segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ex-atacante do Sport na década de 60 morre vítima de AVC em Garanhuns


Ex-atacante jogou pelo Sport entre 1959 e 1964 e foi bicampeão pernambucano
Na madrugada desta segunda-feira, o Sport perdeu um daqueles ídolos que entram para a história. Se não por um desempenho extraordinário nos gramados, pelo carisma e boa relação com todos fora deles. Djalma Oliveira Passos, o Laxixa, atacante bicampeão pernambucano na década de 60, foi vitimado por um AVC em Garanhuns, cidade onde residia. O enterro acontece nesta segunda, no cemitério de Santo Amaro. Aos 75 anos, deixou memórias e "causos" no clube onde jogou.

Foram cinco anos de Sport. Ainda aos 19 anos, fez sua estreia pelo Leão. Foi na vitória por 1 a 0 sobre o Asas, na Ilha do Retiro, em jogo válido pelo segundo turno do Pernambucano de 1959. Em 1960 e 61, conquistou dois campeonatos estaduais, jogando ao lado de ídolos do Rubro-negro, como Traçaia e Betancor.

A despedida do clube foi em um clássico contra o Náutico. No dia 28 de junho de 1964, também na Ilha do Retiro, Laxixa deu adeus ao Sport em uma derrota por 1 a 0 para o Alvirrubro, em partida do primeiro turno do estadual daquele ano.

Pelo Leão, foram 96 partidas jogadas e 15 gols marcados. Os números, cedidos pelo pesquisador Carlos Celso Cordeiro, podem ser imprecisos, pela precariedade dos registros da época, onde muitos jogos passavam desapercebidos ou sem ter as escalações documentadas.

Com informações do Superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...