quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Eleições 2016: Izaías corre solto em céu de Brigadeiro, mas Garanhuns é sujeito a trovoadas


Izaías é afeito a fase proféticas, sobretudo no que tange a sua administração. Em entrevista ao blogueiro Magno Martins, o prefeito de Garanhuns não fugiu a regra e vaticinou: "O nosso Natal Luz vai bater o de Gramado", uma referência à tradicional cidade gaúcha, famosa por sua decoração natalina. Ainda de acordo com o jornalista, Izaías tem investido em muitas ações na área urbana, como a reformulação dos principais parques da cidade, e trabalhado fortemente na infraestrutura do município com destaque para o recapeamento das principais vias e a pavimentação de mais de 400 ruas.É verdade. Garanhuns avançou na infraestrutura na atual gestão.  Ainda foi ressaltado na conversa a iluminação por lâmpadas led, o que fez de Garanhuns, segundo Izaías, a cidade mais iluminada do Nordeste. 

Uma segunda pauta abordada na entrevista de Izaías a Magno Martins foi o pleito eleitoral de 2016, Segundo o jornalista, o prefeito corre solto rumo à reeleição, já que, segundo ele, a oposição não estaria se articulando."Faltando menos de um ano para as eleições, em Garanhuns o prefeito Izaias Régis (PTB) não tem, hoje, um adversário declarado nem tampouco competitivo. O único que vem se se articulando é o vereador Sivaldo Albino (PPS), mas com a condição de contar com o apoio velado do governador Paulo Câmara (PSB) e da chamada Frente Popular. Fala-se que a advogada Claudomira Andrade, filiada ao DEM, também está se ensaiando, assim como o empresário Ivan Júlio, do PSDB. Mas nenhum, como se vê, como base e estrutura capaz de ameaçar ou dificultar a reeleição de Izaias, escreveu Magno em seu espaço.


NOSSA OPINIÃO: Magno errou e acertou ao se arriscar a fazer uma leitura do quadro político de Garanhuns para 2016: Acertou quando diz que Izaías no momento é o favorito e não tem, ainda, um candidato capaz de batê-lo nas urnas. É verdade. Se a eleição fosse hoje, ele estaria reeleito e essa confiança é fruto de uma pesquisa encomendada pelo instituto Plural onde Régis aparece com 82% de aprovação. Mas a oposição não está desarticulada como frisou o jornalista.  Há muita costura e articulação em curso por parte dos pré-candidatos a prefeito de Garanhuns, e a história é testemunha de viradas eleitorais históricas país afora. 

Quanto aos pré-candidatos, todos demonstram um acentuado apetite eleitoral para ocupar a principal sala do palácio Celso Galvão a partir de 01 de janeiro de 2017.  Logicamente, que muita coisa pode mudar até lá, já que, sequer as candidaturas, exceção feita a de Paulo Camelo, estão totalmente garantidas, dependendo ainda de composições e alianças políticas por parte dos principais partidos de oposição ao petebista.

Por fim, o quadro atual mostra o movimento constante de vários pré-candidatos  para se viabilizarem como opções a Izaías. Ivan Júnior (PSDB), Claudomira Andrade recém ingressada no DEM, Paulo Camelo, que migrou para o PCB, Sivaldo Albino, do PPS, e os três pré-candidatos do PSB, advogado Ivo Amaral Júnior, professor Nivaldo Azevedo e empresário Edival Veras. O céu de brigadeiro de Izaías está sujeito a trovoadas. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...