quinta-feira, 9 de julho de 2015

Garanhuns vai integrar o G20, grupo dos 20 municípios de maior poderio econômico do Semiárido nordestino


Se o mundo tem o seu G20, grupo de países mais desenvolvidos do planeta, o semiárido nordestino também terá uma versão similar. É o G20 Semiárido, grupo que reunirá os 20 municípios de maior poderio econômico da região, e que deverá ser criado com apoio do Governo Federal. Em Pernambuco, participarão da confraria, Garanhuns, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina. 

Para criação do G20, os critérios adotados, segundo informou o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, idealizador da iniciativa, foram a densidade demográfica e a influência econômica exercida pelos municípios em outras localidades. O PIB movimentado pelo grupo gira em todo de R$ 50 bilhões e reúne 4,6 milhões de habitantes. Ainda segundo o gestor, a iniciativa quer propor debates sobre políticas que estimulem avanços, participação e representatividade dos municípios, com o objetivo de reduzir as disparidades econômicas intra e inter-regionais. 

A Sudene deverá exercer papel estratégico na articulação do grupo, mas ainda estuda que tipo de apoio o órgão federal poderá prestar no processo de criação do G20 Semiárido.  Uma reunião com as lideranças políticas das cidades que integram o grupo, além de representantes de ministérios, instituições financeiras e universidades do Nordeste em um evento a ser realizado já no mês de agosto deve ser marcada nos próximos dias. A ideia do encontro, que será sediado em Petrolina, é debater estratégias, planos de trabalho e outras iniciativas que impulsionem e fortaleçam os debates sobre desenvolvimento social, organização política e economia relacionados ao semiárido nordestino.

OBJETIVOS 
Entre alguns dos objetivos do G-20 podem ser destacados: Apresentar para os governos estadual e federal que dentro da região há uma desigualdade que precisa ser combatida. Demonstrar as potencialidades que a região semiárida possui. Estabelecer um sincronismo nas políticas públicas municipal, estadual e federal e evidenciar para o país as vantagens competitivas do semiárido e superar as dificuldades das mais de mil cidades que compõe a região do semiárido.

  Os municípios que integrarão o G20 são os seguintes:
Alagoas: Arapiraca;
Bahia: Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista;
Ceará: Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral;
Paraíba: Campina Grande e Patos;
Pernambuco: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhus e Petrolina;
Rio Grande do Norte: Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...