segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Desfile do Centenário do Colégio Diocesano atraiu multidão ao centro de Garanhuns neste domingo,(11/10); confira fotos e depoimentos


Desfile em comemoração aos cem anos do Colégio Diocesano de Garanhuns
Foto: Alexandre Felipe

Centenas de pessoas se dirigiram ao centro da cidade na tarde neste domingo, 11 de outubro. O motivo não poderia ser mais especial, afinal era o dia marcado para o desfile em comemoração ao Centenário do Colégio Diocesano de Garanhuns. 

O evento começou já no finalzinho da tarde com uma gigantesca concentração na Praça da Bandeira. Após isso, as alas e bandas participantes seguiram pelas ruas no entorno do centro até a Catedral de Santo Antônio.  A plateia atenta foi envolvida por uma atmosfera de emoção e nostalgia. Os merecidos aplausos dispensados diversas vezes durante o percurso dos alunos e ex-alunos, protagonistas do belo espetáculo, simbolizaram o agradecimento da população à enorme lista de relevantes serviços prestados pelo Diocesano à sociedade garanhuense.

E não é pra menos. O Gigante da Praça da Bandeira é uma das instituições de ensino mais tradicionais do estado. Ao longo desses cem anos, ajudou a formar uma miríade de cidadãos que acabaram se tornando responsáveis pela construção da história de Garanhuns. Alguns ilustres, outros nem tanto, nem por isso menos importantes. Muitos não estão mais entre nós, como o saudoso Ivaldo Dourado, morto em 2011. Mas estes foram muito bem representados pela atual geração.

Entre os que participaram do desfile histórico estava Ana Paula Ferreira, colaboradora do V&C e também ex-aluna do Diocesano. "Foi um momento emocionante. Muitas pessoas não conseguiam conter o choro, inclusive eu chorei bastante. Percebi também muita emoção por parte do público. Quebramos o protocolo e as alas masculina e feminina, que eram pra seguir separadas, se uniram em um momento lindo e maravilhoso" , disse Ana que, com um celular na mão, colheu outros depoimentos em áudio que ajudam a traduzir o sentimento de todos que participaram do ato deste domingo.
Ivo Amaral e Izaías Régis participaram do desfile do centenário
Foto: Ana Paula Ferreira

Izaías Régis, por exemplo, confidenciou que estava muito orgulhoso por ser o prefeito de Garanhuns no momento em que o Colégio Diocesano completa cem anos. "Sou ex-aluno do colégio e quero guardar essa lembrança pela eternidade. Só daqui a mais um século outro prefeito terá esse privilégio. Sou muito grato ao Diocesano; grato a todos os professores que me ensinaram. Infelizmente não tive oportunidade de fazer o terceiro grau, mas a faculdade da vida me ensinou muita coisa boa", falou prefeito ao V&C (ouça áudio de Izaías abaixo)
 

Quem também deixou suas impressões sobre o desfile do Centenário do Gigante da Praça da Bandeira foi o professor Evandro que é o coordenador da Comissão dos ex-alunos. "Pra mim, é uma alegria porque sei que não vou ver mais outros cem anos do Diocesano. Mas fico realizado porque o que eu sou hoje eu devo ao colégio Diocesano. Garanhuns é uma cidade abençoada por Deus porque temos três colégios centenários na cidade. O Santa Sofia, o Colégio Evangélico, XV de novembro, e agora o nosso Diocesano pra educar essa juventude bela e bonita", disse o educador (confira áudio do professor Evandro abaixo)



Se Izaías Régis falou do privilégio de vivenciar o centenário como prefeito, professor Albérico, igualmente, é um felizardo por dirigir o Gigante da Praça da Bandeira nesse momento ímpar de sua história. Emocionado, ele disse que a festa não é do Colégio Diocesano e sim de toda Garanhuns
(Ouça o áudio do professor Albérico abaixo)



COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO SE ENCERRAM NESTA SEGUNDA, 12 DE OUTUBRO
As atividades em homenagem ao centenário do Diocesano de Garanhuns iniciaram-se final de setembro com uma série de eventos alusivos à data, entretanto, vinham sendo planejadas desde o ano passado. As comemorações se encerram nesta segunda-feira, 12 de outubro, com  uma feijoada que acontece no ginásio poliesportivo do colégio. Antes do almoço, houve uma salva de tiros, seguida da celebração de uma missa que marcou a 1ª eucaristia e crisma de alguns alunos

UM POUCO DA HISTÓRIA DO COLÉGIO
O colégio foi fundado no dia 19 de março de 1915 pelo Cônego Benigno Lira, iniciando suas atividades com apenas 15 alunos no Chalet, primeiro prédio do lado de cima da rua Santo Antonio, lado direito da Catedral. Os alunos usavam uma farda branca com botões dourados, dragonas vermelhas e kepi branco com uma fita verde-amarela, onde estava grafado Gymnásio de Garanhuns.

Para saber mais sobre a história do Diocesano CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTROS ÁUDIOS DE DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS DO COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS


VALDEMIR, INSTRUTOR DA BANDA MARCIAL DO DIOCESANO

SHEILA FEITOSA, EX ALUNA DO DIOCESANO



TONY NETO, REPRESENTANTE DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO DIOCESANO

MAIS FOTOS DO DESFILE
Centro de Garanhuns ficou lotado por ocasião do desfile
 em homenagem aos 100 anos do Diocesano
Foto: Ana Paula Ferreira


Desfile do centenário do Diocesano
Foto: Ana Paula Ferreira



Associação dos ex-alunos do colégio abrilhantou o desfile
Foto: Alexandre Felipe



Banda marcial do Diocesano
Foto: Alexandre Felipe

Banda do 71º BI Mtz também participou do desfile

Professor Albérico, diretor do Diocesano
Foto: Alexandre Felipe

Faixa em homenagem a Monsenhor Adelmar, diretor do Colégio nos anos trinta
Foto: Ana Paula Ferreira

Ex-aluno André Vagalume exibe orgulhoso imagem do Monsenhor Adelmar
Foto: Ana Paula Ferreira






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...