quarta-feira, 11 de março de 2015

71º BI Mtz completa 48 anos de existência em Garanhuns


Foi em uma manhã do já longínquo dia 11 de março de 1967 a inauguração, em Garanhuns, de uma das mais operacionais e modelares unidades militares do Exército Brasileiro. O evento contou com a presença de figuras ilustres da cena política do país como o próprio presidente Costa e Silva e vários ministros importantes tais como o proeminente Delfim Neto. Foi o próprio Delfim que, ao comparecer a solenidade de inauguração e ver a preocupação do tenente-coronel Gabriel com a deficiência e precariedade estrutural do novo batalhão, providenciou a doação do primeiro mobiliário do 71º BI Mtz. Gabriel foi o primeiro comandante do Batalhão Duarte Coelho. "Na inauguração tivemos que fazer tudo de improviso para acomodar os convidados e o presidente, pois a dificuldade aquela época era maior.  Delfim Neto, ministro da Fazenda, e que veio na comitiva, vendo aquela correria me abordou e disse: Gabriel faça uma lista do que você precisa em termo de mobiliário e me mande que providenciarei. Em poucos dias recebemos várias mesas, cadeiras, fichários, máquinas de escrever e outros materiais", disse Gabriel em entrevista a este blogueiro em 2009.

Duas figuras importantes na história recente de Garanhuns tiveram um papel decisivo na escolha da cidade como sede do 71º BI Mtz. Um deles foi Amílcar da Mota Valença então prefeito. Ele comprou as terras da fazenda Massaranduba e fez a doação para que o Exército pudesse erguer a Sentinela do Agreste. O outro foi o saudoso médico Ivaldo Dourado que foi convocado por Amílcar para, junto com ele, recepcionar o general Olímpio Mourão Filho que em 1966 veio a Garanhuns observar as condições da Suiça Pernambucana para abrigar uma unidade das Forças Armadas. O velho chefe militar queria ser convencido, e foi. Ivaldo Dourado com toda sua inteligência e capacidade de interlocução, aliadas ao fato de já conhecer o general de outra oportunidade, facilitou muito o diálogo entre Amilcar e Mourão contribuindo decisivamente para que nosso município fosse escolhido como local onde seria construído o novo quartel. Desde então já se vão 48 anos, quase cinco décadas de vultuosos serviços prestados onde o 71º soube sintetizar como ninguém o binômio "Braço Forte, Mão Amiga, uma das frases mais célebres do Exército.  

O Braço Forte foi forjado pelas inúmeras epopéias operacionais do qual já fez parte. Que o diga as missões de paz das quais participou no Haiti em 2006, 2009 e 2011. O trabalho de Garantia da Lei e da Ordem por ocasião das diversas greves de PMs e dos pleitos eleitorais nos estados nordestinos também merecem ser lembrados. Atualmente, a Força de Ação Rápida do Nordeste exerce protagonismo indiscutível na ocupação do Complexo da Maré onde cerca de 230 militares de Garanhuns atuam diuturnamente para ajudar na pacificação daquela favela carioca.

A Mão Amiga do 71º BI Mtz foi estendida desde o seu nascimento à comunidade de Garanhuns, de Pernambuco e do Nordeste como um todo, onde o batalhão mantém a integração com a sociedade cada vez mais viva e forte, participando de uma miríade de atividades de cunho social e humanitário. Entre elas podemos citar:  a criação em 1970 do Pelotão Mundico destinado à educação de crianças pobres do município, a coordenação da distribuição de água em carros-pipa no Sertão e Agreste de Pernambuco para minimizar os efeitos da seca e o apoio às vítimas de enchentes e outras catástrofes naturais na região.

Todas estas tarefas, além de muitas outras, vêm sendo executadas com muita eficiência desde a gênese do 71º BI Mtz. Com tanta produtividade, a unidade militar situada em Garanhuns escreveu seu nome para sempre nas páginas da história de Garanhuns e do próprio Exército Brasileiro.

Homens do 71º BI Mtz em aprestamento

Coronel Gabriel, hoje com 90 anos, foi o primeiro comandante do 71º BI Mtz


PARABÉNS À MAIS NOBRE UNIDADE MILITAR NORDESTINA, SENTINELA DO AGRESTE  E RAINHA DA OITAVA COLINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...