terça-feira, 14 de abril de 2015

Projeto da UFRPE proporciona assistência veterinária a animais de carroceiros em Garanhuns e Lajedo


O Grupo de Estudo em Equídeos do Agreste Meridional da UFRPE começou hoje (14) as visitas aos Danimais da Sede dos carroceiros de Lajedo. O objetivo do projeto é dar assistência e orientações, e capacitação além de que pretende formar uma mini farmácia para os animais de tração.

Sob orientação do professor Jorge Eduardo C. Lucena o grupo de estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco iniciou nesta terça os trabalhos do “projeto carroceiros”. O plano se dá com projeções sobre os animais e como aproveitar com baixo rendimento o empenho que esses animais de tração oferecem, uma vez que muitos carroceiros sobrevivem dessa prática.

“Eu trabalho como carroceiro há mais de 30 anos e sou de idade, mas não paro de trabalhar com isso. Mesmo que ofereçam um carro, eu prefiro trabalhar com a minha carroça e meu animal”, declarou um dos carroceiros. Muitos preferem esse meio de sustento, pois dá autonomia, de maneira que não precisam trabalhar para ninguém.


Entre as visitas mensais dos estudantes e do professor da Rural, serão feitos trabalhos de casqueamento, pelagem, comportamento, mensuração e coleta de fezes para vermifugar os animais que apresentarem necessidade. Os vermífugos serão aplicados no próximo encontro na própria sede, dia 02 de maio às 08h30min.

“Nós estamos aplicando esse projeto em Garanhuns e Lajedo, e é pioneiro no estado de Pernambuco. Entretanto, por Lajedo oferecer uma sede onde os carroceiros se reúnem, facilita o nosso trabalho”, explicou o professor Jorge Eduardo Lucena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger