terça-feira, 21 de julho de 2015

Neander, Devotos e Racionais MC's levam multidão à Praça Mestre Dominguinhos na 5ª noite do FIG 2015

Racionais na 5ª noite do Festival de Inverno de Garanhuns 2015
Foto: Secom -PMG

Sem a programação paralela do Palco Pop - cuja grade será retomada na quinta-feira (23) - o público chegou cedo à Esplanada Guadalajara, ponto dos principais shows do festival. A pontualidade, porém, se converteu em tempo perdido. Estava previsto que Neander, primeira atração da noite desta segunda-feira (20) subiria ao palco às 21h. Um atraso no voo do grupo Racionais MC's, última das três bandas do quinto dia de FIG, porém, postergou todos os horários estabelecidos no cronograma. 

Embora Neander e Devotos já estivessem nos bastidores do Palco Mestre Dominguinhos, era preciso aguardar a chegada dos Racionais, que usariam o palco para a passagem de som. A espera resultou em atraso de uma hora e meia na entrada de Neander, que subiu ao palco às 22h30. Isso porque a banda Devotos abriu mão da própria passagem de som - como se chamam os testes de equipamentos e afinação antes do show.
Naturais de Garanhuns, os músicos da Neander entoaram, além de autorais, hits de bandas que os inspiraram, como Engenheiros do Hawaii e Legião Urbana. Com os atrasos, o show foi bastante curto. Devotos entrou em cena pouco após as 23h. Essa foi a terceira apresentação do grupo, formado no Alto José do Pinho, no Recife, no palco principal do festival. Sobre os posicionamentos ideológicos e políticos em torno das atrações da noite, Cannibal ressaltou as semelhanças entre o grupo e o Racionais MC's. "Estamos tentando passar as mesmas mensagens de luta por transformações sociais. Viemos todos da periferia. Temos temáticas e objetivos parecidos, de conscientizar o público", comentou. 
Devotos foi a segunda atração desta segunda (20/07)
 No palco, o vocalista incentivou o desarmamento, dedicou músicas às rádios comunitárias e pregou a paz. Enquanto alguns pontos da plateia concentravam rodinhas punk, Cannibal pediu que respeitassem os fãs que não quisessem participar da brincadeira.

Racionais MC's encerrou a noite passando mensagem equivalente. Encorajando o respeito à diversidade de classes, raças e gêneros. "Você, que batalha pelo seu espaço, que luta pelos seus direitos, esse show é pra você!", falou Mano Brown. Os rappers paulistas concentraram repertório no disco mais recente, Cores & valores, lançado em 2014.

Neander



Fonte: Diário de Pernambuco , com fotos da SECOM PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...