sábado, 25 de julho de 2015

FIG 2015: Exposições de artistas de Garanhuns fazem sucesso na Galeria Galpão

Tempo Grão, de Katarina Barbosa, despertou olhares curiosos do público

Estivemos visitando nesta sexta-feira (24/07) a Galeria Galpão, espaço que concentra todas as formas de artes visuais, fotografia, design e moda que aportaram no 25º Festival de Inverno, e foi muito gratificante perceber que as exposições dos artistas de Garanhuns apresentavam bom público. Como por exemplo, Tempo Grão, de Katarina Barbosa, que criou uma peça usando a memória como referência. A exposição proporciona a quem a ver, uma viagem pela história de quatro gerações através do café. Segundo a descrição da própria Katarina, o look foi criado a partir de um poema da autora pernambucana Cida Pedrosa, Grace, contido no livro As Filhas de Lilith.


A bela peça, a luz e, sobretudo a nostálgica narrativa feminina sobre as diversas receitas de café, foram ingredientes mais do que convidativos para provocar farfalhadas elogiosas e instigar várias selfies no ambiente de Tempo Grão.  Seu Abílio, de Amanda Pietra, Dê-bô-tê, de Zé Lucas, ContraFluxo, de Caio Lobo, e Insensibicidade de Adones Valença, todos artistas de Garanhuns, também atraíram os olhares curiosos das dezenas de pessoas que circularam pela Galeria Galpão na tarde desta sexta (24/07).
De-bô-tê, de Zé Lucas

Caio Lobo tem 28 anos e é design de móveis. Com seu ContraFluxo, como prefere ser definido, exibiu suas peças que utilizam materiais e técnicas pouco comuns ao universo do design de produtos. Já seu Abílio, da fotógrafa Amanda Pietra, é um trabalho com o qual a maioria de nós nos identificamos, já que tem como mote, levar o público a viajar e refletir através da leitura das marcas indeléveis absorvidas ao longo dos anos pela pele de um agricultor do interior do Nordeste. Quem de nós não conhece alguém assim?
Insensibicidade, de Adones Valença

Outra mostra que despertou a atenção, pelo movimento e cores que apresentava, foi DÊ-BÔ-TÊ, do garanhuense Zé Lucas. O artista se valeu de vídeos para mostrar a maquiagem não só como forma de embelezamento, mas também de adorno e expressão artística. Além dos ótimos vídeos, a ação conta  também com fotos das maquiagens criadas para o projeto.
Mostra seu Abílio, de Amanda Pietra


Mostra Seu Abílio, de Amanda Pietra
ContraFluxo
A mostra da Galeria Galpão chega ao final hoje cumprindo seu objetivo, que é fazer com que as centenas de pessoas que por lá passaram possam, através das mais diferentes forma de arte, sair com  um entendimento e compreensão melhor de si próprio. O maior legado do FIG fica dentro de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...