinho será realizada a 98ª Festa de São Sebastião no dia 31 de janeiro e 01 de fevereiro. Também é comemorado o carnaval, sendo um dos maiores do agreste pernambucano.
Em virtude da crise financeira que os municípios brasileiros enfrentam, solicitei ao Governo do Estado uma ajuda para os nossos eventos. Me reuni com o Presidente da Empetur, Luiz Eduardo, e por várias vezes com o Vice-Presidente Guilherme. Além de ter tido o contato telefônico com o Secretário Felipe Carreras, porém ficaram jogando de um para o outro, com enroladas e mentiras. Afinal, quem é que manda na Empetur? Por fim, foi prometido o patrocínio para as nossas festividades, inclusive, destaque-se, recebi a informação que já estaria autorizado, só faltando a definição dos valores. Após vários dias de ligações, esperas (em uma delas de 14 horas até as 19 horas na Empetur) e viagens ao Recife, eis que recebo a resposta, com o seguinte argumento: “Por questões financeiras Canhotinho não receberá ajuda por parte do Governo do Estado. “ Comunicou o vice-presidente Guilherme, afirmando que a Casa Civil não liberou.
Questiono o argumento. Analisemos: Altinho, de última hora, recebeu a atração nacional Leo Magalhães; Bonito recebeu Israel Novaes, entre tantos e tantos outros municípios. Nada contra os município que receberam a ajuda, todos merecem, mas Canhotinho também tem esse direito. O Governo do Estado tem como costume patrocinar FESTAS PARTICULARES, VAQUEJADAS e GRANDES SHOWS que cobram ingressos durante todos esses oito anos e 1 mês de gestão. Ocorre que todos sabem quem são os produtores beneficiados dessas generosas ajudas. Negar apoio a uma festa quase centenária e um dos melhores carnavais do nosso agreste é um verdadeiro absurdo.
Peço atenção redobrada àqueles que detém a competência para fiscalizar essas arbitrariedades. Qual o motivo de alguns municípios receberem apoio e outros não ? Faz parte da nova política patrocinar festas particulares e negar para eventos públicos quase que centenários?
Essa é a falsa “Nova Política” da perseguição.
Encerro afirmando que mesmo com uma grande dificuldade, e sem nenhum centavo do Governo do Estado, alguns amigos irão ajudar, e vou fazer a Festa de São Sebastião e o Carnaval, todos estão convidados.

Felipe Porto
Prefeito de Canhotinho.

Tropa do Exército que participará de missão na Favela da Maré no RJ realiza treinamento em Garanhuns


A Força de Pacificação Guararapes realizou no dia 27 de janeiro (terça-feira) um exercício centralizado de operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em Garanhuns, visando o emprego da tropa no Complexo da Maré, no Rio de janeiro.

Na oportunidade, militares das cidades de Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, sob o comando do Tenente Coronel Sandro Gomes de Vasconcelos, comandante do 71º Batalhão de infantaria Motorizado (71º BI Mtz), sediado em Garanhuns, realizaram treinamentos de patrulhamentos a pé e motorizado, bem como estabeleceram postos de bloqueio e controle de vias urbanas, nos bairros do Magano, Cohab 3 e Brasília.


O treinamento contou com o apoio do 9º Batalhão de Polícia Militar e da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC).

A missão da Força de Pacificação Guararapes no Rio de Janeiro é a de realizar ações de Garantia da Lei e da Ordem, para a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio nas comunidades do Complexo da Maré, contribuindo para o restabelecimento da paz social nessa região.


O Comando do 71º BI Mtz agradece a compreensão e a colaboração da população de Garanhuns por ocasião do treinamento da tropa


Senac abre inscrições para mais de dez cursos em Garanhuns

O Senac Garanhuns inicia sua programação para o ano de 2015 com 11 oportunidades de cursos nas áreas de Cozinha, Informática, Idiomas, Beleza e Moda. As aulas estão previstas para iniciar no mês de fevereiro e as inscrições já estão abertas, com vagas limitadas.

