quinta-feira, 26 de novembro de 2015

UM POR TODOS, TODOS POR UM: Bloco de partidos de oposição em Garanhuns deve lançar candidato único para enfrentar Izaías Régis nas eleições de 2016.


Especialistas do esporte bretão não param de afirmar que futebol é uma caixinha de surpresas, e é verdade, mas o mesmo jargão também pode ser atribuído a uma eleição, seja ela para prefeito, governador ou presidente.  Por isso, pelo menos para a oposição em Garanhuns, o favoritismo de Izaías Régis, (PTB), não lhe garante uma disputa fácil no próximo ano. Em conversa com um dos editores do blog, um bem relacionado membro da oposição garantiu que o prefeito tem, atualmente, em torno de 55% das intenções de voto e por isso a união dos partidos da base de apoio ao governador Paulo Câmara em torno de um único nome poderia batê-lo nas eleições de 2016. 

Essa tropa de choque oposicionista é formada por PSB, PPS, PSD, PSDB, PRP e PR, tem total apoio do governador e ainda pode ganhar mais capilaridade caso agregue o reforço do PC do B, PMDB, PROS, PDT, PMN e DEM. Algumas dessas siglas já lançaram pré-candidatos à chapa majoritária. É o caso do PSDB, com Ivan Júnior, do PPS, com Sivaldo Albino, do DEM que trabalha pela pré-candidatura de Claudomira Andrade, do PRP com Valter Couto, do próprio PSB no qual o nome do Dr. Nivaldo figura como pré-candidato, e do sempre presente Paulo Camelo (PCB) que corre à margem desse cenário.

Some-se a isso as especulações em torno dos nomes de Rosa Quidute, Edval Veras, e Ivo Júnior, também do PSB, e temos um quadro de disputa mais ou menos definido para o pleito que se aproxima, correto? Não é bem assim. Nos bastidores, os partidos de oposição se movimentam para formar consenso em torno de um único candidato para enfrentar Izaías por entenderem que isso aumenta consideravelmente as chances de vitória. Mas quem seria ele? Aquele que melhor conseguir se viabilizar e canalizar para si a simpatia de uma parcela do eleitorado que não está satisfeita com a atual administração municipal, certamente larga na frente e tem mais chances de ser o escolhido.  Em se confirmando essa hipótese, o vice também sairia do rol dos atuais pré-candidatos.

O prefeito, apesar de estar fazendo uma gestão que conseguiu avanços importantes em áreas onde há muito não se via progresso, não consegue resolver alguns gargalos estruturais do município, como é o caso da escuridão que assola alguns bairros de Garanhuns, e isso vem minando sua popularidade em redutos onde antes ele era unanimidade. Alie-se a isso algumas obras de pavimentação mal executadas, que de vitrines viraram telhado e serviram de terreno fértil para as críticas da oposição, e temos aí um componente que pode acirrar a corrida eleitoral pelo Palácio Celso Galvão. 

Eleições anteriores em Garanhuns mostram que não há zona de conforto, mesmo para quem lidera com larga folga as pesquisas de opinião. É o que deduz um oposicionista que pediu reserva do seu nome."Em 1992 o candidato do então PFL Dr. Tinoco chegou a ter em algumas pesquisas 61%, e mesmo assim perdeu eleição para Bartolomeu Quidute. Em 1996, o candidato Ivo Amaral chegou a ter em algumas pesquisas quase 70% e mesmo assim perdeu a eleição para Dr. Silvino Duarte que era à época aliado do Governador do Estado. Já 2004, o candidato Bartolomeu Quidute chegou a ter 65% nas pesquisas e mesmo assim perdeu a eleição para o ex-prefeito Luiz Carlos", afirmou.

Segundo o especulado, uma nova pesquisa que vai auscultar a atual popularidade de Izaías, bem como uma sondagem para a próxima eleição, deve ser divulgada ainda essa semana e o prefeito deve aparecer em primeiro nas intenções de voto para 2016. Boa oportunidade também para a oposição testar seus nomes. Obter o segundo lugar em uma pesquisa na qual o concorrente é Izaías Régis pode não ser um mal negócio e de quebra pode valer o passaporte para enfrentá-lo nas urnas dia 02 de outubro do próximo ano. A SORTE ESTÁ LANÇADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...