sexta-feira, 19 de junho de 2015

Itep utiliza drones para mapeamento de áreas de risco em Garanhuns

Adicionar legenda

Técnicos do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) estão realizando, em Garanhuns, um mapeamento das áreas de risco de desastres naturais do município. A novidade desse trabalho, que foi iniciado no mês de maio deste ano, é a utilização do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) – equipamento projetado para operar em situações perigosas ou repetitivas em regiões consideradas de risco ou com acesso restrito. A ação vai contribuir com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) na elaboração de projetos de contenção de erosões e atividades de reflorestamento.

De acordo com o engenheiro civil Thiago Amorim, coordenador da Compdec de Garanhuns, os projetos que serão preparados seguirão para o Governo Federal. “A ideia é que possamos pleitear recursos para as referidas obras. Os trabalhos dos tecnólogos estão sendo coordenados por mim e pelo secretário-executivo Fábio Antônio”, destaca.


O Vant que vem sendo utilizado no mapeamento possui características específicas para a geração de produtos cartográficos, como ortofotos digitais, modelos digitais do terreno analisado, elevação e detalhes das curvas e do perfil do terreno. O aparelho é manuseado pelo tecnólogo em Geoprocessamento Diego Quintino e o engenheiro cartógrafo Carlos Augusto.

No total, oito voçorocas estão sendo vistas prioritariamente – elas localizam-se, em sua maioria, no bairro Liberdade e nas comunidades Cohab II e Cohab III. Além do Vant, também estão sendo utilizados equipamentos de rastreio (GPS) de alta precisão.

Secom PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...