sábado, 20 de junho de 2015

Construtora Camargo Corrêa pagou propina à campanha de Campos ao governo de Pernambuco, diz executivo


Um dos investigados que fez acordo de delação na Operação Lava-Jato e executivo da Camargo Corrêa, Dalton Avancini afirmou, em depoimento prestado no dia 6 de maio deste ano, que a empreiteira pagou R$ 8,7 milhões em propina para a campanha de Eduardo Campos (PSB) ao governo de Pernambuco. Campos morreu em agosto do ano passado, num acidente de avião. Segundo ele, isso aconteceu por meio de um contrato fictício com a empresa Master Terraplanagem junto ao consórcio CNCC, da Refinaria Abreu e Lima, liderado pela Camargo Corrêa.

No depoimento, Avancini disse acreditar que as demais empresas que integravam o consórcio da refinaria, conhecida como Rnest, pagaram propinas negociadas de forma individual com cada companhia.

“Acredita que os valores pagos titulo de propina tenham sido negociados de forma individual pelas empresas, eis que Camargo veio pagar 8,7 milhões de reais titulo de propina em favor da campanha de Eduardo Campos para o governo de Pernambuco por meio de um contrato fictício com Master Terraplanagem, junto ao Consórcio CNCC, onde Camargo era líder e poderia operacionalizar tais pagamentos sem ter de dar explicações”, diz trecho do depoimento de Avancini.

Essa não é a primeira vez que o nome de Eduardo Campos surge na Operação Lava-Jato. O ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa afirmou que, numa negociação intermediada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), repassou R$ 20 milhões do esquema na Petrobras para a campanha de Campos.

O executivo explicou que, no caso das obras capitaneadas pela Camargo Corrêa, o custo da propina era inserido na rubrica “contingências”, que demandava diversos fatores variáveis, como clima (caso nao houvesse pagamento de verbas de chuvas), fatores trabalhistas, riscos técnicos, riscos financeiros, entre outros itens.

Em nota, o PSB informa que todos os recursos que financiaram as campanhas de Eduardo Campos para o governo de Pernambuco foram arrecadados legalmente. Inclusive, a conta referente a 2010 foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.


Fonte - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...