quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Com entrada franca, Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns começa nesta quinta, 15/10


No mês das crianças, o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig 2015) oferece a moradores e turistas do Agreste pernambucano a oportunidade de mergulhar no universo da literatura infantil. A programação, gratuita e aberta ao público, é voltada não só para os pequenos, mas também para os adultos, e conta com a participação de escritores e ilustradores do Brasil e do Mundo. A 2ª edição do Filig começa no próximo dia 15 de outubro e segue até o domingo (18), com oficinas, palestras, mesas-redondas, feira de livros e apresentações culturais que serão realizadas no Parque Ruben van der Linden, mais conhecido como Pau Pombo, e no Sesc de  Garanhuns.

Entre os nomes internacionais, participam este ano os escritores e ilustradores Miguel Tanco (Espanha), Anabella López (Argentina) e Anna Laura Cantone (Itália). Os convidados brasileiros são Leo Cunha (Minas Gerais) e os pernambucanos Rosinha, Lenice Gomes, Mariane Bigio e André Neves, que atualmente mora em Porto Alegre-RS.

Uma das novidades do Filig este ano é a participação de editores no evento, possibilitando que o público conheça o papel deles na produção literária e os desafios do mercado de livros infantis. Para falar sobre o assunto, o Filig convidou os editores Annete Baldi (Editora Projeto - RS), Renata Nakano (Edições de Janeiro – RJ).

ABERTURA -  A abertura do Festival acontece na noite da quinta-feira (15), com a palestra do escritor Leo Cunha, que abordará o tema “Poesia para crianças, rima e prosa da fantasia”. Com mais de 50 livros publicados, Leo Cunha já recebeu os principais prêmios da literatura infanto juvenil brasileira, como o Jabuti, Nestlé, João-de-Barro, FNLIJ e Biblioteca Nacional. A noite de abertura terá ainda a palestra “Onde a poesia para crianças pede passagem?”, com as escritoras pernambucanas Lenice Gomes e Mariane Bigio. Além de escrever, Lenice ministra cursos sobre literatura infantil para professores, pais e bibliotecários no Brasil e no exterior. Em 2015 foi homenageada no Encontro Internacional de Contadores de História, na cidade de Havana, em Cuba, pela sua trajetória de trabalho com a oralidade. Já Mariane Bigio é escritora de livros infantis, de poesia e de cordel. Também já se apresentou em várias cidades do Pais divulgando a literatura por meio da contação de histórias.

PROGRAMAÇÃO - As atividades da sexta-feira (16) começam cedo, a partir das 10h, com a abertura da feira de livros e da exposição Tom, de André Neves - considerado um dos mais renomados ilustradores de literatura infantil e juvenil da atualidade. A mostra é consequência da obra Tom, publicada por André em 2012, e que traz como personagem central um menino com comportamentos relacionados ao autismo. O trabalho rendeu tantas imagens, que gerou uma exposição sensível e emocionante.

Ainda na manhã da sexta, os convidados do Filig ministrarão oficinas de ilustração e criação poética para o público infantil e adulto. As oficinas gratuitas também serão realizadas nas manhãs do sábado (17) e do domingo (18). Ainda no final de semana, no período da tarde, o público poderá participar de bate-papos com escritores no Parque Pau Pombo e conferir as apresentações culturais, como o espetáculo “Disse Me Dança”, da Companhia Em Cena Arte e Cidadania (PE) e da dupla Caju e Castanha (PE/SP).  

Já as palestras e mesas-redondas serão realizadas sempre no turno da noite, no auditório Sete Colinas do Sesc Hotel. O segundo dia do evento terá a participação do espanhol Miguel Tanco, que atualmente trabalha como ilustrador em Milão (Itália) e já teve trabalhos publicados por editoras de vários países. Ele abordará o tema “A poesia em imagens sem fronteiras”. A noite da sexta terá ainda a mesa redonda “Ilustração - poéticas e visões da infância”, com a escritora pernambucana Rosinha e a ilustradora e escritora argentina Anabella López.

No sábado e no domingo, os palestrantes serão, respectivamente,  André Neves, que conversará sobre o tema “Poesia – texto e imagem, invenção de uma linguagem”, e a italiana Anna Laura Cantonne, que abordará o tema “Poesia e Humor na Ilustração. Anna Laura tem entre suas premiações o Prêmio Andersen de Melhor Livro para Crianças, um dos mais importantes do mundo. A programação do domingo terá ainda uma mesa com as editoras de livros infantis Annete Baldi e Renata Nakano.

Filig - Com o tema “Poesia, rima e prosa da fantasia”, o Filig é uma realização da Proa Cultural, em parceria com a Ferreira Costa, Prefeitura de Garanhuns, Secretaria de Educação de Garanhuns e o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Garanhuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...