quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Bispo nomeia padre Francisco como Vigário Geral da Diocese de Garanhuns


O bispo Dom Paulo Jackson nomeou, neste dia 08 de outubro, o padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos como Vigário Geral da Diocese de Garanhuns. De acordo com a tradição católica, o Vigário Geral tem a missão de ajudar ao bispo no governo de uma  diocese. A decisão de Dom Paulo Jackson repercutiu nas redes sociais. Através do Facebook oficial da Diocese de Garanhuns, fiéis de todas as partes saudaram o padre Francisco  e o parabenizaram pela escolha. De acordo com o Código de Direito Canônico, as principais atribuições de um Vigário Geral são:


 - Em virtude de seu ofício, compete ao Vigário Geral, na diocese toda, o poder executivo que, por direito, pertence ao Bispo diocesano, para praticar todos os atos administrativos, exceto aqueles que o Bispo tenha reservado a si, ou que, pelo direito, requeiram mandato especial do Bispo.

 - Ao Vigário Geral , dentro do âmbito de sua competência, cabem também as faculdades habituais concedidas pela Sé Apostólica ao Bispo e a execução dos restritos, salvo haja determinação expressa em contrário ou tenha sido escolhida a própria competência pessoal do Bispo diocesano.

 O Vigário Geral  deve referir ao Bispo diocesano as principais atividades já realizadas ou por realizar; nunca procedam contra sua vontade e sua mente.

. O poder do Vigário geral e do Vigário Episcopal expira por término do tempo de mandato, por renúncia e também, salvos os cân 406 e 409, por destituição a eles intimada pelo Bispo diocesano, bem como pela vacância da sé episcopal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...