segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Irresponsabilidade da Secretaria de Obras da Prefeitura de Garanhuns causa sofrimento e até doenças a moradores do bairro Dom Helder Câmara

 Tubulação de esgoto de duas ruas está entupida há cerca de seis meses tornando o lugar praticamente inabitável e sujeito a uma série de doenças. Problema não é resolvido e Diretor de Serviços Públicos da Secretaria de Obras desligou o telefone na cara dos moradores
Caixa de gordura entupida leva lama de esgoto para dentro
das residências no bairro Dom Helder Câmara

A indiferença e irresponsabilidade do Governo Municipal de Garanhuns, na figura da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, tem submetido os moradores das Ruas Frei Damião e Abdenago Revoredo no bairro Dom Helder Câmara a um sofrimento sem precedentes e a um enorme risco de contaminação por doenças por conta de uma tubulação entupida. O martírio começou há cerca de seis meses quando o encanamento responsável por escoar o esgoto das duas referidas ruas entupiu.  Com isso, as caixas de gordura dos moradores também ficaram obstruídas causando retorno do esgoto para dentro das residências deixando o ambiente com um odor insuportável. A Secretaria de Obras foi acionada e abriu um buraco em uma das ruas mas, o que era pra ser uma solução, agravou ainda mais o problema, já que a vala tem transbordado esgoto a céu aberto aumentando o mau odor e deixando o local praticamente inabitável.

Como se não bastasse serem obrigados a conviver em condições totalmente insalubres, ao tentarem obter uma resposta do poder público para a situação, os moradores ainda foram destratados pelo diretor de Serviços Públicos da Secretaria de Obras, identificado, segundo os mesmos, como João Ricardo. "Liguei para a secretaria na tentativa de que alguém pudesse resolver o nosso problema, mas alguém de nome João Ricardo, que se disse diretor, me atendeu muito mal, afirmou que nada poderia fazer e ainda desligou o telefone na minha cara", desabafou Cícero cadeirante, um dos moradores que mais sofrem com a falta de providências do Governo Municipal no que se refere a resolução do problema. 

A falta de saneamento básico também tem trazido doenças a alguns moradores do Dom Helder Câmara. É o caso de um idoso que foi internado devido a constante inalação do odor fétido que jorra das caixas de gorduras entupidas. Ele já retornou pra casa, mas está acamado. "Todos os dias gasto uma vassoura de piaçava e muito cloro por conta desses entupimentos, temos sofrido muito", disse a moradora Maria da Silva

"Tivemos que fazer uma fossa de improviso. Tudo para tentar manter essa lama podre longe de minha família. Liguei para a prefeitura, um tal de João Ricardo desligou o telefone na minha cara, mas antes disso me atendeu muito mal e disse que só podia resolver depois do Festival de Inverno. O festival já se acabou faz tempo e nada. Eu tenho crianças pequenas em casa e o risco de doenças é grande. Meu marido mesmo pegou 13 ratos em uma ratoeira, todos provenientes desse esgoto. Os ratos aqui sambam nos nossos pés", relatou indignada Dona Marilene, outra moradora do Dom Helder Câmara.

Acionado pelos moradores, o V&C foi ao local e percorreu as ruas afetadas pelo entupimento das galerias e pelo precário saneamento básico. A indignação da população é geral. O mal cheiro fora do comum é de embrulhar o estômago e acarreta dificuldade até para respirar. O local está tomado por muito lixo, esgoto a céu aberto, insetos, baratas, ratos e já têm pessoas, sobretudo crianças e idosos, adoecendo por conta do mar de lama podre em que se transformou as duas ruas citadas nesta reportagem. O blog tentou por duas vezes contato com a Prefeitura de Garanhuns para que esta pudesse, mais do que dar sua versão dos fatos, resolver o problema, entretanto, até o momento, não obtivemos resposta. O bairro Dom Helder Câmara fica localizado próximo a Cohab 3, na saída de Garanhuns para Caetés.

CONFIRA O ÁUDIO COM OS DEPOIMENTOS DOS MORADORES FALANDO SOBRE O PROBLEMA



CONFIRA AS FOTOS FEITAS PELO V&C NO BAIRRO DOM HELDER CÂMARA
Caixas de gordura entupidas levam mal cheiro e esgoto às residências

Esgoto nas referidas ruas corre a céu aberto

Esgoto correndo a céu aberto no Dom Helder Câmara

Encanamento entupido no Dom Helder Câmara causa sofrimento e doenças a moradores

Por todos os lugares a cena grotesca se repete

Moradora Maria da Silva passa o dia tentando manter  o esgoto longe de sua residência


Cícero é um dos que mais sofrem com o esgoto a céu aberto e a falta de acessibilidade no local
Esgoto a céu aberto no bairro Dom Helder Câmara
Caixas de gordura entupidas levam mal cheiro ás residências



Lama fétida já levou um idoso, morador da localidade, a ser internado em um hospital


Buraco cavado pela Secretaria de Obras de Garanhuns piorou o problema




Atualização em 02 de setembro às  10h00min
Em contato com o V&C, o servidor João Ricardo negou que tivesse atendido ou desligado o celular na cara de moradores do Dom Helder Câmara. O mesmo ainda revelou que está afastado de suas atividades há dois meses, apesar de, segundo os moradores, o 1º contato com a prefeitura ter sido feito há seis meses quando o problema começou. João ainda afirma ter procurado Cícero Cadeirante, um dos autores da denúncia e o mesmo lhe confidenciou que confundiu os nomes.

A confusão de nomes não exime de maneira nenhuma a prefeitura da responsabilidade de resolver o problema das galerias entupidas nas ruas Frei Damião e Abdenado Revoredo, ambas no bairro Dom Helder Câmara. O tormento dos moradores  vem se arrastando há meio ano, sem que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Município tome uma providência, e sequer defina quando vai resolver a situação. SANTA INCOMPETÊNCIA. 

2 comentários:

  1. o jardim petropolis se encontra da mesma forma!!! buracos no asfalto sonrisal, matos tomando conta, iluminaçao precaria! esperamos que o prefeito de uma andada na cidade pois ele falar que anda toda a cidade e nao enxegar o caos que garanhuns se encontra!!!

    ResponderExcluir
  2. E uma vergonha estes políticos que só querem só o dinheiro público e mais nada exemplo se todos elis ganhaci um salário mínimo eu queria ver se Elis queria ser vereadores ou prefeito.

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...