quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Desastre ambiental que se abateu sobre nascente do Rio Mundaú em Garanhuns após chuvas do último 16 de fevereiro repercute no AB TV. veja vídeo

Vista aérea da mata ciliar e da encosta onde ocorreu o deslizamento 

A forte chuva ocorrida em Garanhuns no último dia 16 de fevereiro provocou  um desastre ecológico sem precedentes e de gravíssimas proporções em uma das nascentes do Rio Mundaú aqui no município. Com a chuva, houve um grande deslizamento de uma encosta arrastando para a margem do riacho formado pela nascente Olho D' água toneladas de terra, além de árvores centenárias e o pior: muito lixo, o que pode causar sério dano ao local.

Se as consequências e os efeitos desta tragédia ambiental ainda estão sendo processados por pesquisadores da área, a causa é fácil de identificar já que ela reside mais uma vez na ação indiscriminada do homem e seu ímpeto capitalista de errônea ocupação do solo sem se preocupar com o amanhã.

Lixo e terra caíram sobre nascente do Rio Mundaú em Garanhuns
Segundo Fernando Luna, do grupo Rotary Sete Colinas, instituição integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) de Garanhuns, a chuva de meados de fevereiro apenas expôs as vísceras do problema, mas a tragédia já era anunciada por diversos motivos, dentre os quais a retirada da vegetação natural, como a mata ciliar, iniciadas desde 1993 e que servem de proteção natural para a encosta,  as obras de drenagem e saneamento da Cohab II, realizadas em 2012, e as recentes invasões e construções irregulares de moradias na parte superior da encosta.

O desastre ambiental na nascente Olho D´água, que é área de preservação, e que, portanto, deveria ser protegida por lei, repercutiu na cidade e no estado através de blogs, jornais tvs e rádios. O Jornal do Commercio abordou o problema semana passada e nesta quarta-feira (26/02) foi a vez do AB TV, telejornal da afiliada da Rede Globo em Caruaru, exibir matéria sobre o assunto, inclusive, mostrando imagens aéreas do local feitas com a ajuda de drones onde é possível ter uma melhor ideia da dimensão do deslizamento. Diante de uma conjuntura tão agressiva e nefasta para o meio ambiente de Garanhuns, o Ministério Público resolveu, segundo a matéria da AB TV, acompanhar de perto o problema depois de denúncias feitas ao órgão.

Imagem do local obtida através do Google earth

MUNDAÚ - A Bacia do Rio Mundaú tem uma área de aproximadamente 4.126 quilômetros quadrados, que se espalha entre Pernambuco e Alagoas. O curso d´água nasce em Garanhuns e corta 30 municípios. No Estado, o rio abastece três reservatórios em Capoeiras e em Garanhuns, no Agreste, com capacidade máxima acima de um milhão de metros cúbicos.

VEJA O VÍDEO DA MATÉRIA EXIBIDA NO AB TV


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...