terça-feira, 21 de julho de 2015

FIG 2015: Esquema de segurança falha e duas pessoas são baleadas dentro da Praça Mestre Dominguinhos durante shows desta segunda (20/07)

Foto que circula nas redes sociais mostra
 possível momento que Bombeiros socorre casal

Um homem e uma mulher ficaram feridos ao serem atingidos por disparos de arma de fogo dentro da Praça Mestre Dominguinhos durante os shows desta segunda (19/07), quinta noite do FIG 2015. O fato ocorreu por volta das 23 horas próximo ao palco e vitimou o casal José Carlos Firmino da Silva, 22 anos,  e Janaína Mendes da Silva, 28. Eles residem na Rua Paraguai nº 620, Cohab 2. 

De acordo com informações da PM, os dois jovens assistiam as apresentações dentro da praça quando um elemento desconhecido efetuou dois disparos de arma de fogo na direção deles. A mulher foi atingida no braço direito. A bala teria atravessado o membro e causado uma fratura. Já José Carlos, foi alvejado na região da virilha. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros até o Dom Moura e permanecem em observação

O episódio põe em cheque todo o esquema de segurança montado para oferecer segurança às pessoas que participam do FIG na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos e quebra um longo ciclo sem registro desse tipo de crime na praça de eventos.  A grande pergunta que se faz nesse momento é: se a PM faz a revista nas entradas de acesso, como alguém armado entrou no ambiente da festa e ainda teve a tranquilidade para atirar e ferir outras pessoas? E o pior: como conseguiu fugir, já que ninguém foi preso? De acordo com alguns policiais, apesar de a praça ter seu perímetro fechado por tapumes, há brechas que possibilitariam que alguém entrasse armado sem passar pela revista. 

Em nota, a Prefeitura lamentou o ocorrido e afirmou que, através de reuniões de planejamento realizadas com os órgãos de segurança, havia ressaltado uma grande preocupação sobre o dia de ontem e que já solicitou uma reunião com a Fundarpe e Polícia Militar (PM) para analisar, em conjunto, nesta terça-feira (21), o ocorrido, visando à garantia da segurança do público.

 Não dá pra tapar o sol com a peneira.  Evidente que houve falha, mas fica-nos a sensação que o desfecho poderia ter sido bem pior, ferindo mais pessoas ou até causando a morte de alguém. Que bom que não foi. Tudo deve ser repensado e exaustivamente avaliado ainda hoje para que fatos dessa natureza jamais voltem a se repetir.

A atração principal desta segunda (20/07) era o grupo Racionais, que historicamente atrai um público mais agitado para seus shows onde, não todos, mas alguns, já saem de casa com a intenção de arranjar confusão. Tanto é assim que a própria prefeitura, como mostra trecho acima, já demostrava grande preocupação com o dia de ontem. Além de Racionais, se apresentaram no Palco Mestre Dominguinhos Neander e Devotos.

Um comentário:

  1. Sinceramente é previsível a entrada de pessoas armadas, haja vista a forma como a revista é feita, o contingente de policiais para o momento da revista era muito pequeno, vi gente armada na praça, e se vi, e o pior que os locais são os mais imprevisíveis, pois um boy tirou uma faça tipo trincha do tênis, realmente tem gente que já sai de casa disposto a fazer coisa errada.
    E fico aliviada em saber que os fatos de violência aconteceram bemmm antes do show do Racionais, pois esses disparos aconteceram durante a execução da primeira música do Devotos.
    É incrível perceber o quanto as pessoas não compreendem as canções, pois tanto o Racionais, quanto o Devotos são vozes que pedem a paz e a igualdade em suas canções.

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...