Na área de Gastronomia, o Senac oferece o curso de Confeiteiro, com carga horária de 300h. As aulas serão realizadas pela manhã, iniciando no dia 10/02. Em Informática, as oportunidades são para Programador de Web, no turno da manhã, Operador de Computador, com aulas pela tarde, e Excel Básico, no turno da noite. Já no segmento de Idiomas, estão abertas as inscrições para duas turmas de Beginners English e mais duas para Elementary English. Além disso, o Senac ainda oferece o curso de Starting English, com aulas aos sábados. Em Beleza, as oportunidades são para o curso de Cabeleireiro, Maquiador a Corte e Escova. Para os amantes da Moda, a chance é para o curso de Costureiro, com duas turmas disponíveis.

Os interessados devem realizar as inscrições presencialmente na Unidade do Senac em Garanhuns, localizada na Rua Maria Ramos, nº 22, Heliópolis. As mensalidades podem ser pagas por meio de boleto bancário ou pelos cartões de crédito Visa, Mastercard ou Hipercard. Os investimentos também podem ser parcelados dependendo da carga horária do curso. 


Seguem abertas inscrições para Pós-Graduação na UPE Campus Garanhuns


A UPE Campus Garanhuns está realizando Inscrição para Seleção de candidatos aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de Matemática, Ensino de Biologia, Ensino de Geografia, Ensino de História, Gestão Ambiental, Saúde Pública, Saúde Mental e Intervenção Psicossocial, Gestão Cultural, Gestão Pública e Legislativa e Gestão de Pessoas.

As inscrições seguem abertas até 06 de fevereiro, com 50 (cinquenta) vagas disponíveis para cada curso oferecido, e devem ser efetuadas na sala da Gerência de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco –Campus Garanhuns, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h, com a apresentação dos seguintes documentos:

a. Curriculum Vitae (com xerox autenticada de todos os documentos e
certificados nele declarados);
b. Formulário de Inscrição devidamente preenchido sem rasuras e o
valor de R$ 80,00 para receber recibo comprovante do ato realizado;
c. Cópia do Diploma devidamente autenticada ou comprovante de entrada
e Histórico Escolar da Graduação.

A seleção dos candidatos inscritos far-se-á pela análise do Curriculum Vitae. Terão prioridade os diplomados na área do conhecimento do curso indicado. Candidatos portadores de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (em qualquer área) somente serão classificados após a classificação dos candidatos que não possuírem cursos de Pós-Graduação.

A seleção dos candidatos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será feita no período de 09 a 13 de fevereiro de 2015, e o resultado da seleção será divulgado no dia 14 de fevereiro de 2015.

Demais informações:
Pós-Graduação da UPE Garanhuns


UPE Garanhuns/Assessoria de Comunicação

Comerciantes de carne de Garanhuns têm até o dia 08 de junho para se adequar ao Programa Carne de Primeira

No último dia 20 aconteceu, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a primeira reunião com os oito representantes dos comerciantes de carne bovina das feiras livres e da Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga). Além deles, estiveram presentes a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Katharina Almeida, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges Filho e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira. O objetivo da reunião foi repassar as orientações técnicas e sanitárias para serem cumpridas pelos comerciantes, diante de uma determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Katharina Almeida, “as orientações repassadas seguem a legislação vigente, ou seja, o Decreto 20.786/98 - Código Sanitário do Estado de Pernambuco e o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal”, pontua.

A principal reinvindicação dos comerciantes foi a construção de um galpão para abrigar todos os comerciantes de carne da Ceaga e das feiras livres, em decorrência de que será muito difícil a adequação das feiras livres a legislação atual. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, explicou que pode ser disponibilizado uma linha de crédito, através da Agência de Fomento de Pernambuco, para a compra dos equipamentos.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges, novas reuniões deverão acontecer em breve. “Nossa ideia é continuar nessas conversas para tentarmos resolver esse impasse da melhor maneira possível”, completa.

Entenda o caso:

Em audiência pública realizada no dia 08 de dezembro de 2014, no auditório do MPPE, em Garanhuns, ficou definido que os comerciantes de carne (bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves) terão um prazo de seis meses, ou seja, até 08/06/2015, para se adequarem ao Programa Carne de Primeira.

O Programa Carne de Primeira conta com ações articuladas de promotores de Justiça, Governo do Estado, prefeituras, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e órgãos de fiscalização como Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). Em Garanhuns, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Vigilância Sanitária e Ambiental dão o suporte na fiscalização.

Secom PMG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...