sábado, 21 de novembro de 2015

Confira como está o atual índice de infestação por dengue em Garanhuns


O resultado do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, em Garanhuns, foi divulgado. O percentual, que refere-se às casas que apresentaram larvas do mosquito responsável pela transmissão da dengue e febre chikungunya, aumentou 1,8% em seu índice geral, que totaliza 7,5%. O objetivo do levantamento é identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação no município, permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. A ação é realizada Programa Municipal de Combate à Dengue de Garanhuns.

Apesar do aumento do índice na maior parte das localidades do município, alguns bairros apresentaram uma diminuição. Na Vila Lacerdópolis, por exemplo, o índice estava em 5,3% e agora reduziu para 4,1%. Na Cohab III, onde o último índice estava em 9,6%, houve diminuição para 8,2%. Já na Cohab II o índice aumentou de 6,6% para 12,2%. Outra localidade onde também houve um registro de aumento no índice foi no bairro São José, que estava em 3,8% e aumentou para 7,0%.

Um dos coordenadores do Programa Municipal de Controle da Dengue, Cilene Espinhara, pede que a população reforce a atenção e os cuidados para combater o mosquito. “O apoio da população continua sendo um dos pontos mais importantes quando falamos de combate à dengue. Essa parceria com a sociedade é fundamental nessa luta, por isso mantenha o seu quintal limpo, e não junte objetos que possam acumular água”, reforça. A coordenadora afirma ainda que não é suficiente a promoção das ações, se a população não fizer sua parte, combatendo o mosquito, uma vez que de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado mais de 90% dos focos estão dentro dos próprios domicílios.

Em Garanhuns, ao todo, 58.902 imóveis que são visitados pelos agentes de endemias do município, com a meta de visita cumprida a cada dois meses, quando é divulgado um novo levantamento. Até o dia 10 deste mês, 1.400 casos suspeitos de dengue foram notificados, dos quais 123 foram confirmados.

O Programa Municipal de Controle da Dengue informa à população que o larvicida de combate ao
mosquito já chegou e está sendo utilizado nas visitas domiciliares, onde, paralelamente, as ações educativas continuam sendo realizadas.

Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...