quarta-feira, 1 de julho de 2015

MEC ameaça fechar polo presencial da UAB em Garanhuns; Aluna diz que culpa é do município e prefeitura se defende


O V&C, assim como os demais blogs da cidade, têm cada dia mais se tornado o púlpito virtual de parcela significativa da população de Garanhuns que, com a proliferação das redes sociais, ganharam um importante instrumento de cobrança. Ulisses Guimarães, que é autor de uma célebre frase proferida a seus colegas políticos e governantes, dizia: "Ouça a voz rouca das ruas".  Se estivesse vivo, do alto de sua sabedoria política, adaptaria o ditado para os dias atuais com a seguinte edição: "Ouça a voz rouca das ruas, mas se preocupe mais com a das redes sociais". É dentro desse contexto que procuramos escutar a voz rouca das ruas e da internet. Diariamente, recebemos vários e-mails com sugestões, críticas e reclamações acerca dos problemas e avanços do município. Entretanto, há de se ter um cuidado especial em filtrar a informação recebida, distinguindo o certo do errado, a verdade da mentira, mostrando ao leitor o que é sério e o que é fraude. Nós mesmos já nos equivocamos ao veicular uma informação sem a devida checagem no local do fato. Os erros amadurecem.  
   
Após esta oportuna explicação, vamos ao que interessa: Recebemos da leitora Paula Figueira um e-mail no qual ela reclama da situação das instalações do Polo da UAB, (Universidade Aberta do Brasil)

DIZ O TEXTO

 "Bom dia. Sou aluna de uma universidade pública que funciona no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) cujo polo é situado próximo à igreja Santa Terezinha, no Magano, e estou entrando em contato com vocês pois estou indignada com o que vem acontecendo e gostaria que vocês, se possível, divulgasse a situação para que a população de Garanhuns fique sabendo. 

 Esse Polo é uma parceria da CAPEs com os municípios e, através dele, nós que temos menos condições, estamos tendo a possibilidade de nos formar e lutar por um futuro melhor. Os alunos fazem cursos públicos superiores à distância através desse polo em universidades como UPE, UFPR e IFPE. Porém, graças ao descaso da prefeitura, o polo está para ser fechado. O MEC virá essa semana para avaliar o polo, que não possui estrutura adequada. A prefeitura recebeu um prazo para reformar ou providenciar um novo polo, porém nada foi feito... Como ficamos? 

A esperança de muita gente será jogada pelo ralo. Cadê a atitude da Secretaria de Educação? Estou me sentindo muito prejudicada. Espero que vocês possam lançar meu grito de socorro para ver se assim eles acordam para ver a perda que o município vai sofrer... Para quê festa num município sem educação? Estou muito revoltada"... 

"Assina, Paula Figueira"

Em nota, o Governo Municipal de Garanhuns por meio da Secretaria de Educação e Esportes, informou que o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Garanhuns é um convênio da Prefeitura, que tem como intuito a manutenção de aluguel de espaço para o funcionamento, despesas com energia, água, material de limpeza e disponibilidade de pessoal administrativo. Esse convênio vem sendo cumprindo pelo poder público, porém o que não há, na cidade de Garanhuns, é um prédio adequado conforme às exigências da CAPES, para um funcionamento perfeito.

 A Secretaria de Educação informou ainda que chegou a procurar outros prédios adequados e, inclusive, solicitou a todos os que trabalham na UAB que contribuíssem com o poder público na procura por um local de acordo com as exigências da CAPES, mas o lugar ainda não foi encontrado. 

"Antes, a unidade funcionava no casarão, onde hoje está o Instituo Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) e não era satisfatório, então, a Secretaria de Educação procurou por outro espaço e a unidade UAB passou a funcionar numa casa onde antes funcionava uma creche e tinha um aspecto de escola. Foi realizada uma reforma para a adequação necessária, mas que ainda não atende aos critérios da CAPES, mas que nada mais poderá ser feito no referido prédio pois o proprietário não permite"  diz trecho da nota de esclarecimento da prefeitura.

O documento foi encerrado com a ressalva de que a Educação Municipal tem responsabilidade com a Educação Básica até o 9º ano e não com o Ensino Superior, mas para o Governo Municipal é importante permanecer com o polo da UAB em Garanhuns por oportunizar jovens a qualificação acadêmica de Ensino Superior.  

O que é a UAB? 
O Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB - é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação e possui como prioridade a capacitação de professores da educação básica. Seu objetivo é estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Tem como base o aprimoramento da educação a distância, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo, cabendo ao município montar o polo presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger