quarta-feira, 7 de outubro de 2015

6ª MOSTRA DE ARTES CÊNICAS MARCOS FREITAS: Hoje tem "A Dama da Noite" no Sesc/Garanhuns; espetáculo tem entrada gratuita e começa às 20 horas

Monólogo A Dama da Noite será encenado nesta quarta (07/10) no Sesc
Crédito foto: P.C Cavalcanti

Se ontem ele encarnou o adorável Frei Molambo, hoje se veste de Dama da Noite. O primeiro foi encenado nesta terça (06). As cortinas para o segundo se abrem logo mais às 20 horas desta quarta (07/09) no Salão do Sesc/Garanhuns, dentro da programação da 6ª Mostra de Artes Cênicas Marcos Freitas. É evidente que estamos falando do ator garanhuense Marcelo Francisco e dos dois monólogos que ele tão bem interpreta. Usando e abusando de seu enorme talento, ele consegue transitar com muita leveza e desenvoltura por estas duas complexas personagens que já encantaram plateias em várias partes do país.

SOBRE A DAMA DA NOITE
O monólogo Dama da Noite, que se será encenado hoje e tem entrada gratuita, é uma montagem da Cia de Teatro Popular de Garanhuns, baseado na obra "Os Dragões Não Conhecem o Paraíso", de Caio Fernando Abreu, um dos maiores contistas contemporâneos.  A personagem principal se auto-denomina Dama da Noite (uma mulher que como a flor que recebe esse nome, apenas mostra seu verdadeiro “perfume” a noite) e seu ouvinte (e interlocutor) é um sujeito que ela apenas chama de “boy”. Essa denominação nos leva a criar algumas imagens desse segundo personagem que apenas será ouvido pela protagonista; ele seria jovem, inexperiente e confuso, sendo assim, um belo exemplo de uma geração que a partir da segunda metade da década de 80 se perdeu entre excesso de liberdade e inexistência ideológica. Uma geração que nasceu preocupada em se prevenir neuroticamente contra doenças, alienada com consumos fúteis e conformada com uma sociedade administrada por políticos corruptos. 

Emfim, a Dama da noite é a própria imagem do desencantamento e a roda que ela tanto divaga é a imagem de uma vida que a mesma não quis ou não pode seguir. Excluída de sociedade-modelo em que todos têm que ter carro, filhos, emprego e ter apenas um parceiro fixo. A sexualidade é um dos principais assuntos explorado no espetáculo, em várias oportunidade a personagem sugere que essa roda nos torna seres com limitações e que todos em certo momento dessa vida contemporânea procuram como escape seguir suas inclinações em direção a esses instintos para apaziguar as múltiplas frustrações, mesmo que todas essas satisfações se desembocam na imaginação

SOBRE O ATOR MARCELO FRANCISCO
Graduado em artes cênicas, e atualmente professor de artes da escola de referencia de Garanhuns EREMG, já participou de vários festivais  renomados  a nível nacional arrebatando prêmios significativos até os dias atuais. "A expectativa é que tenhamos uma noite de saudosismo e emoções! Desde janeiro não encenamos a Dama! A ansiedade está a mil! É a personagem da minha vida, em 23 anos de carreira teatral", afirmou o ator em depoimento enviado ao V&C. O espetáculo A Dama da noite será encenado às 20 horas desta quarta, 07/10, no salão do Sesc. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos meia hora antes.

FICHA TÉCNICA
 Texto: Caio Fernando de Abreu
 Elenco: Marcelo Francisco
 Direção: Pacheco Neto
 Direção musical: Alexandre Revoredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger