segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Multidão de fiéis acompanhou posse do novo bispo de Garanhuns



Milhares de pessoas acompanharam posse do novo bispo da Diocese de Garanhuns, neste domingo, 23 de agosto

Dom Paulo Jackson saúda multidão de fiéis na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos


Um espetáculo de fé, alegria e religiosidade marcaram a posse canônica de Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza à frente da Diocese de Garanhuns. O deslocamento do novo bispo em direção ao seu novo rebanho iniciou-se em Patos/PB e teve paradas em Caetés e Capoeiras. Por volta das 3h30min, Dom Paulo Jackson chegou a Garanhuns sendo acolhido inicialmente na paróquia de Santa Terezinha, no Magano.

Por volta das 16 horas, o novo bispo aportou na Avenida Santo Antônio e, em um ato de humildade, pediu ao motorista para parar nas imediações da loja Ferreira Costa e caminhou entre os fiéis até a catedral de Santo Antônio demonstrando carisma e simpatia.

Já na igreja, Dom Paulo foi recebido pelas principais autoridades religiosas, políticas e militares da CNBB, de Pernambuco e de Garanhuns. A posse canônica foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e acompanhada por bispos de várias localidades do Nordeste e do país. Entre os presentes, estavam o antecessor, Dom Fernando, o governador Paulo Câmara e o  prefeito Izaías Régis que passou a chave da cidade ao novo bispo.

Após a cerimônia na catedral, um belo momento esperava por Dom Paulo e pelos milhares de fiéis das várias paróquias do Agreste Meridional e da Diocese de Patos que vieram para acolhê-lo. Era a primeira missa celebrada pelo novo bispo em Garanhuns. E não poderia ser outro lugar, se não na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos que ficou lotada.

A missa foi concelebrada por vários bispos, mas as atenções estavam todas voltadas para o novo líder espiritual da Diocese de Garanhuns. Em suas primeiras palavras, já como novo bispo, Dom Paulo Jackson relembrou sua origens, agradeceu a seus formadores e citou uma música de Dominguinhos, filho da terra. Depois reforçou o que já havia dito na sua sagração episcopal em Patos no último dia 18 de julho "A esposa deixa seus pais e se une ao seu marido formando assim uma só carne. O mesmo acontece na vida sacerdotal. Os padres se tornam membros de um único corpo que é formado por Jesus Cristo e a Igreja é nossa esposa, disse o sacerdote.

De acordo com estimativas não oficiais, cerca de 30 mil pessoas estiveram na posse para saudar o novo bispo, lotando as ruas a Igreja Matriz e sobretudo a Praça Mestre Dominguinhos, palco de tantos shows artísticos e que ontem foi cenário para uma das manifestações religiosas mais fervorosas que a cidade já presenciou.

VISITA AS PARÓQUIAS
Após nove meses em Sede Vacante, a Diocese de Garanhuns anseia por ouvir as palavras de Dom Paulo Jackson. Nesse sentido, já estão marcadas as primeira visitas pastorais as paróquias. Quarta (26/08) será no Sagrado Coração de Jesus, na Cohab 2, quinta, o novo bispo visitará a paróquia de São Sebastião e dia 01 de setembro, a paróquia de Santa Terezinha, no Magano.  No próximo domingo (30/08) ocorre a primeira celebração de Dom Jackson na Catedral de Santo Antônio.

ORIGENS DO NOVO BISPO
Dom  Paulo Jackson é o 11º bispo de Garanhuns. Ele tem 46 anos e nasceu em 17 de abril de 1969 em São José de Espinharas, no Estado da Paraíba. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (ITER) e Teologia no Seminário Arquidiocesano “Imaculada Conceição” em João Pessoa (1990-1992). Licenciou-se em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico (1997-2001) e fez o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana (2007-2010).

 Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993, incardinando-se na Diocese de Patos, onde desempenhou inúmeros cargos. Também foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB), de 2004 a 2007 e Vigário paroquial da paróquia “São Geraldo” em Belo Horizonte (2011-2013). Antes de ser nomeado bispo, era Professor de Sagrada Escritura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pároco da paróquia “Senhor Bom Jesus do Horto” em Belo Horizonte e Formador dos seminaristas de Patos

CONFIRA AS FOTOS DA POSSE DE DOM PAULO JACKSON NA DIOCESE DE GARANHUNS

Multidão de fiéis lotou Praça Mestre Dominguinhos neste domingo para receber novo bispo

Posse canônica ocorreu na Catedral de Santo Antônio

Acolhida de fiéis ao novo bispo na Avenida Santo Antônio


Palco armado  para a primeira celebração de Dom Paulo Jackson em Garanhuns

Caravana de todas as paróquias vieram a Garanhuns saudar o novo bispo


Prefeito Izaías Régis entrega chaves da cidade a Dom Paulo Jackson

Governador Paulo Câmara e prefeito Izaías na posse do novo bispo de Garanhuns

Para ver mais fotos acesse o Facebook da Diocese de Garanhuns https://www.facebook.com/diocesedegaranhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger